… que ainda pode ser alterada na segunda fase de aperfeiçoamento para quem fez asneira.
Espero que os alertas que tenho colocado aqui ao longo desta semana cheguem mesmo a todas as escolas.
A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.
Com os melhores cumprimentos,
DGAE/DSCI
Pergunta:
Porque existem algumas dúvidas, podendo fazer-se a eventual correção na fase da 2º validação, solicita-se o seguinte esclarecimento:
Na questão 12, “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”, em que situações se deve mencionar “Sim (recupera) ?
Resposta completa da DGAE sobre a questão 12
Tendo em conta o teor do e-mail infra, cumpre-nos clarificar o pretendido na resposta à questão 12 “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”:
a) Se docente QA/QE e QZP das Regiões Autónomas, LSVLD (QA/QE e/ou QZP) ou Externo – deve selecionar “Não relevante”;
b) Se docente QZP colocado por Concurso Externo Extraordinário de 2013 (DL n.º 7/2013 de 17/01) ou 2014 (DL n.º 60/2014 de 22/04) – deve selecionar “Não (não recupera)”;
c) Para os restantes candidatos QA/QE ou QZP (não enquadrados nas situações atrás referidas) – deve selecionar “Sim (recupera)” , exceto se, o provimento na carreira, resultou de execução de recurso hierárquico ou de outra forma de integração excecional , como por exemplo ao abrigo DL nº 41/97, de 06/02, DL n.º66/2000, de 26/04, DL n.º109/2002, de 16/04.
A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.Com os melhores cumprimentos,
DGAE/DSCI
14 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu também espero que esta informação chegue a todas as escolas a tempo…
Mas qual a razão desta indicação não ter sido clarificada, tal como está nesta resposta, no manual de validação? Não se percebe. O manual referia-se às excessões das portarias sem indicar, de uma forma clara como aqui está, que portarias eram. Os manuais são confusos e pouco claros e dão como resultado o costume…..bagunça.
o que é LSVLD? Peço desculpa mas realmente não estou a ver…
Licença sem vencimento de longa duração.
certo… obrigada!
Eu sou QE, não sou nada dessas coisas e pelos vistos não recupero vaga… a ignorância é tramada, minha neste caso… como a escola tem -1, até achei que eu não recuperava vaga…
Mas essa validação é para as escolas certo? Devemos fazer alguma coisa, Arlindo? Obrigada.
Sim, é para as escolas, mas nem todos devem ainda ter conhecimento que este é o procedimento correto a fazer no ponto 12. Aconselho-vos a avisarem a vossa escola se tiverem Não (não recupera) onde deviam ter Sim (recupera).
Pois, a mim colocaram Não (não recupera). Vou tentar que me alterem esta opção. Mas, Arlindo, vamos lá trocar isto por miúdos porque acho que muitos colegas não estão a entender o que significa “recuperação automáticas das vagas”, e a mim também me está a meter um pouco de confusão. Isto quer dizer que, sendo eu QZP numa zona, se por acaso mudar de zona pedagógica ou de passar para QA, a minha vaga não será preenchida por outro colega? Mas alguém vai ter de ir para a escola/vaga que eu deixei… Isto também quer dizer que se todos colocarem NÃO RECUPERA VAGA, nenhuma vaga, para além das já referidas, poderá ser ocupada neste concurso. Estou certo, Arlindo? É mais ou menos isto?
Exato. Se mudares de qzp ou entrares em QA e se tiver no campo 12 não recupera, ninguém entra para o teu lugar que foi deixado vago. Deixa de haver recuperação automática de vaga porque a escola diz que a vaga não é recuperada.
O.K.. Entendi. Mas isto tudo, toda esta confusão, cheira-me a esturro e quem fica a ganhar com o churrasco é o MEC. Obrigado mais uma vez Arlindo. Amanhã informarei a escola para alterarem a opção 😉
Eu também tenho não recupera assim como todos os meus colegas de grupo, (seis) que concorremos. No aviso de abertura apenas existe uma vaga negativa. Terá a escola procedido corretamente? Somos todos QA, providos em anteriores concursos nacionais.
Boa noite. Este ano os docentes QZP são obrigados a concorrer à Mobilidade Interna se não ficarem colocados no Concurso Interno. Gostaria de saber se, no concurso da mobilidade interna, prevalece a repescagem para os professores QZP que tenham , no mínimo, 6 horas letivas na escola onde estavam colocados. Obrigada.
Ana
Sou QZP dos “antigos” e mantém-se o “Não recupera”! Enfim…
É normal que ainda se mantenha, pois continua a ver o recibo da primeira validação.
E não adianta perder tempo a tentar ver o recibo da segunda validação.
[…] recuperáveis que as escolas indicam na sua aplicação de validação das candidaturas. Em 2015 a DGAE deu esta resposta depois de insistir várias vezes neste assunto. Em 2013 aqui e em 2015 […]