… de dia 4 de Setembro, do Correio da Manhã.
A notícia surgiu a propósito deste post e de alguma insatisfação sentida na caixa de comentários por haver docentes a leccionar outras disciplinas que não aquelas para as quais têm habilitação profissional.
Já não é de agora que isso acontece, mas com o aumento da pressão por causa de uma possível requalificação e com a redução das necessidades de professores é natural que seja mais visível este assunto.
E claro que quem sente diretamente na pele esta gestão de recursos são os docentes contratados que ficam com menos horas para contratação e porventura serão mais qualificados.
No entanto não acho que estas denuncias sejam tiros para o ar, mas sim sentimentos de revolta de quem tem servido o sistema educativo durante anos a fio e de um momento para o outro sente-se encostado a um canto.





28 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O pouco tempo que nos resta está a esgotar-se… se deixarmos, dentro de dias estaremos definitivamente exterminados…
Quem se lembra da Portuguesa e do que nós somos?!…
Não estais fartos de tanta vilanagem?…
Parem um pouco para ouvirem quem somos…
.
Acho gravíssimo o que o mec está a fazer à matemática do 2 ciclo e acho ainda mais grave que os pais o tolerem.
Uns e outros estão-se completamente a marimbar para os miudos.
Uma outra notícia que também passou despercebida:
.
http://porteduca.blogspot.pt/2013/08/crato-ja-devia-saber-mas-nova-ministra.html
Vale tirar tudo às Escolas Públicas (qualidade,investimento,professores,alunos) para dar às Escolas Privadas.
Só não sente quem não é filho de boa gente.
Sr director da escola de Benfica , é um incompetente. As palavras sao suas, uma vez qué licenciado em engenharia pode lecionar matemática??? Ahahaahahahahahahahah
Fantástico!! E eu que sou licenciada em Matemática grupo 500 não posso!! Afinal como é isto??!!??
Engenheiros a dar Matemática? Mas é que sempre, sublinho, sempre, puderam… por LEI! Não estou a ver novidade nenhuma nesse aspecto.
Os sindicatos que estão a fazer????? O eles querem é que se pague as quotas no final do ano. Até ao momento, e que eu saiba, não existe qualquer ação planeada para a abertura do ano letivo. Vou nesta semana deixar de ser sócio do sindicato, porque não defendem os interesses dos contratados mas sim deles próprios. Começo a acreditar que existe aqui uma verdadeira desunião na classe de professores. A LUTA é nossa.
Por acaso até há uma ação planeada, como tem havido sempre em todos os inícios de anos lectivos:
http://www.spgl.pt/artigo.aspx?sid=02ab55f1-df2b-4066-a8ad-f039e8687840&cntx=xuakrb2u2GW4BlQdESyiUkawq8LVaY2E3nT4d8pd1ocMujq%2B9m5Wp6EQ43HfQDUy
O maior problema é que (por desconhecimento ou falta de vontade) há pouca gente a comparecer nestes plenários… o que acaba por lhes dar pouca força e visibilidade 🙁
E aos contratados vai ser exigida uma prova…. Eu vou pedir de volta o guito que investi na minha vida académica, porque pura simplesmente fui aldrabado e roubado, pelo MEC e pelas Universidades e Institutos onde obtive os canudos de Bacharel, Licenciado (via ensino); Profissionalização em Serviço (paga pelo estado); Mestrado via ensino e agora Doutorando (tudo do meu bolso); tudo com a chancela da corja política que passa pelo MEC; para andar nisto há 14 anos e agora sermos espezinhados; como se fossemos estrangeiros vindos da Sibéria sem visto; e tivéssemos que passar na fronteira (com o a guarda fiscal e a guardia civil à perna…) isto é voltar à ditadura, ao antes da CEE… Cambada de Vigaristas. É o vale tudo. Já o disse mais do que uma vez; é utópico; mas os contratados deveriam ir embora deste País e levar consigo tudo que têm; porque lá fora venceremos. Abaixo estes crápulas, deportados para as Selvagens.
Fazerem desaparecer disciplinas do currículo de um dia para o outro como foi o caso de Educação Tecnológica 530 leva a que colegas com 25 e 30 anos de serviço estejam em horário 0, ora se estes colegas podem leccionar outras disciplinas para as quais têm habilitação não vejo como pode prejudicar os alunos e os novos colegas.
Entao segundo essa logica,qualquer professor poderá dar qualquer disciplina!!!!!!
Enfim, PARE para pensar um bocadinho!
Que não tivessem tirado ET do currículo, que bem falta faz, não havia tanto horário zero!
Por essa lógica um sacristão com 20 anos de serviço numa paróquia já podia celebrar uma missa!
As escolas TEIP estão a fazer o mesmo com os professores contratados.
Sei de uma escola que agrupou com uma TEIP, e agora está a reconduzir os professores para lecionarem a grupos para os quais não têm habilitação profissional.
Os sindicatos deram por terminada a luta com o ME sobre a prova de avaliação dos professores?? E pronto, tenho dito? Acabou a luta? Nunca mais se ouviu falar em nada. TAL É A SINDICALICE! Igualzinha à de junho e julho!!! Quando não se calaram por causa da mobilidade e os contratados encheram o saco com a ajuda nas greves. Ah, pois é…
Penso que vale a pena separar águas nesta questão.
Uma coisa é os professores desempregados ficarem ainda com menos hipóteses de conseguirem obter contratação. É revoltante e ingrato, uma vez que a larga maioria já deu muitos anos ao ensino e tem provas dadas de competência e dedicação. Agravando tudo isto vem a ideia peregrina da prova de conhecimentos… que não tem pés nem cabeça.
Outra coisa diferente é dizer que as pessoas que nunca lecionaram uma determinada disciplina não o podem fazer porque não são competentes. Aqui é que discordo. Um professor que tenha habilitação própria possui os conhecimentos científicos necessários. Como é profissionalizado noutra área similar, deverá ter competências pedagógicas. Eventualmente a única diferença é que um deles fez uma didática e o outro fez outra diferente. Fará tanta diferença assim? Não sei. Terá de ser visto caso a caso. Penso que se é bom professor de uma disciplina será também bom professor de outra. Com mais trabalho de preparação, certamente, mas não vejo que seja impossível.
Acho que cada um deve lecionar a área para a qual possui habilitações; qualquer dia o que se vai passar é uma guerra aberta interna nas escolas entre profs de diferentes áreas!!! Não é uma questão de competência ou não!!!
Uma amiga minha de Geografia recusou-se a lecionar História, disse que percebia mais de agricultura, se eles quisessem ia tratar da horta! É uma questão de bom senso!
Mas a questão é que alguns docentes possuem habilitação para mais do que uma disciplina. Apenas optaram por se profissionalizar numa. Poderia ter sido noutra. A única diferença é a profissionalização, ou seja a didática disto ou daquilo.
POIS…nada é impossível…eu com trabalho e preparação…dava as disciplinas todas do 1º ciclo ao 12º 🙂 precisava é de trabalhar e preparar…bem menos as línguas estrangeiras…agora falado em português marcha tudo 🙂
Ana concordo inteiramente consigo, existem é aqui comentários de “gente altamente especializada em burrice” que nem sequer entendem o que se escreve.
Na escola onde lecionei este ano, professores do 2º ciclo estiveram a lecionar no 3º ciclo. Refiro-me a professores de Matemática e Ciências e da área das línguas. Apesar de lecionarem dentro da mesma área, não me parece que seja justo para os alunos. Uns estão a ter aulas com professores altamente especializados e outros estão a ter aulas com professores que “pescam um pouco do assunto”.
Mas se fossem professores do 3º a leccionar no 2º já concordava? E quando os professores do secundário se “livram” dos horários zero porque os “metem” a dar aulas aos do 2º? Também são altamente especializados? Sendo assim deveriam ser os primeiros a ir para a mobilidade pois não são “polivalentes”. Não diga asneiras.
Há uma coisa que de facto não consigo perceber. Passo a explicar:
1 – Crato quer impôr uma prova de competências aos professores (contratados) porque considera que a formação que obtiveram num curso via ensino não é credível, e é a causa dos maus resultados (este ano desceram abruptamente) nos rankings externos.
2 – Crato ordena que se reutilizem recursos humanos em horários zero ocupando horários para os quais não tem qualquer tipo de formação (habilitação) profissional, atirando para canto a alínea 1.
3 – Crato cria cheque ensino para que as escolas públicas que custaram dezenas de milhões de euros, e que tem melhores condições que as privadas, passem a ser uma espécie apartheid do séc xxi. (antes do outro usar esta expressão já eu a tinha usado).
Alguém me consegue demonstrar uma linha (uma que seja) de raciocinio lógico apenas nestas três medidas? Eu já nem falo do tom ideológico com que algumas são apresentadas.
Das duas uma, ou está de facto em marcha um plano desenhado para privatizar tudo o que mexa, e o que agora mexe, levará com medidas para que deixe de mexer, ou então… temos de facto gente incompetente à frente de um país que se diz democrático, mas que vê passivamente serem legisladas medidas que o fará ter saudaddes de o ser.
Como quero acreditar que ninguém é incompetente o suficiente demasiado tempo, só resta a primeira opção.
Quanto ao ponto 1 não são os contratados que têm “culpa” dos maus resultados dos alunos porque nas escolas quando se faz a distribuição de serviço são atribuídos aos efetivos da escola os anos de exame e o secundário.
Com isto não quero dizer que são os colegas que têm a “culpa” apenas saliento o facto de que a prova para os contratados não salvaguarda os maus resultados obtidos pelos alunos nos exames ….
.
andam doidos…com tanta mudança,deve estar para breve enterrarem-nos vivos
envergonho-me de tanta vergonha.
Pior ainda quando se aproveitam dos recurso e não tiram um Q.A do mesmo agruoamento em questão,substituindo uma colega que se encontra de baixa médica prolongada á cerca de 2 anos.
Ora vejam a minha quetão e agradecia que alguém me respondesse,urgentemente:Boa noite, peço
desculpa em incomodar.Mas gostava de saber a minha situação .Sou Q.A de um agrupamento, sou Educadora ,contudo este ano letivo fui concorrer porque fui para mobilidade,em virtude de haver na minha escola até então três turmas e este ano letivo apenas 2.Tive portanto de ir a concurso por ser a mais nova.Contudo a segunda Q.A acerca de 2 anos tem estado de baixa e este proximo ano pelo que tudo indica vai continuar.Fiquei na situação de Não colocada neste concurso,apesar de ter colocado apenas o concelho do meu Agrupamento.Apenas concorri à !ª prioridade,portanto não tenho hipótese de ir para mais nenhuma escola.O diretor mandou-me ficar com a turma a substituir a colega que se encontra de baixa,por conseguinte vou ficar assumir a sua turma.A minha dúvida é : Não tinha lágica o diretor retirar-me da lista uma vez que a colega vai continuar de baixa e eu não ter colocado mais nenhum agrupamento e ser Q.A deste mesmo agrupamento em questão?
.
o diretor diz que não pode retirar-me da listas dos Não Colocados,porque pode a qualquer momento regressar.
.
o que tem de ser feito?
.
Mas afinal qual a vantagem neste caso eu ser do Q.A desta escola?Penso que só teria lógica se eu fosse do QZP.
.
Obrigada pela disponibilidade.
Author
Não vejo motivo para seres retirada das listas de não colocados até ao regresso da titular do lugar.
o problema é que os professores adaptaram-se só a um ciclo e quando é preciso dar aulas noutros ciclos, mesmo tendo habilitações para isso ficam todos cheios de medo, eu por exemplo vou do 1 º do ciclo até ao 3 º do ciclo e ainda vou ao ensino especial, estou em tudo e dou tudo sem problemas, valorizem-se e sejam flexíveis, os tempos são de mobilidade de que vale ter habilitações só no papel? E ainda dei AEC`S.