adplus-dvertising

Notícias Soltas do Dia de Hoje

Música – Professores de música preocupados com falta de vigilantes para provas de aferição – AVE admite falta de docentes com formação para a vigilância mas promete recorrer a docentes do 1.º ciclo, secundário e conservatórios. Associação de Educação Musical defende que não existem em número suficiente
Nacional – Quatro organizações rejeitam ″processo de municipalização da Educação″ – Organizações representativas de pais, professores, dirigentes escolares e trabalhadores não docentes rejeitaram hoje, em Viseu, o que chamam de “processo de municipalização da Educação”, por considerarem que será “muito negativo” para a escola pública.
Trás-os-Montes vai investir seis milhões na área da educação para fixar população | Desertificação | PÚBLICO – Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai investir cerca de seis milhões de euros na educação, num território onde o insucesso e o abandono escolar ainda apresentam números acima da média nacional, anunciou nesta segunda-feira aquela entidade.
Atividades de enriquecimento escolar. Escolas “não estão preparadas” – Renascença – Os pais e encarregados de educação que formam a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) consideram que a maioria das escolas não tem condições para dar mais horas de expressões física e artísticas aos alunos. “A intenção [do Governo] é boa, mas haverá muito a fazer nas escolas para garantir estas aprendizagens”, afirma Rui Martins, dirigente daquela confederação.
Parada no tempo e cheia de problemas, Escola Secundária do Lumiar está em “situação limite” • O Corvo – Na única escola secundária da freguesia do Lumiar, a mais populosa de Lisboa, há água a cair do tecto na cozinha e nas salas de aula. Numa delas, até chove “como na rua”. Os chafarizes não funcionam, o mobiliário exterior está partido e, por vezes, vêem-se ratos. A maioria dos estores não fecha e as janelas estão pregadas, dificultando a entrada de luz. No Inverno, há alunos com mantas e cobertores, para suportarem o frio que se sente no equipamento escolar. À semelhança de outras escolas da cidade, esta, com 900 alunos, também tem amianto nos revestimentos. A comissão instaladora da Associação de Pais da Escola Secundária do Lumiar lançou, por isso, uma petição a exigir obras urgentes.
Autarquia requalificou Escola de S. Bento da Batalha (c/vídeo) – Jornal do Ave – Aos problemas de infiltração e pontos de luz necessários, a Câmara Municipal de Santo Tirso respondeu com obras de requalificação. Nove anos depois da última beneficiação, a escola de S. Bento da Batalha foi alvo de nova intervenção, num investimento que rondou os 75 mil euros e que visou a substituição de clarabóias, reabilitação das fachadas do edifício, pintura das paredes exteriores, trabalhos de melhoramento e conservação do interior das salas de aula e biblioteca e reabilitação do campo de jogos.
Acordo desbloqueia obras na escola com piores condições do concelho de Vila Franca de Xira | Educação | PÚBLICO – Câmara e Ministério projectam investimento de 4 milhões. Pais e Junta de Vialonga acham “pouco”

Educação – Programa curricular de Matemática alvo de críticas – A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera que as mudanças propostas pelo Governo para o ensino da disciplina são um retrocesso, ao mesmo tempo em que lança críticas às várias medidas propostas, como é o caso da possibilidade de as escolas reduzirem a carga horária.
Sociedade de Matemática considera currículo da disciplina um retrocesso | Educação | PÚBLICO – A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera um retrocesso as mudanças propostas pelo Governo para o ensino da disciplina, criticando várias medidas como a possibilidade de as escolas reduzirem a carga horária.
EMRC: «Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas não é um privilégio mas um direito» – D. José Cordeiro | Agência ECCLESIA – Bispo de Bragança-Miranda abordou este tema na abertura do período de matrículas nos estabelecimentos de ensino
Filme produzido na Escola Básica de Mouriz seleccionado para Festival de Vídeo Escolar | Verdadeiro Olhar – Mostra tem como objectivos incrementar a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar, incentivar as escolas a utilizar o vídeo como ferramenta criativa
Alunos da Mário Beirão com peças de cerâmica na Ovbeja | Rádio Voz da Planície – Alunos do curso de educação formação de pintor/decorador de cerâmica estão presentes, na Ovibeja, no stand do Agrupamento de Escolas nº2 de Beja.
Ventosa em destaque na Robótica  – Foi ontem o último dia do Festival Nacional de Robótica que decorreu no Pavilhão Multiusos Expotorres em Torres Vedras. A equipa de Ventosa constituída por Leonor Franco, Martim Botelho e Rafael Fraústo ficou em primeiro lugar no escalão Juniores no Festival Nacional de Robótica, em representação da turma do 4 ano B do Centro Educativo e Escola Básica Ventosa.
Alunos portugueses apurados para o campeonato do Mundo de robótica – As equipas vencedoras vão representar Portugal no campeonato Mundial Robocup no Canadá. Terminou ontem o festival nacional de robótica que contou com a participação de 450 amantes dos robôs de vários países. Além dos participantes de vários pontos de Portugal, estiveram também presentes em Torres Vedras equipas da Alemanha, Holanda e México.
Equipa de Alcochete e Alenquer ganha 2.º lugar de dança robótica na Áustria | Diário da Região – Led Zeppelin, Pink Floyd e Queen, nomes de três famosas bandas de rock, foram as designações atribuídas aos três robots com que a equipa do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Sporting Clube de Alenquer conquistou mais um pódio num festival internacional de robótica, em representação de Portugal. A equipa portuguesa de dança robótica, intitulada “Made in Heaven”, obteve o 2.º lugar na modalidade de OnStage Escalão Secundário no RoboCup Junior Austrian Open 2018, que decorreu a 13 e 14 de Abril em Linz, na Áustria, com a participação de 129 equipas oriundas de nove países.
Alunos de Penamacor com honroso 4º lugar em Feira de empreendedorismo em Évora – Alunos de Cozinha e Pastelaria do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) ficaram num honroso quarto lugar entre 20 equipas na Feira Ilimitada de Évora. Os alunos representaram a escola e o Município de Penamacor na Feira de Empreendedorismo Regional da Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal), onde apresentaram uma ideia de negócio por eles desenvolvida no âmbito do projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, implementado pela Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com Junior Achievement Portugal e com a colaboração do AERS.
Escola Básica e Secundária de Machico na Letónia – Uma comitiva de alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Machico participou, de 14 a 21 de abril, num encontro de trabalho na Letónia, com outras cinco escolas de diferentes países: da Letónia, de Chipre, Grécia, Espanha e Roménia. O encontro esteve integrado nas atividades do projeto Erasmus+ ‘A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos’, cujos objetivos são motivar os alunos para o conhecimento da história, da cultura e da arte, bem como sensibilizar para o conhecimento e proteção do património da UNESCO.
Alcanena | Há todo um novo conceito de ensino a crescer em Alcanena | Médio Tejo
Ensino. IPCA abre portas a mil alunos do secundário – Semanário V – O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abre as portas nos dias 9 e 10 de maio a centenas de estudantes do ensino secundário da região para participarem nas atividades do Open IPCA 2018. Durante estes dois dias os participantes no Open IPCA 2018 vão viver de perto o ambiente de ensino, da investigação, a vida académica e ficar a conhecer a oferta formativa e as saídas profissionais dos cursos que o IPCA oferece, assim como esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura ao Ensino Superior, no caso das licenciaturas e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
Paredes organiza 4.ª Prova do Circuito Regional de BTT/XCO – Desporto Escolar | Verdadeiro Olhar – Encontro contará com a presença de 24 escolas, aproximadamente 400 alunos/atletas
«Um dos maiores fóruns de educação e formação do país» regressa a Albufeira a 9 de Maio | Sul Informação – O OPTO, «um dos maiores fóruns de educação e formação do país», vai regressar ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, entre 9 e 11 de Maio, com a presença de 60 expositores, entre entidades do ensino público e privado, politécnicos, universidades de todo o país, empresas e centros de formação.
Abertas as candidaturas para mediadores interculturais | Ciganos | PÚBLICO – Estão abertas as candidaturas a mediadores municipais e interculturais, revelou a secretária de Estado da Igualdade, Rosa Monteiro. Até 14 de Junho, as autarquias interessadas em ter facilitadores da integração das comunidades migrantes ou ciganas, de preferência estas últimas, devem encontrar parceiros, definir necessidades e entregar candidaturas. A equipa terá de fazer a ponte entre estudantes, escolas e famílias, para combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar, sobretudo entre as raparigas.
Monção: Meio milhar de crianças formou laço azul humano – A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção assinalou, na passada sexta-feira, a conclusão do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância através da criação de um laço azul humano que contou com a participação de meio milhar de alunos da E.B.2.3. A iniciativa teve lugar na Praça Deu-la-Deu Martins.
Diogo Cão no Encontro Regional de Gira-Volei | Notícias de Vila Real – No passado dia 25 de Abril em Ribeira de Pena, decorreu o Encontro Regional de Gira-Volei organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol em conjunto com a Câmara Municipal de Ribeira de Pena.
IPDJ recebe apresentação dos Jogos de Quelfes e exposição sobre mascotes olímpicas – Jornal diariOnline – Região Sul – A cerimónia de apresentação dos IX Jogos de Quelfes e a inauguração da mostra «Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade» decorrem na sexta-feira, 4 de maio, às 15:30 horas, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.
Terras sem Sombra em Beja: Escutar a polifonia da Córsega, percorrer a rota de Mariana e observar aves na planície sem fim | Sul Informação – O cante do Alentejo e uma manifestação musical sua “irmã”, a polifonia da Córsega, entoada a cappella, vão geminar-se em Beja, a 5 e 6 de Maio, com mais um fim de semana do Festival Terras sem Sombra, que volta a dar protagonismo ao Baixo Alentejo enquanto destino privilegiado de património, música e biodiversidade.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2018/04/noticias-soltas-do-dia-de-hoje-111/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: