Post Para as Convocatórias do IEFP

Presumivelmente, até ao dia 6 o IEFP deve enviar as convocatórias para as entrevistas que também de devem realizar até ao próprio dia 6 de Junho.

Desconheço, no momento, se já alguém recebeu a convocatória para essa entrevista, bem como o número de docentes dos quadros do MEC que aceitaram o convite do IEFP.

Se porventura, quem se candidatou ao IEFP já recebeu essa convocatória podem-no dizer na caixa de comentários.

 

etapas

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/06/post-para-as-convocatorias-do-iefp/

66 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Su Ventura on 3 de Junho de 2014 at 16:35
    • Responder

    até ao momento ainda não recebi convocatória nenhuma e concorri a 3 centros de formação. No MEC dizem me que enviaram a listagem dos docentes aos serviços centrais que por sua vez veiculam as mesmas aos diferentes centros de formação do IEFP…

      • Mariana on 4 de Junho de 2014 at 11:12
      • Responder

      Também não recebi nenhuma convocatória… Mas convocam como? Por mail?


  1. Não percebo porque o IEFP não publica as listas- Tanto segredo porquê?


  2. Eu tb concorri a um centro de formação e ainda não recebi convocatória


  3. Também ainda não recebi nenhuma resposta.

    • luandce on 3 de Junho de 2014 at 17:25
    • Responder

    então já há 4 corajosos/as…

      • Académica on 3 de Junho de 2014 at 18:56
      • Responder

      Por princípio e dever, respeito sempre as opiniões dos outros, mas, na verdade, já começa a chatear este “paleio” de que os do quadro que concorreram para o IEFP “nem sabem no que se vão meter”, que aquilo lá “é uma escravatura”, que aquilo “é humilhante”, que os formadores “são enxovalhados”, que trabalham dezenas de horas a mais e em sítios diferentes, que não têm férias, e por aí fora!
      Será que a colega quer trocar a toda a “humilhação e revolta” que sente por trabalhar num centro de formação pelos meus CEF’s, PIEF’s e PCA’s? Será que a colega pensa que os que estão no “bem-bom” nas escolas (não é assim que vocês dizem?) não trabalham também dezenas de horas a mais em suas casas? Será que a colega pensa que, no ensino regular, não há reuniões intermináveis, papelada excessiva? Será que a colega pensa que no ensino regular não há diretores que são verdadeiros ditadores?
      Por fim, só mais uma pergunta: quer trocar os 700 Km. semanais que eu faço, pela distância que a colega percorre?
      Para acabar, resta-me concordar com o Arlindo e com outros colegas que já veicularam a informação de que todos estes comentários negativos acerca do IEFP são oriundos de professores/formadores contratados que, obviamente, não estão interessados em que os professores do quadro lhes “roubem” os lugares. Compreender, até compreendo, mas não é preciso andar a fazer campanhas do “lobo mau” para, eventualmente, afastar as pessoas. Penso que somos todos bem crescidinhos para nos consciencializarmos e responsabilizarmos pelas ações que tomarmos.

        • Susana on 3 de Junho de 2014 at 20:33
        • Responder

        Concordo com muito do que acabou de dizer, contudo não se esqueça que também somos professores (contratados ou não). Conhecemos perfeitamente a realidade das escolas e as turmas EFA’s, CEF’s, PIEF’s e PCA’s, até por que sendo contratados estas turmas ficam quase sempre para nós. Provavelmente até temos mais tempo de serviço, no que diz ser o ensino regular, do que julga. Sabemos muito bem o que é levar trabalho para casa, passar os fins de semana a preparar aulas sem tempo para a família, estar desterrado e palmilhar o país.
        Sabemos bem das reuniões “intermináveis” que fala, de Departamento, de Grupo, de Turma… o que eu dava para as ter de volta!
        Não nos tratem como professores de 3.ª (sim, há 3 classes distintas!), como é hábito desta classe.

        Relativamente às trocas que propõe, resta-me dizer-lhe que aceito trocar os seus 700 km semanais, pelos meus 240 km diários, 5 vezes por semana.

        Não concordo quando diz que os PROFESSORES Contratados têm medo que lhes “roubem” o lugar, pois trata-se de um simples concurso/convite em que, como a própria palavra indica, as habilitações e o mérito profissional não são valorizados!

        Seja feliz e até um dia por esses corredores de uma qualquer escola!

          • Académica on 3 de Junho de 2014 at 22:23

          Cara colega:
          Possivelmente devido a alguma precipitação da minha parte, talvez tivesse deixado transparecer alguma “hostilidade” relativamente aos colegas que lecionam nos centros de formação e se, de facto, a colega sentiu essa dita hostilidade, apresento-lhe as minhas desculpas. Não tive qualquer intenção premeditada de ferir sensibilidades, apenas reagi um tanto a quente a um post que, focando os aspetos menos positivos e agradáveis de uma instituição, me pareceu seguir a linha de tantos outros que têm vindo a ser publicados neste blog.
          De resto, creia que sempre fui um apoiante da causa dos professores contratados e, inclusivamente, já tive alguns melindres com outros colegas por isso mesmo. Eu próprio me lembro bem do que passei quando fui contratado…
          Enfim, quanto a esta trapalhada toda de concursos de professores, conseguiram arranjar um sistema de tal forma complicado que me parece que isto já só tem remédio se começar do zero, ou seja, irem TODOS os lugares a concurso e seguir-se a lista graduada.
          Aproveitando as suas palavras despeço-me fazendo uso das suas próprias palavras: “seja feliz e até um dia destes por esses corredores de uma qualquer escola”.

        • Espartano on 3 de Junho de 2014 at 20:57
        • Responder

        EEEEEEEEEEEEFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


      1. Cara Colega Académica
        OS Colegas Contratados não têm MEDO têm necessidade em trabalhar, porque todos os que aqui estão tem mais de 9 anos de serviço e sabem bem o que é a escola e o IEFP.

        Eu troco o meu lugar no IEFP pelo seus 700 Km semanais.
        Assim passaria a ter:
        ADSE eu e os meus
        não precisava de passar recibos verdes,
        recebia a tempo e horas,
        a escola faria os descontos para a segurança social
        teria periodos de interrupção letiva,
        teria uma tarde livre ou uma manhã ou talvez até um dia.

        Cara colega ninguém tem medo, as pessoas trabalham para aguentar as suas familias .
        Aqui não se pode estar doente
        Aqui não há artigos para meter

        Mas como não consegui uma escola e tenho que trabalhar aguento o IEFP desde o dia 1 de set ao dia 31 de julho, é que as minhas interrupções são os feriados e dias santos apenas.

        Ou a colega acha que os contratados no IEFP tem as regalias monetárias e sociais que os Vinculados ao MEC têm?

        Aqui vai fazer o seu horário, ninguém lho faz.

        Aqui vai ter um cartãozinho para passar 4 vezes ao dia, e lá tem que contabilizar 8 horas diárias senão descontam nos 22 dias de férias de agosto.

        Aqui vai fazer um excelente ano de estágio, elaborar tudo de raiz

        Aguardemos pelo relatório no final de julho de 2015 dos colegas Vinculados ao MEC, sobre a experiencia de trabalhar no IEFP.
        Depois aí a colega vai ver se é “medo” ou é necessidade.

        Boa caminhada.

    • Sílvia on 3 de Junho de 2014 at 18:40
    • Responder

    Também concorri e nada de lista nem resposta… Já não tenho grandes esperanças, uma vez que se fosse para ir a entrevista, pelo menos, já teriam agendado.

    • Isabel Simões on 3 de Junho de 2014 at 18:50
    • Responder

    Também concorri…e nada.


  4. Até parece um concurso feito para os amigos do Coelho que estão no IEFP por nomeação politica.
    Mais do mesmo…….tal como as ofertas nas escolas.

    • cristina on 4 de Junho de 2014 at 9:18
    • Responder

    Os amigos do Coelho que estão no IEFP são professores como os outros, que aqui entraram por um concurso válido por 3 anos, e que vão para o desemprego ao fim de 1 ano e pouco. Era bom que tivessem pelo menos consciência disso. Por cada efetivo que entrar, um professor dos que cá está vai ficar sem trabalho. Não é que isto vos deva demover, poorque cada um sabe de si, mas pelo menos deviam aperceber-se disto. Os lugares que vocês ocupam nas escolas não vão com certeza ser postos a concurso, pelo que aquilo que nos espera é muito mau. Felicidades


  5. Bem-vindos ao tao invejado “MUNDO IEFP”….aqui não há leis nem prazos…


  6. e as listas????

    • MaryShe on 4 de Junho de 2014 at 10:26
    • Responder

    Também concorri e até agora… nada! Acredito tratar-se de mais uma jogada pouco transparente entre MEC e IEFP. Lamentável!

    • luandce on 4 de Junho de 2014 at 11:25
    • Responder

    Tuberculose em turma de formação do IEFP Formando infetado desde novembro de 2013 terá transmitido bacilo a colegas e docentes.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/tuberculose-em-turma-de-formacao-do-iefp

      • Espartano on 4 de Junho de 2014 at 18:36
      • Responder

      Essa noticia foi criada pelos contratados do IEFP para demover os do quadro a concorrer!


      1. Carissimo Espartamo,
        Estava aqui a correr esta discussão fantástica sobre prós e contras e a rir-me com ambas as versões visto que felizmente ou infelizmente já vesti ambas as camisolas e continuo com uma vestida e a ponderar vestir outra.
        No entanto gelei ao ver a mudança de rumo da conversa e o seu fantástico comentário.
        Então tenho a dizer-lhe o seguinte: a vontade que tenho é de agredi-lo com todos os impropérios que conheço e adquirir uns novos só para a ocasião.
        Assim sendo sou formadora do grupo em questão e fui eu também infetada estando sujeita a um tratamento de 9 meses.
        Também lhe posso dizer que na escola pública há inumeros casos diagnosticados e por diagnosticar por isso é indiferente o sitio onde esteja colocado ou não pois é uma doença que não está de forma alguma irradicada em Portugal assim como a medriocidade dos seres pobres de espirito que escrevem comentários como o seu.
        Votos de boa sorte para os concursos e principalmente sáude para todos.


  7. Colegas depois de contactar dois centros do IEFP para os quais concorri e de neles me informarem de que no dia de hoje ainda não tem as listas dos docentes que concorreram, telefonei, por sugestão do mesmos, para o CAT da DGAE. Posso dizer que fui insultada! Depois de expor a situação a senhora que me atendeu pediu para esperar e depois de se inteirar da situação deu por resposta que à DGAE apenas lhes coube o concurso usando a plataforma para o efeito. Questionei como é que essas listas eram comunicadas ao IEFP ao que me respondeu que não me poderia dizer mais nada e que o IEFP é que devia saber. Eu lá continuei dizendo-lhe novamente que nos vários IEFP me tinham dito que ainda não tinham as listas. Alegando que eu não entendia (??) prontificou-se, com um tom arrogante, a explica-me o que era uma plataforma informática… Dizendo-lhe que não era essa a minha questão e tentando abstrair-me de implicitamente me ter chamado burra, questionei sobre a data avançada para o envio das listas para o IEFP visível no site da DGAE ao que ela me respondeu: “vou explicar, imagine que vai comprar arroz a uma farmácia, está a ver? Percebeu?… ” fiquei incrédula? Que falta de respeito! E eu de facto devo ser mesmo burra porque não pedi logo a identificação para fazer uma reclamação por escrito…

    • Margarida on 4 de Junho de 2014 at 18:05
    • Responder

    Apesar de ser um concurso promovido pelo IEFP e o Ministério da Educação, do Me é só a plataforma porque as regras são do IEFP, transparência muito pouca, vão-se habituando, e ainda não chegaram às entrevistas mas eu acho muito bem os efectivos a concorrerem para lá, têm toda a legitimidade para tal, só é pena que a sua colocação tenha como consequência o despedimento dos contratados. Lamento é que não possa ser troca directa ….

    • Migas on 4 de Junho de 2014 at 18:50
    • Responder

    Peço apenas aos colegas do quadro que concorrem e que duvidam do que tem sido dito por aí o favor de confrontarem os diretores dos SFP do IEFP na fase da entrevista e lhes peçam para negar que:
    terão que se deslocar muitos kms porque o Serviço tem várias ações externas, que a deslocação de uma ação para outra é feita à hora de almoço, que o público é difícil, que terão que lecionar mais que 25 horas por semana, que não existem manuais, que terão pela frente muito trabalho administrativo relacionado, por exemplo, com pagamentos a formandos, que existe formação em horário pós-laboral, etc.
    Se vos negarem isso, desconfiem. Se vos confirmarem isso e mesmo assim aceitarem só vos posso desejar boa sorte.

    • Maria on 4 de Junho de 2014 at 21:58
    • Responder

    A todos os que se candidataram: por cada um que entre, vai ser despedido um contratado, sem direito a qualquer subsídio de desemprego. Não se esqueçam disso quando ponderarem a aceitação da vaga; vocês têm escolha, têm duas hipóteses de emprego, os que lá estão vão ficar sem nada.

    • carlos on 5 de Junho de 2014 at 0:34
    • Responder

    Conheço perfeitamente o que é trabalhar numa escola e no IEFP. Venham para o IEFP que rapidamente caem na realidade e para muitos vai ser bom porque andam mal habituados aos vicios da escolinha. Jamais trocaria uma escola por um IEFP, preparem-se para andar dezenas ou mesmo centenas de kms por dia sem horas para almoçar e 7 horitas d formação com aqueles que fogem dos CEFs. Vou adorar ocupar a vossa vaga da escola


  8. Realmente se eu tivesse vaga numa escola, possivelmente não concorreria a um IEFP mas acontece que, como sabem, há dezenas de professores sem componente letiva. Eu sou uma delas…
    Já agora informo que já fui convocada para uma entrevista.

      • maior on 5 de Junho de 2014 at 10:12
      • Responder

      Parabéns…vai adorar.


    1. Bom dia Carla, de que forma foi contactada? Obrigada e boa sorte. Tudo é melhor que ir para casa sem vencimento!

        • Carla on 5 de Junho de 2014 at 22:25
        • Responder

        Olá, Xana! Fui convocada através do e-mail e telefonicamente.


    2. Olá colega,
      poderia informar, por favor, em que dia recebeu a convocação e se foi via telefónica? Em que centro do IEFP?

        • Carla on 5 de Junho de 2014 at 22:28
        • Responder

        José, recebi a convocatória ontem por e-mail para uma entrevista hoje no IEFP de Águeda mas conheço colegas convocadas para Tomar e Viseu.

    • Silva on 5 de Junho de 2014 at 10:47
    • Responder

    Bom dia colegas. Uma vez que o IEFP não apresenta nenhuma lista dos candidatos que concorreram gostaria que os colegas do quadro que concorreram dissessem para onde concorreram e se já têm entrevistas marcadas. Obrigado e boa sorte para todos.

    • cristina on 5 de Junho de 2014 at 14:13
    • Responder

    Vão começar as entrevistas. O problema é que o ME mandou as listas sem graduação, só os nomes e moradas, pelo que alguns IEFPs vão convocar por ordem alfabética e com preferência regional (morada da nut do centro)

    • Rosa Silva on 5 de Junho de 2014 at 14:30
    • Responder

    Boa tarde! Concorri para os 2 centros do Porto e ainda não recebi convocatória. Já alguém recebeu?


  9. boa tarde. ontem e hoje fui convocada para entrevistas. penso que as listas foram enviadas só ontem para os centros de formação… lamentável o atraso.
    colegas, depois digam se foram selecionados. boa sorte. eu tenho motivos fortes para querer ficar num centro ao pé de casa, e não estava à espera de tantos comentários negativos aqui no blogue. compreendo vos a todos. e desejo boa sorte a todos, inclusivé aos colegas contratados que agora irão para outros destinos.

      • Maria on 5 de Junho de 2014 at 16:18
      • Responder

      Sim, o destino desemprego…


    1. Colegas o que é que tem de constar na declaração de situação profissional (emitida pela escola) a levar para a entrevista?


      1. eu pedi a minha situação profissional, grupo de recrutamento e identificação do agrupamento


        1. Obrigado, a declaração deve ser emitida pela nossa escola de provimento ou pode ser na escola onde estamos colocados?

    • maior on 5 de Junho de 2014 at 17:06
    • Responder

    Gostei do “inclusivé aos colegas contratados”, nem sei se gostei mais do acento ou do significado da frase.


  10. Caros colegas

    Fui convocada via email. Telefonei a perguntar pela lista, segundo a voz telefonica que me atendeu estão a chamar por ordem alfabética pois não existe lista de graduação.
    Só posso concluir que, isto cheira-me a fator C, como é que eu sei se a Joana … fator entrevista sem lista graduada NÃO, isto até parece um CONCURSO FANTASMA.
    Que classe a nossa, onde chega o poder nestas instituições.
    Sinto-me engana e não sei quem é que me anda a comer o caldo na cabeça.


    1. Fator C para ir para O IEFP?…..é para rir??? Vocês não tem mesmo noção! Além disso não é um concurso…. Foi um convite feito pelo ministério! Ele é tão bonzinho! No final do primeiro dia, já estão a pedir para regressar para a escola!


      1. Além disso o IEFP é para mais um ou dois anos! Depois o Ministério arranja forma do vos despachar! Das escolas já vos tiram desta forma, depois fora da função pública! FORÇA

    • carla Dionísio on 6 de Junho de 2014 at 17:09
    • Responder

    Fui hoje convocada e o critério n é a ordem alfabética!!! Uma das minhas colegas vai antes de mim apesar de “alfabeticamente” estar depois…tb n é a graduação porq assim tb estaria depois de mim… Critérios misteriosos…


    1. Alguma é horário zero e a outra não? Uma a sua residência pertence à NUTs do IEFP e a outra não?

        • carla Dionísio on 8 de Junho de 2014 at 14:46
        • Responder

        Nenhuma de nós é horario zero e temos ambas residência na cidade onde fica o centro para o qual concorremos

          • Cor on 8 de Junho de 2014 at 15:03

          Mais tempo de serviço apesar de menor graduação? Alguma já exerceu funções enquanto formadora?

    • João on 8 de Junho de 2014 at 13:44
    • Responder

    Isto vai envolver tribunais!….Ainda termos que regressar as escolas e quando lá chegarmos estarão la outros colegas! CUIDADO!

    • Joana on 8 de Junho de 2014 at 13:46
    • Responder

    Isto vai envolver tribunais! Os professores que estão no IEFP parece-me que têm razão! Vamos ter que voltar as escolas, só que quando lá chegarmos o lugar vai estar ocupado! Eu não vou arriscar! Nem à entrevista vou!
    Pensei bem colegas!

    • migas on 8 de Junho de 2014 at 14:30
    • Responder

    Para além destes dois últimos comentários que me parecem muito bem ponderados, dou-vos mais qualquer coisa em que pensar: Quando entrei como contratado seria até 2015. Agora voltam atrás com a palavra. Quando entrei disseram que o tempo de serviço contava como estar numa escola com horário completo o que também se veio a verificar que era mentira. Nem sequer veio a tempo de contar para o concurso deste ano. E quanto às deslocações, não há exagero, são mesmo muitas! E ainda não recebi um tostão! O IEFP é useiro e vezeiro em desmentir o que garantiu! Junte-se a isto a mesma prática por parte do MEC e temos um cocktail molotov de aldrabices.


  11. Para quem vai à entrevista aconselho a ler este guião: http://documentosiefp.iefp.pt/ListaAdmExclApEntrevista/2013_02_11_Concursos_Docentes_Formadores_Guiao_entrevista.pdf

    • Joana on 10 de Junho de 2014 at 0:17
    • Responder

    Colegas parem as formações já em julho! Chega de escravatura e gozo!

    • Professor1 on 10 de Junho de 2014 at 20:02
    • Responder

    Alguém já foi a entrevista em Faro?
    Ouvi dizer que os colegas de lá são obrigados a usar uma bata para dar formação!…


    1. Confirma-se…

        • Professor1 on 11 de Junho de 2014 at 19:04
        • Responder

        A colega foi a entrevista? e disseram que era assim?


        1. Estou a trabalhar lá desde março do ano passado e já há alguns meses que a bata azul foi implementada

      • Évora on 11 de Junho de 2014 at 9:26
      • Responder

      Não é só em Faro, em Évora também.

        • Professor1 on 11 de Junho de 2014 at 19:07
        • Responder

        De Évora não sabia, se calhar é para uniformizar em todos os centros…

      • luandce on 11 de Junho de 2014 at 21:16
      • Responder

      Perante tudo o que se está a passar e perante tudo o que se avizinha, é mesmo a questão da bata que querem discutir??? Valha-me Deus.


  12. Pronto já está decidido…
    Fui à entrevista e confirma-se. Não há interrupções, horário de 40 h semanais, reuniões muitas (cada curso tem uma mensal e podemos ter até 15 ou mais cursos em simultâneo).
    Questionei como seria o regime de faltas e disseram-me que teria direito a faltar tal como na escola, no entanto as horas de formação têm que ser todas dadas, ou seja, caso falte tenho que repor todas as horas que não leccionei após o meu regresso. Trabalhar na páscoa, natal e inclusivé dia de carnaval.
    Prefiro estar um pouco mais longe mas ter mais tempo livre e interrupções para recargar baterias. Nem tudo são rosas mas prefiro do que ter só espinhos.
    Ainda por cima ninguém (IEFP, Sindicatos e DGAE) me soube informar o que acontece no final de agosto de 2015, será que ainda tenho escola????
    Quero agradecer a todos os que me permitiram tomar esta decisão com prudência e boa sorte a todos.

      • Prof.Inglês on 12 de Junho de 2014 at 18:13
      • Responder

      Cara colega,
      Ainda bem que tem escolha e que a pôde fazer com toda a informação. Eu não tive essa oportunidade, porque a escola pública deixou de ter lugar para mim. Todas essas informações correspondem ao nosso dia a dia num IEFP. Como deve calcular não ter pausas letivas ao longo do ano é extremamente desgastante para nós, anseio por uns dias de paragem, mas quando paramos ficamos sem vencimento… Tricky…
      Neste momento nós, os “outros” (assim nos chamam no concurso nacional), não sabemos o que vai ser de nós, sentimo-nos defraudados, o MEC e o IEFP não honram o compromisso que assumiram connosco até ao final de 2015 e uma vez mais lançam professores de quadro e contratados uns contra os outros.
      Acredite quando nós dizemos aqui que preferíamos estar numa escola, não é qualquer manobra de marketing, é a verdade.
      Felicidades e boa sorte a tentar sobreviver a este governo que nos tenta afundar (ainda) mais a cada dia!

    • que vida on 12 de Junho de 2014 at 10:37
    • Responder

    Acredite colega, no IEFP não são rosas. O que tem sido dito qui é verdade embora alguns questionassem se estaríamos a inventar para não irem para lá. Não é verdade. Todos nós preferíamos uma escola ao IEFP.


  13. Caros colegas contratados do IEFP.

    Eu vou avançar com um advogado em nome individual, uma vex que no IEFP onde leccionam nem todos querem çutar pelos direitos que temos no concurso que executamos em dezembro de 2012.
    Já consultei um advogado e caso mudem as regras ao concurso que fiz irei pedir uma indeminização.
    O contrato seria até março de 2016 uma vez que alguns CFP fizeram de março a março.
    Não cruzem os braços, reclamem aquilo a que têm direito.
    Nos CFP existe lugar para todos senão como se explica que depois da nossa entrada os CFP ainda mantiveram lá tantos formadores externos que muitas vezes tinham uma carga horária superior à nossa? Seriam amigos de quem?


  14. Pois eu conheço alguns que ficaram que mentiram quer no tempo de serviço, como na NUT etc e continuam lá…. Afinal quem é amigo de quem


    1. Caro colega ‘ora bem’,
      não sei se houve ou não situações dessas (não falo do que desconheço, contrariamente a muitos que por aqui escrevem, e que acredito que não seja o seu caso). Mas se conhecia alguma dessas situações, então deveria ter exercido o seu direito de cidadania em espaço próprio: reclamando e expondo a situação no momento. Não era escrevendo agora e assim em jeito de ‘ora bem, aí vai mais uma bomba’. Não lhe parece?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: