Desdobramento CN/FQ

A matriz curricular determina que à área disciplinar de Ciências Físicas e Naturais seja atribuído no seu conjunto em cada ano de escolaridade 6 tempos letivos de 45 minutos ou 270 minutos de tempo mínimo.

O despacho de organização do ano letivo no anexo V determina que é autorizado o desdobramento de turmas nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química do 3º ciclo do ensino básico, exclusivamente para a realização de trabalho prático ou experimental:

a) quando o número de alunos da turma for igual ou superior a 20;

b) No tempo correspondente a um máximo de 100 minutos.

Diz de seguida que o desdobramento deverá funcionar para cada turno semanalmente numa das disciplinas, alternando na semana seguinte na outra disciplina.

Esta organização do desdobramento parece-me bastante complicada para a gestão dos horários dos docentes.

Vejamos.

Se para os alunos será indiferente que numa semana tenham aulas de CN em desdobramento e na outra semana FQ, já para os docentes não será tão simples assim para gerir os horários. Mesmo que exista uma alternância dentro da escola nos desdobramentos, o que pode acontecer é que o horário do docente não seja igual ao longo do ano e que de semana em semana tenha de cumprir horários diferentes.

Não será fácil encontrar uma alternância entre turmas para trabalharem nos mesmos laboratórios que já são insuficientes e a única solução será mesmo a elaboração de dois horários para cada um dos professores de CN e FQ.

No entanto o número 3 do anexo V dá a possibilidade da escola encontrar outras formas de desdobramento.

Ainda não percebi na prática como pode ser feito este desdobramento, se alguém quiser esclarecer agradeço.

ADENDA: depois da leitura de alguns comentários e tendo em conta os limites mínimos de tempo letivo da área disciplinar e os máximos permitidos para o desdobramento o mais provável é que a distribuição possa ser feita da seguinte forma:

 

CN (90 ou 100) + FQ (90 ou 100) e CN (metade – 90 ou 100) + FQ (metade – 90 ou 100)

Cada grupo de alunos teria sempre no conjunto da área disciplinar de Ciências Físicas e Naturais 270 ou 300 minutos semanais, alternando na semana seguinte as turmas em desdobramento.

Em alternativa, sugerida pelo Advogado do Diabo, as escolas poderão optar pela seguinte distribuição dos tempos letivos:

CN (90 ou 100) + FQ (90 ou 100) e CN (metade 1 – 45 ou 50) + CFQ (metade 2 – 45 ou 50) + CN (metade 2 – 45 ou 50) + CFQ(metade 1 – 45 ou 50)

 

A ser qualquer uma destas soluções a carga letiva dos docentes por cada turma para o conjunto da área disciplinar é de 360 ou 400 minutos semanais.

NOTA: De acordo com a chamada de atenção do Nuno Domingues as situações em cima descritas e rasuradas não deverão acontecer e o provávell é que o desdobramento entre CN e FQ seja feita de acordo com o texto inicial e de acordo com a tabela neste link, com as devidas adaptações à possibilidade de os tempos letivos funcionarem em períodos de 50 minutos.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/06/desdobramento-cnfq/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • mario on 6 de Junho de 2012 at 11:37
    • Responder

    Resumindo, fica confirmado a redução do nº de horas para os docentes, contrariamente ao que é afirmado pelo MEC.
    Quanto ao desdobramento, uma proposta ridicula e reveladora da incompetência pedagógica de quem a propôs, mas reveladora da excelente competência financeira.

      • Maria on 6 de Junho de 2012 at 16:13
      • Responder

      Não comecem a complicar!!!! Docentes ficam com 4 tempos lectivos que até aqui têm sido de 90 min, agora podem passar para 100 min.

  1. Desta vez discordo da interpretação do Arlindo.
    Parece-me que « para cada turno semanalmente numa das disciplinas» significa que um dos turnos se dedica a CN enquanto, simultaneamente, o outro trabalha CFQ. Na semana seguinte trocam…Na interpretação do Arlindo, parece-me, cada aluno teria 225 minutos de aula, abaixo do mínimo estabelecido portanto.

  2. Os alunos, melhor, cada aluno terá que ter um total de 6 tempos semanais no conjunto das duas disciplinas, não no conjunto de duas semanas. Assim, e segundo a interpretação de DES, como será feito isto?

  3. Concordo com o colega Des. No horário do professor estará marcada a aula de turno. Numa semana tem o turno A e na outra o B. Alternado CN com CFQ.

    1. Mas isso quer dizer então que numa semana o turno A terá 6 tempos de cfq e na semana seguinte terá 6 tempos a cn? É que só assim, cada aluno terá os 6 tempos semanais no conjunto das duas disciplinas.

      1. «Mas isso quer dizer então que numa semana o turno A terá 6 tempos de cfq e na semana seguinte terá 6 tempos a cn?»

        Não, Defina um turno A e um turno B. Para os alunos do turno A 4 tempos de CN (2 tempos com toda a Turma e 2 do Turno
        A) e 2 tempos de CFQ (com a turma toda). Para o turno B a distribuição seria 2 CN e 4 CFQ. Na semana seguinte trocavam.
        os turnos. Atenção, não estou a dizer que gosto ou desgosto do modelo, limitei-me a a apresentar a minha interpretação do texto transcrito.

  4. O que proponho, não sei será possível segundo este despacho é a hipótese de 45 min (turma junta) + 90 min (turno A) + 90 min (turno B), por semana e em cada uma das disciplinas.

      • Isabel Diogo on 6 de Junho de 2012 at 12:31
      • Responder

      Concordo. Atendendo a que a b) do ponto 1, ao permitir desdobrar até 100 min, permitirá desdobrar 45 ou 50 semanalmente evitando a alternância….ou, como diz DC, desdobrar 90 min, por turno, em alternância.

    • Sofia on 6 de Junho de 2012 at 12:20
    • Responder

    Olá Arlindo

    Eu estive numa escola em que já faziam estas alternâncias para disciplinas com 45 minutos, pois na escola apenas faziam aulas de 90 minutos. Assim, uma semana dava um bloco de 90 minutos e na semana a seguir dava outra disciplina e assim sucessivamente. É o que vai acontecer com FQ e CN, uma semana dá FQ 45 + 90 + 90 (90 + 90 são os turnos) e na semana a seguir apenas 45 min e as CN dão 45 + 90 +90.

      • Isabel Diogo on 6 de Junho de 2012 at 12:28
      • Responder

      Assim, não me parece que cumpra os 270 (CN + CFQ) por semana e por aluno.

      Numa semana daria por aluno: CFQ = 45 + 90 e CN apenas 45 e na seguinte trocado

    1. Sofia,
      Não poderá funcionar assim no próximo ano uma vez que os alunos têm de ter 6 tempos.
      Parece-me de bom senso que as escolas optem por um desdobramento que permita uma maior tranquilidade durante o ano letivo e por isso , o ideal seria efetuar-se o desdobramento na mesma semana com CN. (Em CN e CFQ : 45min – todos juntos e 90min – desdobrado)

    • Mauro Penedo on 6 de Junho de 2012 at 12:46
    • Responder

    Boa tarde
    Na minha opinião poderia ser 85 min teóricos com a turma toda junta a CN e CFQ e 100 min práticos para cada turno. Numa semana, metade da turma teria 100 min de CFQ e na mesma semana a outra metade teria 100 min de CNAT. Na semana seguinte alternava. Isto daria os tais 270 min semanais aos alunos (85min CFQ + 85 min CN + 100 min práticos a uma da disciplinas) e ao professor 185 min (85 min aula teórica e 100 min aula prática com metade do turno). Era bom que fosse assim, senão…

    • Advogado do Diabo on 6 de Junho de 2012 at 12:55
    • Responder

    Arlindo

    Existem duas hipóteses.

    A 1ª é a descrita no despacho. 2 tempos semanais em que 1 turno está em CN e o outro em CFQ, trocando na semana seguinte. Isto é um pesadelo em termos de planificação das aulas.

    A 2ª hipótese é uma versão reduzida do desdobramento atual. Na mesma semana cada disciplina tem 1 tempo com cada turno. Acredito que será desta forma que a maioria das escolas farão o desdobramento. Era assim que se fazia o desdobramento há uns anos atrás e é assim que algumas escolas o fazem.

    • Alfredo Campinteu on 6 de Junho de 2012 at 13:21
    • Responder

    Sabem se foi publicado algum despacho a mandar para casa os docentes de oferta de escola?? A mim já me querem enviar dia 2 de JUlho….!!!! Esta cena de trabalharem todos igual, mas uns vão embora logo em julho e outros (colocados pela bolsa) vão em agosto É UMA NOJEIRA INACREDITÁVEL…..!!!!

    • Maria Ferreira on 6 de Junho de 2012 at 13:47
    • Responder

    Para os alunos terem 6 tempos semanais e as aulas laboratoriais serem obrigatoriamente de 90 (ou 100) minutos e a funcionar alternadamente, só vejo uma hipótese:

    para os alunos:
    1bloco semanal de CFQ (turma toda)
    1bloco semanal de CN (turma toda)
    1 bloco de aula laboratorial (uma semana CFQ ena outra CN)

    Para os horários dos professores não será grande transtorno (uma semana o professor tem um turno e na outra semana o outro turno), mas gerir pedagogicamente o facto de, na aula semanal em que está toda a turma, ter na sala de aula alunos que fizeram determinadas atividades e outros que ainda as não fizeram, é que vai ser muito difícil (para não dizer impossível)

    • Mauro Penedo on 6 de Junho de 2012 at 13:58
    • Responder

    Maria, assim é transtorno porque o professor perde um tempo de aula (média seria 3 tempos por semana, agora são 4). Outra dúvida que teria era o que fariam os alunos do turno que não estivessem na aula prática??O horário dos alunos teria de alternar semanalmente, o que não me parece que seja a solução indicada…

  5. É favor desligar o “complicómetro”. Isto já é sabido desde Janeiro e não houve alteração (mesmo considerando a escolha dos tempos de 50 minutos). Fica aqui o esclarecimento e dois exemplos:

    http://educaraeducacao.blogspot.pt/2012/01/desdobramento-nas-ciencias-do-3-ciclo.html

      • prof_ze on 6 de Junho de 2012 at 16:04
      • Responder

      Concordo! A única novidade é que só há desdobramentos com pelo menos 20 alunos. De resto, nos quadros que citou está bem explicado!

    • Rui Moreira on 6 de Junho de 2012 at 19:45
    • Responder

    Independentemente do tipo de desdobramento o professor mantém os 4 tempos semanais tal como acontece atualmente nos 7º e 8º anos. A redução passa-se no 9º ano que passa dos atuais 5 tempos para 4 tempos. Mas isso já se sabia desde que foi publicada a proposta do ministério. A questão tem mais a ver com a elaboração dos horários e com a gestão dos laboratórios.

    • Miguel on 6 de Junho de 2012 at 22:15
    • Responder

    No link:

    http://educaraeducacao.blogspot.pt/2012/01/desdobramento-nas-ciencias-do-3-ciclo.html

    Percebo bem o modelo 1, mas o modelo 2 deixa-me confuso?! Se são 135 minutos por disciplina, como é que dá 4 tempos por professor e por disciplina? Além disso, se 45 min. é com metade da turma, isto não significa que a outra metade só tem esses 45 min., nessa disciplina, na semana seguinte? E, nesse caso, não se verifica igualmente uma alternância, ao contrário do que diz o título?

    1. No modelo 2: São 4 tempos por professor e disciplina porque um professor dará uma aula teórica de 2 tempos à turma toda e duas aulas práticas de 1 tempo a cada um dos turnos. (2+1+1=4). Para cada aluno são 3 tempos por semana. Neste caso, modelo 2, “Sem alternância semanal”, como o próprio nome indica não há alternância semanal.

        • Miguel on 6 de Junho de 2012 at 23:36
        • Responder

        Ok. Obrigado. Já percebi.
        Estava, erradamente, a assumir que (ponto 2, Anexo V, do Desp. Norm.), se um turno tivesse CN na semana A, só poderia CFQ na semana B. Mas o que efetivamente sucede (ponto 3, do mesmo anexo), é que, desde que se respeite o ponto 1, poderá haver outro tipos de desdobramento, como o do Modelo 2.

  6. Vai ser a sangria total nos horários! Já nem falo dos colegas contratados pois na minha escola e noutras da zona, corre-se o sério risco de não existirem turmas suficientes para os professores do quadro… eu incluído! Ando muito preocupado! Querem nos levar à loucura, só pode…

    • Daniel on 7 de Junho de 2012 at 0:03
    • Responder

    Com esta passagem a 4 tempos por turma no horário do professor, o grupo 520 ganha horas no 3º ciclo (não contando claro, com todas as outras que perdemos por fim das reduções para D.T. e fim do Estudo Acompanhado, etc). Por experiência, no 9º ano actualmente são raros os casos em que se atribuem 5 tempos às C.N. Na maior parte dos casos, são atribuídos 45 min apenas às C.F.Q. No 7º e 8º anos, há muitas escolas onde cada turma representa 3 tempos no horário do professor (45 + 45 desdobrados) ou, em alguns casos, apenas 90 sem desdobramento.

  7. mas se fica ao critério das esolas qual a dificuldade em desdobrar os 90 minutos e manter a turma toda em 45 minutos? daria os 3 tempos de casa disciplina para os alunos e 5 tempos para o professor…. se o diretores da escola pode facilitar a vida aos seus professores porque não o faz?

    1. Não pode ser. Os tempos dos professores não podem ser mais que 4.

      1. Mas onde está escrito que só podem ser 4 tempos?

  8. Anexo V ver ponto 3. Esclarecimento aqui:

    http://educaraeducacao.blogspot.pt/2012/01/revisao-da-estrutura-curricular-duvidas.html

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading