… quando já previa que:
- Muitos docentes da 3.ª prioridade poderiam entrar nos quadros;
- As vagas abertas seriam em excesso das necessidades pedidas pelas escolas;
- E como este ano seria uma das melhores oportunidades de vinculação e de aproximação a casa (este ponto carece de confirmação no futuro, mas já sabem que não falho por muito).
As Vagas Foram as Necessidades Pedidas Pelas Escolas?
Em parte sim, em parte não.
…
Vagas e Colocados (Grupos 100, 110 e 120)
Só nos primeiros 3 grupos de recrutamento (100, 110 e 120) em que foram abertas 8636 vagas, apenas foram colocados 7950 docentes.
São 686 vagas abertas a mais.
…
A saga das vagas: quando uma vaga é ou pode não ser…
Em 19 de Março passado foi publicada a Portaria que estabelece as vagas do Concurso Interno e Externo dos Agrupamentos de Escolas e dos Quadros de Zona Pedagógica (Portaria n.º 110-A/2024, de 19 de Março), cujo conhecimento será imprescindível para todos os Professores que venham a ser opositores a tais concursos…
…
Ou É Este Ano, Ou Dificilmente o Será Nos Anos Seguintes
A análise que eu faço ao concurso interno de 2024 é que o número de vagas positivas de QA/QE é tão elevado este ano que poderá permitir uma enorme mobilidade dos docentes dos quadros ao mesmo tempo que poderá integrar na carreira mais docentes do que inicialmente estavam previstos pela norma travão e pela vinculação dinâmica.
Estava aqui à procura de artigos meus mais antigos para analisar as vagas dos concursos internos e encontrei este artigo de 2021 que comparava as vagas positivas e negativas desde 2013. Nunca tinham sido abertas mais de 5 mil vagas em cada um dos concursos. Este ano são mais de 20.000 e o número de vagas negativas de QA são as mais pequenas desde 2013.