O porquê de serem os professores a pagarem a saída da crise.
“Na sexta-feira passada, a FNE solicitou uma reunião ao Ministro da Educação, com caráter de urgência, para tratar concretamente da negociação do enquadramento a definir para o descongelamento da carreira docente.
É que, nas negociações que decorreram com o Ministério das Finanças, a propósito do Orçamento de Estado para 2018, foi patente o desconhecimento razoável de matérias muito concretas que se prendem com a especificidade do desenvolvimento da carreira docente, para além de não ter ficado completamente esclarecida a forma como o descongelamento da carreira docente vai ocorrer, sendo inaceitável que os docentes portugueses constituam o único corpo profissional da administração pública em que o descongelamento não considera o tempo de serviço congelado durante cerca de dez anos.”
Ora, não me parece que isto seja assim. Pensar que há de parte do Ministério das finanças “desconhecimento razoável de matérias muito concretas que se prendem com a especificidade do desenvolvimento da carreira docente” é exatamente o contrário do que me parece.
Primeiro, eles (Ministério das finanças) sabem muito bem todas as matérias onde possam arrecadar uns cobres. Segundo, pediram a tempo e horas às escolas informações sobre o tempo de serviço dos professores, escalões em que estavam, e para que escalão transitam em 1 de Janeiro de 2018, por isso tinham toda a informação. Sabem o que vão precisar, sabem o que vão ter de pagar a mais com esta mudança, sabem o que não querem pagar, sabem que este roubo lhes dá como poupança ao longo da carreira dos docentes, e mais, sabem bem quanto não pagarão nas pensões futuras dos professores.
E bem mais triste do que isto, que já é bem grave, é a escolha dos professores para esta poupança!
Lembro que os governos nos acham o lado mais frágil. Como exemplo disso mesmo, este Ministro nem liga aos sindicatos, não fala com eles, nem os recebe.
Repare-se no que escreve a FNE: “É inaceitável que o Ministério da Educação continue sem dar qualquer sinal de que se preocupa com os trabalhadores que tutela e que não prove que, em respeito por eles, vai garantir que o descongelamento da carreira docente integrará a contagem de todo o tempo de serviço congelado, aliás como acontece em relação aos outros trabalhadores da administração pública.”
Ou seja, o Ministério da Educação continua sem dar qualquer sinal de que se preocupa com os trabalhadores que tutela.
Era tempo dos responsáveis sindicais, que tanto advogam a negociação, entenderem que isto é uma luta e não um negócio.

5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Acho muito giro isto…
Só agora é que os sindicatos e os professores acordaram para o problema do congelamento e dos anos que envolve?
Porque não foram negociando ao longo dos anos junto da tutela a transição para esta realidade?
Agora… depois do M. Finanças fazer as contas ao que poupa ao longo de muitas décadas (não esquecer que os professores com 40 ou mais anos de idade nunca chegarão ao topo da carreira), mais reformas, etc. etc. esperem sentados.
Com poucas excepções, de há muito que os professores são uma massa amorfa, animaizinhos domesticados e contentes com uns ossos que lhes dão para rapar. Pior seria morrer de fome, dizem. Assim seja. Vivam a vossa morte. Em silêncio.
Pela parte que me toca, eu vou para a luta! Está muito dinheiro em jogo, muitos anos de trabalho, que não pretendo perder! Se estivermos 5 dias em greve, eu quero ver como é que os pais se vão organizar …
O importante é estarmos todos unidos! Como estiveram a maior parte dos professores nesta última greve.
Vamos para a luta! Espero que os sindicatos se unam todos!
Lógico…
Vejamos.
Os médicos se fazem greve há mais mortes,
Enfermeiros … idem,
Padeiros, não há pão … Transportes causa transtorno, Policias não há multas.
Professores … poupa-se uns trocos descontando no ordenado, e os efeitos de uma medíocre educação manifesta-se passados alguns anos.
E se cortassem nas mordomias dos políticos? Corrupção? Malas de notas, fotocópias de 500€.
De facto alguns são mesmo uma massa amorfa. Abram os olhos e vão deixar de ser animaizinhos domesticados. Sabem o que devem fazer?
Façam greve às avaliações, e vão ver o resultado. Acordem…