Nacional – Quatro organizações rejeitam ″processo de municipalização da Educação″ – Organizações representativas de pais, professores, dirigentes escolares e trabalhadores não docentes rejeitaram hoje, em Viseu, o que chamam de “processo de municipalização da Educação”, por considerarem que será “muito negativo” para a escola pública.
Atividades de enriquecimento escolar. Escolas “não estão preparadas” – Renascença – Os pais e encarregados de educação que formam a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) consideram que a maioria das escolas não tem condições para dar mais horas de expressões física e artísticas aos alunos. “A intenção [do Governo] é boa, mas haverá muito a fazer nas escolas para garantir estas aprendizagens”, afirma Rui Martins, dirigente daquela confederação.
Parada no tempo e cheia de problemas, Escola Secundária do Lumiar está em “situação limite” • O Corvo – Na única escola secundária da freguesia do Lumiar, a mais populosa de Lisboa, há água a cair do tecto na cozinha e nas salas de aula. Numa delas, até chove “como na rua”. Os chafarizes não funcionam, o mobiliário exterior está partido e, por vezes, vêem-se ratos. A maioria dos estores não fecha e as janelas estão pregadas, dificultando a entrada de luz. No Inverno, há alunos com mantas e cobertores, para suportarem o frio que se sente no equipamento escolar. À semelhança de outras escolas da cidade, esta, com 900 alunos, também tem amianto nos revestimentos. A comissão instaladora da Associação de Pais da Escola Secundária do Lumiar lançou, por isso, uma petição a exigir obras urgentes.
Autarquia requalificou Escola de S. Bento da Batalha (c/vídeo) – Jornal do Ave – Aos problemas de infiltração e pontos de luz necessários, a Câmara Municipal de Santo Tirso respondeu com obras de requalificação. Nove anos depois da última beneficiação, a escola de S. Bento da Batalha foi alvo de nova intervenção, num investimento que rondou os 75 mil euros e que visou a substituição de clarabóias, reabilitação das fachadas do edifício, pintura das paredes exteriores, trabalhos de melhoramento e conservação do interior das salas de aula e biblioteca e reabilitação do campo de jogos.
Educação – Programa curricular de Matemática alvo de críticas – A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera que as mudanças propostas pelo Governo para o ensino da disciplina são um retrocesso, ao mesmo tempo em que lança críticas às várias medidas propostas, como é o caso da possibilidade de as escolas reduzirem a carga horária.
Ventosa em destaque na Robótica – Foi ontem o último dia do Festival Nacional de Robótica que decorreu no Pavilhão Multiusos Expotorres em Torres Vedras. A equipa de Ventosa constituída por Leonor Franco, Martim Botelho e Rafael Fraústo ficou em primeiro lugar no escalão Juniores no Festival Nacional de Robótica, em representação da turma do 4 ano B do Centro Educativo e Escola Básica Ventosa.
Alunos portugueses apurados para o campeonato do Mundo de robótica – As equipas vencedoras vão representar Portugal no campeonato Mundial Robocup no Canadá. Terminou ontem o festival nacional de robótica que contou com a participação de 450 amantes dos robôs de vários países. Além dos participantes de vários pontos de Portugal, estiveram também presentes em Torres Vedras equipas da Alemanha, Holanda e México.
Equipa de Alcochete e Alenquer ganha 2.º lugar de dança robótica na Áustria | Diário da Região – Led Zeppelin, Pink Floyd e Queen, nomes de três famosas bandas de rock, foram as designações atribuídas aos três robots com que a equipa do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Sporting Clube de Alenquer conquistou mais um pódio num festival internacional de robótica, em representação de Portugal. A equipa portuguesa de dança robótica, intitulada “Made in Heaven”, obteve o 2.º lugar na modalidade de OnStage Escalão Secundário no RoboCup Junior Austrian Open 2018, que decorreu a 13 e 14 de Abril em Linz, na Áustria, com a participação de 129 equipas oriundas de nove países.
Alunos de Penamacor com honroso 4º lugar em Feira de empreendedorismo em Évora – Alunos de Cozinha e Pastelaria do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) ficaram num honroso quarto lugar entre 20 equipas na Feira Ilimitada de Évora. Os alunos representaram a escola e o Município de Penamacor na Feira de Empreendedorismo Regional da Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal), onde apresentaram uma ideia de negócio por eles desenvolvida no âmbito do projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, implementado pela Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com Junior Achievement Portugal e com a colaboração do AERS.
Escola Básica e Secundária de Machico na Letónia – Uma comitiva de alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Machico participou, de 14 a 21 de abril, num encontro de trabalho na Letónia, com outras cinco escolas de diferentes países: da Letónia, de Chipre, Grécia, Espanha e Roménia. O encontro esteve integrado nas atividades do projeto Erasmus+ ‘A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos’, cujos objetivos são motivar os alunos para o conhecimento da história, da cultura e da arte, bem como sensibilizar para o conhecimento e proteção do património da UNESCO.
Ensino. IPCA abre portas a mil alunos do secundário – Semanário V – O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abre as portas nos dias 9 e 10 de maio a centenas de estudantes do ensino secundário da região para participarem nas atividades do Open IPCA 2018. Durante estes dois dias os participantes no Open IPCA 2018 vão viver de perto o ambiente de ensino, da investigação, a vida académica e ficar a conhecer a oferta formativa e as saídas profissionais dos cursos que o IPCA oferece, assim como esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura ao Ensino Superior, no caso das licenciaturas e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
Abertas as candidaturas para mediadores interculturais | Ciganos | PÚBLICO – Estão abertas as candidaturas a mediadores municipais e interculturais, revelou a secretária de Estado da Igualdade, Rosa Monteiro. Até 14 de Junho, as autarquias interessadas em ter facilitadores da integração das comunidades migrantes ou ciganas, de preferência estas últimas, devem encontrar parceiros, definir necessidades e entregar candidaturas. A equipa terá de fazer a ponte entre estudantes, escolas e famílias, para combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar, sobretudo entre as raparigas.
Monção: Meio milhar de crianças formou laço azul humano – A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção assinalou, na passada sexta-feira, a conclusão do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância através da criação de um laço azul humano que contou com a participação de meio milhar de alunos da E.B.2.3. A iniciativa teve lugar na Praça Deu-la-Deu Martins.