Pela Calada

… fazem-se as renovações nas escolas TEIP.

 

Ao menos que sejam tornados públicos os dados referentes a essas renovações.

 

Quanto mais não seja na lista de retirados da RR1, com a denominação retirado por renovação em Escola TEIP/Autonomia.

Porque parece existir pressa em concluir essas renovações rapidamente de forma a estes docentes saírem das listas na RR1.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/pela-calada/

96 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Who...? on 4 de Setembro de 2013 at 12:31
    • Responder

    Mas isto é mesmo real??????

    • Cláudia Alves on 4 de Setembro de 2013 at 12:34
    • Responder

    Arlindo: como sabe disso? As pessoas são contactadas pelo próprio agrupamento? É enviado mail? Como é feito isso, sabe?

    • zeto on 4 de Setembro de 2013 at 12:38
    • Responder

    Ficava bem nao mandar assim bombas sem mostrar ou falar de casos concretos…. já parece a tvi com algumas noticias….

      • Who...? on 4 de Setembro de 2013 at 13:12
      • Responder

      Acredito sinceramente que, se o Arlindo lança a “bomba”, é porque tem factos que o comprovem! Caso contrário, não lançaria o caos! OK?

        • zeto on 4 de Setembro de 2013 at 13:45
        • Responder

        ohhh artista eu acredito que o Arlindo tenha factos…. mas ao falar de coisas em concreto ficava bem dizer aconteceu isto em tal sitio para as pessoas ficarem a saber o que e onde se estão a passar as coisas…falar por meias palavras nao ajuda… atençao que acho que o arlindo esta a fazer e tem feito um trabalho exemplar

        1. Saber que as escolas TEIP iam renovar não era novidade nem notícia que surpreendesse, pelo menos a quem tem lido alguns posts ou comentários no blog, inclusive de diretores destas escolas.
          A calada a quem me refiro é o próprio manual de pedido de horários para a RR/Contratação de escola não tornar público como se processava esse pedido e estar a ser feito hoje por telefone com pedido para os professores assinarem um compromisso de honra em como pretendem a renovação.

      • Maria João on 4 de Setembro de 2013 at 13:45
      • Responder

      Oh, Zeto.
      E que tal também fazeres alguma coisa!

    • Who...? on 4 de Setembro de 2013 at 12:47
    • Responder

    Acho isto uma tremenda injustiça! Em ano em que não há renovações para ninguém, não vejo a lógica destas existirem em Teip e Autonomia!!!! Inaceitável!

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:38
      • Responder

      TEIP=sorvedouro de dinheiros públicos. Incha contribuinte, incha.

        • António on 5 de Setembro de 2013 at 0:06
        • Responder

        São as escolas mais baratas, pois são as que têm mais contratados e menos horas de redução do artº 79º.
        Não diga asneiras quando não conhece a realidade. Presumo que esteja farta de si!

          • Who...? on 5 de Setembro de 2013 at 12:46

          Se fossem contratados professores contratados pela lista graduada, continuariam baratas! Mas as contratações seriam justas!

    • jmra on 4 de Setembro de 2013 at 12:49
    • Responder

    pois e os sindicatos e todos os professores que lá trabalham, tentaram fazer o quê para mudar esta situação….

    o habitual para os contratados NADA…

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:36
      • Responder

      Exactamente. As manhosas situações que ocorrem nas TEIP são feitas com a maior conivência de todos. A maioria da malta nem faz queixa anónima para a IGE.

    • Raquel on 4 de Setembro de 2013 at 13:01
    • Responder

    Está explicito no ponto 10 da circular que saiu no dia das listas de colocação…

    1. Qual circular? Pode deixar aqui o link, sff? Obrigada

    • ... on 4 de Setembro de 2013 at 13:04
    • Responder

    E como fica a situação dos contratados colocados ilegalmente nas escolas, que viram os seus contratos anulados e recorreram para o tribunal, ficando nas escolas até 31 de agosto? Podem renovar??

    • Indignada!! on 4 de Setembro de 2013 at 13:17
    • Responder

    Já se sabia que nas TEIP’s haveria renovações…muitas delas, com os critérios mais manhosos que se possa imaginar! Estive numa TEIP, entrei pela lista, não vou renovar, porque o horário era incompleto…

    • MP on 4 de Setembro de 2013 at 13:19
    • Responder

    E como ficam os contratados colocados em horários temporários mascarados e que na verdade eram anuais? Se há renovações para uns deve haver para todos ou para ninguém!

    • João on 4 de Setembro de 2013 at 13:32
    • Responder

    Indignada mas se tivesses horário completo e te renovassem estavas satisfeita
    É justo as colocações como antes faziam em colégios, escolas profissionais, etc?, em que muita gente passou à frente dos outros?
    É justo pessoal com média de 15,4 terem na nota final esse valor e consequentemente essa graduação e outros como 15,4 ficarem com nota de 15
    Ou ainda outras com 15,6 por exemplo arredondarem para 16?
    Enfim há tanta coisa injusta

      • Indignada!! on 5 de Setembro de 2013 at 13:42
      • Responder

      João, eu entrei pela lista!!!
      Fui ultrapassada em dezenas de horários completos por colegas que estavam 200, 300…lugares atrás de mim!! E que vão ficar novamente com horários!
      Quanto às classificações, até nisso tive “azar”! Na minha faculdade não havia arredondamentos, tive 14,9 e é com essa nota que concorro…sou ultrapassada por centenas de colegas que concorrem com 15 valores!!

    • António on 4 de Setembro de 2013 at 13:38
    • Responder

    Eu trabalhei numa TEIP e efetivamente é assim, quem não está com o sistema é posto fora, só ficam as cunhas, uns são amigos outros são FP (funcionários públicos), parece que voltamos ao tempo do Salazar.

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:31
      • Responder

      Quem criou estas escolas? A esquerda. Quem alimenta o seu projecto educativo farsolas? Toda a esquerda. Se o governo dissesse que estas escolas iam acabar, até já estou a ver o circo na comunicação social e arredores.

    • Lulu on 4 de Setembro de 2013 at 13:43
    • Responder

    Querem nomes? Eu digo um: EB 2,3 Manuel da Maia em Lisboa, aquela onde os professores contratados em CE no ano passado de forma completamente irregular e que, por isso mesmo viram os seus contratos anulados, com direito a circo à porta da escola noticiado na comunicação social e que se mantiveram lá o ano todo bem caladinhos, a ver se mais ninguém se lembrava da anulação e do seus 300 e poucos dias de serviço, quando havia tanto contratado com anos e anos de serviço por colocar. Esses mesmo!

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:29
      • Responder

      Típico das TEIP. Mas a maioria dos professores passa a vida a falar nos pobrezinhos e desfavorecidos e o diabo a sete. Aqui têm um exemplo de escolas que não servem para salvar os pobrezinhos mas servem para tachos. Têm os directores mais imbecis que conheci na vida.

        • HGP_200 on 5 de Setembro de 2013 at 1:09
        • Responder

        Olha não fales do que não sabes. Muito se faz nas escolas TEIP e os professores que lá estão sabem bem do que falo. Eu estive quatro anos numa escola TEIP, cheguei a rescindir contrato obtido em contratação inicial para ir para a TEIP. Não me encontro no fim da lista, aliás nos últimos anos tenho sempre entrado em CI ou na 1ª Reserva de Recrutamento. A TEIP onde estava sempre respeitou as listas de graduação. Muito falam também na EB 2,3 Manuel da Maia, já tive o prazer de lá dar aulas, umas escola muito complicada em termos de alunos e Encarregados de Educação, mas uma escola excelente para se poder trabalhar. A Direção eram pessoas muitíssimo competentes e os colegas do Quadro muito “porreiros”. Foi um dos meus melhores anos, uma escola à qual gostaria de voltar!

      • Lili on 4 de Setembro de 2013 at 16:34
      • Responder

      a Lulu pelos vistos nao sabe do que fala. nessa escola nao houve reconduções de contratados!

        • Lulu on 4 de Setembro de 2013 at 18:00
        • Responder

        Não houve antes porque estão a acontecer agora. Alguns grupos não tiveram colocação de nenhum professor na mobilidade interna (no dia 30), portanto é nesses que as renovações estão a acontecer. E não se esqueça que tudo isto acontece “pela calada”, pelo que é normal que lhe tenham dito outra coisa, mas factos são factos.

    • PIT on 4 de Setembro de 2013 at 13:44
    • Responder

    já estão disponíveis na dgrhe as candidaturas a ofertas de escola…

      • José Morais on 4 de Setembro de 2013 at 14:04
      • Responder

      Onde estão as ofertas de escola? Não vejo nada! Como tenho de concorrer?

    • (des)colocada on 4 de Setembro de 2013 at 14:18
    • Responder

    Estive quatro anos em escolas TEIP (duas escolas), no ano passado não consegui colocação dadas as circunstâncias da contratação, chamarem os cinco primeiros para as entrevistas …. a escola onde estive respeitou as regras da contratação e eu não fiquei colocada. Sou do grupo 910, em Janeiro houve uma reviravolta na contagem do tempo de serviço para este grupo. Neste momento estou à frente das 5 pessoas que lá ficaram no ano passado. Sei que 3 dessas vagas vão ser reconduzidas as outras duas provavelmente vão a oferta de escola. Provavelmente as pessoas que ficarem colocadas nestas duas ofertas estarão à frente das que serão reconduzidas e não serão reconduzidas no proximo ano porque entraram por oferta de escola e pq não ficaram colocadas no ano letivo 2012/2013 (segundo o decreto).
    Isto é continuar num erro, para além de não ser um ano de reconduções, ainda há a situação dos grupos de esducação especial onde houve as maiores injustiças e onde se verificou as maiores ilegalidades.
    Um país muito justo o nosso!!!

      • António on 5 de Setembro de 2013 at 0:09
      • Responder

      Não é verdade! Quem entrar este ano em CE em horário completo e anual poderá renová-lo no próximo ano.

  1. Espero bem que sejam tornados públicos esses dados, porque eu sei quem é que os vai passar a pente fino…

    Só não percebo a pressa em retirar das listas porque nas escolas onde vão ocorrer essas renovações, as candidatas são do fim das listas dos respetivos grupos de recrutamento, por isso estarem lá ou não, vai dar no mesmo…aliás até se podiam manter nas listas até Dezembro que aposto que não conseguiam nem uma colocação de 8 horas lololol

    Sim, porque são as fraudes que vão renovar, porque foram os que conseguiram os contratos anuais. Nas escolas que respeitaram as listas de graduação os contratos celebrados na sua grande maioria eram temporários, logo não passíveis de renovação.

    São sempre os mesmos felizardos…do fim da lista entram em horários anuais e depois dos circos mediáticos e das lágrimas de crocodilo na televisão, as virgens ofendidas ainda têm como prémio a RENOVAÇÃO!!!!

    O que é que se pode dizer mais sobre isto?

      • susie on 4 de Setembro de 2013 at 19:27
      • Responder

      Não é bem assim, eu fui contratada por uma TEIP no ano anterior e eles obedeceram às regras, tanto que não houve processos em tribunal. Se tivesse aguardado pelas RR, teria entrado na segunda reserva no grupo 110. Não estou assim tão no fim como refere. Percebo que estejam chateados, eu também não concordo com renovações, estas deviam ser abolidas, pois nos anos anteriores vi professores que estavam muito atrás de mim na lista a serem renovados e eu a ir para a fila do desemprego, mas não vamos generalizar…

        • HGP_200 on 5 de Setembro de 2013 at 1:06
        • Responder

        Claro que sim. concordo plenamente. Eu estive quatro anos numa escola TEIP, cheguei a rescindir contrato obtido em contratação inicial para ir para a TEIP. Não me encontro no fim da lista, aliás nos últimos anos tenho sempre entrado em CI ou na 1ª Reserva de Recrutamento. A TEIP onde estava sempre respeitou as listas de graduação. Muito falam também na EB 2,3 Manuel da Maia, já tive o prazer de lá dar aulas, umas escola muito complicada em termos de alunos e Encarregados de Educação, mas uma escola excelente para se poder trabalhar. A Direção eram pessoas muitíssimo competentes e os colegas do Quadro muito “porreiros”. Foi um dos meus melhores anos, uma escola à qual gostaria de voltar!

    • FarinhaDoMesmoSaco on 4 de Setembro de 2013 at 14:47
    • Responder

    Mais uma tremenda injustiça vinda deste MEC!!! Vergonha!!!

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:26
      • Responder

      Não sabe o que diz. Desde que as TEIP foram criadas que é sempre esta pouca vergonha. Pessoalmente fujo delas como o diabo foge da Cruz. Tiram anos de vida a qualquer docente exigente e rigorosa como sou.

        • FarinhaDoMesmoSaco on 5 de Setembro de 2013 at 0:14
        • Responder

        Algumas TEIP são paraísos… e escolas iguais à outras.

    • henrique on 4 de Setembro de 2013 at 14:55
    • Responder

    Não digo que não seja verdade – neste país nada mais me surpreende! -, mas, por exemplo o meu caso: estava numa escola TEIP, onde coordenava um projeto de combate ao absentismo. Concorri, claro, e fui colocado a 70km de distância! Entretanto, não deixaram que a escola pedisse, para já!!!!!!!!, um horário no meu grupo!!!! Assim, nisto há 20 anos, fui atirado para uma distância de 70km e, para breve, alguém ocupará esta vaga do meu grupo, nesta escola TEIP, na vila onde vivo!!!!

    • João Reis on 4 de Setembro de 2013 at 14:59
    • Responder

    Vocês estão preocupados com as renovações nas Escolas TEIP? Há uma Escola no Norte que tem os mesmos prefessores contratados há mais de 10 anos sem qualquer tipo de concurso… Ficam lá ano após ano e pronto! E fazem isto com a autorização do Ministério… tudo direitinho. Escola pública! Sim meus amigos, na famosa Escola da Ponte isto acontece há muitos anos. E toda a gente sabe disto! Já muita gente fez queixa no Minitério, na DREN e sei lá mais a quem. Até ao próprio Arlindo já dito isto! Que diga-se, também nunca quis saber! É uma especie de ilha neste marasmo que é o ensino em Portugal… Esta Escola tem cerca de 35 professores para 140 alunos! Crise, qual crise…

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:23
      • Responder

      Não sei muito sobre a escola da Ponte. Os resultados não são muito bons? Fazem exames como nas outras escolas?

        • João Reis on 4 de Setembro de 2013 at 15:28
        • Responder

        Trata-se de uma escola previligiada. Acima de tudo e de todos. Fazem o que mais nenhuma escola em Portugal pode fazer. Podem escolher os professores que querem sem qualquer respeito por concursos, têm uma relação de 1 professor para 4 alunos, têm educadoras de infância numa escola que não tem pré, enfim. E muito mais… Sim, fazem exames. Os resultados… isso já é outra conversa…

          • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 22:58

          Mas aparecem na lista dos rankings? Agora fiquei curiosa.

      • Maria on 4 de Setembro de 2013 at 15:35
      • Responder

      A Escola da Ponte é uma escola com autonomia, talvez a primeira do país. Funciona em moldes diferentes em termos pedagógicos, não sei se alguns professores gostariam devtrabalhar naquelas condições…

        • João Reis on 4 de Setembro de 2013 at 16:02
        • Responder

        Autonomia não significa que pode valer tudo! Serão estes professores melhores ou mais disponiveis do que outros? Só estes professores de elite o podem fazer? Para sempre? Sem concursos? Vale tudo?

          • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 23:01

          Concordo com a autonomia total de uma escola quando os seus directores forem responsáveis e pagos proporcionalmente à evolução da notas de TODOS OS SEUS ALUNOS EM EXAMES EXTERNOS UNIVERSAIS E PADRONIZADOS A TODAS AS DISCIPLINAS.

    • João on 4 de Setembro de 2013 at 15:00
    • Responder

    Só uma pergunta, tirando os casos de injustiça que foram mencionados aqui de ofertas de escola, todas as pessoas que ficaram colocadas pela listagem, entraram por mérito da sua graduação certo?

    • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 15:20
    • Responder

    Já estive em duas TEIP, sei bem o nojo que elas são. Já aqui o escrevi, mas logo se levantou um coro de virgens ululantes e lacrimejantes a defender os seus tachos!!!!

      • HGP_200 on 5 de Setembro de 2013 at 1:18
      • Responder

      Sem comentários, Integrei o projeto TEIP desde o seu início em 2008, estive nos últimos 5 anos sempre em TEIP e sabes uma coisa? é tão bom sentirmos o apoio de alunos com tantas carências, ver que eles reconhecem o nosso trabalho. Não é com rankings que se faz uma correta avaliação das escolas. Se trabalhaste em TEIP como dizes devias saber como é, saberás tu como é lecionar numa escola num dos piores bairros da área metropolitana de Lisboa, num concelho (Amadora) cheio de carências, com turmas na sua totalidade compostas por alunos provindos de PALOP??? Parabéns ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido nas TEIP e às direções que diariamente tem de lutar contra gravíssimos problemas de indisciplina, violência, carências económicas. Sabes o que é teres alunos a pedirem-te um pão com manteiga e um copo de leite? Virem para a escola “ao Deus dará” com fome? E depois vens falar, como vi em post’s anteriores, em exames padronizados? Como poderão estes alunos terem um desempenho igual a um aluno do Restelo ou de Miraflores?

    • Dan on 4 de Setembro de 2013 at 15:41
    • Responder

    Divulguem os nomes dessas escolas!

      • Rita on 4 de Setembro de 2013 at 16:03
      • Responder

      Dan para que interessa o nome das escolas? O processo é legal, aliás ilegal seria não o fazerem

      1. Só é legal se a escola é de autonomia, caso contrário é ilegal e temos de denunciar. A legislação para renovações é clara e não podemos esquecer que se tem de cumprir todas as condições para que haja renovação.
        Por isso sou a favor de que se escreva onde isso está a acontecer.

      • Rita on 4 de Setembro de 2013 at 16:11
      • Responder

      Dan para que interessa o nome das escolas? As reconduções são legais, aliás ilegal seria não fazerem.

    • Rita on 4 de Setembro de 2013 at 15:46
    • Responder

    Meus amigos há 7 anos que há reconduções e aí não se ouvia tantas queixas, os critérios manhosos das teip não são mais que uma tentativa de recondução uma vez que esta não era possivel como nas outras escolas. Há 4 anos os colegas que entraram em TEIP tinham pouco tempo de serviço porque os outros não concorreram para lá.

      • Lulu on 4 de Setembro de 2013 at 18:34
      • Responder

      Esse argumento é tão bom como dizer-lhe que não tem nada que concorrer ao concurso nacional porque sempre esteve satisfeita com as TEIP. Há 4 anos muitos colegas que concorrem ao concurso nacional simplesmente não precisavam desses horários porque tinham colocação a 31 de agosto e com toda a legitimidade. É claro que foi legal essa 1.ª contratação de colegas com pouco tempo de serviço ou nenhum nas TEIP’s, mas a partir do momento que há colegas mais graduados a concorrer e não ficam porque não tiveram uma oportunidade de mostrar o que valem, então estamos a falar não só de injustiça, mas também de ilegalidade. Lembro que foi por isso mesmo que no ano passado foram anulados tantos contratos em TEIP. Portanto, se este ano é permitido que se renove o contrato a estes professores, até pode ser legal, que é, mas deriva de uma ilegalidade flagrante e condenada por tribunais e pelo próprio ME e é sobretudo uma grande injustiça. Deve andar tudo cego se não vêem isto. Fazem tanta coisa e tanto barulho por causa do pagamento da caducidade, cujo pagamento é sem dúvida devido e justo, mas o nosso futuro parece não ser tão importante como receber 1000 euros. Não estamos a falar de umas 20 escolas TEIP como há 4 anos, mas de um número que ultrapassou a centena. Portugal é uma democracia em que está (?) garantida a igualdade de direitos e de oportunidades para todos os cidadãos! Não me venham dizer agora que uma colocação numa escola pública, que é nossa e não de nenhum(a) diretor(a) cacique que por lá ande, é mais devida a uns que a outros. O único critério a utilizar só pode ser a graduação, e mesmo assim muitos destes colegas já levam com um bom tempinho à custa desta macacada dos critérios e que lhes permite ultrapassar muita gente que dá aulas há mais tempo.

    • Vale Tudo on 4 de Setembro de 2013 at 16:55
    • Responder

    Para quem não sabe, as Escolas com autonomia fazem o que querem! Há docentes que vão ser colocados na reserva de recrutamento, mas já sabem que vão ser “recrutados” para a “sua” escola com a dita autonomia.
    Funciona assim: Após o docente ficar colocado através da bolsa de recrutamento, a escola com autonomia publica o horário de oferta de escola (já destinada a esse docente). O concurso é apenas uma legalidade, pois o lugar é seu (todos sabem como é fácil manipular os critérios). Apenas terá de rescindir o contrato com a escola em que ficou através da bolsa de recrutamento. Muito fácil! É colocação eterna garantida!!!
    Podem verificar isso nos registos do ultimo concurso nacional e neste concurso irá ser assim novamente. Quando concorrerem a uma vaga de oferta de escola com autonomia, confirmem de onde veio o candidato colocado…
    VALE TUDO!

    • Gato com óculos on 4 de Setembro de 2013 at 17:31
    • Responder

    Atenção: os contratos só podem ser renovados no máximo por 4 anos. Nem todos os contratados com horário completo e anual de escolas TEIP poderão ser reconduzidos.

      • ProfessorNasHorasVagas on 4 de Setembro de 2013 at 17:59
      • Responder

      Onde posso encontrar essa informação Gato?
      Quanto às TEIP… são um antro de ilegalidades e compadrios.
      Sei do que falo pois já andei por lá.

        • Gato com óculos on 4 de Setembro de 2013 at 19:12
        • Responder

        Teremos que consultar as listas de colocados de 2009 e das renovações nos anos seguintes e cruzar os dados com a provável lista de renovações deste ano.

          • ISA on 4 de Setembro de 2013 at 20:06

          Estive 3 anos numa TEIP com horário completo e nunca fui reconduzida, concorria sempre às OE; por isso tenho dificuldade em entender a conversa sobre reconduções nestas escolas …

          • Isabel on 4 de Setembro de 2013 at 23:10

          Pois, mas já sei de vários casos que estão a renovar pelo quinto ano. Como é possível? Onde podemos reclamar? Grande injustiça.

          • Rita on 5 de Setembro de 2013 at 12:15

          Em teip mesmo que as pessoas estejam lá há 4 anos podem renovar este anos pq nos outros anos não houve renovação, foi sempre novo concurso

    • Joana on 4 de Setembro de 2013 at 17:52
    • Responder

    Não é verdade que os docentes colocados nas escolas TEIP o ano passado estão na cauda da lista de graduação. No ano transato, pelo último ano de renovações fiquei sem horário, e vi-me sem colocação ao fim de 10 anos de serviço efetivo, com colegas com menos de 5 anos de serviço colocados com horários completos anuais (um milhar de posições abaixo). Ora acabei por ficar colocada numa escola TEIP que seguiu com rigor as tranches de 5 professores por graduação. E, agora, o caricato, é que se fala em renovações nestas escolas! As polémicas renovações, não concordo, com elas mas estão previstas (há 7 anos)!
    Há anos atrás, a situação das TEIP era bem mais problemática em termos de colocação de professores pouco graduados e aqui ninguém levantava o tapete para sacudir o seu pó!
    Agora com tanta mediocridade, os ataques são cada vez maiores entre colegas!

    • Fun on 4 de Setembro de 2013 at 17:53
    • Responder

    Estas “leis” que saem uma vez em cada 10 anos só podem ser para favorecer algum amigo especial.

    • Manena on 4 de Setembro de 2013 at 17:55
    • Responder

    É inadmissível que se fale assim do ensino público e das TEIP. Há diretores e diretores. Profa farta de medíocres: cuidado, pois só fala assim quem está de barriga cheia. Eu trabalhei em TEIP e sempre fui colocado dentro da respeitabilidade das listas graduadas; os professores são excelentes profissionais; a direção trabalha em prol de uma comunidade educativa e todos trabalham com alunos para alunos…SOMOS PROFESSORES e mais nada.

      • ProfessorNasHorasVagas on 4 de Setembro de 2013 at 18:08
      • Responder

      Colega peço desculpa pelas generalizações pois talvez haja bons exemplos, contudo a experiência pessoal que tenho com TEIP e os relatos de outros colegas não são nada abonatórios. Acredite que se fosse a PJ a investigar estas escolas haveria gente que iria para a cadeia. Agora parece é que o MEC não está interessado.

      • Profa farta de medíocres on 4 de Setembro de 2013 at 23:10
      • Responder

      Estive em TEIP há mais de 10 anos atrás. O que vi não gostei. É muito muito feio. Não me venham falar em respeitar colegas, quando o que eu lá vi foi todo o tipo de pressões obscenas para, por exemplo, passar miúdos ALTAMENTE indisciplinados, sem saberem a ponta de um corno, e que iam aos exames do nono ano tirar menos de 10%. Lamento dizer isto, mas foi o que vi e senti na pele. Todo o tipo de favorecimentos e compadrios. Reuniões dia sim dia não, a começarem às 18h30min ou 19h, porque havia um grupelho de colegas com tachos por fora que só chegavam à escola por volta dessa hora.

        • Alexa on 5 de Setembro de 2013 at 1:23
        • Responder

        Colega isso passou-se comigo numa escola “regular”… tive que levar os alunos a exame já passados. Isto depois de andarem o ano todo a gozar com a minha cara e com a própria instutuição que é a escola.

        • HGP_200 on 5 de Setembro de 2013 at 1:24
        • Responder

        O projeto TEIP arrancou em 2008/2009, logo não poderás ter estado em TEIP há dez anos. Estiveste em escolas que passaram a ser TEIP posteriormente, logo não sabes do que falas.

          • 420geo on 5 de Setembro de 2013 at 4:12

          Ja em 2000 havia escolas TEIP, poucas mas havia.Sei porque trabalhei numa, tenfo sido volocado nos antigos mini concursos. Em 2000 podemos dizer q ninguém sabia p q eram Teips à excepção de quem lá trabalhava. Da prócima informe-se melhor.

          • 420geo on 5 de Setembro de 2013 at 4:14

          Próxima…desculpem os erros mas escrevo no telem e não dá jeito nenhum

  2. Renovações = ultrapassagens! Nas Teip ou em qualquer outro lado!!!

      • LP on 4 de Setembro de 2013 at 18:37
      • Responder

      Concordo!

    • Adelaide Freitas on 4 de Setembro de 2013 at 18:51
    • Responder

    A Mário de Sá Carneiro – Camarate chamou as colegas para a recondução!

  3. Já chamaram todas… e foram muitos!! Bye bye horários…

      • sap on 4 de Setembro de 2013 at 21:04
      • Responder

      parece q ja sabe tudo…

    • GTC on 4 de Setembro de 2013 at 19:43
    • Responder

    Boa tarde. Os colegas que foram colocados em OE com horário completo também vão renovar?

  4. Sim sr., menos esses horários…

    • Lucy22 on 4 de Setembro de 2013 at 22:38
    • Responder

    No agrupamento onde estive colocada por concurso nos últimos 6 anos (e que entretanto passou a TEIP) a única pessoa que se vai manter a leccionar no meu grupo de recrutamento é a última da lista das quatro contratadas e que tinha sido colocada em oferta de escola. Todos os outros continuam à espera de colocação na 1ª reserva de recrutamento (se tiverem sorte), apesar de estarem centenas de lugares à frente na lista graduada!

      • 420geo on 5 de Setembro de 2013 at 4:16
      • Responder

      Passa-se exatamente o mesmo onde estive…uma vergonha!

    • António on 5 de Setembro de 2013 at 0:22
    • Responder

    Não diga asneiras!
    Isso só aconteceu nas 2 dezenas de escolas que não cumpriram a lei.
    No meu Agrupamento, 6 dos seleccionados em 2012/2013 entraram para o quadro no concurso extraordinário, e cinco deles foram agora lá colocados!
    Dos restantes, muitos optaram por ficar na CE apesar de terem sio colocados na CI. Outros optaram pela CI e agora não podem renovar e atiram pedras ( e, se calhar, renovaram nos outros anos).
    A maioria das Teip cumprem a lei, por muito que doa a muitos.

    • António on 5 de Setembro de 2013 at 0:44
    • Responder

    Esta mensagem ficou no sítio errado.
    De qualquer forma, acho que os “venenos” que aqui andam devem identificar as escolas onde isso se passa e não mandar “bocas” a coberto de anonimato.
    Explico o processo de renovação legal nas Teip ( sim, sou Diretor de uma):
    Quando solicitamos um horário completo, a aplicação questiona se temos algum docente para renovar e temos que confirmar que a pessoa foi colocada em horário completo e anual em 2012/2013, em processo regular, e que o docente em causa declarou querer a renovação. Indicamos quem é o docente, e pronto!
    Agora temos que aguardar que a DGAE valide esses casos.
    Quanto aos horários incompletos camuflados, não podem renovar, pois o docente terá sido colocado em horário incompleto. Mas aproveito para explicar que não são camuflados, pois tive um ou outro caso de colegas colocados em horários lançados como incompletos mas que, quando da colocação, já eram completos. E porquê?
    Em 13 ou 14 de Agosto solicitamos os horários de necessidades transitórias, nos quais se incluem 2 horários do grupo 300, um completo e outro de 18 horas. O MEC colocou por mobilidade um docente do quadro no horário completo (que foi anulado na plataforma), mas com 4 horas de redução. Logo, o diretor tem que lhe dar o horário de 18 horas, ficando as 22 para CE. Mas agora este não pode renovar. Perceberam?
    A ignorância aliada à falta de princípios e à mesquinhez dá no tipo de comentários que se lêem aqui.
    Há pessoas que espero não sejam colocadas, pois, em primeiro lugar, o professor educa pelo exemplo.

      • Ricardo Silva on 5 de Setembro de 2013 at 1:21
      • Responder

      Boa resposta!

      E eu sei que o ano passado cumpriste escrupulosamente a legislação, respeitando as tranches e a graduação, facto que acabou por levar a que colegas que gostarias de manter na escola tivessem de sair. No fundo, há diretores e diretores. Uns cumprem, outros não. Não sei é como estes conseguem dormir descansados. Parabéns pela integridade, mesmo que isso tenha custado a “renovação” a uma familiar minha. Azar dela não ter ficado na Azevedo Neves ou outras assim.

      Abraço

      • Rocket on 5 de Setembro de 2013 at 4:05
      • Responder

      E se o Docente que foi colocado em horario completo no ano letivo 2012-2013, é um Docente que em 2012-2013 efetuou o 4º ano de renovação? será novamente renovado? Então as renovações não são por quatro anos? “esta é a minha interpretação da Lei”

      • Farto de TEIP's on 5 de Setembro de 2013 at 11:23
      • Responder

      Lamento colega que nestes desabafos envolvamos pessoas e escolas que se regem por regras justas e transparentes. Agora julgo que também sabes o que se passa nos “quintais/TEIP’s” dos vizinhos que na sua grande maioria são um exemplo do pior que se faz em Portugal.
      Dou-te alguns exemplos que eu vi:
      1-docentes colocados com horários incompletos pequenos e que miraculosamente se transformavam em completos. Não havia coincidência pois eram sempre para as mesmas pessoas e outros contratados que lá aterravam antes, mesmo com o horário incompleto, esse manteve-se inalterável.
      2- técnicos contratados sem habilitação mas que novamente por coincidência eram amigos do director e familiares de colegas que estavam na escola. Sim passado algum tempo de convívio eram os próprios que admitiam que não percebiam nada do assunto mas precisavam do dinheiro.
      3- criação de falsos dacl. Muito simples não havia horas para aquele docente, que nem precisava de um horário completo, mas depois renovava-se com docentes do mesmo grupo disciplinar e até se contratavam outros por oferta de escola. Esta situação de dacl interessava ao docente que podia assim aproximar-se da sua residência. Mas qual é a lógica? Será que o MEC não cruza dados e vê que é no mínimo estranho uma escola mandar alguém embora porque não tem horas e depois renova e até contrata mais pessoal?!?!?
      4-Formação de castas na escola. Havia aqueles que tinham dois dias livres, sem componente lectiva. Alguns nunca leccionavam a cursos profissionais e outros que lá leccionavam e podiam faltar inúmeras vezes a esses mesmos cursos e repunham as aulas (quando as repunham) em pacote no final do ano. Faltavam a reuniões e era como nada se tivesse passado. Estas eram regalias só para os mais próximos da direcção.
      5- Colegas sem habilitação quer profissional quer própria a leccionar determinadas disciplinas simplesmente porque sim. Qualquer um leccionava Cidadania e Mundo Actual e Área Integração e Sociologia nos cursos profissionais.
      6- Exigência taxativa por parte da direcção para que não ficasse retido nenhum aluno durante o 3º ciclo. O crivo seria feito no 9ºano com os exames nacionais ou então tentar desviar os alunos para o CEF para não estragar médias.
      7-Aliciamento de alguns estudantes do secundário para irem fazer outros exames nacionais de modo a não “estragarem” a média de determinadas disciplinas.
      8-Gastos sumptuosos com os dinheiros públicos em almoços, jantares e passeios que geralmente eram abertos ao pessoal docente/não docente e respectivas famílias e onde ninguém pagava nada ou então um valor muito simbólico.
      E o colega pergunta-me então e eu ( e os outros) não fazemos/fizemos queixa à IGE?
      Diga-me, acha que vale a pena?
      Honestamente eu acho que tem que haver uma conivência por parte das extintas DRE’s e da prórpia IGE pois qualquer inspector sem grande esforço descobriria estas e outras situações numa manhã.

    • Alexa on 5 de Setembro de 2013 at 1:19
    • Responder

    Eu já trabalhei em duas TEIP que na altura não o eram. Tive a sorte de durante algum tempo não ter que concorrer a essas ofertas de escola, pois era sempre colocada nas cíclicas. Quando comecei a concorrer para essas escolas manhosas (porque o são), nunca, mas nunca, me foi dada a oportunidade de voltar lá a leccionar pois já lá estavam colegas minhas (que curiosamente tiraram o curso comigo e/ou na mesma instituição) centenas de lugares abaixo de mim. Numa delas ficou colocada uma colega (que eu não conheço) que aparecia na lista de graduação com ZERO dias de serviço e eu com dois mil e tal na altura. A colega era de 3º ciclo e o horário era de 2º. Liguei pra escola a pedir esclarecimentos e a resposta deles foi “Ó colega, isto é uma oferta de escola”! Pois, foi com esta que levei. Não, isto não são ofertas de escola, isto é o vale tudo… eu com anos de serviço a fazer centenas de km por dia e colegas com 0 dias à porta de casa.

    • Profª 1º Ciclo on 5 de Setembro de 2013 at 8:22
    • Responder

    Eu já trabalhei em duas escolas Teip e adorei as duas. Uma delas foi na EB 2,3 Manuel da Maia, em Lisboa. Gostei muito de ter trabalhado lá. Sou do grupo 110. Infelizmente eu e outras colegas minhas, não voltámos a dar aulas lá, pois não éramos as preferidas da diretora de estabelecimento, apesar de sermos mais graduadas que muitos colegas que lá ficaram e continuam a ficar ano após ano. Até tive pais que foram falar com os responsáveis, escreveram cartas para lá continuar e tudo. Mas aqui a palavra da diretora de estabelecimento era o critério mais pesado, isto dito pelo próprio adjunto. Este ano estava mais descansada, pois pensei: não há reconduções, de certeza que essas injustiças não vão acontecer. E agora constato que estava enganada!
    Há dois anos atrás fiquei noutra escola Teip. Fui colocada nesse agrupamento em OE e na altura era das mais graduadas, porque os mais graduados, normalmente não escolhiam as Teip para trabalhar. Fui reconduzida no 1º ano pois o critério tido em conta foi a continuidade pedagógica, trabalhava em coadjuvação com professores titulares. Faz algum sentido ser assim, porque começamos um projeto e faz sentido dar continuidade ao projeto. Infelizmente, no ano passado, não pude voltar para essa escola porque para além da diretora de agrupamento, ter seguido as regras, contratando os 5 primeiros com maior graduação, fiquei colocada logo a 31 de agosto de 2012, num agrupamento que não era Teip. Mas este ano… esquece! Tenho esperanças, porque devemos ter sempre pensamento positivo. Mas vai ser difícil com critérios assim!
    Penso que este ano não deveriam existir reconduções. Deveriam respeitar as graduações é um desrespeito, para com colegas que já deram tanto ao ensino e contra mim falo porque se o critério for a graduação as minhas hipóteses são mais pequenas!

      • Zé Manel on 5 de Setembro de 2013 at 11:15
      • Responder

      É preciso ter um descaramento… “Fui reconduzida no 1º ano pois o critério tido em conta foi a continuidade pedagógica, trabalhava em coadjuvação com professores titulares. Faz algum sentido ser assim, porque começamos um projeto e faz sentido dar continuidade ao projeto.” “Penso que este ano não deveriam existir reconduções.” Como já não lhe dá jeito, este ano não deviam existir. Então e continuidade pedagógica que fala? Quando a fome aperta, esquece-se tudo o resto!

    • Profª 1º Ciclo on 5 de Setembro de 2013 at 8:28
    • Responder

    Já agora faço uma pergunta ao Arlindo, esses colegas de que falo do Agrupamento Manuel da Maia, têm lá ficado sempre mas em Oferta de Escola. Quem é colocado em Oferta de Escola pode ser reconduzido? É que quando fiquei pelo segundo ano noutra escola Teip tive que me candidatar em OE, se não não poderia lá ficar.

    • Farto de TEIP's on 5 de Setembro de 2013 at 11:24
    • Responder

    Desabafo para o colega António que supostamente é director de uma TEIP.

    Lamento colega que nestes desabafos envolvamos pessoas e escolas que se regem por regras justas e transparentes. Agora julgo que também sabes o que se passa nos “quintais/TEIP’s” dos vizinhos que na sua grande maioria são um exemplo do pior que se faz em Portugal.
    Dou-te alguns exemplos que eu vi:
    1-docentes colocados com horários incompletos pequenos e que miraculosamente se transformavam em completos. Não havia coincidência pois eram sempre para as mesmas pessoas e outros contratados que lá aterravam antes, mesmo com o horário incompleto, esse manteve-se inalterável.
    2- técnicos contratados sem habilitação mas que novamente por coincidência eram amigos do director e familiares de colegas que estavam na escola. Sim passado algum tempo de convívio eram os próprios que admitiam que não percebiam nada do assunto mas precisavam do dinheiro.
    3- criação de falsos dacl. Muito simples não havia horas para aquele docente, que nem precisava de um horário completo, mas depois renovava-se com docentes do mesmo grupo disciplinar e até se contratavam outros por oferta de escola. Esta situação de dacl interessava ao docente que podia assim aproximar-se da sua residência. Mas qual é a lógica? Será que o MEC não cruza dados e vê que é no mínimo estranho uma escola mandar alguém embora porque não tem horas e depois renova e até contrata mais pessoal?!?!?
    4-Formação de castas na escola. Havia aqueles que tinham dois dias livres, sem componente lectiva. Alguns nunca leccionavam a cursos profissionais e outros que lá leccionavam e podiam faltar inúmeras vezes a esses mesmos cursos e repunham as aulas (quando as repunham) em pacote no final do ano. Faltavam a reuniões e era como nada se tivesse passado. Estas eram regalias só para os mais próximos da direcção.
    5- Colegas sem habilitação quer profissional quer própria a leccionar determinadas disciplinas simplesmente porque sim. Qualquer um leccionava Cidadania e Mundo Actual e Área Integração e Sociologia nos cursos profissionais.
    6- Exigência taxativa por parte da direcção para que não ficasse retido nenhum aluno durante o 3º ciclo. O crivo seria feito no 9ºano com os exames nacionais ou então tentar desviar os alunos para o CEF para não estragar médias.
    7-Aliciamento de alguns estudantes do secundário para irem fazer outros exames nacionais de modo a não “estragarem” a média de determinadas disciplinas.
    8-Gastos sumptuosos com os dinheiros públicos em almoços, jantares e passeios que geralmente eram abertos ao pessoal docente/não docente e respectivas famílias e onde ninguém pagava nada ou então um valor muito simbólico.
    E o colega pergunta-me então e eu ( e os outros) não fazemos/fizemos queixa à IGE?
    Diga-me, acha que vale a pena?
    Honestamente eu acho que tem que haver uma conivência por parte das extintas DRE’s e da prórpia IGE pois qualquer inspector sem grande esforço descobriria estas e outras situações numa manhã.

    • anabecas on 5 de Setembro de 2013 at 13:12
    • Responder

    PAra o António ou quem mais possa esclarecer:
    Pode algém renovar contrato em horário completo, quando em 2012/13 entrou com horário incompleto (desconheço se era anual ou temporário, mas tendo entrado em finais de Setembro penso que era temporário) e tenso esse horário só sido completo em Outubro?
    PAra tornar mais interessante este caso, na escola na passada 6ªfeira este horário era incompleto e por milagre tornou-se completo, quando ninguém do quadro la ficou colocado e pudesse com alguma redução completar o horário em causa.
    Obrigada

    • Profª 1º Ciclo on 5 de Setembro de 2013 at 14:21
    • Responder

    Infelizmente Zé Manel o ser humano tem destas coisas gosta de atacar e julgar indiscriminadamente! Quem me conhece sabe que sempre defendi que em ano de concurso “grande” não deve existir recondução. Devem todos ir a concurso e o que deve prevalecer é a graduação. Mas até aceito a sua crítica destrutiva, pois não me conhece 😉
    O Zé Manel só deu ênfase ao que lhe interessou, porque se reparou nas duas ultimas linhas eu digo claramente que devíamos ser colocados segundo a graduação.
    No 1º ano que estive nessa escola Teip fui colocada porque era a que tinha maior graduação. Isso porque grande parte dos professores com maior graduação fugiam dessas escolas, como o diabo foge da cruz. Aliás, nessa escola em questão, os professores que lá ficavam, não duravam!
    No ano seguinte uso a palavra recondução por mero hábito, pois tive que concorrer novamente à vaga em OE e fiquei pois um dos critérios seguidos foi o da continuidade pedagógica (volta a frisar) faz todo o sentido, que assim seja, pois inicei um projeto de raiz que estava a dar bons resultados. Projeto esse que até foi reconhecido internacionalmente, tendo representado Portugal lá fora como uma boa prática, através da Fundação Aga Khan. Portanto, fazia sentido a sua continuidade. Aliás, eu até deixei tudo preparado para que se fosse colocado outro colega nessa vaga, e se esse colega assim entendesse, poderia dar continuidade ao projeto, ou pelo menos ficaria a par do trabalho que foi desenvolvido anteriormente.
    O Zé parece aqueles jornalistas que retiram as frases do seu contexto e coloca-as como lhe dá mais jeito 😉
    Sinceramente espero que tudo lhe corra pelo melhor e se ainda não está colocado, desejo-lhe boa sorte.

    • Quim on 5 de Setembro de 2013 at 15:53
    • Responder

    Uma escola que se tornou Teip ao longo do ano poderá renovar com os professores colocados na contratação inicial 2012/13.

    • Quim on 5 de Setembro de 2013 at 16:14
    • Responder

    Será que uma escola que se tornou teip ao longo do passado ano letivo pode renovar com prof. colocados na contratação inicial 2012/13?

    • RM on 5 de Setembro de 2013 at 18:26
    • Responder

    Quais dos professores que foram colocados em ofertas de escola 2012/2013 em escolas TEIP podem renovar contrato???? Todos????

    • xpti on 5 de Setembro de 2013 at 20:17
    • Responder

    As escolas com autonomia também estao a reconduzir. è público que a escola em Sesimbra já está a reconduzir os seus “contratados preferidos”

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading