Esclarecimento DGAEP sobre o Subsídio de Férias e a Caducidade

Bom dia!

Obtive uma resposta de uma entidade superior ao Gabinete de Gestão Financeira. Estou a referir-me à Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) que pertence ao Ministério das Finanças.

O esclarecimento é em relação a duas dúvidas:

Sou professor contratado, em que o meu contrato é regulado pelo RCTFP. O meu contrato acaba no dia 31 de Agosto/2013 e não será renovado. Sabendo isso, tenho duas dúvidas:

1- Devido à cessação do contrato, o Subsídio de Férias não deveria ser pago no presente mês de Agosto? Pelo menos é o que entendo devido ao artigo 180º do RCTFP. No entanto o artigo 2º, da Lei nº 39/2013, de 21 de junho é omisso nesta questão.

2- Devido à cessação do contrato, não deveria receber a compensação por caducidade? (nos termos do artigo 252º do RCTFP da Lei nº 59/2008, de 11 de Setembro, que foi alterado pela Lei n.º 66/2012, de 31 de Dezembro). Agradeço também este esclarecimento.

Em anexo a este email envio um esclarecimento da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), assinado pela Directora-Geral desta instituição. Este documento foi pedido por mim a esta entidade superior, depois de conversa telefónica e falta de informação da Direcção Geral de Planeamento e Gestão Financeira (GGF).

Perante isto, é mais uma vez evidente, que as escolas estão a proceder ilegalmente ao não terem pago o Subsídio de Férias no mês de Agosto e ao não terem pago a Compensação por Caducidade. Penso que o GGF deverá ter em conta este documento, pois disse-me por telefone, que apenas estavam à espera de um esclarecimento da DGAEP. Como eu já tenho o esclarecimento, o GGF também o deverá ter…

Tens autorização para publicar no teu blog (sem o meu nome) para que os colegas apresentem o documento nas suas Escolas. Obrigado.

 

[gview file=”https://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2013/09/Esclarecimento-DGAEP-Subsidio-Ferias-e-Caducidade.pdf”]

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/esclarecimento-dgaep-sobre-o-subsidio-de-ferias-e-a-caducidade/

23 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Descrente on 1 de Setembro de 2013 at 17:05
    • Responder

    Mas repito: o meu contrato terminou a 18 de julho e, na semana seguinte, enviei o pedido de pagamento da compensação, por escrito (CR/AR), ao que me responderam que não têm autorização do GFF para efetuar o pagamento.
    Pergunto: perante esta resposta do dgaep dada ao colega, como devo proceder?

  1. Acha que alguém já se rala com isso? Não vê que já está tudo colocado e querem lá saber dos contratados!

      • Micas on 1 de Setembro de 2013 at 20:47
      • Responder

      Sinceramente…

    • Descrente on 1 de Setembro de 2013 at 17:33
    • Responder

    Já enviei tudo isto por mail ao meu ex-agrupamento e anexei, separadamente, o esclarecimento da DGAEP.
    Façam todos o mesmo!

      • Cris on 1 de Setembro de 2013 at 23:13
      • Responder

      não consigo abrir o esclarecimento da DGAEP. Podem enviar-mo?

    • Moony on 1 de Setembro de 2013 at 17:38
    • Responder

    Portanto temos de ler todos aqueles artigos que eles referem… Bolas… Não podiam ser mais objetivos, claros e sintéticos???

    • Sérgio Lagoa on 1 de Setembro de 2013 at 17:42
    • Responder

    Portanto, devem os contratados apresentar um requerimento nos respectivos serviços administrativos para que lhes seja pago o devido. Obrigado pela partilha da informação.

      • Nuno Nunes on 3 de Setembro de 2013 at 16:05
      • Responder

      Já a meio de Agosto se discutiu por aqui a “rebaldaria” de critérios e ordens que andam a correr pelas escolas nos últimos anos. Mas relembro que em relação a essa hipótese de deixar nos serviços administrativos de uma escola ou agrupamento o dito requerimento, já no ano lectivo de 2011/2012 tinham sido ganhos em tribunal um sem-fim de casos entre professores e o ministério sobre os subsídios e compensações por caducidade e apareceu uma minuta de um requerimento (feita pela FENPROF ou pelo SPGL, creio) com todos os argumentos e D.L. envolvidos, bem como uma referência o facto de após 8 (julgo serem 8…) decisões de tribunal sempre no mesmo sentido já não haver lugar a “julgamento” e ser directamente assumida a decisão dos outros casos (isto é, pagamento dos respectivos…).
      No meu caso entreguei o referido requerimento e ainda hoje estou à espera!! Não se dignam sequer a mentir!

  2. Boa tarde!
    Alguém tem a minuta desse pedido?
    Obrigada

    • Fernando Matos on 1 de Setembro de 2013 at 18:43
    • Responder

    A resposta da dgaep no seu ponto 6 tem uma inconformidade, não existe o ponto 5 do artigo 252.º do RCTFP.

    Pelo que eu percebi, a caducidade, junto com a proporcionalidade do subsídio de férias e de natal, será paga em Setembro.

    • Maria Saúde on 1 de Setembro de 2013 at 19:24
    • Responder

    Boa tarde!
    Podem enviar-me a minuta para pedir a caducidade?
    Obrigado

  3. Podem consultar a minuta aqui: http://mulher-professora.blogspot.pt/

    Foi-me enviada pelo meu sindicato.

    • Ana on 1 de Setembro de 2013 at 21:29
    • Responder

    Onde está o anexo?

    • catarina on 1 de Setembro de 2013 at 22:00
    • Responder

    Boa noite
    Eu sou professora contratada e o meu contrato terminou no dia 31 de Agosto e embora ate hoje não tenha recebido nenhum subsidio de ferias recebi a minha caducidade de contrato juntamento com o vencimento de Agosto

      • olga on 2 de Setembro de 2013 at 13:54
      • Responder

      Recebeu???
      Nenhuma escola pode pagar antecipadamente qualquer caducidade e subsidio de férias acima de 1100€, sem autorização do GGF..
      Aguarda-se diretivas nesse sentido.
      A esc. ou agrupamento incorre em sansões disciplinares por “aplicação da lei” sem autorização prévia de um orgão superior ( no que concerne a situações finaceiras)… e se foi autorizado por um Presidente/diretor , devo acrescentar que nenhum está acima da lei e só deve fazer cumprir o estipulado por um orgão superior a este, mesmo estando escrito, o que esse diretor/presidente deveria fazer era solicitar cabimento da verba ( para caducidade ) ao GGF ..

      1. Mas se o GGF estava à espera de uma resposta da DGAEP e ela deu a resposta ao colega com data de início de Agosto, não saberá o GGF dessa resposta em tempo útil para autorizar o pagamento do subsídio de férias durante o mês de Agosto?
        ou um “reles” contratado teve direito a essa resposta por mail antes do próprio GGF?

      2. Perdão, só vi agora que a resposta da Olga se referia à caducidade.

        • C.A on 3 de Setembro de 2013 at 9:02
        • Responder

        Dona Olga, grande moral para justificar retenção de dinheiro! Quem paga o que deve pode incorrer nisto e naquilo e naqueloutro…já quem deve e retém verbas que não são suas é que está correcto! Belo princípio, por isso este país está como está!

    • dedinho on 1 de Setembro de 2013 at 23:05
    • Responder

    Muito obrigada à colega que partilhou. Isto é mesmo serviço público 🙂

    • Guti on 1 de Setembro de 2013 at 23:36
    • Responder

    Caros colegas estou com uma dúvida… A minuta apresentada anteriormente é para ser apresentada na escola?

      • Fernando Matos on 2 de Setembro de 2013 at 0:09
      • Responder

      Sim. Eles terão de te responder atempadamente e te pagar. Senão, mediante a resposta e se não te pagarem, podes avançar com ajuda do sindicato para tribunal.

    • Miguel on 2 de Setembro de 2013 at 8:41
    • Responder

    Ainda não percebi qual foi o esclarecimento

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading