439 escolas do 1.º ciclo em risco de fechar do Norte ao Sul do país
A duas semanas do final de mais um ano letivo, há 439 escolas com menos de 21 alunos que podem fechar. Mas ao Ministério da Educação (MEC) ainda não chegou qualquer proposta das direções regionais.
São mais de 400 as escolas do 1.0 ciclo que, presumivelmente, fecham, do Norte ao Sul do país, revela uma lista da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), mas o MEC garante que “o processo de reordenamento da rede escolar está ainda a decorrer, em diálogo com as autarquias”. Recorde-se, porém, que ainda na semana passada o presidente da ANMP, Manuel Machado, acusava o Governo, precisamente, de falta de diálogo no que diz respeito a esta matéria.
Lista provável das escolas a encerrar no ano letivo 2014/15 em pdf e em excel
15 comentários
3 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
É inadmissível fecharem escolas, pobrezinhos dos alunos que vão ter de se levantar de madrugada e no inverno ainda de noite, para se deslocarem kms que pode ser centenas, fora das suas áreas de residência. Isto é crime para com as crianças. Não há dúvida estamos a regredir a passos largos. Se em vez de fecharem as escolas podiam perfeitamente utilizarem as salas vagas para outras entidades ou actividades.
São crianças muito pequenas e tem de se sujeitar a longas viagens, é desumano.Então se a escola tiver 14 crianças encerra a porta!Feitas as contas fica muito mais caro do que ter um professor.Boas contas fazem os últimos ministros da educação.
Pois, mas curiosamente foi nos grupos 100 e 110 onde abriram mais vagas para o concurso extraordinário. É estranho, não é?
Lisboa e arredores não tem falta de alunos.
mistérios insondáveis da cratice
E continuamos a deixar que nos gozem e tratem assim, a nós e aos nossos filhos? Como é possível este cRato continuar a destruir a escola publica e nós assobiarmos alegremente a todo este massacre?
CRATO É DESUMANO…..UM SER ABSOLUTAMENTE TERRÍVEL.
Es mesmo burro, deves ser e tu o coitadinho que quer continuar a namar um ordenado sem tranalhar
Andaram a construir escolas por todo o lado e agora com tanto desemprego, deixa de haver crianças para encher essas mesmas escolas. É claro que se justifica o encerramento de muitas, pois com 4 ou 5 alunos não se vive o espírito de turma. Mas há que ser razoável e sensato, há crianças a fazer viagens longas, a saírem de casa cedíssimo e com as AEC, a chegarem tardíssimo. Tem que se repensar bem a escola, sobretudo no 1º ciclo. Pois trata-se da infância das cada vez menos crianças que ainda temos. Os professores, claro, ficam prejudicados com o fecho, mas as crianças não ficarão mais? Todos precisamos uns dos outros.
Peço desculpa mas a lista tem incorreções. Refiro-me especialmente ao concelho de Penacova.
É certo que é pena o fecho das escolas, mas isto deve-se ao factor de não haver crianças.
E não podemos estar a pagar a 1 Professor e não sei quantas auxiliares, para tomarem conta de 5 ou 6 alunos.
vejo aqui alguma gente a pronunciar-se sobre a crianças se levantarem muito cedo, coitadinhas!!!
no meu tempo, e não sou assim tao velho como isso, fazia 4Km logo de manhã par digirir o pequeno almoço, e fazia novamente outros 4km no fim da tarde que era para ganhar apetite ao jantar. e no entanto éramos os alunos que tínhamos melhores notas.
A minha filha que tem vinte e poucos anos andou 5 anos a levantar-se ás 6:30 para estar na escola ás 9:00 e hoje é doutora. Sabe o q/ custa a vida.
Quanto aos Srs Prof. temos pena não há emprego têm que ir para outra coisa, porque até aqui era fácil ser Prof. e era emprego garantido, temos pena o leitinho está a acabar.
Não há alunos não pode haver escolas…
Zé povinho, tem a certeza de que andou mesmo na escola?
É que a forma como (não) domina a língua portuguesa leva-me a crer que nunca lá entrou.
Caro NSC.
É certo que posso dominar mal a língua portuguesa, porque não sou Prof. nem DR. mas quem ler percebe o que eu quis dizer. E mais:
Sempre trabalhei para ter uma vida razoável, e não tenho 3 meses de ferias como os Professores.
Mesmo a escrever mal talvez lhe tenha tocado um pouco a mensagem!
E os professores andam a brincar ao trabalho?
Eu já fui, e assim que tive a oportunidade saí da carreira para ganhar menos. Certamente porque considerei que a carreira de professor é muito atractiva…
O Mundial vai entreter o povo. O problema atual do governo é Cristiano Ronaldo talvez não poder jogar e a seleção sair rapidamente do mundial.
[…] O que quer dizer que 128 escolas ainda conseguiram aguentar-se mais um ano. […]
I liked your blog very much.
I want to thank you for the contribution.
Google Chrome Free Download For Windows 7
Download Chrome