Penso na Notificação da Avaliação de Desempenho Docente que recebi hoje, pelo correio. Sim… aquela “cena” toda com aulas observadas… e tudo e tudo e tudo!
É “científico”, medem-se uma quantidade ENORME de coisas com um grau de certeza absolutamente “assustador”… que eu até fico tonto só de olhar para aquilo!
Pela forma como os sucessivos Governos estruturaram o processo, no meu Agrupamento podiam ser atribuídos 9 “Muito Bom” e 3 “Excelente”.
Foram atribuídos 12 “Muito Bom”. Foram 56 professores avaliados, neste ciclo 2022/2023.
E… não… eu não sou assim tão bom. Nem muitos outros, aliás… mas eu estou aqui para falar por mim.
Não fui (não sou) um desses “Muito Bom”… nem podia ser, aliás. Não podia ser… porque o Governo não deixa. Não quer. Não permite. E também porque… bom… como esta é uma rede social pública e como já fui diversas vezes DENUNCIADO/ATACADO/ACHINCALHADO pelo que escrevo/penso, principalmente por gente má e mesquinha e que nem sequer sabe interpretar o que se escreve… não vou dizer os OUTROS motivos… nem o que penso SOBRE TUDO ISTO.
Mas, ó Facebook, já que perguntaste… sim, é nisso que estou a pensar… num dia em que tive o grato prazer de parabenizar alguns ex-alunos pelos seus aniversários (bem, com uns minutos de atraso), incluindo um que foi meu aluno em 1988/1989. Pois, é verdade, há 35 anos.
Não sei se nessa altura eu era “Excelente”, “Muito Bom” ou só “Bom” (como agora me disseram que sou), mas posso garantir-te que era mais FELIZ, tinha SONHOS, ILUSÕES, ESPERANÇA… e acreditava que poderia ter algum impacto positivo nas vidas de alguns!
Hoje, o que tenho?!
Não posso dizer… não vale a pena, não ias gostar de saber!…
Sei que das ordens/sugestões que recebi (num pote de vidro) dos meus actuais alunos para fazer nas férias, ainda só consegui cumprir a primeira que abri e li: era do S. e mandava-me DESCANSAR!
(mas, B., não foi – não tem sido – numa cama de rede. Desculpa!)
Estou a pensar no que a M. me sugeriu… que era fazer uma viagem de balão. O “problema” é que seria com bilhete só de “ida”… até porque a sugestão do E. é que eu salte de pára-quedas (pré-AO 1990)! Iria aproveitar o “2 em 1” e com certeza já não voltaria!
Portanto, calma aí, ok? Também não sou assim tão mau… porque até tenho aqui um papel a dizer que sou “Bom”!
Retirado do Facebook
20 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Este modelo de avaliação de professores é completamente inadequado, ineficaz, ao que deve ser o foco de um ministério da educação de um país europeu desenvolvido e democrático .Melhorar a educação, as aprendizagens e o clima das escolas.
Devia ser revisto e abandonado.É um lixo e não mede nada.
É um modelo assente no individualismo.Solitário.burocrático.Inconsequente.
Desenvolve tudo o que há de pior no ser humano. e não ajuda em nada as nossa práticas e as escolas. As direções colocam as menções de mérito em quem querem.Escolhem nos.E chamam em alguns casos os avaliadores para mudar as notas.Todis sabemos isso.
A ausência de transparência é total em algumas escolas. Nunca sabemos quem ficou com as menções de mérito.Nada é publicado.
As vezes nem o nome dos professores
que constituem o universo por setor.
Deve haver por esse mundo fora modelos mais justos, transparentes e eficazes do que este.
As escolas deviam ser avaliadas, analisadas por departamentos, por setores.E chegava.Os professores deviam cooperar, colaborar entre si e com as direções para refletir em conjunto e melhorar as práticas.
A filosofia das escolas devia ser a entreajuda, a partilha e a colaboração ao contrário da competição, do compadrio.
Corremos sozinhos.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
eh eh eh dá vontade de rir esta “pseudo- avaliação” como prenda de Natal disseram-me logo a avaliação que ia ter GANDA LOL !
Vamos embora, que isto é tudo uma grande intrujice! Então não é que levei um INSUFICIENTE quando me fartei de trabalhar, só porque uns senhores doutores acham que sim?… Esses indivíduos deviam ser corresponsabilizados pelo que (não) fazem!
Petição: O retardador para os acelerados.
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117243
O principal aspeto negativo da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) é os professores “acelerados” recuperarem tempo de serviço.
Assim, proponho que seja retirado o tempo de serviço presenteado aos professores com menções de Excelente e Muito Bom e que esse tempo seja aplicado a todos. Sugiro que deixe de haver ligação entre a ADD e a progressão na carreira e que a esta esteja ligada, exclusivamente, ao tempo de serviço e formação.
A ADD não está nem nunca esteve ligada só ao tempo de serviço e à formação.
Aliás, se assim fosse não havia Excelentes ou Muito Bons, porque todos os Bons teriam quase as mesasm condições.
As diferenças fazem-se nas “entrelinhas” por supostos iluminados que nunca fizeram nada de jeito, e agora até estão nas Comissões de Avaliação de Desempenho a dar cartas aos que realmente trabalharam e trabalham.
O que deveria ser feito é o mesmo que se faz nos privados. A Avaliação de Desempenho deve servir exclusivamente para dar bónus pecuniários e nunca para as progressões.
No privado é assim. Todos progridem desde que não tenham Insuficiente ou Suficiente, como acontece no público.
Mas quem tem Muito Bom e Excelente ainda recebe um prémio pecuniário, diferenciado (os Excelentes ainda recebem mais), no final do período de avaliação.
A polícia voltou à escola!
Em que penso? Queres saber ? Sério?
Nelson Pires, Facebook.
O título deste post lembra me o início das páginas de Diário das meninas adolescentes ou dos livros de auto ajuda.
Querido diário, hoje olhei me ao espelho e não gostei..
Título caricato para falar de um assunto tão forte e que dói, como a Avaliação de professores
Não sabe que os títulos também são importantes quando se publica?
Mas em escola é que estudou?
Só o li porque foi selecionado pelo supervisor do blog e vi que o assunto era, eh lá, ” avaliação docente”
Depois queixe se que o enxovalham e ridicularizam em público quando escreve.
Temos pena!
Avaliar um texto só pelo título … é um bocado ridículo, não acha?!
Não. Não acho.
Só quem não percebe nada de Comunicação escrita nem de Jornalismo faz comentários destes.
Quando se escreve para publicar, mesmo num blog, devemos ser exigentes, rigorosos connosco próprios e cativantes com quem nos lê.
Este blog é para um público instruído e exigente como o são os professores. A classe profissional mais instruída informada, viajada e culta. E cujos filhos têm mais sucesso universitário e no mundo profissional. Cá dentro e lá fora.
Não é o público leitor do Correio da manha. Mas do Expresso, do Público, da Visão, do DN só para citar alguns que são bem escritos.
Mas pelo menos podia ser humilde e reconhecer a sua ignorância e aprender com quem sabe .Mas não .Refuta. Estrebucha.
Dou lhe um conselho, que damos aos alunos. Leia muito antes de publicar.
Para o verme que por aqui polui o ambiente, que tem como knicks António …, maria, Prof. Karamba ou outros nomes da treta, não adianta.
Um verme não deixa de ser um verme.