Durante a tarde de de hoje o MEC irá reunir com várias Associações Profissionais da área artística e tecnológica tendo como ponto único da ordem de trabalhos a revisão da estrutura curricular.
Logo que tenha mais informações coloco neste post o resultado dessa reunião que será coordenada pelo Secretário de Estado do ensino e Administração Educativa.
Espera-se um reunião bastante quente já que as áreas artísticas são as mais penalizadas na proposta final de revisão curricular.
21 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Pois. Todo aquele discurso das “disciplinas fundamentais”, ou das “disciplinas essenciais” está relacionado com essa penalização.
Depois de apresentar a reforma é que se vai discutir ???
Lamentável a atitude do MEC.
Ex.mos Srs.
Os meus cumprimentos.
Sou professor de Educação Tecnológica (16 anos de tempo de serviço efetivo), e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina de Educação Tecnológica no 3.º ciclo?
Penso que será um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
Esta situação só poderá ser contornada, se houver orientações do MEC para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático, preferencialmente de Educação Tecnológica.
Também não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será o lobby das artes a funcionar?
Não entendo também porque é que TIC passa a ser obrigatório no 7.º e 8.º ano. Será que o lobby da informática funcionou?
Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias nos 3 anos, que seriam:
Área Artística (Educação Visual + oferta de escola – artística)
Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal.
Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artisticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada ou pregar um prego, estamos cheios!
Só com teorias, o país não sai deste impasse!
Precisamos de gente que saiba fazer!
Sem mais de momento.
Atenciosamente,
Dário Baptista
Amigo Dário Baptista, deixe lá em paz a Informática.
As disciplinas obrigatórias de informática no secundário acabaram e a literacia digital está pela hora da morte. Não fale do que não sabe.
Defenda-se sem atacar os outros.
Cara colega Julia
Certamente é uma das pessoas que pensa que a informática irá resolver todos os problemas deste país/mundo?
O mundo em que vivemos não funciona todo por wireless, ou através de um teclado / rato / ecran. Talvez daqui a umas décadas!
Haverá sempre necessidade de pessoas que manipulem ferramentas, máquinas, equipamentos, objetos, etc.
Haverá sempre necessidade de eletricistas, mecânicos, carpinteiros, canalizadores, etc.
Muitos dos meus ex-alunos (hoje adultos) são técnicos responsáveis e competentes, e quando me encontram se recordam das montagem elétricas que realizaram, ou dos objetos que construiram, quando eram meus alunos.
Hoje são técnicos e bons profissionais, porque foram devidamente estimulados e/ou orientados no ensino básico para estudar áreas técnicas.
A disciplina que faz isto, e que sempre fez, chama-se EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
Cumprimentos.
Dário Baptista
Caro colega Dário,
Lobby das artes?
Têm consciência dos cortes que a disciplina de Educação Visual tem sofrido?
É por atitudes dessas que o seu grupo está como está.
Num mundo onde a cultura visual tem o pendor que tem, acha que um lobby conseguiria ter diminuído a anterior carga de 90 + 45 só para 90m? Mesmo que agora obrigatória ainda vamos sofrer cortes, pois como sabe cerca de 70% dos alunos já escolhia a EV, e já tenho 15 anos de serviço, pelo que detenho alguma experiência …
Estude bem a “coisa” e depois pronuncie-se.
Aprenda a construir sem destruir o que está concretizado, pois essa atitude vai contra a sua defesa da “cultura da área tecnológica”.
Parece-me bem o fim da ET? Não, não me parece. Mas também acho um absurdo a Educação Visual ter um presença no 3º ciclo de apenas 90 minutos por ano, já que é uma verdadeira área interdisciplinar e deveria ser aproveitada como tal.
Abraço,
César Paulo
Caro colega César
Parece que interpretou mal o meu post, mas se o ofendi, desde já as minhas desculpas.
Espero que compreenda a minha indignação, pois não encontro qualquer razão lógica e racional para acabar com a disciplina de ET.
Se houve lobby das Artes ou das TIC, este é perfeitamente justificável, pois os colegas estão a defender os seus postos de trabalho.
A ET tem pouca força, pois é uma “caldeirada” de vários grupos disciplinares que foram incluídos no grupo de ET.
Assumo plenamente que não houve união no grupo, no sentido de defender a disciplina.
Quanto à importância da disciplina, penso que não haverá qualquer dúvida, até por uma razão histórica, pois esta sempre existiu, embora com outro nome (área vocacional/trabalhos oficinais), e como disciplina obrigatória, no nosso sistema de ensino.
Como já referi no meu post, deveria haver 2 áreas obrigatórias (artística e técnica) no ensino básico.
Ambas são importantes na formação de base dos nossos jovens, e servem como estímulo e orientação, para a sua continuação dos estudos no secundário.
Os nossos jovens têm aptidões diversificadas, que devem ser estimuladas e incentivadas, e este tipo de disciplinas (artísticas e técnicas) são fundamentais para as desenvolver.
Como já referi, penso que será um retrocesso euducativo, pois só teoria não chega!
Cumprimentos.
Dário Baptista
Penso que a tristeza de uns é augúrio de outros!? Desta foi a outra, ET, assim sem mais nem menos, com o se de um ETsunami se tratasse, foi banida.
Mas não foram só os políticos tecer esta teia. Já alguém disse: Também dos professores alguns traidores houve.
Eu e a minha esposa somos professores de Educação Tecnológica, há maid de 7 anos; estamos de luto e provavelmente de malas feitas, porque temos família e temos que ir ganhar a vida. Obrigado a todos e oxalá a desgraça nunca vos bata à porta.
Só para concluir porque sei que alguns se estarão a rir: Perdemos uma batalha,não a guerra, porque felizmente tenho outras armas para lutar com um inimigo tão cruel como o é o da INJUSTIÇA…tenho investido todas as minhas poupanças na educação e o retorno tem sido o da ingratidão. Até breve camaradas. Dentro em breve teremos robot teachers em charters vindos da Coreia, para o ensino das línguas….
Caros colegas.
Desde já, quero manifestar a minha solidariedade com os colegas de disciplina de ET, neste momento tão triste e trágico para o futuro da disciplina, e consequentemente para todos os docentes.
Como professor de ET, a minha previsão é de um futuro muito sombrio.
Se nada for feito para inverter/corrigir esta situação, a disciplina só irá continuar ao nível residual, consoante a decisão dos diretores das escolas/agrupamentos.
Penso que é urgente agir, no sentido de esclarecer o MEC, de modo a corrigir ou inverter esta situação.
Existe uma associação (ANAPET), mas parece que não existe, pois não tem website, o e-mail não funciona, etc.
Penso que temos que nos unir (com urgência), e enviar para quem nos possa defender (sindicatos, grupos parlamentares, deputados, ec.) sugestões, pedidos de esclarecimentos, reclamações, etc.
Eu já fiz a minha parte. já enviei e-mails para sindicatos, grupos parlamentares, MEC, etc.
Temos que nos manter unidos, pois se cada um olhar só para si, a curto prazo, a disciplina no 3.º ciclo desaparecerá completamente!
Cumprimentos.
Dário Baptista
Caro Dário,
Concordo plenamente consigo mas como disse, não podemos ficar só com as lamentações aqui nos fóruns. Temos de nos fazer ouvir o mais depressa possível, porque se o fizermos e continuarmos a perder pelo menos sabemos que tentámos.
Estou disponível para TUDO!
Um abraço,
Marília
Caro Dário,
Agora sim, entendi a sua posição.
Concordo totalmente com todas as suas considerações.
Abraço,
César Paulo
há muito que os professores de EVT andavam a gritar “ajudem!” EVT precisa de Todos e Todos de EVT!
Estou solidária com todos os colegas de ET!! Organizem um grupo de revolta e enfrentem estas leis nojentas!!!Por certo que haverá muitos colegas de outros grupos de recrutamento a lutarem a vosso lado!!Eu disponibilizo-me para ser uma delas!
Força!
Também tenho 11 anos de serviço neste grupo 530 – estou aqui a sofrer! O que vai acontecer…. tenho uma filha com 2 anos e a minha esposa recebe o ordenado minímo…. esta gente brinca com as pessoas… não passamos de bonecos nas mãos deles…
O problema do 530 está na “salsada” de disciplinas que englobam este grupo!
É urgente organizarmo-nos enquanto grupo e defender a nossa causa que é também a causa dos alunos!
Paulo Pereira
Para todos os colegas de Educação Tecnológica – MUITO IMPORTANTE
Contactei há pouco a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e dadas por profs. de ET.
Ele disse-me também que o sec. de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
Os de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
Os de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
Aqui ficam os contactos:
http://aanapet.blogspot.pt/
E-mail: direcao.anapet@gmail.com
Tlm – 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes – direção da ANAPET)
Temos que no unir, pois a união faz a força!
Cumprimentos.
Dário Baptista
Para todos os colegas de Educação Tecnológica – MUITO IMPORTANTE
Contactei há pouco a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e dadas por profs. de ET.
Ele disse-me também que o sec. de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
Os de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
Os de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
Aqui ficam os contactos:
http://aanapet.blogspot.pt/
E-mail: direcao.anapet@gmail.com
Tlm – 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes – direção da ANAPET)
Temos que nos unir, pois a união faz a força!
Cumprimentos.
Dário Baptista
Temos que nos unir….. todos os docentes de Educação Tecnológica devem fazer algo porque estão claramente a tentar banir a disciplina de Educação Tecnológica(Antigos Trabalhos manuais) do ensino. É uma injustiça e um erro, só os teóricos da educação que até para pregar um prego, para colocar um casquilhode uma lâmpada , apertar uns parafusos ou fazer uma pequena reparação em casa pedem ajuda, podem ser capazes de tal barbaridade.
Como é possível assim de repente acabar com a disciplina Educação Tecnológica com obrigatória relegando como opção da direcção da escola.
Cumps
Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?
Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?
Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?
[…] acordo com comentário do Dário aqui deixo esta informação importante para todos os docentes do grupo […]