Resposta da DGAE Sobre a Recuperação de Vagas

… que ainda pode ser alterada na segunda fase de aperfeiçoamento para quem fez asneira.

 

Espero que os alertas que tenho colocado aqui ao longo desta semana cheguem mesmo a todas as escolas.

 

 

A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.
Com os melhores cumprimentos,

 

DGAE/DSCI

 

Pergunta:

Porque existem algumas dúvidas, podendo fazer-se a eventual correção na fase da 2º validação, solicita-se o seguinte esclarecimento:
Na questão 12, “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”, em que situações se deve mencionar “Sim (recupera) ?

 

Resposta completa da DGAE sobre a questão 12

 

Tendo em conta o teor do e-mail infra, cumpre-nos clarificar o pretendido na resposta à questão 12 “Há lugar à recuperação automática de vaga caso este docente seja colocado?”:
a)    Se docente QA/QE e QZP das Regiões Autónomas, LSVLD (QA/QE e/ou QZP) ou Externo – deve selecionar “Não relevante”;
b)    Se docente QZP colocado por Concurso Externo Extraordinário de 2013 (DL n.º 7/2013 de 17/01) ou 2014 (DL n.º 60/2014 de 22/04) – deve selecionar “Não (não recupera)”;
c)     Para os restantes candidatos  QA/QE  ou QZP  (não enquadrados nas situações atrás referidas)  – deve selecionar “Sim (recupera)” , exceto se, o provimento na carreira, resultou de execução de recurso hierárquico ou  de outra forma de integração excecional , como por exemplo ao abrigo  DL nº 41/97, de 06/02,  DL n.º66/2000, de 26/04, DL n.º109/2002, de 16/04.
A recuperação de vagas está dependente da situação em que o docente foi colocado nessa vaga e não da existência de vagas positivas ou negativas nesse grupo de recrutamento e AE/ENA.

Com os melhores cumprimentos,

DGAE/DSCI

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/04/resposta-da-dgae-sobre-a-recuperacao-de-vagas/

14 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Susana on 1 de Abril de 2015 at 18:35
    • Responder

    Eu também espero que esta informação chegue a todas as escolas a tempo…

    • Nuno M on 1 de Abril de 2015 at 18:43
    • Responder

    Mas qual a razão desta indicação não ter sido clarificada, tal como está nesta resposta, no manual de validação? Não se percebe. O manual referia-se às excessões das portarias sem indicar, de uma forma clara como aqui está, que portarias eram. Os manuais são confusos e pouco claros e dão como resultado o costume…..bagunça.

    • adriana on 1 de Abril de 2015 at 19:07
    • Responder

    o que é LSVLD? Peço desculpa mas realmente não estou a ver…


    1. Licença sem vencimento de longa duração.

        • adriana on 1 de Abril de 2015 at 23:50
        • Responder

        certo… obrigada!
        Eu sou QE, não sou nada dessas coisas e pelos vistos não recupero vaga… a ignorância é tramada, minha neste caso… como a escola tem -1, até achei que eu não recuperava vaga…


  1. Mas essa validação é para as escolas certo? Devemos fazer alguma coisa, Arlindo? Obrigada.


    1. Sim, é para as escolas, mas nem todos devem ainda ter conhecimento que este é o procedimento correto a fazer no ponto 12. Aconselho-vos a avisarem a vossa escola se tiverem Não (não recupera) onde deviam ter Sim (recupera).


      1. Pois, a mim colocaram Não (não recupera). Vou tentar que me alterem esta opção. Mas, Arlindo, vamos lá trocar isto por miúdos porque acho que muitos colegas não estão a entender o que significa “recuperação automáticas das vagas”, e a mim também me está a meter um pouco de confusão. Isto quer dizer que, sendo eu QZP numa zona, se por acaso mudar de zona pedagógica ou de passar para QA, a minha vaga não será preenchida por outro colega? Mas alguém vai ter de ir para a escola/vaga que eu deixei… Isto também quer dizer que se todos colocarem NÃO RECUPERA VAGA, nenhuma vaga, para além das já referidas, poderá ser ocupada neste concurso. Estou certo, Arlindo? É mais ou menos isto?


        1. Exato. Se mudares de qzp ou entrares em QA e se tiver no campo 12 não recupera, ninguém entra para o teu lugar que foi deixado vago. Deixa de haver recuperação automática de vaga porque a escola diz que a vaga não é recuperada.

          • C.S. on 1 de Abril de 2015 at 23:36

          O.K.. Entendi. Mas isto tudo, toda esta confusão, cheira-me a esturro e quem fica a ganhar com o churrasco é o MEC. Obrigado mais uma vez Arlindo. Amanhã informarei a escola para alterarem a opção 😉

          • VC on 8 de Abril de 2015 at 13:17

          Eu também tenho não recupera assim como todos os meus colegas de grupo, (seis) que concorremos. No aviso de abertura apenas existe uma vaga negativa. Terá a escola procedido corretamente? Somos todos QA, providos em anteriores concursos nacionais.

    • anacar on 2 de Abril de 2015 at 1:02
    • Responder

    Boa noite. Este ano os docentes QZP são obrigados a concorrer à Mobilidade Interna se não ficarem colocados no Concurso Interno. Gostaria de saber se, no concurso da mobilidade interna, prevalece a repescagem para os professores QZP que tenham , no mínimo, 6 horas letivas na escola onde estavam colocados. Obrigada.
    Ana

    • Sofia on 7 de Abril de 2015 at 23:36
    • Responder

    Sou QZP dos “antigos” e mantém-se o “Não recupera”! Enfim…

      • recibos on 7 de Abril de 2015 at 23:51
      • Responder

      É normal que ainda se mantenha, pois continua a ver o recibo da primeira validação.
      E não adianta perder tempo a tentar ver o recibo da segunda validação.


  1. […] recuperáveis que as escolas indicam na sua aplicação de validação das candidaturas. Em 2015 a DGAE deu esta resposta depois de insistir várias vezes neste assunto. Em 2013 aqui e em 2015 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog