Professores e funcionários devem realizar testes serológicos e receber nova dose da vacina

 

Os diretores das escolas defendem que professores e funcionários devem realizar testes serológicos e receber nova dose da vacina contra a covid-19 para evitar o regresso ao ensino à distância, que traria “efeitos catastróficos” para os alunos.

Covid-19: escolas pedem testes serológicos e terceira dose da vacina

O estudo do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra que concluiu que três meses após a toma da vacina os anticorpos começam a baixar deixando as pessoas menos protegidas contra a covid-19, está a preocupar a comunidade escolar que pede medidas urgentes ao Governo.

A pouco mais de um mês do arranque de um novo ano letivo, os diretores sublinham que não são cientistas, mas sabem que é preciso “fazer tudo para que as escolas não voltem a fechar”.

Os alunos não podem voltar para casa. Fechar as escolas traz efeitos catastróficos que se vão repercutir a longo prazo. Já percebemos que o ensino a distância foi prejudicial para os alunos, em especial os mais novos, que são menos autónomos, e aqueles que já são mais carenciados”, sublinhou o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) em declarações à Lusa.

 

David Sousa apontou as medidas que devem avançar já: a testagem e vacinação da comunidade educativa, incluindo todos os alunos a partir dos 12 anos.

O vice-presidente da ANDAEP defende que o pessoal que trabalha nas escolas – que foi um dos grupos prioritários na vacinação – deve ser alvo de testes serológicos que permitam perceber os níveis de imunidade e receber a terceira dose da vacina.

Já o presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE), Manuel Pereira, é mais cauteloso: “Não sou técnico de saúde, nem cientista, sei apenas que é preciso garantir que existem condições para que possa haver um ano letivo normal”.

“As decisões são tomadas pelo Governo com base em pressupostos científicos. Para nós, o importante é que alunos e professores possam estar nas escolas e se a comunidade científica disser que são precisas três ou quatro vacinas, então estaremos de acordo”, disse em declarações à Lusa.

Sem querer entrar na discussão sobre a toma de novas doses de vacinas, Manuel Pereira defendeu testes serológicos entre a comunidade educativa, apontando-os como uma vantagem para as escolas mas também para a comunidade cientifica: “Penso que é de todo o interesse, não só a nível nacional mas também internacional, perceber-se o nível de imunidade de quem foi vacinado há mais tempo”.

Entre professores e funcionários, foram vacinadas cerca de 280 mil pessoas num processo gradual que arrancou no final de março.

Os serviços de Patologia Clínica e de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra realizaram um estudo junto dos profissionais de saúde que concluiu que três meses após a segunda toma da vacina os anticorpos começam a baixar.

David Sousa sublinha não ter conhecimentos científicos sobre a matéria, mas com base no que já leu parece-lhe fundamental avançar o mais rapidamente com a vacinação da terceira dose, realizar testes serológicos assim como testes de despistagem de covid-19 regulares, à semelhança do que aconteceu no passado ano letivo.

“Defendemos também a vacinação dos miúdos a partir dos 12 anos”, acrescentou o vice-presidente da ANDAEP.

As conclusões do estudo dos cientistas da Universidade de Coimbra levaram também o Presidente da República a lembrar no domingo que a decisão sobre a administração de uma terceira dose cabe ao Governo, recordando que os docentes também estiveram entre os primeiros a ser vacinados.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/08/professores-e-funcionarios-devem-realizar-testes-serologicos-e-receber-nova-dose-da-vacina/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria on 9 de Agosto de 2021 at 13:47
    • Responder

    Mas esta histeria covideira não terá fim?

    • Filipe on 9 de Agosto de 2021 at 14:10
    • Responder

    Agora utilizam a vacina como fosse vinho tinto quando acaba a ressaca mete mais para a goela … a chatice foi os pedreiros começarem a opinar sobre instalações elétricas quando nem o próprio rabinho sabem ainda limpar .
    Um dia irão perceber os efeitos nefastos da vacina no sistema imunológico , mielomas , leucemias e afins para a trocas e até porque já começaram a fabricar vacinas de nova geração quando em Portugal andam a administrar ferro velho pré-histórico nas veias das pessoas .

    • Luís Martins on 9 de Agosto de 2021 at 15:05
    • Responder

    A pouco e pouco irão todos descobrir o flop da vacina, o timing incorreto das inoculações e a escassa imunidade que ela confere.
    Já tanta e demasiada gente disse tanto disparate, tudo e o seu contrário, infernizando de medo a sociedade em prol do dito super prioritário bem comum, a saúde pública. Até já as crianças lançam para o carrasco. Vergonha! Cada um reflita e avalie pela sua própria cabeça.

  1. Mas??? ?
    Os anticorpos quando não existe contacto com o antigénio os mesmos descem ao longo do tempo. Aqui a questão é saber se o corpo consegue produzir anticorpos (pelos linfocitos memória B e /ou T) com o contacto do coronavirus posteriormente.

    Ou acham que vocês tem anticorpos no sangue para o sarampo a circular livremente ? Claro que não ….essa vacina supostamente dada nos primórdios da nossa vida, desencadeia uma resposta de anticorpos mas depois fica em memória para mais tarde quando necessário, serem despoletados.

    Para mim alguém quer aparecer … e farmacêuticas idem…

  2. Os mortos-vivos devem ser TODOS vacinados todos para que julguem que não apanham o vírus. E são muitos. Os Filhos de Deus não precisam de vacina nenhuma, pois a sua fé garante que só acontece aquilo que Deus QUER e aquilo que DEUS DEIXA( permite) e, nesse caso, a vacina não serve para nada. Todos, tenham calma ! Temos uma certeza absoluta, dada pela Virgem Sagrada : ” … e no fim dos tempos e desta tribulação e sofrimento humanos, o MEU IMAULADO CORAÇÃO , TRIUNFARÁ “. Por isso, deixem andar, deixem correr e deixem passar.
    Fácil , fácil …. é pensar que DEUS não existe. E se ELE existir? E se ELE vier em breve ?
    ” … e de novo Hei de Vir para julgar vivos e mortos…” Fonte : Credo católico.

    ” E quando os Homens julgarem que sabem tudo, EU mudo-lhes os ventos e troco-lhes os tempos . ” Fonte: Profecias Bíblicas.

    • Estudioso on 9 de Agosto de 2021 at 20:14
    • Responder

    Ena, tantos pseudo-cientistas e desaproveitados pela comunidade científica

  3. Isto começa a parecer é uma ditadura. Conheço muitas pessoas que ficaram com sequelas graves depois da vacina e disso ninguém fala. Isto começa a parecer um pesadelo. Tanta gente a morrer de tantas doenças diariamente e só se fala de covid. Há por aí algo muito obscuro…

      • Sousa on 9 de Agosto de 2021 at 22:02
      • Responder

      Que há muita mentira, todos o sabemos!
      O mais difícil é verdade…..?

    • Pedro on 10 de Agosto de 2021 at 19:51
    • Responder

    Terceira dose da vacina para quê?
    Para termos anticorpos por mais 2 ou 3 meses, e sujeitarmo-nos a ter sequelas para o resto da vida?
    Tenham juízo por favor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: