Dia Europeu da Igualdade Salarial

Celebra-se hoje, e pela segunda vez, o Dia Europeu da Igualdade Salarial, lançado pela primeira vez pela Comissão Europeia, em 5 de março do ano passado.

Este ano a CE alerta para as diferenças salariais entre homens e mulheres. Os dados divulgados revelam que as mulheres na União Europeia continuam a ganhar em média menos 16,4% do que os homens. Este evento assinala, à escala da EU, o número de dias suplementares que as mulheres têm de trabalhar para ter direito ao mesmo montante de remuneração do que os homens. O objetivo da Comissão Europeia é sensibilizar a opinião pública sobre as disparidades salariais na EU. A poucos dias do Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março, o Dia da Igualdade Salarial deste ano está especialmente centrado nos empregadores.

A disparidade salarial – ou seja, a diferença média da remuneração horária bruta entre mulheres e homens no conjunto da economia – é ainda muito elevada, variando consideravelmente consoante os países e os setores de atividade. A diferença espelha o problema do equilíbrio entre trabalho e vida privada: muitas mulheres tiram licenças parentais e trabalham a tempo parcial. Apesar da tendência ligeiramente positiva, existem Estados-Membros onde as disparidades salariais estão a aumentar, como a Bulgária, a França, a Letónia, a Hungria, Portugal e a Roménia.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0TEGrI5bDLA]

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2012/03/dia-europeu-da-igualdade-salarial/

1 comentário

    • JC Narciso on 2 de Março de 2012 at 18:56
    • Responder

    Nem mais !
    IGUALDADE SALARIAL, segundo a FORMAÇÃO e o TEMPO DE SERVIÇO de cada professor. E extinção da divisão CRIMINOSA entre Professores do Concurso Interno e Externo, passando a existir UMA lista de Professores, por grupos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: