Reunião MEC com Associações Profissionais

Durante a tarde de de hoje o MEC irá reunir com várias Associações Profissionais da área artística e tecnológica tendo como ponto único da ordem de trabalhos a revisão da estrutura curricular.

Logo que tenha mais informações coloco neste post o resultado dessa reunião que será coordenada pelo Secretário de Estado do ensino e Administração Educativa.

Espera-se um reunião bastante quente já que as áreas artísticas são as mais penalizadas na proposta final de revisão curricular.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/03/reuniao-mec-com-associacoes-profissionais/

21 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Xana G on 28 de Março de 2012 at 9:44
    • Responder

    Pois. Todo aquele discurso das “disciplinas fundamentais”, ou das “disciplinas essenciais” está relacionado com essa penalização.

    • Manuel Miranda on 28 de Março de 2012 at 10:36
    • Responder

    Depois de apresentar a reforma é que se vai discutir ???

    Lamentável a atitude do MEC.

    • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 11:07
    • Responder

    Ex.mos Srs.
    Os meus cumprimentos.

    Sou professor de Educação Tecnológica (16 anos de tempo de serviço efetivo), e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina de Educação Tecnológica no 3.º ciclo?
    Penso que será um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    Esta situação só poderá ser contornada, se houver orientações do MEC para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático, preferencialmente de Educação Tecnológica.
    Também não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será o lobby das artes a funcionar?
    Não entendo também porque é que TIC passa a ser obrigatório no 7.º e 8.º ano. Será que o lobby da informática funcionou?
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias nos 3 anos, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola – artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artisticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada ou pregar um prego, estamos cheios!
    Só com teorias, o país não sai deste impasse!
    Precisamos de gente que saiba fazer!

    Sem mais de momento.
    Atenciosamente,
    Dário Baptista

    • Julia Pinhão on 28 de Março de 2012 at 11:36
    • Responder

    Amigo Dário Baptista, deixe lá em paz a Informática.
    As disciplinas obrigatórias de informática no secundário acabaram e a literacia digital está pela hora da morte. Não fale do que não sabe.

    Defenda-se sem atacar os outros.

      • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 14:33
      • Responder

      Cara colega Julia
      Certamente é uma das pessoas que pensa que a informática irá resolver todos os problemas deste país/mundo?
      O mundo em que vivemos não funciona todo por wireless, ou através de um teclado / rato / ecran. Talvez daqui a umas décadas!
      Haverá sempre necessidade de pessoas que manipulem ferramentas, máquinas, equipamentos, objetos, etc.
      Haverá sempre necessidade de eletricistas, mecânicos, carpinteiros, canalizadores, etc.
      Muitos dos meus ex-alunos (hoje adultos) são técnicos responsáveis e competentes, e quando me encontram se recordam das montagem elétricas que realizaram, ou dos objetos que construiram, quando eram meus alunos.
      Hoje são técnicos e bons profissionais, porque foram devidamente estimulados e/ou orientados no ensino básico para estudar áreas técnicas.
      A disciplina que faz isto, e que sempre fez, chama-se EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.

      Cumprimentos.
      Dário Baptista

    • César Paulo on 28 de Março de 2012 at 11:50
    • Responder

    Caro colega Dário,

    Lobby das artes?
    Têm consciência dos cortes que a disciplina de Educação Visual tem sofrido?
    É por atitudes dessas que o seu grupo está como está.

    Num mundo onde a cultura visual tem o pendor que tem, acha que um lobby conseguiria ter diminuído a anterior carga de 90 + 45 só para 90m? Mesmo que agora obrigatória ainda vamos sofrer cortes, pois como sabe cerca de 70% dos alunos já escolhia a EV, e já tenho 15 anos de serviço, pelo que detenho alguma experiência …

    Estude bem a “coisa” e depois pronuncie-se.
    Aprenda a construir sem destruir o que está concretizado, pois essa atitude vai contra a sua defesa da “cultura da área tecnológica”.

    Parece-me bem o fim da ET? Não, não me parece. Mas também acho um absurdo a Educação Visual ter um presença no 3º ciclo de apenas 90 minutos por ano, já que é uma verdadeira área interdisciplinar e deveria ser aproveitada como tal.

    Abraço,

    César Paulo

      • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 14:17
      • Responder

      Caro colega César
      Parece que interpretou mal o meu post, mas se o ofendi, desde já as minhas desculpas.
      Espero que compreenda a minha indignação, pois não encontro qualquer razão lógica e racional para acabar com a disciplina de ET.
      Se houve lobby das Artes ou das TIC, este é perfeitamente justificável, pois os colegas estão a defender os seus postos de trabalho.
      A ET tem pouca força, pois é uma “caldeirada” de vários grupos disciplinares que foram incluídos no grupo de ET.
      Assumo plenamente que não houve união no grupo, no sentido de defender a disciplina.
      Quanto à importância da disciplina, penso que não haverá qualquer dúvida, até por uma razão histórica, pois esta sempre existiu, embora com outro nome (área vocacional/trabalhos oficinais), e como disciplina obrigatória, no nosso sistema de ensino.
      Como já referi no meu post, deveria haver 2 áreas obrigatórias (artística e técnica) no ensino básico.
      Ambas são importantes na formação de base dos nossos jovens, e servem como estímulo e orientação, para a sua continuação dos estudos no secundário.
      Os nossos jovens têm aptidões diversificadas, que devem ser estimuladas e incentivadas, e este tipo de disciplinas (artísticas e técnicas) são fundamentais para as desenvolver.
      Como já referi, penso que será um retrocesso euducativo, pois só teoria não chega!

      Cumprimentos.
      Dário Baptista

    • TEROS on 28 de Março de 2012 at 12:34
    • Responder

    Penso que a tristeza de uns é augúrio de outros!? Desta foi a outra, ET, assim sem mais nem menos, com o se de um ETsunami se tratasse, foi banida.
    Mas não foram só os políticos tecer esta teia. Já alguém disse: Também dos professores alguns traidores houve.
    Eu e a minha esposa somos professores de Educação Tecnológica, há maid de 7 anos; estamos de luto e provavelmente de malas feitas, porque temos família e temos que ir ganhar a vida. Obrigado a todos e oxalá a desgraça nunca vos bata à porta.
    Só para concluir porque sei que alguns se estarão a rir: Perdemos uma batalha,não a guerra, porque felizmente tenho outras armas para lutar com um inimigo tão cruel como o é o da INJUSTIÇA…tenho investido todas as minhas poupanças na educação e o retorno tem sido o da ingratidão. Até breve camaradas. Dentro em breve teremos robot teachers em charters vindos da Coreia, para o ensino das línguas….

      • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 14:52
      • Responder

      Caros colegas.
      Desde já, quero manifestar a minha solidariedade com os colegas de disciplina de ET, neste momento tão triste e trágico para o futuro da disciplina, e consequentemente para todos os docentes.
      Como professor de ET, a minha previsão é de um futuro muito sombrio.
      Se nada for feito para inverter/corrigir esta situação, a disciplina só irá continuar ao nível residual, consoante a decisão dos diretores das escolas/agrupamentos.
      Penso que é urgente agir, no sentido de esclarecer o MEC, de modo a corrigir ou inverter esta situação.
      Existe uma associação (ANAPET), mas parece que não existe, pois não tem website, o e-mail não funciona, etc.
      Penso que temos que nos unir (com urgência), e enviar para quem nos possa defender (sindicatos, grupos parlamentares, deputados, ec.) sugestões, pedidos de esclarecimentos, reclamações, etc.
      Eu já fiz a minha parte. já enviei e-mails para sindicatos, grupos parlamentares, MEC, etc.
      Temos que nos manter unidos, pois se cada um olhar só para si, a curto prazo, a disciplina no 3.º ciclo desaparecerá completamente!

      Cumprimentos.
      Dário Baptista

        • Marília Martins on 28 de Março de 2012 at 15:31
        • Responder

        Caro Dário,

        Concordo plenamente consigo mas como disse, não podemos ficar só com as lamentações aqui nos fóruns. Temos de nos fazer ouvir o mais depressa possível, porque se o fizermos e continuarmos a perder pelo menos sabemos que tentámos.

        Estou disponível para TUDO!

        Um abraço,
        Marília

    • César Paulo on 28 de Março de 2012 at 14:37
    • Responder

    Caro Dário,

    Agora sim, entendi a sua posição.

    Concordo totalmente com todas as suas considerações.

    Abraço,
    César Paulo

    • maria on 28 de Março de 2012 at 15:18
    • Responder

    há muito que os professores de EVT andavam a gritar “ajudem!” EVT precisa de Todos e Todos de EVT!

    • ana on 28 de Março de 2012 at 19:13
    • Responder

    Estou solidária com todos os colegas de ET!! Organizem um grupo de revolta e enfrentem estas leis nojentas!!!Por certo que haverá muitos colegas de outros grupos de recrutamento a lutarem a vosso lado!!Eu disponibilizo-me para ser uma delas!

    Força!

    • Jorge on 28 de Março de 2012 at 19:28
    • Responder

    Também tenho 11 anos de serviço neste grupo 530 – estou aqui a sofrer! O que vai acontecer…. tenho uma filha com 2 anos e a minha esposa recebe o ordenado minímo…. esta gente brinca com as pessoas… não passamos de bonecos nas mãos deles…

    • Paulo on 28 de Março de 2012 at 20:18
    • Responder

    O problema do 530 está na “salsada” de disciplinas que englobam este grupo!

    É urgente organizarmo-nos enquanto grupo e defender a nossa causa que é também a causa dos alunos!

    Paulo Pereira

    • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 21:40
    • Responder

    Para todos os colegas de Educação Tecnológica – MUITO IMPORTANTE
    Contactei há pouco a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e dadas por profs. de ET.
    Ele disse-me também que o sec. de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
    Os de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm – 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes – direção da ANAPET)

    Temos que no unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

    • Dário Baptista on 28 de Março de 2012 at 21:41
    • Responder

    Para todos os colegas de Educação Tecnológica – MUITO IMPORTANTE
    Contactei há pouco a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e dadas por profs. de ET.
    Ele disse-me também que o sec. de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
    Os de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm – 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes – direção da ANAPET)

    Temos que nos unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

    • Cruz on 28 de Março de 2012 at 23:13
    • Responder

    Temos que nos unir….. todos os docentes de Educação Tecnológica devem fazer algo porque estão claramente a tentar banir a disciplina de Educação Tecnológica(Antigos Trabalhos manuais) do ensino. É uma injustiça e um erro, só os teóricos da educação que até para pregar um prego, para colocar um casquilhode uma lâmpada , apertar uns parafusos ou fazer uma pequena reparação em casa pedem ajuda, podem ser capazes de tal barbaridade.

    Como é possível assim de repente acabar com a disciplina Educação Tecnológica com obrigatória relegando como opção da direcção da escola.

    Cumps

  1. Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?

  2. Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?

    • António on 21 de Julho de 2024 at 21:42
    • Responder

    Em Dez de 2021 foram publicadas as aprendizagens essenciaisde E.T , 3º ciclo . Alguém me cosegue indicar as escolas que tem a disciplina e as especialidades dos professores que as lecionam?

  1. […] acordo com comentário do Dário aqui deixo esta informação importante para todos os docentes do grupo […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: