Dezenas de professores aproveitaram este 5 de Outubro para um ruidoso protesto frente a Câmara Municipal de Lisboa.
Vestidos de branco, os docentes exigiram ao governo para reavaliar as alterações feitas à ultima da hora nos concursos de colocações.
Depois do protesto, os professores acabaram por ser recebidos pelo Presidente da República.
Professores manifestaram-se esta quinta-feira por concurso mais justo, junto ao local das celebrações do 5 de Outubro. Depois do protesto foram recebidos pela secretária de Estado da Educação, mas o encontro terminou sem resultados concretos.
Dezenas de professores manifestaram-se hoje junto às cerimónias comemorativas do 05 de Outubro em Lisboa, presididas pelo Presidente da República, gritando “justiça” e “colocação administrativa, já”, em protesto contra o concurso de professores.
Vestidos de branco, alguns empunhando cravos brancos, os manifestantes exibiam uma faixa em que se lia “colocação administrativa, já” e gritavam “justiça”, “respeito”, “concurso ilegal”, “somos mais de cem” e “Marcelo, amigo, queremos falar contigo”.
O protesto foi audível pouco depois de terminarem, na Praça do Município, em Lisboa, os discursos das cerimónias do 05 de Outubro, proferidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo presidente da Câmara da capital, Fernando Medina.
O primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a manifestação dos professores na Praça do Município, em Lisboa, considerando que “faz parte da vida democrática”.
“Temos de nos habituar a viver com isso, é normal”, disse aos jornalistas, quando questionado.
Costa recordou que “as regras foram cumpridas” quanto à colocação dos professores.
“Ninguém está colocado numa escola para a qual não tenha concorrido”, salientou, indicando que no próximo ano letivo os professores descontentes terão oportunidade de corrigir a situação.
No final, António Costa foi instado pelos jornalistas a comentar este protesto, tendo o primeiro-ministro apontado que se “as pessoas querem justiça”, “está lá a justiça”.
Porém, assinalou, “as regras foram cumpridas” quanto às colocações dos professores.
“Não podemos alterar as regras do jogo”, salientou.
PSD, BE, CDS e PCP disseram, regra geral, compreender as reivindicações dos docentes.
35 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Este ano os profs do quadro (QE/QA/QZP) confrontaram-se com
a limitação que persiste há anos: diminuição do nº de turmas e
consequentemente, diminuição dos horários completos. Como uma das reversões
prometidas não foi e não está a ser cumprida- diminuição do nº de alunos por
turma- e conjungando com o não cumprimento da lei quanto a esse nº (com a
DGESTE a obrigar a constituir turmas com mais de 28 alunos), foi criada a
condição para ‘tramar’ muitos profs, que foi agravada com outra decisão
limitativa: só colocar no concurso de mobilidade interna APENAS os horários
completos. Assim, os profs com este estatuto laboral ficaram condicionados à
existência de horários completos, constantando a precariedade de um vinculo
supostamente estável.
Isto mostra a pele de cordeiro que o lobo socialista vestia…
.
Desejam que exista mais DESPESA PÚBLICA???????
Os CONTRIBUINTES não estão para SUSTENTAR MALANDROS.
Os CONTRIBUINTES não podem continuar a SUSTENTAR EMPREGO FICTÍCIO.
Toda a gente sabe que existem PROFESSORES EM EXCESSO.
Municipalizem rapidamente a Saúde e a Educação.
.
Municipalizar a educação para a contratação de professores deixar de ser por critério claros? Nas câmaras é só cunha quem não conhecer alguém importante, fica no desemprego, mesmo que seja o melhor professor. Já concorri para mais de 15 concursos em câmaras sendo tendo um curriculum superior aos outros concorrentes e em todos vi esquemas para colocar quem interessava….fiz figura de urso.
Ainda andas por cá?…
Ainda não aprendeste algo muito básico?
Bem, vamos ver se consegues aprender algo, já como tinha dito anteriormente: “A função da do nosso Sistema de Ensino não é formar escravos para o FMI…
Com mais ou menos nascimentos, Portugal tem o direito e o dever de formar os seus cidadãos.
Não somos escravos!!!
A Educação NÂO É uma despesa. A Educação É um investimento. Logo o seu retorno até pode ser mais nascimentos. Os “números” não são pessoas. O Homem não é um objeto, logo não é uma pseudoestatística económica.
O Homem serve-se da Economia, não é a Economia que se serve do Homem.Como vê, está absolutamente errado o pseudoestudo que tenta há tanto tempo impor neste Blogue.
Se tem inveja de quem tanto trabalha, e por tão pouco, trabalhe também e, acima de tudo pense no seu País, não na Alemanha. Essa já nos roeu muito… Um dos nossos grandes erros foi a entrada no Euro, mas a sua saída não é impossível. A ver vamos… Por isso cresça e torne-se um Cidadão melhor.”
Quando aprendes?…
Falas de mais.
És mesmo burro e corrupto. Não haverá ninguém que te parta esses cornos para aprenderes o que é um professor e dares valor a quem interessa. BURRO
MUITO BEM ESTES PROFESSORES.
Dia cheio de VERDADES e MENTIRAS!
As VERDADES vêm nas capas dos jornais: “Resultados desastrosos nas provas de aferição”
As MENTIRAS: ditas pela SE Leitão aos canais de TV!
A Helena Rechena mostra CLARAMENTE que a SE Leitão não diz a verdade.
https://profslusos.blogspot.pt/2017/10/nao-nos-atirem-areia-para-os-olhos.html
QUE FALTA DE VERGONHA.
inda andas por cá?…
Ainda não aprendeste algo muito básico?
Bem, vamos ver se consegues aprender algo, já como tinha dito anteriormente: “A função da do nosso Sistema de Ensino não é formar escravos para o FMI…
Com mais ou menos nascimentos, Portugal tem o direito e o dever de formar os seus cidadãos.
Não somos escravos!!!
A Educação NÂO É uma despesa. A Educação É um investimento. Logo o seu retorno até pode ser mais nascimentos. Os “números” não são pessoas. O Homem não é um objeto, logo não é uma pseudoestatística económica.
O Homem serve-se da Economia, não é a Economia que se serve do Homem.Como vê, está absolutamente errado o pseudoestudo que tenta há tanto tempo impor neste Blogue.
Se tem inveja de quem tanto trabalha, e por tão pouco, trabalhe também e, acima de tudo pense no seu País, não na Alemanha. Essa já nos roeu muito… Um dos nossos grandes erros foi a entrada no Euro, mas a sua saída não é impossível. A ver vamos… Por isso cresça e torne-se um Cidadão melhor.”
Quando aprendes?… Pelo menos tenta, para não fazeres a figura tão triste que andas a fazer por aqui.
Falas de mais. Falas.
Todos os QZP ficaram colocados onde manifestaram preferências. Eu não tinha condições para vincular, mas conheço colegas que podiam efetivar no QZP de Lisboa ou Algarve, sendo do norte no entanto ponderaram e optaram por concorrer para o norte e continuam contratados por isso. Sou contratado mas não estou a contar com a norma travão colega . Muitos colegas do QZP queriam ser “espertos ” e efetivar a 300 km contanto com a MI para aproximar do norte no entanto correu mal a jogada e agora choram. Concorreram arriscando para longe agora assumam as vossas opções.Queriam trabalhar 8 horas mais uns clubes e apoios e receber o salário por inteiro? Isso não cabe na cabeça de ninguém colega….. Concurso injusto é aceitar na mesma prioridade milhares de colegas que lecionaram nos colégios durante 15 ou 20 anos e agora com pouco tempo de público ultrapassam os colegas do público com o apoio de alguns sindicatos.Contra isso deviam os colegas do quadro e sindicatos lutar e fazer manifestações. Concurso injusto aconteceu com a BCE . Agora pedem união agora não vi ninguém dos quadros preocupado com os contratados nessa altura …. Onde estavam os colegas do quadro e sindicatos na injustiça da PAC na dia da greve poucos do quadro fizeram greve….
Tu também falas de mais.
Continua a ser honesto e vais ver quando entras no Quadro. Nunca.
Isto não é para honestos.
Humilhante o papel desta gente.
O primeiro ministro argumenta contra o ponto de vista deste pequeno grupo com uma frase simples, que todos percebem facilmente e acaba com qualquer argumento!
沃八达,逆向导购,自动下滑,三三倍增,十级提成。
①注册提成。有人在你网站注册你就有钱,阶梯制,最低每个 1 毛,最高 1 元。
②下线提成。逆向推荐模式,上线替下线发展,就算不推广,照样有钱赚,见点 5 元。
③直推提成。你自己每推荐一个VIP下线提成 50 元,满 3个开始下滑,但提成不会减少。
营销软件,无限下载,每日增加,永久更新。
免费注册网址:
http://www.lin152.wobada.com/?Action=xm2
沃八达
Estou farto destes colegas que estão a envergonhar a nossa profissão. Vou já falar com o Ministro para colocar as regras anteriores, os QZP só comcorrem ao seu QZP. Podem começar a arranjar casa definitiva nos arredores de Lisboa.
Apoiado José realmente estes colegas estão a pedir para o MEC voltar às regras antigas ou seja os QZP apenas podem concorrer aos seu próprio QZP
Moro em Lisboa e sempre consegui mobilidade para essa área. Este ano fui empurrado para trás-os-montes porque esses queridos do norte decidiram ir tirar o lugar a quem é da zona. Se nao queriam LX porque concorreram??? O ME deveria voltar ás antigas regras de QZP. Se esses meninos acham que o QE deve ficar na sua escola eu acho que o QZP deve ficar na sua zona.
Era mais que merecido é que já não se aguenta.
Pois é, pois é, mas nesse tempo da afetação não havia vagas especiais para os professores contratados (que nunca abandonaram a sua casinha) se fazerem à vida. No tempo dessas regras também havia outras, como por exemplo o respeito pela lista de graduação, a ausência de concursos pela porta do cavalo, a obrigatoriedade de os contratados concorrerem a um só QZP, etc. Venham lá essas regras, pelo menos eram justas e coerentes e eram divulgadas atempadamente. Que me lembre nunca os professores foram apanhados de surpresa como este ano. Pelo menos dantes os professores ainda iam sendo respeitados. Agora fazem de nós uns burrinhos, pregam-nos umas mentiras como se fossem verdades absolutas e já está. Temos políticos cada vez mais corruptos. Fazem o que querem e não olham a meios para o fazerem. Este ministro e a secretária Leitão deviam ser demitidos, porque não se brinca com a vida das pessoas. Exercem um cargo de responsabilidades e devem assumi-las. Diz que são poucos os professores afetados, pois nem que fosse apenas um, teria a legitimidade de reclamar e direito a que a sua colocação fosse corrigida.
Será que é assim tão difícil perceber o que se passou nos dias 25 de agosto e 6 de setembro?
Estes colegas QZP não estariam a reivindicar nada se as colocações de 6 de setembro e restantes tivessem seguido as mesmas regras das do dia 25 de agosto.
Em agosto só foram atribuídos horários completos aos professores de QZP nos QZPs onde estão vinculados. Mas no dia 6 de setembro foram atríbuidos horários “incompletos” a professores de QZP menos graduados e não nos QZPs onde estão vinculados.
Pessoas efetivas no centro e sul do pais ficaram no norte (sendo menos graduadas que as de 25 de agosto), em horários “incompletos” e foram contratados professores para horários completos no centro e sul do pais.
Senhor contribuinte indignado, isto é gerir bem o dinheiro dos contribuintes?
Devem analisar bem o caos dos concursos deste ano e depois podem argumentar. Quem não esta no sistema deveria pensar antes de falar e não vir para aqui falar do que não sabe.
Um professor de um determinado QZP sabe muito bem que terá sempre de lecionar nesse QZP caso não haja horários noutro QZP.
Eu se estivesse no seu lugar não perderia o meu tempo a responder a um indivíduo que só sabe ser muito mal educado. Nem merece resposta, pois assim estamos a dar-lhe o que ele não merece: atenção.
Vá de fim de semana ou fique no sofá com a sua família/sózinho e esqueça este “personagem” muitíssimo mal formado
Isso é mentira. Começaram logo a reclamar ainda as listas do dia 6 de setembro estavam longe de aparecer, até fizeram uma petição a dizer que as regras tinham sido mudadas e que faltavam vir a concurso os horários incompletos. Para além da total falta de vergonha demonstrada proferem em público declarações como ontem ouvi de que são injustiçados porque ficaram com horários completos ainda são mentirosos e desonestos.
Estes professores manifestaram-se para numa tentativa de obter colocações administrativas para este ano letivo, não foi por um concurso mais justo! O foco deles continua a ser esse, são cento e poucos… Se fosse por um concurso mais justo estariam lá bem mais! Queriam as colocações mais cedo e foram mais cedo… as ultrapassagens são inevitáveis…
Quanto aos contratados e as ultrapassagens… Mudem a definição de horário anual, a definição que conta para a Norma Travão, se anual for aquele horário que é lançado só até de 1 de Setembro, os contratados deixam de falar em ultrapassagens e deixam de pensar nos horários anuais que são atribuídos depois… A definição de anual ser a que é hoje em dia permite cada vez mais as ultrapassagens…
“São cento e poucos???” Deve estar a gozar ou deve ser um dos beneficiados.
Olhe, pode dizer aqui, a todos, onde foi buscar esse nº (de cento e poucos) de ultrapassados? É que todos gostariam de saber.
Contou o nº de manifestantes e fez essa contabilidade, foi?
Pois olhe que muitos que foram ultrapassados NÃO ESTIVERAM NAS MANIFESTAÇÕES. Falo por mim. Não pude estar presente, porque infelizmente estou bem longe de Lisboa e já me bastam os mais de 300 km (ida e volta) que tenho de fazer para ir trabalhar, mas estou também solidário com os colegas que foram ultrapassados e desterrados. Percebeu, ou quer um desenho?
É melhor fazer um desenho e para si próprio.. E perceber que o que é o concurso público e deixar se de choradeiras.. Já q pelos vistos devia estar até agora habituado a mamadeiras à porta de casa.
.
Terminaram as MAMADEIRAS e daí a Indignação destes professores que não querem trabalhar.
.
Anónimo.. Onde estavas tu quando transformaram os qzps dum tamanho descomunal em 2012? Com horário numa escola na tua rua.? Onde estavam estas almas da manif nessa altura… Numa manif..?? É q ninguém vos viu! Tenham mas é juizo!
É fácil: acabem com os Quadros de Zona e ponham esta gente toda a concorrer para QA/QE. Aí é que vão ver onde ficam colocados…
Professores contra professores, isto é uma vergonha, sejam solidários com os outros, colegas, ou então, se não, ao menos estejam calados!
Isto de “concursos” sempre foi o mesmo. Quem é mais corrupto é que manda; e se as regras o incomodarem, criam-se novas à maneira… TODOS os “concursos” deste ano obedeceram a este principio fundamental da corrupção. Concursos de Professores justos? Querias, querias… Mas nunca houve e não será agora que existirão. Quem é corrupto e menos habilitado deve ficar sempre à frente dos outros que são habilitados, são honestos e têm experiência. Por isso digo eu, mudar o quê se isto só dura há 43 anos?
Falas de mais. Quem é mais forte é que deve vencer.
Os honestos que se cuidem.
Solidários com quem? Com quem se considera acima da justiça? Com quem quer a toda a força fazer valer os seus interesses pessoais? Ficaram a 100 km de casa? Também há muitos QA/QE que ficam a 200 km de casa porque são ultrapassados por muitos QZP por via de uma prioridade feita à sua medida, não tendo em conta a graduação profissional.
Badamerda os sindicatos que nada fazem pelos professores do quadro!!!!Para os contratados há sempre horários anuais e completos…Estranho….
Concordo
Tanbem sei como se entra pro quadro. os t´tós dos contratadozecos que aprendao. deixem de ser honestos e tambem entrão.
É mesmo rasca. Nem todos os Professores que estão no Quadro entraram por cunhas/esquemas. Não julgue todos por si.