Resposta da DGAE Sobre a Recuperação de Vagas

… que ainda pode ser alterada na segunda fase de aperfeiçoamento para quem fez asneira.

 

Espero que os alertas que tenho colocado aqui ao longo desta semana cheguem mesmo a todas as escolas.

 

 

A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.
Com os melhores cumprimentos,

 

DGAE/DSCI

 

Pergunta:

Porque existem algumas dúvidas, podendo fazer-se a eventual correção na fase da 2º validação, solicita-se o seguinte esclarecimento:
Na questão 12, “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”, em que situações se deve mencionar “Sim (recupera) ?

 

Resposta completa da DGAE sobre a questão 12

 

Tendo em conta o teor do e-mail infra, cumpre-nos clarificar o pretendido na resposta à questão 12 “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”:
a)    Se docente QA/QE e QZP das Regiões Autónomas, LSVLD (QA/QE e/ou QZP) ou Externo – deve selecionar “Não relevante”;
b)    Se docente QZP colocado por Concurso Externo Extraordinário de 2013 (DL n.º 7/2013 de 17/01) ou 2014 (DL n.º 60/2014 de 22/04) – deve selecionar “Não (não recupera)”;
c)     Para os restantes candidatos  QA/QE  ou QZP  (não enquadrados nas situações atrás referidas)  – deve selecionar “Sim (recupera)” , exceto se, o provimento na carreira, resultou de execução de recurso hierárquico ou  de outra forma de integração excecional , como por exemplo ao abrigo  DL nº 41/97, de 06/02,  DL n.º66/2000, de 26/04, DL n.º109/2002, de 16/04.
A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.

Com os melhores cumprimentos,

DGAE/DSCI

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/04/resposta-da-dgae-sobre-a-recuperacao-de-vagas/

14 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Susana on 1 de Abril de 2015 at 18:35
    • Responder

    Eu também espero que esta informação chegue a todas as escolas a tempo…

    • Nuno M on 1 de Abril de 2015 at 18:43
    • Responder

    Mas qual a razão desta indicação não ter sido clarificada, tal como está nesta resposta, no manual de validação? Não se percebe. O manual referia-se às excessões das portarias sem indicar, de uma forma clara como aqui está, que portarias eram. Os manuais são confusos e pouco claros e dão como resultado o costume…..bagunça.

    • adriana on 1 de Abril de 2015 at 19:07
    • Responder

    o que é LSVLD? Peço desculpa mas realmente não estou a ver…

    1. Licença sem vencimento de longa duração.

        • adriana on 1 de Abril de 2015 at 23:50
        • Responder

        certo… obrigada!
        Eu sou QE, não sou nada dessas coisas e pelos vistos não recupero vaga… a ignorância é tramada, minha neste caso… como a escola tem -1, até achei que eu não recuperava vaga…

  1. Mas essa validação é para as escolas certo? Devemos fazer alguma coisa, Arlindo? Obrigada.

    1. Sim, é para as escolas, mas nem todos devem ainda ter conhecimento que este é o procedimento correto a fazer no ponto 12. Aconselho-vos a avisarem a vossa escola se tiverem Não (não recupera) onde deviam ter Sim (recupera).

      1. Pois, a mim colocaram Não (não recupera). Vou tentar que me alterem esta opção. Mas, Arlindo, vamos lá trocar isto por miúdos porque acho que muitos colegas não estão a entender o que significa “recuperação automáticas das vagas”, e a mim também me está a meter um pouco de confusão. Isto quer dizer que, sendo eu QZP numa zona, se por acaso mudar de zona pedagógica ou de passar para QA, a minha vaga não será preenchida por outro colega? Mas alguém vai ter de ir para a escola/vaga que eu deixei… Isto também quer dizer que se todos colocarem NÃO RECUPERA VAGA, nenhuma vaga, para além das já referidas, poderá ser ocupada neste concurso. Estou certo, Arlindo? É mais ou menos isto?

        1. Exato. Se mudares de qzp ou entrares em QA e se tiver no campo 12 não recupera, ninguém entra para o teu lugar que foi deixado vago. Deixa de haver recuperação automática de vaga porque a escola diz que a vaga não é recuperada.

          • C.S. on 1 de Abril de 2015 at 23:36

          O.K.. Entendi. Mas isto tudo, toda esta confusão, cheira-me a esturro e quem fica a ganhar com o churrasco é o MEC. Obrigado mais uma vez Arlindo. Amanhã informarei a escola para alterarem a opção 😉

          • VC on 8 de Abril de 2015 at 13:17

          Eu também tenho não recupera assim como todos os meus colegas de grupo, (seis) que concorremos. No aviso de abertura apenas existe uma vaga negativa. Terá a escola procedido corretamente? Somos todos QA, providos em anteriores concursos nacionais.

    • anacar on 2 de Abril de 2015 at 1:02
    • Responder

    Boa noite. Este ano os docentes QZP são obrigados a concorrer à Mobilidade Interna se não ficarem colocados no Concurso Interno. Gostaria de saber se, no concurso da mobilidade interna, prevalece a repescagem para os professores QZP que tenham , no mínimo, 6 horas letivas na escola onde estavam colocados. Obrigada.
    Ana

    • Sofia on 7 de Abril de 2015 at 23:36
    • Responder

    Sou QZP dos “antigos” e mantém-se o “Não recupera”! Enfim…

      • recibos on 7 de Abril de 2015 at 23:51
      • Responder

      É normal que ainda se mantenha, pois continua a ver o recibo da primeira validação.
      E não adianta perder tempo a tentar ver o recibo da segunda validação.

  1. […] recuperáveis que as escolas indicam na sua aplicação de validação das candidaturas. Em 2015 a DGAE deu esta resposta depois de insistir várias vezes neste assunto. Em 2013 aqui e em 2015 […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading