Se quiserem eu ajudo. A maior parte da falsas declarações tem a ver com o tempo prestado em TEIP. Basta pedir a cópia do Registo Biográfico e verificar se a escola é TEIP ou com contrato de autonomia.
As formações e a avaliações os professores devem ter certificados e cópias dos registos da add respetivamente.
Ora bem! Está quase tudo no registo biográfico. A avaliação é um documento à parte, entregue e assinado pelos docentes, pelo coordenador e direção. Projetos? Estão nos horários! Cargos? Registo Biogréfico. Depois há emails, documentos… tanta coisa prar provar, assim os senhores diretores queiram. Não há desculpas mal pagadoras! Agora, se calhar nem interessa muito verificar…
Enfim. Você não tem estado prestado funções docentes nos últimos anos correcto?
Suspeito até quem nem se inscreveu na BCE. Só assim se percebe que resuma a enormidade de subcritérios ao “tempo prestado em TEIP”.
Como sabe que tem a ver com estes subcritérios? Estes são possíveis de provar. Agora outros como, lecionar a alunos com NEE, realização de algumas atividades, entre outros, é que são complicados de provar.
Pois em criterios estupidos tipo autoplanificação dos alunos deve ser dificil comprovar…agora criterios objetivos como add, formação contínua, formação complementar, n sei onde está a dificuldade
Ya.
Tem aí a escala de níveis por tema de importância? Partilhe “ca gente”.
É que assim de repente… Poderia dizer que há, eventualmente, temas mais importantes que esse que menciona. Mas lá está. Sem escala de medição fica difícil.
Só um pequeno esclarecimento (ou não…). Neste momento, as escolas não têm acesso às respostas dos candidatos aos subcritérios. Apenas conhecem o que está nas listas enviadas pela DGAE, para serem afixadas.
Não tem acesso nem têm que ter. Só quando for escolhida a pessoa é que deverão ter acesso à informação e fazer o devido (e humanamente impossível em tempo últil) cruzamento de dados. E sim, são bastantes.
Os colocados em CI com horário incompleto, vêem o seu período experimental a finalizar e sem informação real de quem foi colocado e quais os horários disponíveis BCE é um TIRO NO ESCURO denunciar o seu contrato sem REDE. Acresce ainda, até ao momento não terem sido chamados para poderem acumular/completar a componente letiva, como foi sublinhado pelo MEC. Já algum de vós conseguiu? Obrigado.
Quem prestou falsas declarações tem que ser punido, mas também há casos em que o candidato não “a” pode provar, e casos em que o Sr(ª) Diretor(a) pode provar a falsa declaração.
Tenho conhecimento que alguns Diretores não estão a pedir comprovativos de nada. Alguém tem conhecimento de colocações anuladas? Eu não tenho e conheço pessoas que prestaram falsas declarações no grupo 910 relacionadas com o tempo de serviço no grupo e continuam nas escolas. Não concebo que exista um concurso em que as pessoas são livres de responder o que querem e até mesmo a alterarem a graduação e ninguém durante este processo validade o que quer que seja. No fim recebem um mail a dizer para aceitar a colocação e ficam colocados à margem de qualquer validação. Isto é INACREDITÁVEL e PERVERSO. Soubesse eu o que isto ia dar e também mentia nas minhas respostas e a esta hora estava a trabalhar. Para o ano é o que farei, certamente.
Falaram do registo biográfico. Só há 2 anos é que descobri que, em 7 ou 8 anos como diretor de turma, apenas constam lá os dois primeiros. De quem é a culpa? Do candidato? Das escolas? De eu nunca ter precisado de registo biográfico até ter precisado de outros tipos de concursos, como ofertas de escola e não colocação direta pelo MEC, ou seja, deles? Quanto a avaliações e projetos, podem ser comprovados, mas em relação a anos de 2003, por exemplo? Eu cheguei a ser coordenador do meu departamento nesse ano e numa escola dita normal, algo impossível hoje em dia para um contratado. Como provar isso? Não tenho nada que o prove e a escola certamente que não terá também, pois foi pouco depois do começo da era informática, onde metade dos professores mais velhos não sabia lidar com um computador e os mais novos não guardavam provas de nada…
Há muitas coisas que terão que ser “calculadas” pelo bom senso.
Caro colega,
o que aí descreves aplica-se a quase todos nós e por essa razão este concurso é uma autentica fraude. Todavia, tudo deve ser verificado ao pormenor e os senhores diretores que tomem uma posição firme e anulem, anulem esta “vergonha nacional”.
Portugal, país do terceiro mundo!
Tudo, mesmo tudo deve ser verificado. Outro dos subcritérios que surge e que muitos candidatos colocam como um dado certo é quando respondem ao seguinte: “Dinamizou e participou em Projetos e Atividades inovadoras, no âmbito do Projeto Educativo de AE/EN(TEIP e/ou escolas com contrato de autonomia), nos últimos 5 anos letivos que permitiram a promoção do sucesso educativo?”.
De facto, muitos nunca por lá passaram, mas colocaram que sim. Nestes casos, o candidato deveria apenas colocar tudo, mas no seguinte subcritério: Dinamizou e participou em Projetos e Atividades inovadoras, no âmbito do Projeto Educativo de AE/EN nos últimos 5 anos letivos que permitiram a promoção do sucesso educativo?”. E mais não digo. Só vê, quem quer…
19 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se quiserem eu ajudo. A maior parte da falsas declarações tem a ver com o tempo prestado em TEIP. Basta pedir a cópia do Registo Biográfico e verificar se a escola é TEIP ou com contrato de autonomia.
As formações e a avaliações os professores devem ter certificados e cópias dos registos da add respetivamente.
Ora bem! Está quase tudo no registo biográfico. A avaliação é um documento à parte, entregue e assinado pelos docentes, pelo coordenador e direção. Projetos? Estão nos horários! Cargos? Registo Biogréfico. Depois há emails, documentos… tanta coisa prar provar, assim os senhores diretores queiram. Não há desculpas mal pagadoras! Agora, se calhar nem interessa muito verificar…
“para” em vez de “prar”
Enfim. Você não tem estado prestado funções docentes nos últimos anos correcto?
Suspeito até quem nem se inscreveu na BCE. Só assim se percebe que resuma a enormidade de subcritérios ao “tempo prestado em TEIP”.
Nã merece mais comentários.
Como sabe que tem a ver com estes subcritérios? Estes são possíveis de provar. Agora outros como, lecionar a alunos com NEE, realização de algumas atividades, entre outros, é que são complicados de provar.
Pois em criterios estupidos tipo autoplanificação dos alunos deve ser dificil comprovar…agora criterios objetivos como add, formação contínua, formação complementar, n sei onde está a dificuldade
Só se fala dos concursos e passam despercebidos temas bem importantes!
http://oduilio.wordpress.com/2014/10/09/comentario-de-jcc-estao-a-acabar-com-a-monodocencia/#comments
Ya.
Tem aí a escala de níveis por tema de importância? Partilhe “ca gente”.
É que assim de repente… Poderia dizer que há, eventualmente, temas mais importantes que esse que menciona. Mas lá está. Sem escala de medição fica difícil.
ah… só agora é que pensam nisso… durante anos foi assim que funcionou. Estamos todos a brincar à transparência, rigor e melhoria.
É. Mais vale tarde do que nunca. Julgo que concordará comigo?
Só um pequeno esclarecimento (ou não…). Neste momento, as escolas não têm acesso às respostas dos candidatos aos subcritérios. Apenas conhecem o que está nas listas enviadas pela DGAE, para serem afixadas.
Não tem acesso nem têm que ter. Só quando for escolhida a pessoa é que deverão ter acesso à informação e fazer o devido (e humanamente impossível em tempo últil) cruzamento de dados. E sim, são bastantes.
Os colocados em CI com horário incompleto, vêem o seu período experimental a finalizar e sem informação real de quem foi colocado e quais os horários disponíveis BCE é um TIRO NO ESCURO denunciar o seu contrato sem REDE. Acresce ainda, até ao momento não terem sido chamados para poderem acumular/completar a componente letiva, como foi sublinhado pelo MEC. Já algum de vós conseguiu? Obrigado.
Quem prestou falsas declarações tem que ser punido, mas também há casos em que o candidato não “a” pode provar, e casos em que o Sr(ª) Diretor(a) pode provar a falsa declaração.
Tenho conhecimento que alguns Diretores não estão a pedir comprovativos de nada. Alguém tem conhecimento de colocações anuladas? Eu não tenho e conheço pessoas que prestaram falsas declarações no grupo 910 relacionadas com o tempo de serviço no grupo e continuam nas escolas. Não concebo que exista um concurso em que as pessoas são livres de responder o que querem e até mesmo a alterarem a graduação e ninguém durante este processo validade o que quer que seja. No fim recebem um mail a dizer para aceitar a colocação e ficam colocados à margem de qualquer validação. Isto é INACREDITÁVEL e PERVERSO. Soubesse eu o que isto ia dar e também mentia nas minhas respostas e a esta hora estava a trabalhar. Para o ano é o que farei, certamente.
Pois, aí está! A injustiça saiu à rua, desavergonhada e crua…
Falaram do registo biográfico. Só há 2 anos é que descobri que, em 7 ou 8 anos como diretor de turma, apenas constam lá os dois primeiros. De quem é a culpa? Do candidato? Das escolas? De eu nunca ter precisado de registo biográfico até ter precisado de outros tipos de concursos, como ofertas de escola e não colocação direta pelo MEC, ou seja, deles? Quanto a avaliações e projetos, podem ser comprovados, mas em relação a anos de 2003, por exemplo? Eu cheguei a ser coordenador do meu departamento nesse ano e numa escola dita normal, algo impossível hoje em dia para um contratado. Como provar isso? Não tenho nada que o prove e a escola certamente que não terá também, pois foi pouco depois do começo da era informática, onde metade dos professores mais velhos não sabia lidar com um computador e os mais novos não guardavam provas de nada…
Há muitas coisas que terão que ser “calculadas” pelo bom senso.
Caro colega,
o que aí descreves aplica-se a quase todos nós e por essa razão este concurso é uma autentica fraude. Todavia, tudo deve ser verificado ao pormenor e os senhores diretores que tomem uma posição firme e anulem, anulem esta “vergonha nacional”.
Portugal, país do terceiro mundo!
Tudo, mesmo tudo deve ser verificado. Outro dos subcritérios que surge e que muitos candidatos colocam como um dado certo é quando respondem ao seguinte: “Dinamizou e participou em Projetos e Atividades inovadoras, no âmbito do Projeto Educativo de AE/EN(TEIP e/ou escolas com contrato de autonomia), nos últimos 5 anos letivos que permitiram a promoção do sucesso educativo?”.
De facto, muitos nunca por lá passaram, mas colocaram que sim. Nestes casos, o candidato deveria apenas colocar tudo, mas no seguinte subcritério: Dinamizou e participou em Projetos e Atividades inovadoras, no âmbito do Projeto Educativo de AE/EN nos últimos 5 anos letivos que permitiram a promoção do sucesso educativo?”. E mais não digo. Só vê, quem quer…