Mobilidade por Doença (para 2014/2015) – Novo esclarecimento

Retirado novamente do site do SPN.

Eu bem disse que o meu esclarecimento seria o mais correto e o SPN teve de reformular tudo o que anteriormente tinha dito. 😉

E também como já tinha anunciado no post de 11 de Junho o legislador teve uma falha no despacho ao não incluir os docentes da 3ª prioridade na mobilidade por doença a abrir na 2ª fase (setembro) e no caso de serem colocados e necessitarem da MPD poderão também ser candidatos nessa altura.

Ainda durante o dia de hoje poderá ser aberta a funcionalidade para “upload” dos documentos.

 

 

Mobilidade por Doença (para 2014/2015) – Novo esclarecimento

Novo Esclarecimento (13 de junho)

Tendo-se levantado algumas dúvidas sobre a operacionalização da Mobilidade por Doença, o SPN resolveu tentar o contacto directo com o Dr. Mário Pereira, Director-Geral da DGAE, o que veio a ser conseguido. Na sequência desse contacto telefónico, a que o Senhor Director-Geral amavelmente acedeu e em que prestou vários esclarecimentos, vimos fazer uma actualização de informação aos nossos sócios.

1. O recém-publicado Despacho n.º 6969/2014, que substitui o Despacho n.º 7960/2013, de 19 de Junho, apresenta algumas diferenças face ao mesmo, que regulara os procedimentos de mobilidade por doença em 2013.

2. Uma dessas diferenças é, conforme previsto no n.º 1, é a restrição da mobilidade apenas «para agrupamento de escolas ou escola não agrupada situado em concelho diverso daquele em que se encontram providos ou colocados».

3. Outra diferença é a que estabelece, no n.º 2 do novo despacho, um 2.º momento para apresentação do requerimento, a ter lugar durante o mês de Setembro, para os docentes colocados em resultado da 1.ª prioridade do concurso de mobilidade interna. Diferença, aliás, resultante do alerta feito, em tempo oportuno, pela FENPROF para a insuficiência do anterior diploma.

4. Ora, os docentes que têm direito àquela 1.ª prioridade, estabelecida no artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, na redacção que lhe é dada pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de Maio, são os «docentes de carreira a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva». Docentes que, evidentemente, podem ser quer de QE/QA, quer de QZP.

5. Contudo, os docentes da que vierem a ingressar em QZP através do Concurso Externo Extraordinário regulado pelo Decreto-Lei n.º 60/2014, de 22 de Abril, que concorrem obrigatoriamente à mobilidade interna numa 3.ª prioridade, ver-se-iam afastados da possibilidade de recorrerem à mobilidade por doença, o que, foi assumido, não era a intenção do legislador.

Assim, foi garantido pela DGAE que também estes docentes, caso se verifique uma das situações previstas do citado Despacho n.º 6969/2014, poderão igualmente apresentar o requerimento em causa, durante o mês de Setembro, caso a sua colocação não sirva as suas necessidades de tratamento ou apoio. Aliás, mesmo para novas situações ocorridas posteriormente, a DGAE manterá a prática, já antes seguida, de analisar caso a caso os requerimentos que lhe venham a ser presentes, referentes a situações entretanto surgidas, e deferir, independentemente da altura do ano, os casos disso merecedores.

6. Também os docentes de QA/QE ou de QZP que estejam providos ou colocados, por concurso (ou seja,sem ser em mobilidade por doença), e a quem surja uma necessidade de tratamento ou apoio que é garantida nessa escola, mas que possam vir a ficar sem componente lectiva e, por esse motivo, sejam colocados em mobilidade interna em escola onde tal já não seja possível, acedem à aplicação igualmente em Setembro.

7. Já os docentes de QA/QE ou de QZP que estejam providos ou colocados, por concurso (ou seja, sem ser em mobilidade por doença), e a quem surgiu uma necessidade de tratamento ou apoio, que não é garantida nessa escola, acedem à aplicação já neste primeiro momento, em Junho.

8. Os docentes de QZP que estejam já este ano a beneficiar de mobilidade por doença, que foram, o ano passado, retirados do concurso de mobilidade interna, pelo que não lhes chegou a ser atribuída uma escola de afectação, terão em conta, para efeito de mobilidade por doença, a última escola de colocação por concurso e que motivou a apresentação do pedido de mobilidade por doença no ano passado, pelo que poderão também aceder à aplicação já neste primeiro momento, em Junho.

9. Relativamente ao upload de documentos, que, de momento, ainda não é viável na aplicação, foi explicado que é provável que, já a partir de 2.ª feira, dia 16, a mesma fique disponível, assim que sejam ultrapassados alguns problemas de ordem técnica.

Esperamos, com estes esclarecimentos, contribuir para uma mais fácil e correcta utilização, no tempo certo, desta faculdade de mobilidade por doença por todos aqueles que realmente dela precisam.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/06/mobilidade-por-doenca-para-20142015-novo-esclarecimento/

50 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. E um docente QZP( como é o meu caso) que voltou à escola do ano anterior e aí ficou, “sem componente lectiva”, e nunca foi retirado das reservas de recrutamento, e quer aceder à MPD para o ano lectivo de 2014/2015??Também acede agora à plataforma??

    As aspas que coloquei em “sem componente lectiva” não são engano. Na prática tive duas turmas do 6º ano de Inglês, mas como sou do grupo 330 não pude ser retirada das reservas de recrutamento, porque supostamente os QZP´s só o podem ser caso as turmas que lhe sejam atribuídas sejam do seu grupo de recrutamento!! Enfim….Uma situação mais que injusta: aberrante..

    Agradeço esclarecimento…

    .Obrigada desde já.

    • Gringa on 16 de Junho de 2014 at 12:12
    • Responder

    Olá Arlindo,
    sou docente do QZP e beneficiei este ano de mobilidade por doença.
    A última escola de colocação por concurso, em 2009, é aquela onde me encontro ao abrigo da MDP, e para onde pretendo voltar a concorrer.
    A minha dúvida reside na questão da deslocação para outro concelho.
    Terei de concorrer à mobilidade interna para o caso da MPD não ser deferida?

    Obrigada,


    1. Os QZP que não tiveram colocação em 2013 não têm escola de colocação (e por conseguinte Concelho de colocação), mas de acordo com o número 8 deste esclarecimento é considerada a escola de colocação a última onde o docente esteve por concurso, independentemente de ser antes de 2013/14.
      Todos os docentes nesta situação, além de poderem concorrer à MPD também são obrigados a concorrer por ausência de componente letiva. Se o despacho for favorável à MPD saem das listas de colocações da mobilidade por ausência da componente letiva.

        • Gringa on 16 de Junho de 2014 at 12:31
        • Responder

        Obrigada pela resposta.
        E relativamente à questão do pedido para concelho diverso? A escola onde me encontro po MPD é a mesma da colocação no último concurso e aquela para onde pretendo voltar a concorrer por MPD.
        Estou confusa.

          • Amélie on 16 de Junho de 2014 at 21:55

          Esta é igualmente a minha dúvida… Também estou confusa.

    • lala on 16 de Junho de 2014 at 12:19
    • Responder

    Sou QZP e há 5 nos atrás fui colocada no meu concelho de residência (colocação com duração máxima de 4 nos), mas no ano 2012-13, tive que concorrer por ausencia de componente letiva. Como me apresentei a mobilidade por doença, fui retirada das listas. Este ano letivo 2013-14 também fiquei colocada por doença. Então eu não posso pedir mobilidade por doença, pois consideram uma escola com a qual eu já não tenho qualquer vinculo?
    Ao contrário do que diz no esclarecimento não foi “a última escola de colocação por concurso que motivou a apresentação do pedido de mobilidade por doença”, mas sim o facto de deixar de ter componente letiva nela.

    • Cristina Rojão on 16 de Junho de 2014 at 12:49
    • Responder

    Olá Arlindo
    Obrigada pelas informações prestadas, mas será normal que nem consiga imprimir o relatório para o médico preencher?
    Obrigada


    1. Não é normal, mas para ser mais fácil resolver esse problema experimenta entrar com outro browser.
      Parto do princípio que já submeteste o relatório médico preenchido.

    • Cristina Rojão on 16 de Junho de 2014 at 13:18
    • Responder

    Não ainda não submeti, eu quero obter o relatório para o médico preencher

    • Cristina Rojão on 16 de Junho de 2014 at 13:23
    • Responder

    Já está…abri em outro browser… muito obrigada Arlindo!!!!

    • ANÓNIMO on 16 de Junho de 2014 at 13:27
    • Responder

    ALGUÉM ME CONSEGUE ESCLARECER O SEGUINTE: SE QUEREMOS MUDAR DE CONCELHO DIZEMOS QUE SIM NA 2ªQUESTÃO E SE NÃO QUEREMOS É NÃO?
    HOJE VOU AO MÉDICO E O DESPACHO NÃO É CLARO.
    TAMBÉM É PRECISO CL NA ESCOLA PARA AQUAL FAZEMOS O PEDIDO?
    OBRIGADA!

    • maria on 16 de Junho de 2014 at 14:53
    • Responder

    Boa tarde,
    pelo que entendo no esclarecimento, os docentes de QA que estejam em mobilidade por doença só poderão concorrer em setembro , ao contrario dos QZP na mesma situação. Novamente se verifica que são os professores (em princípio) mais graduados que estão em desvantagem. Para além de ser injusto estarmos numa situação de angústia até ao fim do verão, também quando, e se, formos colocados nas escolas já o ano lectivo terá começado e o serviço distribuído, deixando-nos, como sempre numa situação desigual.
    Parabéns, Arlindo, e obrigado por estes anos de companheirismo.

      • maria candidata on 16 de Junho de 2014 at 19:22
      • Responder

      “Os docentes de QA que estejam em mobilidade por doença só poderão concorrer em setembro , ao contrario dos QZP na mesma situação”, onde isto está escrito no esclarecimento??? Eu sou QA e pretendo concorrer agora para o mesmo concelho!! Penso que se concorre agora?


    1. Parece que percebeu tudo ao contrário!E já cansa esta história de que os QZP’s são menos graduados e tal…blá, blá…

      Veja o seguinte esclarecimento do Arlindo do dia 11 de Junho:

      “Já todos perceberam que a mobilidade por doença não pode ser pedida para o mesmo concelho de provimento/colocação (se por um lado até concordo porque na maioria dos concelhos não existe essa necessidade de mobilidade, por outro discordo já que existem concelhos que pela sua extensão deviam ter em atenção o motivo do pedido e o local do tratamento e nesse caso devia ser tido em consideração o motivo da doença, o local de colocação e o local do tratamento).
      Nesta fase podem ser candidatos TODOS os docentes à mobilidade por doença, desde que o concelho para o tratamento seja diverso daquele onde estão colocados. Recordo que os docentes que tiveram despacho favorável à mobilidade por doença em 2013/2014 não foram colocados por concurso e deverá ser verificada a situação de provimento antes dessa autorização.

      E quem pode concorrer nesta fase?

      Docentes QZP, docentes QA/QE, docentes com mobilidade por doença no ano letivo 2013/2014 e docentes das Regiões Autónomas.
      (os docentes QZP e QA/QE não podem concorrer para escola do mesmo concelho onde estão colocados este ano letivo)”

    • Rutra on 16 de Junho de 2014 at 15:32
    • Responder

    Arlindo, fui colocado o ano passado no CEE em QZP3. Na mobilidade interna fiquei numa escola do QZP1. Posso por sim, relativamente ao concelho diverso? Obrigado.

    • Rosa on 16 de Junho de 2014 at 19:08
    • Responder

    Arlindo,
    Será que a candidatura para mobilidade por doença está para breve? Até agora nada de candidatura : (

    • Maria on 16 de Junho de 2014 at 19:09
    • Responder

    Sou do QE de agrupamento do mesmo concelho por qual pretendo pedir MD este ano letivo. E estive este ano colocada por MD numa escola do mesmo concelho ( que a escola de provimento), apenas por necessidade de tratamento permanente. Pretendendo o mesmo, concorro agora, certo? O médico coloca a cruz no ponto 2 – “não” pois se colocar sim não posso usufruir das condições médicas no mesmo concelho. Como posso usufruir das condições MD, se não concorrer?? Não posso ir para outro concelho, porque é nesse que tenho o Hospital. Se ficar na minha escola não posso usufruir das condições MD, ou seja, não posso ficar sem componente letiva e, simultaneamente, não consigo usufruir dos tratamentos no hospital do concelho porque os horários não vão ser conciliáveis. Arlindo, como fazer??? Vou ficar excluída automaticamente ao colocar “Não”. Ou tenho de concorrer para o concelho mais próximo para poder usufruir MD e fazer os tratamento no concelho da minha escola de provimento que fica ainda distante do Hospital!!! Agradeço que me esclareça.


    1. “Sou do QE de agrupamento do mesmo concelho por qual pretendo pedir MD este ano letivo.” De acordo com o despacho deste ano não podes pedir a mobilidade por doença por te encontrares colocada em escola do mesmo concelho para onde pretendes a mobilidade por doença.

        • Maria on 16 de Junho de 2014 at 19:29
        • Responder

        Então como posso usufruir das condições de MD se ficar na escola onde estou. O diretor tem de me atribuir componente letiva e não letiva, pelo que terei sempre de faltar para fazer os tratamentos de que necessito. Passarei a colocar o atestado sempre que necessito dos cuidados médicos. Não existe equidade no acesso às condições MD!!! Se concorrer este ano nada me acontece, a não ser ficar excluída?


    2. Estou exatamente na mesma situação. Não sei o que fazer…


  2. Encontro-me já em MPD, este ano estou a concorrer outra vez. Sou do QZP 2 e fiquei em concurso interno numa escola do QZP 1 no ano anterior. Apenas concorri para sair desta escola porque pensei que seria colocada noutra com componente letiva, caso contrário teria ficado na mesma. Quando cheguei à escola deste ano verifiquei que não teria componente letiva, logo, pensei em voltar para a anterior, uma vez que me fica mais perto. Mas se a escola de afetação for essa já não o poderei fazer apesar de mudar de concelho. Estou certa?

    • Amélie on 16 de Junho de 2014 at 21:54
    • Responder

    A minha dúvida é esta: no ano letivo 2012/2013 estive colocada sem usufruir de mobilidade por doença no mesmo agrupamento onde estou atualmente (ano letivo 2013/2014) colocada por mobilidade por doença. A minha escola de colocação é então a mesma da da mobilidade por doença. Quero ficar na mesma escola este ano. Coloco a cruz na questão da necessidade de mudança de conselho no sim ou não?

      • candidata on 17 de Junho de 2014 at 0:48
      • Responder

      a sua escola de colocação é aquela onde esteve antes de ter a mobilidade por doença. Estou na mesma situação e pelo que li é esta a resposta, ou seja, a escola de colocação não é a de mobilidade por doença mas sim a que esteve antes de 2012/2013… ou seja, temos d colocar o x no sim. Se ler as informações do Arlindo a escola de colocação é ultima onde se esteve colocada (não em MPD) antes de ter a MPD EM 2012/2013

    • candidata on 17 de Junho de 2014 at 0:57
    • Responder

    Estou colocada em mobilidade por doença nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014.

    Como tinha dúvidas na questão de mudança de concelho, se era para colocar sim ou não uma vez que me encontro numa escola que não pertence ao meu QZP mas onde gostava de continuar no próximo ano letivo, mandei um email para DGRHE e sim, responderam-me o seguinte:

    “Exmª Senhora Professora,

    Em resposta ao email infra, que dirigiu a esta Direção-Geral, cumpre informar V. Exª de que “Para efeito da candidatura ao procedimento da mobilidade por doença deste ano, os docentes de QZP colocados em mobilidade por doença em 2013/2014, devem tomar por referência a última escola anterior à de colocação por doença”.
    O Despacho n.º 6969/2014 não prevê quaisquer situações de prorrogação de mobilidade por doença. Todas as situações são novas dado que as mobilidade ao abrigo do disposto na alínea a) do artigo n.º 68.º do ECD são anuais e terminam em 31-08 de cada ano.
    A referência que V. Ex.ª deverá ter em consideração será a última escola onde esteve colocada antes de lhe ser concedida a mobilidade por doença. Essa é a unidade orgânica que determina a necessidade ou não de mudança de concelho, prevista no n.º 1 do despacho acima citado.”

    Com os melhores cumprimentos

    DSGRHF – Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Formação

    Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

    DGAE – Direcção-Geral da Administração Escolar
    Av. 24 de Julho, nº 142, 1399-024 Lisboa

    • JC Narciso on 17 de Junho de 2014 at 8:20
    • Responder

    Quando o doente é o cônjuge, deveremos anexar a Certidão de Casamento. Além desta Certidão, haverá mais algum documento a anexar ?
    Obrigado.

    • Paula on 17 de Junho de 2014 at 8:48
    • Responder

    Pelo que percebi da candidata, se queremos ficar na mesma escola colocamos a cruz no Não.


    1. Colocamos a cruz no SIM, se o concelho da escola de afetação for diferente.

    • Amélie on 17 de Junho de 2014 at 10:07
    • Responder

    Mas o meu caso é diferente do da Candidata pois estou na mesma escola este ano pela mobilidade por doença do que nos anos anteriores (em que não estava colocada na mobilidade por doença). Sou QZP e quero ficar na mesma escola onde estive nos últimos anos. Ponho a cruz no sim ou no não… é que não quero mudar de conselho…


    1. Acho que deveria ligar para o DGAE, eles sabem informar. Coloque o telefone em alta voz e siga a sua vida que eles acabam por atender, acho que esperei meia hora, mas atenderam e esclareceram-me, não a posso ajudar porque o meu caso é diferente.


    2. Já me esquecia, disseram-me uma coisa muito importante, não submeter nada nem fazer upload até sair mais qualquer coisa. O que tenciono fazer é preparar o relatório médico sem a cruz e só uns dias antes do prazo terminar faço isso. Para os QZPs, os QA não têm estes problemas.

      • Amandina on 17 de Junho de 2014 at 18:34
      • Responder

      O meu caso é igual ao seu…pois estou na mesma escola este ano pela mobilidade por doença do que nos anos anteriores (em que não estava colocada na mobilidade por doença). E tb sou QZP e tb quero ficar na mesma escola onde estive nos últimos anos. Já se sabe se temos de colocar a cruz no sim ou no não…eu tb não quero mudar de conselho…

        • Paula on 17 de Junho de 2014 at 19:57
        • Responder

        A minha situação é igual á da Amandina….alguém sabe onde se coloca a cruz?

          • Susana Barbosa on 21 de Junho de 2014 at 0:18

          Também estou na mesma situação. Alguém me pode ajudar? O SIPE disse-me hoje que não posso concorrer à mesma escola onde estou este ano…

          • Amandina on 23 de Junho de 2014 at 18:01

          Olá Amélie, Paula e Susana…liguei hoje para o dgae e p o porto tb…é o seguinte não podemos concorrer para a escola/concelho onde estamos este ano…como eles disseram fomos «casos esquecidos»… ou 1º) concorremos agora para outro concelho ou 2º) concorremos à mobilidade interna e depois em setembro por destacamento por doença… não sei o que devo fazer…

    • Cristina Rojão on 17 de Junho de 2014 at 13:23
    • Responder

    Boa tarde
    Arlindo agora fiquei confusa com os comentários pelo que passo a descrever a minha situação.
    Sou QA e encontro-me em mobilidade por doença este ano numa outra zona diferente do meu lugar de QA. Posso submeter agora a mobilidade? Posso submeter para a mesma escola em que estou este ano? E quanto à Cruz de mudança de concelho é sim ou não?
    O relatório está com o médico e era importante confirmar antes de ele colocar a cruz em local errado.
    Muito Obrigada


    1. Qual foi a última escola em que estiveste colocada por concurso?

    • Cristina Rojão on 17 de Junho de 2014 at 13:42
    • Responder

    Estive em destacamento por aproximação a residência noutra zona diferente da que estou e diferente tb do meu lugar de QA


    1. Então deves colocar sim.


      1. Boa noite, fiz asneira no meu relatório coloquei a cruz no não e devia ter colocado no sim. Como posso corrigir o meu erro?

    • Cristina Rojão on 17 de Junho de 2014 at 13:46
    • Responder

    Muito Obrigada Arlindo


  3. Olá Arlindo, não consigo visualizar o upload do relatório médico. Ainda não está diponível?


    1. Ainda não.

    • QZP_ on 17 de Junho de 2014 at 17:32
    • Responder

    Boa tarde.
    O meu QZP de provimento é o 9 (Baixo Alentejo e Alentejo Litoral). Apesar de nos último 4 anos ter ficado por DACL no meu concelho de residência, na altura do concurso de 2013 nada me garantia que ficaria no mesmo concelho. Concorri por mobilidade por doença tendo como referência o QZP do Baixo Alentejo e fiquei no mesmo concelho onde fiquei por DACL anteriormente. Não tem nenhum sentido não me permitiram este ano ficar no concelho que me permite o acompanhamento médico necessário. Desta forma pedi esclarecimentos ao spn que me referiu que tenho de colocar a escola onde fiquei colocada no qzp de provimento (QZP 9).
    Cumprimentos


    1. Mas quem vai validar a tua mobilidade por doença é essa escola do QZP 9 que nem o teu processo deve ter.

      Acho um disparate essa situação dos QZP e ainda vou expor num novo post alguns casos para ser mais fácil perceber.


      1. Arlindo, não consigo compreender esta alteração das regras, relativamente ao concelho. No ano passado fui retirada da mobilidade interna, porque o pedido de mobilidade foi aceite, perdendo a oportunidade de ficar na escola que pretendia. Agora o lugar está ocupado por um colega com menos tempo de serviço e não posso concorrer para essa escola por MD pois fica no mesmo concelho da minha escola de provimento. Então porque não nos deixaram primeiro ir a mobilidade interna no ano passado? Isto é inadmissível! Alteram-se as regras a meio do jogo e pronto.

          • Susana Barbosa on 21 de Junho de 2014 at 0:11

          Estou na mesma situação e acho isto uma injustiça! Não quero tirar o lugar a ninguém, mas não acho correto que alguém com uma graduação inferior à minha tenha ficado na minha escola com horário e eu esteja a tapar buracos…


  4. Bom dia. Ao ser colocado numa escola onde exista um horário anual que foi ocupado no ano anterior por um colega contratado o que acontece? Esse colega perde o lugar? Obrigado.


  5. Boa noite, fiz asneira no meu relatório coloquei a cruz no não e devia ter colocado no sim. Como posso corrigir o meu erro? Já concorro por destacamento e mobilidade há alguns anos e está alteração atrapalhou-me…. Ajudem-me por favor.


    1. Imprimir outro e pedir ao médico para voltar a passar?

    • Susana Barbosa on 21 de Junho de 2014 at 0:06
    • Responder

    Boa noite,
    sou QZP e este ano fiquei colocada através da mobilidade por doença. Disseram-me hoje que era obrigada a concorrer a uma escola diferente à que estou neste momento, devido ao novo parâmetro da mudança de concelho. Isso é possivel????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: