Petição – Educação Tecnológica

Petição contra a eliminação de Educação Tecnológic​a do Currículo Nacional do 3º ciclo

 

A ANAPET criou e dinamiza a seguinte petição online:

Considerando que a Educação Tecnológica (que deriva da anterior disciplina de trabalhos oficinais e/ou área vocacional) sempre existiu, e permite aos alunos “aprender fazendo”, em contexto de sala/oficina, com trabalhos/projetos práticos de mecânica, carpintaria, eletricidade, etc., (consoante a logística de cada escola/agrupamento). É uma disciplina de que os alunos gostam e onde não há insucesso escolar. A Educação Tecnológica serve (e sempre serviu) de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais, para serem técnicos qualificados e responsáveis no futuro. Numa escolaridade de 12 anos, faz todo o sentido existir Educação Tecnológica no segundo e terceiro ciclos do ensino básico porque se complementam e aprofundam as competências adquiridas pelos alunos na área técnica e tecnológica, tanto mais quando se afirma querer reforçar o ensino profissional. Considerando que não há quaisquer estudos, ou orientações, que recomendem a extinção da Educação Tecnológica e que esta disciplina existe na maioria dos países desenvolvidos, pois a sociedade tecnológica em que vivemos, e queremos continuar a viver, assim o exige. Estão em risco cerca de 3000 professores do quadro e contratados de Educação Tecnológica deste país (muitos com 15 ou mais anos de serviço) e o respetivo conhecimento acumulado ao longo de muitos anos de serviço. Propomos que a disciplina de Educação Tecnológica faça parte do currículo nacional do segundo e terceiro ciclo, como disciplina obrigatória, oferecida em todas as escolas, eventualmente, a par de outras disciplinas de caráter artístico, reforçando a formação completa dos alunos, existindo desde o 5º até ao 9º ano.

Solicitamos que assinem e divulguem para termos o máximo de assinaturas possíveis, o mais rapidamente que conseguirmos. Esta petição será remetida para a Assembleia da República; Primeiro-Ministro e Ministro da Educação e Ciência.
Podem assinar a apetição aqui.

Nota: Não se esqueçam também de enviar a pergunta ao Professor Marcelo

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/03/peticao-educacao-tecnologica/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jorge on 30 de Março de 2012 at 21:00
    • Responder

    Colegas vamos à luta! Já mandei a todos os meus contactos e coloquei no facebook!

    cumprimentos

    Jorge Santos

    • Jorge on 30 de Março de 2012 at 23:40
    • Responder

    Vamos pessoal, são 23h30 e já temos 300 assinaturas!

    • Cruz on 31 de Março de 2012 at 0:38
    • Responder

    Temos que divulgar a petição pelo nossos contactos pois a causa é justa.
    Não esquecer que todos os colegas de ET devem trabalhar enviando mail e contactando outros todos são afectados por esta eliminação da disciplina sem qualquer justificação e feita pelas ” costas ” .

    • carlos gomes on 31 de Março de 2012 at 0:54
    • Responder

    A APEVT mobilizou os seus professores para reforçarem votos nesta PETIÇÂO. O momento é de UNIÃO entre todos que estão pela defesa da ET no curriculo do 1º ao 9º anoa de escolaridade

    • Dário Baptista on 31 de Março de 2012 at 12:21
    • Responder

    Caros colegas
    PF reenviem a petição para todos os vossos contactos!
    Temos que usar todos os meios para que o MEC corrija/altere esta situação!

    Cumprimentos.
    Dário Baptista

    • Jorge on 31 de Março de 2012 at 21:06
    • Responder

    Viva

    Vamos trabalhar em conjunto, só assim faremos a diferença!!!
    Mandem mails,SMS, ponham no facebook….

    Eu não faço outra coisa nos últimos dias!!!! TRABALHEM!!!!!

    Jorge Santos

    • Cristina on 31 de Março de 2012 at 21:43
    • Responder

    Já enviei e já assinei!

    E tu o que estás à espera?

    • Cristina Santos on 1 de Abril de 2012 at 0:40
    • Responder

    Tenho pena que os nossos politicos não saiam dos seus gabinetezinhos e não conheçam nem de longe nem de perto a realidade das nossas escolas!!!!. Pela minha experiência, muitos dos alunos desmotivados e sem qualquer interesse pela escola é na nossa disciplina que encontram a motivação para continuar o seu percurso!!!! é na nossa disciplina que se sentem úteis e percebem que com esforço e dedicação conseguem realizar coisas maravilhosas… é na nossa disciplina que encontram o gosto pelo fazer….
    Temos todos que lutar para que o futuro dos nossos alunos não seja ainda mais destruído!!!

  1. Existe outra petição similar mas com menos signatários, podem ver aqui http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22863

      • dalia negra on 1 de Abril de 2012 at 10:06
      • Responder

      porque razão estao duas petiçoes a circular, dispersando as assinaturas.

    • Virgilio on 2 de Abril de 2012 at 18:53
    • Responder

    A fenprof tem uma reuniao com o MEC no dia 5 de Abril.
    Talvez se saiba mais alguma coisa.

    1. Sim é verdade, há essa reunião, mas também está acordada uma outra reunião (em dia incerto) esta semana entre o ME e a ANAPET!

        • Virgilio on 3 de Abril de 2012 at 16:28
        • Responder

        A confederação dos Encarregados de Educação não tem nada a dizer nada sobre isto?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading