Escolas profissionais contra certificação dos cursos vocacionais
Com uma duração de apenas dois anos e sem obrigatoriedade de ter concluído o 9.º ano, os estudantes vão poder optar por estes novos cursos, em que metade do tempo de formação é um estágio, que pode ser dado nas empresas.
A Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) vai propor ao Ministério da Educação que os futuros cursos vocacionais, de apenas dois anos, ofereçam uma certificação menor, caso contrário os restantes alunos do ensino profissional serão prejudicados.




3 comentários
São prejudicados porquê?
Os cursos vocacionais são um verdadeiro esgoto do que há de pior nas escolas e nas famílias. Isto de frequentar a escola pouco tempo, passar sempre (porque não podem chumbar) e ter um certificado sem saber ler, escrever nem fazer NADA não faz qualquer sentido.
As Novas Oportunidades também eram a 8.ª maravilha e ninguém emprega os “oportunados” porque são verdadeiras nódoas. Vai acontecer o mesmo com estas personagens.
Qualquer dia será possível fazer a escolaridade obrigatória em 4 anos, uma para cada ciclo de ensino. Fica a sugestão.
É verdade que as escolas profissionais convenceram o ministério para impedir a abertura de muitos cursos profissionais nas escolas públicas. Assim os alunos terão de se inscrever nas privadas. Alguém tem casos desses nas suas escolas?