Proposta de alteração à eleição do Diretor

Esta proposta é a minha visão de como deveria acontecer desde sempre, mas que pode vir a acontecer. Assim queiram os decisores.

Artigo 23.º

Eleição

1 – O conselho geral procede à discussão e apreciação do relatório referido no artigo anterior, podendo na sequência dessa apreciação decidir proceder à audição dos candidatos.  à divulgação pela comunidade educativa, o relatório referido no artigo anterior, e procede à marcação do ato eleitoral.

2 – O diretor é eleito pela comunidade educativa, o peso/percentagem de cada grupo da cada grupo da mesma na eleição, obedece ao seguinte:

  • Docentes – 50%
  • Não docentes – 10 %
  • Alunos do ensino secundário – 10%
  • Encarregados de Educação – 10%
  • Autarquia – 20%

No caso de no estabelecimento de ensino não existir ensino secundário a percentagem referente aos alunos será distribuída igualmente pelos outros grupos da comunidade educativa.

2 3 – Após a discussão e apreciação do relatório e a eventual audição dos candidatos, o conselho geral procede à eleição do director,  O resultado da eleição pela comunidade educativa em efetividade de funções, segundo o ponto anterior elege o diretor, considerando-se eleito o candidato que obtenha maioria absoluta dos votos dos membros do conselho geral em efectividade de funções.

3 – No caso de nenhum candidato sair vencedor, nos termos do número anterior, o conselho geral reúne  estabelece nova data de elleição, no prazo máximo de cinco dias úteis, para proceder a novo escrutínio, ao qual são apenas admitidos os dois candidatos mais votados na primeira eleição e sendo considerado eleito aquele que obtiver maior número de votos, desde que respeitado o quórum legal e regulamentarmente exigido para que o conselho geral possa deliberar.

4 – O resultado da eleição do director é homologado pelo director regional de educação respectivo nos 10 dias úteis posteriores à sua comunicação pelo presidente do conselho geral, considerando-se após esse prazo tacitamente homologado.

5 – A recusa de homologação apenas pode fundamentar-se na violação da lei ou dos regulamentos, designadamente do procedimento eleitoral.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/01/proposta-de-alteracao-a-eleicao-do-diretor/

41 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Cristina on 12 de Janeiro de 2025 at 13:33
    • Responder

    Concordo plenamente e apoio!!!

    • pTR on 12 de Janeiro de 2025 at 14:11
    • Responder

    Voto direto e mais nada!!
    Dissolva-se o (desa)conselho geral. Uma inutilidade total!

      • 👏 on 12 de Janeiro de 2025 at 17:41
      • Responder

      👏

    • Mainada on 12 de Janeiro de 2025 at 14:46
    • Responder

    Os votos deveraiam ser inteiramente dos docentes. Full stop. 20% para os trauliteiros das Câmaras? Em nome de quê? 10% para os aluninhos? Em nome de quê? Ou isso ou continuar como está.

    • Maria on 12 de Janeiro de 2025 at 14:57
    • Responder

    Uma proposta mais democrática, só não concordo com os 20% atribuídos à autarquia. Todos conhecemos os problemas causados com a politização do ensino, 10% são suficientes, distribua- se a restante percentagem pelos docentes, não docentes, alunos e EE.

      • F. on 12 de Janeiro de 2025 at 18:14
      • Responder

      👍

    • Fátima Lopes on 12 de Janeiro de 2025 at 15:01
    • Responder

    Concordo e subscrevo.

    • Cláudia on 12 de Janeiro de 2025 at 15:06
    • Responder

    Só há uma coisa com a qual não concordo: não deveria haver qualquer percentagem para as autarquias. Tirando isso, acho uma boa proposta.

    • Isabel Bastos on 12 de Janeiro de 2025 at 15:09
    • Responder

    Concordo com o publicado. Os discentes e alunos, e mesmo o pessoal técnico fazem parte da comunidade educativa e por isso devem ter voz, embora alguns estejam sob alçada da autarquia.
    Nunca concordei com o modelo que está em vigor; só mostra o desprezo dos sucessivos governos pela nossa profissão! Lamentável…

    • Diretor on 12 de Janeiro de 2025 at 16:15
    • Responder

    Com esta proposta um candidato único que todos os restantes eleitores não gostem pode ser eleito com o seu único voto.

    No modelo em vigor esse candidato não seria escolhido pelo CG.

    Conclusões:
    – não existem modelos perfeitos;
    – o problema não é o modelo de eleição do Diretor, mas sim a própria pessoa e a forma como exerce o cargo.

      • Maria on 12 de Janeiro de 2025 at 17:40
      • Responder

      @resposta a Diretor: Nunca pode ser eleito com o seu único voto. Seja qual for o número de candidatos, o processo eleitoral só será válido se houver uma participação superior a 60% . Se tal não acontecer, repete-se o processo eleitoral em que o número de participantes eleitores terá de ser superior a uma percentagem não inferior a 50% e se esta percentagem não for satisfeita o candidato não poderá candidatar-se a uma terceira eleição. Se não houver candidatos, o ME deve nomear uma comissão provisória.

        • Diretor on 12 de Janeiro de 2025 at 18:37
        • Responder

        Onde está isso na lei?

          • Maria on 12 de Janeiro de 2025 at 19:23

          Estamos ainda ao nível das propostas, esta é a minha.

          • Diretor on 12 de Janeiro de 2025 at 20:25

          @Maria

          Ou seja está a admitir que o eu referi é possivel na proposta que foi feita.

    • Cantas mas não encantas on 12 de Janeiro de 2025 at 16:26
    • Responder

    Com esta visão pessoal perpetua-se a unipessoalidade do poder, a falta de divisão de poderes e de democracia.
    Permanece o Conselho Geral que é um cancro.
    A que propósito a autarquia fica com 20%? É a politização da educação e o compadrio local.
    A que propósito os alunos e os pais tem poder decisório? O que percebem de escola e de pedagogia, tal como os empregados?
    Quem tem que decidir é o voto direto e secreto com listas de professores candidatos.
    É só voltar ao modelo de conselho executivo!
    Os alunos, pais e funcionários devem ser apenas função consultiva, tal como a autarquia.
    A escola tem wue ensinar com isenção e livre de caciquismos e politiqueiros.
    A quem interessa esse modelito?
    É para começar a contagem de mandatos a partir do zero?

      • Estão todos doidos on 12 de Janeiro de 2025 at 17:18
      • Responder

      O que deveria ser extinto era o Conselho Geral e as SAD.
      As autarquias não deveriam lá ter assento nenhum, ou então, no máximo, uns residuais 5%.

        • Maria on 12 de Janeiro de 2025 at 19:24
        • Responder

        Tem toda a razão.

          • LP on 12 de Janeiro de 2025 at 20:39

          Mais do que isso, a avaliação deveria regressar ao que era antes de Maria de Lurdes Rodrigues. Foi desde aí que os grandes problemas da Escola Pública começaram. E não se vê fim à vista.
          Porque mexer em algo que funcionava, se funcionava?
          A resposta é que Maria de Lurdes Rodrigues queria destruir a Escola Pública. E conseguiu-o quase por completo.

    • Helena Félix on 12 de Janeiro de 2025 at 16:36
    • Responder

    Para quem já é diretor, obviamente sabe qual a melhor maneira para o continuar a ser….

    • Rosita on 12 de Janeiro de 2025 at 16:37
    • Responder

    O Conselho Geral devia ser extinto e não concordo que a autarquia, alunos e encarregados de educação tenham voto na matéria. Quem vai lidar com o diretor são os professores, alunos e funcionários. Mas entendo que os alunos nesta faixa etaria ainda pouco ou nada percebem deste cargo. Além de que eles saem da escola e os professores e funcionários ficam.

      • Luís on 13 de Janeiro de 2025 at 19:49
      • Responder

      O conselho Geral extinto o o mandato do diretor ter a duração máxima de dois mandatos de 4 anos sem recondução.

    • Mainada1 on 12 de Janeiro de 2025 at 17:02
    • Responder

    Continua a palhaçada.
    O Diretor deve ser nomeado pelo governo e mais nada.
    Não tem de ficar capturado por grupos de eleitores. Estes que votem em casa deles.
    Chega de votos patetas.
    O governo deve ter coragem de acabar com esta bagunça eleitoral e nomear os Diretores diretamente e sem piedade.

      • Seitas.Sugas on 12 de Janeiro de 2025 at 17:08
      • Responder

      nomear? politica tacho sem nada entenderem de educação
      Voto direto por quem ensina

      • Mais um a disparatar on 12 de Janeiro de 2025 at 17:19
      • Responder

      Nomeado pelo governo?!
      Só pode estar a gozar!
      Eram os capos por todo o lado.
      Vá-se encher de moscas!

        • Rega no bofe on 12 de Janeiro de 2025 at 20:19
        • Responder

        Já não percebo nada.
        Não querem os diretores eleitos e também não querem que sejam nomeados.
        Então querem o quê?
        Eu proponho o faroeste: cada um anda na escola à sua maneira ninguém manda, todos fazem o que querem e se quiserem fazer.
        Assim é que estava bem.

          • Esclarecimentos on 12 de Janeiro de 2025 at 20:51

          Mas quem disse que não se quer o diretor eleito?
          Parece-me que está a desconversar.
          Qual o seu propósito?
          O que se propoe é que seja eleito pelos pares (professores). E que a SAD e o CG desapareçam, voltando ao modelo anterior à Sinistra Lurdes Rodrigues.

    • Atenção! on 12 de Janeiro de 2025 at 18:07
    • Responder

    Continuam, desesperadamente, a tentar eternizar-se nos tachos, sem democracia.
    Não têm mesmo vergonha!🤮

    • F. on 12 de Janeiro de 2025 at 18:18
    • Responder

    👍

    • Sugestão.... on 12 de Janeiro de 2025 at 18:28
    • Responder

    Também tenho ideias para uma proposta:
    1. Os diretores elegem-se a si próprios.
    2. O limite de idade, deverá ser de 80 anos.
    3. O limite de mandatos deverá passar para 20.
    4. Quando atingirem, cumulativamente, as condições 2. e 3. indicam o sucessor.
    5. Concretizado o ponto 4., passam a diretores eméritos.
    6. A entrada em vigor é imediata e abrange todos os que estiverem em exercício, independentemente do número de mandatos e idade.
    Nota adicional: o suplemento deverá ser de valor idêntico ao secretário-geral do governo.

    • Maria Estafada on 12 de Janeiro de 2025 at 18:56
    • Responder

    Não Concordo que a autarquia, alunos e encarregados de educação tenham direito a voto.

    • Jorge on 12 de Janeiro de 2025 at 19:27
    • Responder

    O problema está na nomeação dos candidatos por parte da direção, por exemplo, os representantes dos assistentes técnicos e operacionais para o Conselho Geral são escolhidos pela direção e só depois é que vão a votos. Os diretores assim conseguem controlar a assembleia geral com as pessoas nomeadas, que são da sua confiança, fazendo das eleições apenas uma fachada de democracia. Isso não é opinião pessoal, o trabalho de investigação do Licínio Lima da UM sobre os diretores aborda esta eleição pouco democrática dos diretores. Outro exemplo, os diretores escolhem os professores que vão a votos para as coordenações de departamento, tornando a sua eleição uma treta. Depois os professores têm um desinteresse total em votar numa eleição quinada, porque são avaliados pelo diretor. É o mesmo que um réu ter que votar num juiz que o vai julgar e dar a sentença!

    • Jorge on 12 de Janeiro de 2025 at 19:36
    • Responder

    Sou a favor do desaparecimento da figura de diretor e voltar a ter na escola um conselho diretivo colegial onde as decisões são tomadas pelos representantes dessa direção/administração. No fundo, em vez de termos um “rei/rainha” deveria existir um parlamento colegial onde as decisões são tomadas por voto e não por decisão de um/uma.

      • anónimo on 12 de Janeiro de 2025 at 21:42
      • Responder

      Concordo, consigo. Precisa-se de democracia nas escolas.

    • Teresa Fonseca on 12 de Janeiro de 2025 at 21:31
    • Responder

    Dar o mesmo peso aos não docentes e aos alunos é insultuoso!
    Na categoria de não docentes estão técnicos superiores, Assistentes técnicos e Assistentes Operacionais.
    Muitos deles com um conhecimento dos alunos e da comunidade escolar, que os professores não têm, porque mudam de escola com frequência.
    Sou psicóloga e avaliada pela direção/ diretor.
    Estou cansada de favoritismos e compadrios.
    Concentrar poder numa pessoa ou num grupo de pessoas, não é certamente a solução.
    Os professores são apenas uma parte da comunidade educativa e não são os únicos detentores do conhecimento pedagógico!

    • professor on 12 de Janeiro de 2025 at 22:03
    • Responder

    Sem dúvida mais democrático porque se trata de uma verdadeira eleição pela comunidade educativa.
    No entanto, 20% para a autarquia é muito! O pessoal docente devia ter mais de 20% e a Autarquia apenas 10%. A política fora da escola de vez!

    • F. on 12 de Janeiro de 2025 at 22:04
    • Responder

    O diretor ou presidente da escola como quiserem ,quando concorre deve apresentar a sua equipa. Também ela deve ser sufragada pela comunidade.
    Depois de eleitos metem à boleia deles/delas na direção pessoas de quem não gostamos nada. Execráveis até!
    E pior, familiares! Ou namorados ou namoradas do momento. E depois algumas ou alguns julgam se as 1as damas/ ou 1os. E temos que levar com a presunção delas. Caricato. Provinciano no pior sentido.

    1. Muito bem.
      Apoiado.

    • Carlos Moreira on 13 de Janeiro de 2025 at 10:11
    • Responder

    Não há cá autarquias nem EE!! Eleito apenas pelos professores e auxiliares!! Como era e devia ter continuado a ser!!

      • Anónimo on 13 de Janeiro de 2025 at 11:08
      • Responder

      Se funcionava, porque mudaram?
      Porque queriam tacho para os amigos e capos das autarquias. Os locais de maior corrupção no país.
      Claro que só poderia ter vindo de um governo de corruptos, como Milú e o Inginheiro dos diplomas ao domingo.

    • FrankieAt on 13 de Janeiro de 2025 at 12:58
    • Responder

    50% para os docentes porquê? E porque não, cada voto um voto pelos docentes, não docentes e associação de pais? Ou então, porque não um gestor em vez dum professor?

      • Professor com letra Grande on 13 de Janeiro de 2025 at 17:32
      • Responder

      O gestor não tem perfil humano e pedagógico que está na raíz das escolas.
      As escolas começaram a existir porque os novos sem conhecimento tiveram necessidade de aprender.
      Só isso!
      Quem ensina é porque sabe e quem aprende quer aprender respeitando quem sabe mais! Fica-lhes em divida para a vida!
      Um gestor é só um tecnocrata, não tem perfil de ensinante. As escolas não são empresas! Não visam dar lucro, apenas preparar para a vida em consciência e para o futuro da humanidade com mais justiça e honestidade!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading