Se há resposta clara no inquérito elaborado aqui no blogue é a forma como devem decorrer os concursos de professores.
Das 5135 respostas válidas recebidas no espaço de 13 dias verifica-se que 95% dos professores consideram que os concursos devem ser centralizados pelo Ministério da Educação com critérios definidos a nível nacional.
Não há grande variação entre os três tipos de professores que foram inquiridos. Quer professores do quadro de escola/agrupamento, quer professores dos Quadros de Zona Pedagógica, quer professores contratados são da mesma opinião e as percentagens variam dos 94,5% aos 95,8% de respostas a afirmar que o concurso de professores deve ser gerido a nível nacional pelo Ministério da Educação e dos 94,9% aos 97% de respostas a dizerem que estes concursos devem ter como base critérios definidos a nível nacional.
Ao longo dos próximos artigos serão mostrados outros resultados do inquérito realizado entre os dias 11 e 23 de Setembro de 2016.
Ficha Técnica
Universo – Professores do Ensino Público e Privado.
Amostra – Aleatória e representativa do universo. A amostra contém 5135 inquéritos preenchidos.
Técnica – O inquérito foi realizado através da plataforma de formulários Google, tendo o trabalho de recolha ocorrido entre os dias 11 e 23 de setembro de 2016.
Responsabilidade do estudo: Professores Alexandre Henriques e Arlindo Ferreira
2 comentários
Noticiado hoje no Expresso:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-09-26-Maioria-dos-professores-nao-quer-que-sejam-as-escolas-a-escolhe-los
Agora é indispensável que o Ministério de Educação pondere e aplique o princípio de justiça e equidade deste estudo já no próximo concurso 2017/2018!