MAIA, a abelha distópica que está a matar a escola

MAIA, a abelha distópica que está a matar a escola  

 

Domingos Fernandes e a sua rede de «cientistas» e tecnocratas – sincronizados com o ex-secretário de Estado da Educação, entretanto promovido a ministro da Educação – fez um diagnóstico inexorável (e bizarro) da educação portuguesa: as pedagogias e processos de avaliação usados pelos nossos professores remontam ao século XIX e lesam a educação inclusiva.

Perante tal diagnose, o Ministério da Educação (ME)iniciou uma cruzada que visa revolucionar as metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação das escolas nacionais. Refiro-me, neste texto, ao projeto MAIA, Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica, iniciado em 2019. Começou por ser um «projeto de âmbito nacional e de adesão voluntário» (Domingos Fernandes, Para uma AvaliaçãoPedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA, 2020, p. 10), para, entretanto, adquirir uma dimensão, tacitamente, obrigatória e totalitária.  

Multiplicaram-se as formações, os colóquios, os encontros, as comunicações presenciais ou digitais sobre o projeto. Os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) concentraram as suas preocupações prioritárias nos temas da avaliação/classificação (assim como nas tecnologias da informação e da comunicação) e passaram a desprezar ainda mais as ações de formação de professores dedicadas às áreas científicas específicas (História, Português, Matemática, Ciências Naturais, etc.)

Nestes «seminários» de formação de professores, o evangelho dos novos gurus da educação é propagado adnauseam. Recordemos o seu conteúdo: os professores afundaram-se há muitas décadas em práticas pedagógicas e avaliativas equívocas e perniciosas que têm desmotivado e lesado os alunos. Chegou, todavia, o momento de esses docentes reconheceram os seus atos falhados, saírem da caverna, enxergarem a luz da «verdade», edificarem a escola feliz e proporcionarem o sucesso educativo universal. Para isso, têm de optar exclusivamente por pedagogias ativas (discursar aos alunos sobre ciência tornou-se um pecado mortal), fundir conhecimentos com competências, avaliar de forma holística, distinguir avaliar de classificar, diferenciar práticas de avaliação formativa e sumativa (fazer testes escritos sumativos é outro pecadoimperdoável), definir objetivos, critérios, rubricas e indicadores de aprendizagem a partir das aprendizagens essenciais.

Este é o novo paradigma educativo, o alfa e o ómega da escola, onde os professores devem concentrar toda a sua energia. Aqueles que preferirem canalizar a sua energia para a preparação pedagógica e científica estruturada das suas aulas não têm lugar na «escola moderna», onde ensinar ciência atualizada tornou-se um detalhe de menor importância.

Esta teologia e pregação inovadoras concebidas de cima para baixo pelo ministro da Educação e a sua máquina de mentores, tecnocratas e burocratas — estão já a «revolucionar» a escola pública. Porém, tal evangelho desperta reflexões e problemas que quase todos preferem ignorar, olimpicamente.  

Há muito tempo que a maioria dos professores incorporaram várias das práticas atrás descritas no seu trabalho, pois enveredaram por aulas dialogadas, optaram por experimentar metodologias ativas (e afetivas) e abandonaram os antigos hábitos de avaliar os alunos exclusivamente através de testes escritos. Contudo, é justo reconhecer que a avaliação formativa e sumativa sistemática e o recurso contínuo a pedagogias ativas acarreta dificuldades, a saber: É possível elaborar e operacionalizar critérios de avaliação holísticos onde os domínios comportamentais se fundem com os domínios do conhecimento? Como conciliar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a lecionação dos conteúdos vertidos nos programas das diversas disciplinas? Devemos avaliar as escolas, os seus alunos e professores segundo os critérios utilizados nas empresas e aplicados aos seus «colaboradores»? Estão os projetos pedagógicos «inovadores» inspirados no projetoMAIA, testados nas escolas públicas nacionais e tão aplaudidos pelo ME a ser avaliados através de critérios isentos e objetivos? Os professores do primeiro ciclo do ensino básico, que ensinam em regime de monodocência,têm turmas com cerca de 20 alunos, trabalham com os seus alunos todos os dias e acompanham-nos muitas vezes do início ao fim do ciclo, lá vão conseguindo, porventura, aplicar mais regularmente as intrincadas metodologias pedagógicas e avaliativas agora exigidas. Mas os professores dos ciclos subsequentes, que lecionam em regime de pluridocência, têm, na maioria dos casos, mais de 5 turmas (muitas vezes, 8, 9 ou mais turmas), mais de 100 alunos com quem estão apenas uma, duas ou três aulas semanais de 50 minutos. Como podem estes professores ensinar e avaliar com objetividade e transparência cada um dos seus alunos recorrendo, demodo sistemático, aos modelos pedagógicos e avaliativoscomplexos hoje impostos, os quais pressupõem, por exemplo, um feedback (como agora se diz em bom português) instantâneo e contínuo? Como conseguem fazê-lo sem cair na armadilha de reduzirem a educação e avaliação a um processo bur(r)ocrático kafkiano?(Recordo-me de uma professora a quem os alunos chamavam «Caixa Registadora», porque passava as suas aulas a registar em grelhas digitais e em papel as alegadas evidências demonstradas pelos alunos). Como logramestes professores ensinar ciência, através de praticas estruturadas, e cumprir os programas das suas disciplinasrecorrendo obsessivamente às pedagogias ativas? Programas longos que em várias disciplinas (onde, em certos casos, a carga horária tornou-se ainda maisreduzida) estão sujeitos a provas de aferição, provas finais de ciclo e exames nacionais que visam medir, com supostaassertividade e seriedade, o conhecimento científico e literário dos alunos.

Decerto que podemos já tirar uma ilação da alegada aplicação das «novas» pedagogias no domínio da avaliação: o sucesso educativo inflacionou e as percentagens de retenções diminuíram drasticamente. E tais cifras fazem a felicidade das direções das escolas, do ME, do seu ministro e inspetores, bem como de muitosalunos, pais e professores. Paradoxalmente, a maioria dos alunos chegam hoje ao ensino secundário e ao final do liceu pior preparados nos planos científico, literário e cívico. Trabalham menos, leem, interpretam e escrevempior, revelam conhecimentos menos consistentes e – problema que não é de somenos importância – exibemcomportamentos mais indisciplinados nas salas de aula. Isto é uma evidência que só escapa aos educadores românticos e aos tecnocratas da educação, que não pisam diariamente o chão das salas de aula, porquanto se escapuliram delas por falta de vocação e abnegação.

Está o ME disponível para debater estas questões? Não está. Neste momento, a ordem é arregimentar novos crentes, silenciar e marginalizar os descrentes e caminhar gloriosamente para o abismo. «Quem vier atrás que feche a porta!» E no futuro, a médio ou a longo prazo, quando se concluir que estas «políticas» pedagógicas não produziram melhores cidadãos, mas sim súbditos mais iletrados, amorfos e hedonistas, quem assumirá as responsabilidades? Obviamente, ninguém. Porque os portugueses já inscreveram no seu espírito a máxima de que em Portugal «a culpa [vive e] morre solteira»!

Luís Filipe Torgal

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/06/maia-a-abelha-distopica-que-esta-a-matar-a-escola/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • maria on 3 de Junho de 2022 at 10:40
    • Responder

    10 de Junho – DIA DE PORTUGAL , DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES

    Cá por Traseiras – por causa destas m…s e legitimados pela regionalização – em 2023 o feriado passará a ter outra tabuleta :” DIA DA PLANÍCIE, DO CARAÇA (S) E DAS COMODIDADES” .

    São as “adequações” à nossa moda, porra!

    • Carlos Moreira on 3 de Junho de 2022 at 10:44
    • Responder

    Retiro do artigo “…exibem comportamentos mais indisciplinados nas salas de aula.Isto é uma evidência que só escapa aos educadores românticos e aos tecnocratas da educação, que não pisam diariamente o chão das salas de aula, porquanto se escapuliram delas por falta de…”, eu mudaria o resto por “por ninguém aguentar estas mesmas salas de aula”. Desta indisciplina é que ninguém fala, é estranho, parece que é abafado.
    E depois, como consequência da indisciplina e do facilitismo, vem então outras coisas importantes:
    “…a maioria dos alunos chegam hoje ao ensino secundário e ao final do liceu pior preparados nos planos científico, literário e cívico. Trabalham menos, leem, interpretam e escrevem pior, revelam conhecimentos menos consistentes…”

    • Falcão on 3 de Junho de 2022 at 17:09
    • Responder

    Esta análise é certeira, só quem não pisa uma sala de aula no 3º ciclo e Secundário pode dizer que não!
    O que se está a fazer com o MAIA e a coberto do MAIA é ASSASSINAR o futuro de uma geração de alunos.
    E isto ainda é só o começo, o passo final está aí ao virar da esquina… acabar com os “chumbos”! Desculpem… as retenções, não se pode dizer chumbos que é palavreado do século XIX!

    E perante o desastre que está a acontecer na Escola Pública, quem é que esfrega as mãos de contente com as políticas educativas do governo dito SOCIALISTA?
    Obviamente, os colégios privados! Um governo SOCIALISTA a destruir a Escola Pública e a encher os bolsos dos privados. Querem provas? Olhem para a manutenção dos rankings e, já agora, podem ir ver quantos filhos de professores saltaram do público para o privado nos últimos anos. Quem está lá dentro, sabe bem que tem de proteger os seus, por mais que pese no orçamento mensal. E não se trata de colocar em causa a competência de quem leciona no público, o problema é a falta de professores, as condições de trabalho, o cansaço, a desmotivação, o envelhecimento da classe, o totalitarismo pedagógico, a falta de recursos técnicos e humanos, a INDISCIPLINA brutal, enfim… a escola pública está a implodir! E só não vê quem é cego, ou quem insiste em fazer de conta que estes problemas não existem! E o MAIA não resolve nada disto, só agrava, e só deixa os professores cada vez com mais vontade de fechar a porta e descer o pano!

    • Falcão on 3 de Junho de 2022 at 17:19
    • Responder

    E o mais lamentável disto tudo, é que a classe política acompanha estas caixas de comentários, lê tudo isto, não tenho a mais pequena dúvida que também andam por aqui a ler o que os professores escrevem, mas não se vê ninguém CONSISTENTEMENTE a chamar os bois pelos nomes e a defender mudanças, no sentido de devolver a palavra aos professores, de os deixarem trabalhar em paz, de haver CONFIANÇA no trabalho dos professores e PIADA DAS PIADAS, a defenderem para os professores aquilo que o governo diz que dá às escolas mas não garante de todo aos professores: REAL AUTONOMIA, sobretudo pedagógica e didática! Veja-se o TOTALITARISMO do MAIA!

    • Sr. Professor Zé on 3 de Junho de 2022 at 20:18
    • Responder

    O projeto MAIA é tão BOM que eu dou por mim a recordar a minha infância e a desenvolver novos projetos…
    Após o MAIA proponho um novo projeto:

    “Desenvolvimento de
    Aprendizagens
    Redundantes
    Transversais com
    Articulações e
    Capacitação de
    Análise
    Orgânica”

    Sim, o projeto DARTACÃO.
    E ainda:

    Dinâmicas de
    Recuperação
    Autónoma e
    Global na
    Organização da
    Nomenclatura com
    Balanço das
    Atividades
    Locais de
    Leitura com
    Zelo

    Adivinharam? Correto! DRAGON BALL Z
    Mas não é tudo!
    Estão para sair os projetos IPC e VPPQP.

    Adoro o cheiro a projetos pela manhã.

    Sr. Professor Zé

    • Mário Teixeira on 4 de Junho de 2022 at 1:00
    • Responder

    Via, há momentos, uma reportagem que me foi sugerida pelo Artur (estou a meio da coisa – não devo dizer “in medias res” para que todos entendam) e resolvi fazer uma pausa. E , aliviando a tensão gerada pela reportagem, fui ao «face» (os alunos esta entendem) ver se havia discussão… Acertei em cheio!
    MAIA (nem abelha, nem cidade).
    Leio o texto todo do Luís (como faço sempre com os textos dele). Neste caso, não poderíamos estar mais de acordo. Aliás, o que li faz parte das trocas de conversas tidas na nossa «sala da ESOH»… e, ao ir lendo o texto, senti-me como se deve ter sentido o Nito Alves e Sita Valles na sua pátria (protagonistas da reportagem que interrompi para vir aqui ler o Luís)… conspirador contra o «regime» da pátria em que me integro.
    Não acabaremos como esses heróis da luta do povo angolano, mas massacrar-nos-ão com mais um acto de experiencialismo vazio, que visa apenas a obtenção de dados estatisticamente honrosos para o País nas instâncias internacionais (como em tempos de outras senhoras – e refiro-me a duas: um salazar e uma lurdes): 0% de abandono escolar; 99,9% de sucesso em todas as disciplinas (na Educação para a Cidadania, na História, nas línguas, no Português, na Física…) em tudo 100%. Até no ensino superior (que o regime é como o de Neto… democrático).
    Professores exaustos, como eu hoje, não têm de ser cultos, nem devem formar cidadãos pensantes (e por isso diferenciados), tão somente dar corpo um modelo de cidadão (perfil de saída) sendo a Escola igual a uma fábrica de máquinas… daqui devem sair todas a saber fazer o que alguém lhes manda fazer.
    O MAIA manda fazer… nós, providos do perfil perfeito de saída, fazemos (os controleiros) ou faremos de conta que fazemos (estes últimos são os agitadores, revolucionários, contestatários).
    Ah!… evitemos não obter 100% de sucesso… o Big-Boss não vai gostar e… há a avaliação docente.
    Parabéns Luís, neste tema «tamu» juntos, né?!
    Mantenham-nos a sala da «ESOH» sem portas, para que possamos livremente pensar.

    • Mário Rodrigues on 4 de Junho de 2022 at 9:11
    • Responder

    Posso vir a passar mal, porque os pequenos rendimentos que tenho dependem do estado geral da economia, mas desta tal MAIA não provarei! No próximo dia 1 de Setembro entro de Licença sem vencimento de longa duração. Adeusinho!…

    • Pedro on 6 de Junho de 2022 at 10:31
    • Responder

    Nada a apontar ao artigo. Deparei-me este ano, pela primeira vez com este “modelo” de avaliação, que não é mais do que um capote sob o qual se permite tudo desde que os alunos transitem. Não sou melhor nem pior do que os meus colegas mas apenas um dos novos no agrupamento, pequeno e do interior, é que com eles sou visto como exigente e chato visto dar negativas.
    Logo na primeira reunião de departamento houve “atrito” mas que se minorou pela educação e respeito mútuo, como não poderia deixar de ser.. Diga-se que ao longo do ano fui percebendo que ele entende a virtude daquela frase: o bom é inimigo do perfeito, ou seja, aquele projecto pode estar “bem pensado” mas para o mundo cor de rosa. E acresce que deveria ser objecto de escrutínio exaustivo como refere o artigo. Não é.. Leccionei o programa dando atenção óbvia às malfadadas aprendizagens essenciais. Informei os alunos dos seus critérios de avaliação. E há algo que eles não me apontam: incoerência e falta de exigência. A minha vantagem é ser contratado e se não estou de acordo com esta fantochada, dentro do que a situação me permite, mantenho as coisas como deveria ser normal. Para o ano, nova escola.
    Diga-se, para finalizar e correndo o risco de ser injusto, que este projecto está mais disseminado a norte e faço, seja a norte ou centro ou a sul, um paralelismo com o acordo ortográfico: deveria ser mais difícil impor a uma classe com formação especializada como a nossa, alterações tão obtusas como este projecto ou, na minha opinião, o AO.

      • fernando on 18 de Junho de 2022 at 0:09
      • Responder

      Tudo certo, colega (em particular o último parágrafo, que acho que diz ainda mais daquilo que somos enquanto grupo profissional…)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

slot gacor slot gacor situs android4d situs android4d situs bir365 situs sbs188bet situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs bir123 situs metal303 situs metal303 situs bir365 situs sbs188 situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs birasia situs bir123 birtoto-link birtoto-login bir123-link bir123-login bir365-link bir365-login sbs188bet-link sbs188bet-login sbs188bet android4d-link android4d-login android4d-alternatif rgm168-link rgm168-login metal303 birtoto android4d rgm168 sbs188bet metal303 bir365 bir123 link-birtoto link-rgm168 link-sbs188bet link-303metal link-bir365 link-bir123 link-alternatif-birtoto birtoto bir123 link-bir123 link-alternatif-bir123 bir123-link login-bir123 bir123-login daftar-bir123 rtp-bir123 android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar rtp-android4d birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar rtp-birtoto sbs188bet link-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet sbs188bet-link login-sbs188bet sbs188bet-login daftar-sbs188bet sbs188bet-daftar rtp-sbs188bet rgm168 link-rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link login-rgm168 rgm168-login daftar-rgm168 rgm168-daftar rtp-rgm168 bir365 link-bir365 link-rgm168 link-bir123 link-android4d link-bir365 link-birtoto link-sbs188bet birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar bir365 link-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 daftar-bir365 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online situs-gacor situs-online game-online slot-gacor server-thailand slot88 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online slot-fastspin Metal303 Link-alternatif-metal303 Metal303-link-alternatif Login-metal303 birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link-alternatif login-birtoto birtoto-login rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link-alternatif situs-rgm168 rgm168-situs rgm168-login login-rgm168 android4d link-alternatif-android4d android4d-link-alternatif login-android4d android4d-login situs-android4d android4d-situs komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login bonus-garansi rtp-komplekslot game-online situs-online metal303 link-metal303 metal303-link login-metal303 metal303-login bonus-garansi-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot komplek-slot slot mahjong megaways slot thailand slot Habanero slot gate of olimpus 1.000 PRINCESS STARLIGHT 1.000 KOMPLEKSLOT GACOR KOMPLEK SLOT SLOT KOMPLEK SITUS SLOT login-komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot bonus-komplek-slot komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus SLOT GACOR BONUS GARANSI KEKALAHAN komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus-garansi birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 komplek-slot daftar-komplek-slot bonus-komplek-slot link-alternatif-komplek-slot login-komplek-slot metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 link-alternatif-metal303 login-metal303 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir365 daftar-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto android4d daftar-android4d bonus-android4d link-alternatif-android4d login-android4d hasil-pemilu ganjar-menangis MAKAN SIANG GRATIS birtoto daftar-birtoto link-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto situs-birtoto situs-online-birtoto youtube amazon facebook google gmail bonus-kekalahan bonus-garansi-100persen komplek-slot komplekslot rgm168 daftar-rgm168 link-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 situs-rgm168 situs-online-rgm168 bonus-garansi-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet link-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet situs-sbs188bet situs-online-sbs188bet bonus-garansi-sbs188bet slot-thailand slot-koi-gate slot-online daftar-bir123 bir123 link-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 situs-bir123 situs-online-bir123 bonus-garansi-bir123 bir365 daftar-bir365 login-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d situs-slot situs-aman situs-terpercaya slot-habanero slot-pg-soft situs-gampang-menang sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d bonus-android4d rtp-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet rtp-sbs188bet bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 rtp-bir123 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 rtp-bir365 metal303 link-metal303 situs-metal303 login-metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: