Como aprender utilizando canais educacionais do YouTube e plataformas acadêmicas?

O avanço da tecnologia faz com que cada dia mais ferramentas digitais para auxiliar alunos, professores, pesquisadores e profissionais estejam disponíveis para uso.

Além de programas, softwares e ferramentas digitais em si, existem inúmeros sites e plataformas digitais acadêmicas que possuem uma função essencial no desenvolvimento, aprendizado e comunicação científica e educacional.

Há, por exemplo, diversas plataformas que oferecem serviços acadêmicos realizados por freelancers profissionais, como por exemplo aulas, plantões de dúvidas e até o acompanhamento e a realização de trabalhos.

Um grande exemplo disso é a www.mystudybay.com.br que oferece consultas às regras da ABNT, formatações em formatos acadêmicos oferecidas por profissionais certificados e até o acompanhamento para o desenvolvimento de projetos como TCC, iniciações científicas e diversos outros.

Logo, se limitar a aprender e estudar apenas de maneiras convencionais em pleno 2021 não é o mais indicado para seu sucesso acadêmico.

Óbvio que não é para deixar os tradicionais livros e artigos de lado, mas sim para se explorar outras possibilidades e vertentes de estudo que possam funcionar melhor para você.

Canais educativos no YouTube

O YouTube é uma das plataformas digitais mais acessadas de todo o mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários e cerca de 4 bilhões de vídeos executados todos os dias.

Ainda há estatísticas que mostram que a cada minuto, são vistas 300 horas de vídeos no YouTube, mundialmente.

Portanto é inegável, o YouTube é sim uma plataforma gigantesca que, atualmente, abriga diversos conteúdos. Então por que não utilizar o YouTube a seu favor para aprender coisas úteis?

Alguns canais nacionais e internacionais educativos do YouTube são:

VSauce

O primeiro canal que iremos citar é também um dos mais originais de todo o YouTube,  tendo sido criado e estabelecido em meados de 2010 pelo educador Michael Stevens.

Hoje, o bordão ‘’Hey VSauce, Michael here.’’ se tornou um dos mais populares e utilizados em toda a rede.

Em seu canal, Michael trata de maneira descontraída e lúdica de temas extremamente vastos, como por exemplo:

  • Física
  • Biologia
  • Percepção de tempo
  • Psicologia
  • Experimentos práticos
  • Matemática
  • Curiosidades

Logo, se você é uma pessoa curiosa ou apenas que busca um pouco mais de produtividade em frente a tela de seu computador, tente dar uma olhada nos conteúdos do Michael.

Kurzgesagt – In a nutshell!

Outro canal educativo sensacional presente no YouTube é o Kurzgesagt, que é um canal alemão, porém, cujos vídeos são editados todos em língua inglesa, visando a acessibilidade ao público.

O canal foi fundado por Philipp Dettmer e atualmente conta com cerca de 15 milhões de inscritos.

Atualmente é um canal tão reconhecido por seu conteúdo científico e também criação artística, que Philipp já trabalhou com diversas empresas renomadas, como:

  • Audi
  • Australian Academy of Science
  • Bill Gates Foundation

Ainda, no canal são abordados diversos temas, de maneira similar ao VSauce, tendo vídeos sobre biologia, psicologia, hábitos, evolução, degradação ambiental e educação.

Nerdologia

Quando falamos de divulgação científica de maneira lúdica, acessível e interativa no Brasil, não podemos deixar de falar do canal Nerdologia.

Idealizado pelo microbiologista Átila Iamarino, o canal se pautava inicialmente em análises científicas, físicas e biológicas de personagens e obras populares, assim como:

  • Como funciona o Omnitrix do Ben-10
  • As Individualidades de My Hero Academia
  • A Dobra de Raios de Avatar
  • A Poção do Amor de Rick And Morty

Logo, os vídeos de Átila são extremamente embasados cientificamente, porém, dialogam de maneira clara, simples, lúdica e ilustrativa com um público mais jovem, realizando um trabalho excepcional de divulgação científica e educação.

Ainda, atualmente o canal Nerdologia possui alguns segmentos:

  • Nerdologia Tech
  • Nerdologia História
  • Nerdologia Ensina

Cada um destes segmentos do canal possui suas próprias particularidades e especificidades. O Nerdologia História, por exemplo, conta com seu próprio apresentador; o historiador Felipe Figueiredo, que inclusive possui um podcast incrível chamado Xadrez Verbal.

Considerações finais

Existem diversas maneiras de se obter conhecimento na Internet, através de canais educativos, plataformas que oferecem aulas e serviços acadêmicos e utilizando de plataformas de busca de artigos científicos, como o Google Scholar.

Esta maneira de aprendizado é essencial para o seu desenvolvimento, sobretudo em um período de provas de vestibular, concursos e possibilidade de ingressar em uma universidade.

Portanto não perca tempo, se você precisa de aulas, plantões e até auxílio para desenvolver seus projetos, não deixe de conferir a MyStudybay

Se você está pensando em aprender de maneira mais lúdica e interativa, também não deixe de acessar os canais do YouTube citados aqui pois eles podem ser uma boa fonte de aprendizado.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/09/como-aprender-utilizando-canais-educacionais-do-youtube-e-plataformas-academicas/

1 comentário

    • Cristina on 24 de Setembro de 2021 at 0:36
    • Responder

    Não gosto de ser confrontada aqui com artigos escritos em português do Brasil.
    Ver “Acadêmicas” em vez de “Académicas” já me começou a fazer comichão. O “Aprendisado” enervou-me. Que diabo são “plantões”? O “extremamente embasados cientificamente” trocou-me os olhos.
    O conteúdo é interessante mas não suporto essa escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: