Aviso de Abertura – Mobilidade

Que era para ser entre o dia 16 e o dia 24, segundo este calendário, mas que afinal é entre o dia 16 e o dia 20 às 18 horas.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/07/aviso-de-abertura-mobilidade/

25 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Tenho horário zero. Concorro com que códigos?
    E se não ficar colocada vou apresentar-me no agrupamento ao qual pertenço? E depois? Recebo ordenado ou não para o ano?
    Há alguma lista dos códigos para concorrer?

    • Lena on 13 de Julho de 2012 at 14:02
    • Responder

    Vou concorrer à mobilidade interna (para tentar aproximar à residência) e julgava que neste aviso de abertura dos concursos saíria os códigos dos mega aprumentos (uma vez que para onde vou concorrer já tudo em mega agrupado)…não vejo nada no aviso de abertura. Concorro pelos códigos que saíram a 16 de Abril e que estão no site do DGAE?

    1. As listas de códigos devem aparecer lá para 2ª feira atualizadas. Penso eu de que… 🙂
      De qualquer modo, fica um conselho, não concorra nos primeiros 2 dias. Nem no ultimo, claro.

        • Lena on 13 de Julho de 2012 at 20:10
        • Responder

        Obrigada…fico então aguardar por 2ªfeira. Esperemos mesmo que saíam na 2ªfeira :). Já agora fica mais uma questão: concorrendo na 2ª prioridade só posso ser colocada numa escola que tiver horário completo, certo?

    • Sandra Camêlo on 13 de Julho de 2012 at 15:42
    • Responder

    Sou QE e mandaram-me concorrer a mobilidade, no entanto há perspectivas na escola de que vai haver horário para mim.Mas, eu também quero mudar para outra escola, onde sei que há muitos contratados no meu grupo, por isso vou concorrer a mobilidade interna na 2ª prioridade. Na minha escola questionaram o que poderia acontecer se eles me retirassem da 1ª prioridade e eu continuasse a concurso na 2ª e não ficasse colocada. Volto ao meu lugar de origem, ou o meu horário já foi preenchido e fico sem horário?!!

  2. Se não ficares colocada na 2ª prioridade regressas à escola em que estás.

      • Sandra Camêlo on 13 de Julho de 2012 at 16:06
      • Responder

      Era o que eu achava mas na escola estão com muitas dúvidas, pois em lado nenhum esclarece o que acontece e eles dizem que o meu horário vai a concurso ao mesmo tempo que peço mobilidade na 2ª prioridade. Estará o sistema preparado para verificar que não fiquei em mobilidade (pois só pretendo concorrer a uma escola) e me colocar novamente no horário da minha?

        • João Pedro on 13 de Julho de 2012 at 21:33
        • Responder

        È verdade a vaga é libertada mas no caso da colega conseguir sair.

    • Isabel Silva on 13 de Julho de 2012 at 16:22
    • Responder

    Sou QA (concelho de Oeiras) e tenho de concorrer pois não tenho horário. A quantas escolas/agrupamentos, no mínimo, terei de concorrer? Todas do meu concelhos apenas, ou…? Obrigada!

      • João Pedro on 13 de Julho de 2012 at 18:22
      • Responder

      És obrigada a concorrer a um agrupamento do concelho de oeiras. Se não ficares nesse agrupamento podes ser colocadas em qualquer agrupamento desse concelho, se mesmo assim nao ficares, aguardas no agrupamento atual e vais para a reserva de recrutamento.

  3. Olá Arlindo, bem vindo!
    Vou colocar uma dúvida que me parece completamente absurda e por isso gostaria, por favor, que me desse uma ajuda. Sou prof. do QA de uma escola, entretanto e devido a graves problemas de saúde tenho vindo a pedir DCE. Foi-me sempre concedido, este ano pelos vistos as regras mudaram… E como tal, aquando do
    preenchimento do formulário eletrónico e quando me apercebi que apenas tinha a opção liguei à DGRHE e foi me dito e passo a citar:” Colega não está a concorrer a nenhum concurso mas a uma mobilidade interna por doença, a escola que escolher e se for deferido o seu processo é para essa escola que vai. Agora vêm me dizer que tenho de concorrer a DACL… Afinal o que é que está a acontecer?
    Agradeço desde já a ajuda que me puder fornecer.
    Obrigado

      • Paula B. on 13 de Julho de 2012 at 19:18
      • Responder

      Mmanuel, estou numa situação semelhante e posso tentar ajudar. Os docentes QA/QE que ficam sem horário na escola de provimento(onde se está efectivamente colocado e não onde se está destacado) enviam-nos para DACL (por ausência de horário de 6 ou mais horas), o que não invalida que fique destacado na opção que escolheu em DCE. Simplesmente tem que ficar “ligado” a uma escola onde exista horário para si, para o caso de não ver deferido o destacamento. Se ficar destacado sai automaticamente da lista de mobilidade interna (DACL, neste caso). Espero ter conseguido ajudar. Boa sorte a as melhoras.

    • Inês on 13 de Julho de 2012 at 18:48
    • Responder

    Alguém me pode informar se há docentes sem componente letiva e que vão concorrer a DACL, no grupo 230, em escolas dos concelhos de Valpaços, Chaves, Murça, Mirandela e Macedo de Cavaleiros?
    Muito obrigada

    • Seven on 13 de Julho de 2012 at 19:20
    • Responder

    Deveríamos fazer como o médicos…. 95% de adesão a uma greve para o sistema educativo durante uma semana!!! Ter os pais a reclamar com as políticas e nós também. Caros diretores de escola, façam isso numa posição “undercover”….. promovam essa greve e paragem total!!!! Juntem-se capitães …capitães de escolas que não merecem o desrespeito por parte de políticos de promessas inválidas! Façamos uma revolução em prol da educação! Diretores convoquem-nos… não sejam tão assertivos para com as políticas de quem só vê a educação como resultados estatísticos. As normas deste ministério não respeitam ninguém da fação da educação. Sejamos um só!!!! Uma só entidade de professores e educadores! Puxem por nós! Façam esse movimento! Só uma posição conjunta fará mudar as posições atuais do governo.

  4. Obrigado Paula, não sei se tenho componente lectiva na escola de provimento. A escola ainda não me informou… Então se a escola de provimento tiver horário não vou a DACL?

      • Paula B. on 13 de Julho de 2012 at 23:58
      • Responder

      A escola de provimento tinha até ontem (6ª feira) para informar que não tinha componente lectiva para si. Se não informou no sentido de o colega ter de concorrer a DACL é porque, em princípio, mantém a componente lectiva. A direcção está obrigada a comunicar caso não tenha. Pelo sim, pelo não, 2ª feira informar-se na direcção do seu agrupamento. Pelo que diz parece que tem e, sendo assim, mantém-se na escola de provimento, não concorre a DACL e aguarda a resposta de DCE. Espero ter ajudado…Boa sorte e, mais uma vez, as melhoras.

    • tmmguimaraes on 13 de Julho de 2012 at 20:32
    • Responder

    Olá, Colegas!!
    Hoje ao final da tarde recebi um mail da escola a que pertenço (sou QA) a dizer q não têm horário para mim. Mas eu estou destacada desde 2009 (setembro) por aproximação à residência e, nesta escola, há horário para mim… Por favor, será q me podem dizer se tenho ou não de concorrer!! Estou a ficar em pânico, pois tenho uma bebé c 3 semanitas e n me estava a imaginar agora a pensar nisto… Desculpem

      • João Pedro on 13 de Julho de 2012 at 21:36
      • Responder

      Acho estranho que havendo horário a colega vá a concurso mas, se recebeu comunicação a dizer que não tem horário tem que ir a concurso porque neste momento o Agrupamento já a colocou na plataforma para ir a DACL

      • Paula B. on 14 de Julho de 2012 at 0:13
      • Responder

      Penso que a colega vai ter que concorrer a DACL pela ausência de horário na escola de provimento. Mas se mantém a componente lectiva na escola de DAR essa escola indica-o na ICL e mantém-se lá. É esta a minha interpretação, mas talvez seja melhor informar-se na escola. Nos esclarecimentos sobre os concursos dizia o seguinte:
      QA/QE – Está em mobilidade numa escola que não a de provimento – Se a escola de provimento não tiver componente letiva para lhe atribuir (mínimo 6 horas) deve indicá-lo na ICL

      QZP – Está em mobilidade numa escola que não a última de colocação – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.

      QA/QE – Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola não seja a de provimento) – Regressa à escola de provimento. Se a escola de provimento não tiver componente letiva para lhe atribuir (mínimo 6 horas) deve indicá-lo na ICL.

      QZP – Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola não seja a última escola de colocação/afectação) – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.

      QZP – Órgãos de Gestão (docentes que deixem de pertencer à Direcção Executiva ou que pretendam passar a exercer as funções de Assessor, e em que a escola é a última escola de colocação/afectação – A estes docentes não pode ser atribuída componente lectiva. Tem de vir a DACL. A última escola de colocação deve indicá-lo obrigatoriamente na ICL.

      QA/QE em situação de DACL – Os docentes em DACL tem de constar na ICL da escola de provimento, caso não exista no mínimo 6 horas de componente letiva para lhe atribuir.

      QZP em situação de DACL – Os docentes em DACL tem de constar na ICL da última escola de colocação, caso não se encontrem em situação de plurianualidade. Nesta situação são obrigatoriamente opositores a DACL.

      DAR – Caso não tenham componente letiva na escola de DAR, esta deve indicá-lo na ICL. Tem de vir a DACL pela escola de DAR.

      Os docentes QA/QE que se encontrem em mobilidade, fora da sua escola de provimento, caso tenham docentes em plurianualidade no seu lugar e não exista no mínimo 6 horas de componente letiva para lhe atribuir, devem ser opositores a DACL.

      Os docentes QZP que não mantenham a colocação de plurianualidade (docentes colocados nas necessidades transitórias), são obrigatoriamente opositores a DACL.

      Os docentes que acederam ao procedimento de mobilidade por doença devem ser inseridos na ICL como não tendo componente letiva. Caso a mobilidade não seja autorizada pelo SR. SEEAE e se verifique a existência de componente letiva para lhes atribuir, aquando da 2ª disponibilização da ICL, os AE/ENA poderão reverter esta situação. Caso a mobilidade seja autorizada pelo SR. SEEAE, os docentes serão retirados do concurso da Mobilidade Interna.

      Com os melhores cumprimentos

      O Director Geral da Administração Escolar

      Mário Agostinho Alves Pereira”

      Espero que ajude. Boa sorte e felicidades para si e para o bébé

    • Fátima on 14 de Julho de 2012 at 1:52
    • Responder

    E já agora, no meio de tantas dúvidas e tanta confusão, alguém me sabe esclarecer? Sou QE numa escola da RAM, colocada em 2009 por 4 anos (DAR) e agora não tenho horário na escola onde estou destacada, motivo pelo qual tenho de concorrer a DACL Só posso concorrer ao concelho da escola onde estou destacada? Se não ficar colocada, onde deverei apresentar-me em 1 de setembro? A escola a cujo quadro pertenço não vai colocar informação alguma sobre se tenho horário ou não porque os concursos são diferentes, não tem acesso à aplicação sequer…

    • cvcosta on 14 de Julho de 2012 at 9:05
    • Responder

    Bom dia! Agradecia que me ajudassem com esta questão: a escola onde sou QE informou-me que tem no meu lugar uma colega DAR e por isso não tem lugar para me receber, a escola onde sou DAR informa-me que também não tem 6 horas para me manter lá por ter mega agrupado. Como concorro? Sou obrigada a concorrer a que escolas de que concelho, da QE ou da DAR? Há prioridades a considerar? A aplicação informática já contempla a situação em que se vai concorrer? E se não ficar colocada como faço? Para que escola vou? Obrigada… peço desculpa se fui repetitiva 🙁

    • maria on 14 de Julho de 2012 at 10:42
    • Responder

    Paula B

    Mas eu li que os directores colocavam os concorrentes a DCE em ICL e estes seriam todos obrigados a concorrer a DACL.

      • Paula B. on 14 de Julho de 2012 at 11:28
      • Responder

      Está correcto. E, no caso de não ser autorizado o destacamento são repescados numa fase posterior, no caso de manterem a componente lectiva na escola de origem. Ou seja: a sua escola tem horário para si mas, como concorreu a DCE a escola indica ausência de horário e a colega tem que concorrera DACL. Se ficar em DCE sai da lista de mobilidade, se não ficar, a escola atribui-lhe o horário que nunca deixou de existir.Não me parece um procedimento lógico ou correcto, enviar para DACL havendo componente lectiva só porque se concorre a DCE, mas o MEC não prima pela correcção e são estas estratégias muito discutíveis que descredibilizam um sistema que devia ser um pilar inabalável.

        • Paula B. on 14 de Julho de 2012 at 11:31
        • Responder

        É favor desculpar a pontuação… Poucas horas de sono…

  5. Estou na situação de algumas colegas aqui e ainda não vi qualquer resposta. Será que ninguém sabe. Como devem calcular estamos tds «aflitos». Estou em DAR e não tenho componente letiva. Como posso concorrer? Só ás escolas do concelho ou pelo menos ás escolas do concelho? HELP

  1. […] de já ter feito a chamada de atenção para a data final da candidatura à mobilidade interna deixo agora o novo calendários disponibilizado no site da DAGE que também faz a chamada de […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: