adplus-dvertising

A Nova Matriz do 2.º Ciclo

De uma forma geral a mudança da Matriz do 2.º Ciclo aparenta a criação de duas novas disciplinas semestrais (Cidadania e Desenvolvimento e TIC), tendo em conta a carga letiva de cada uma delas (25 minutos semanais).

Cria uma nova área de Complemento à Educação Artística (100 minutos) de frequência facultativa para os alunos, mas de oferta obrigatória, onde retira metade dessa oferta do Apoio ao Estudo que passa a ser de 100 minutos.

Mantêm-se a Oferta Complementar de caráter obrigatório para os alunos.

Agrada-me que nesta versão a Educação Artística seja incluída desta forma, pois vai permitir uma pequena mudança de orientação de um currículo exclusivamente ligado ao conhecimento dos alunos nas disciplinas mais teóricas.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2018/04/a-nova-matriz-do-2-o-ciclo/

2 comentários

    • Valentina Pires on 18 de Julho de 2019 at 16:16
    • Responder

    Boa tarde. DeAr Lindo
    Gostava que me esclarecesse sobre um assunto que nos está a atormentar.
    Sou professora de EV/ET, PQA e como sabe, a matriz curricular era de 100m para EV e 100 minutos para Et, o ano que termina, foi-nos retirado, pela direção do agrupamento, pedagógico, 50 minutos a ET no 5º ano, reduzindo, assim, a carga horária. Este ano 2019/2020 foi já aprovado por este orgão, a retirada de, mais, 50 minutos a ET no 6º ano, ficando reduzida a a carga para metade. Não foi criada nenhuma oferta complementar à Educação Artística, que nos pudesse compensar esta perda de horas.
    O meu agrupamento tem 19 turmas de 2º Ciclo, perdendo assim, o grupo 240, um horário. No grupo havia três professores com horário 0, (destacados por condições específicas noutros agrupamentos),passaram a haver 4. As horas foram dadas a TIC.
    O que pode o Grupo, 240, fazer para impedirmos que esta situação também se concretize este ano?
    Por favor, o grupo, 240, agradece algum esclarecimento.
    Obrigada

    • valentina pires on 18 de Julho de 2019 at 16:23
    • Responder

    Diz num comentário seu: ” Agrada-me que nesta versão a Educação Artística seja incluída desta forma, pois vai permitir uma pequena mudança de orientação de um currículo exclusivamente ligado ao conhecimento dos alunos nas disciplinas mais teóricas”. o que se está a passar, parece que é o contrário, pois tiraram 50+50, 5º e 6º ano e não há qualquer proposta direcionada para a Educação Artística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: