Em resposta a deputados do PS e do PCP, o secretário de Estado disse haver mais de três mil técnicos especializados em situação “absolutamente ilegal, injusta e até difícil de entender”: alguns têm mais de seis ou sete renovações sucessivas de contratos, havendo outros nesta mesma situação há 13 anos.
A tutela disse estar a concluir um levantamento das necessidades, para desenhar um mapa de pessoal, que servirá para abrir concursos de vinculação e colocações sem termo desses profissionais.
“A nossa intenção é, no primeiro trimestre de 2025, avançar com um concurso público para a vinculação destas pessoas nas escolas”, disse o secretário de Estado, acrescentando que há escolas com seis ou sete técnicos ao lado de outras com apenas “um ou meio técnico”.
“Acho que temos o direito a perguntar se as crianças da escola A ou da escola B não têm o direito a ser apoiadas e tratadas da mesma maneira”, concluiu.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Esperar para ver. O que se passa com estes técnicos, psicólogos do POCH, etc é desumano.
Isto só se resolve de uma forma: há incumprimento reiterado das LEIS pela Administração Pública? Responsabilidade pessoal e criminal para esse decisor!
Contratos i-le-gais ?!!
Regularizar o quê ? Regularizar o que é ilegal? Nã acredito. Então o crime compensa ?
Maria, a ilegalidade é esta:
os escolas contratam um técnico (digamos um psicólogo) 1 ano. Renovam mais 1 ano, outro ano e mais outro.
Sempre contrato anual! Sempre uma necessidade permanente!
Em agosto, os desgraçados não sabem se têm trabalho em setembro. Um ano atrás de outro.
Isto é ILEGAL. Um privado que fizesse isto estava bem fod… lixado.
Quem dá estas instruções? DGE? DGAE? IGEFE? É esse que tem de ser linchado.
Acontece exatamente o mesmo com os técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Estou há mais de 9 anos na mesma autarquia e final de junho vou para o desemprego ..para ser recontratado em setembro. Pior…há colegas meus que nem desemprego têm.
Espero que os técnicos das AEC estejam incluídos porque estar a falsos recibos verdes ou até mesmo ser contratado pelas autarquias mas cada uma a pagar valores diferentes, quando trabalhamos todos para o mesmo, é não só ilegal como revoltante e injusto.
E para quê AECs?
A escola precisa de ser depurada.
Há excesso de tralha nas escolas, tantas vezes a aumentar a burocracia, a surripiar aulas e a impedir o trabalho de ensinar os alunos.
A escola é para ensinar. O assistente social, o psicólogo ou o AEC têm de estar fora da escola: na segurança social, na clínica…no sítio que lhe pertence. Na escola, não!
Comentário da treta, de uma pessoa que só sabe olhar para o próprio umbigo. Todos fazem falta DENTRO da escola.