Vamos voltar ao tempo da habilitação suficiente e dos regentes escolares… Luís S. Braga

 

Vamos voltar ao tempo da habilitação suficiente (que sempre foi diferente de própria) e dos regentes escolares…
Daqui a meses, passam 50 anos que se extinguiram os regentes escolares e os postos escolares. Gente que fazia de professor sem ter formação quase nenhuma para isso.
O 1º ciclo foi o primeiro a generalizar a ideia de habilitação profissional. Nos outros ciclos, esse patamar surgiu já neste milénio.
Continuou a haver tabelas de habilitações próprias, mas acabou o recurso à chamada habilitação suficiente.
Os regentes, de que falo aqui, fizeram falta e até foram importantes em muitos locais, mas surgem num contexto de desvalorização política da docência e nunca deviam ter durado o que duraram.
Um diploma legal, que os extinguiu, assinado pelo Tomaz, tem melhor doutrina que umas ideias peregrinas, que a falta de previdência política, fez nascer na cabeça dos governantes de hoje. Dói constatar……
Muita gente está confundida a analisar o problema: o governo não está a dizer que vai permitir a licenciados em informática, ou até engenharia, leccionar informática (esses já têm habilitação própria e não faz falta mudar nada).
O que o governo propõe é que um licenciado em qualquer coisa possa dar qualquer coisa desde que tenha umas cadeiras de alguma coisa.
O PS, que foi de Sottomaior Cardia, que candidatou Nóvoa e que acolheu Veiga Simão e outros, acabar a ressuscitar os regentes escolares, para a informática e outras coisas, no meio do desígnio comovente da transição digital….. 🙄🤯
E tudo isto porque os políticos do ME estavam a dormir e não ouviram os avisos que soam há anos….

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/08/vamos-voltar-ao-tempo-da-habilitacao-suficiente-e-dos-regentes-escolares-luis-s-braga/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: