Estava sentada olhando para o ecran do computador com uma expressão facial visivelmente agastada e aborrecida. Pensando que seria o retomar de mais um ano com previsivel avalanche de burocracia inútil que desvia daquilo que ela gosta de fazer- preparar e lecionar aulas- cumprimento afavelmente para desanuviar o estado psicológico. Olhou para mim, e com sorriso sereno, afirmou: ”Olha, o 6º escalão vai ser o meu topo da carreira!…”, apontando para o ecran. Aproximei-me e vi que estava aberto um documento pdf que se intitulava “Lista Definitiva de 2021 de Graduação dos Docentes Candidatos às Vagas para a Progressão ao 5º Escalão da Carreira”. Também estava aberta a lista para progressão ao 7º escalão, ambas com mais de duzentas páginas!… Em ambas estavam mais de 4 mil docentes!…
A desgraçada estava colocada para lá do 4000 e aí compreendi a afirmação. Sentei e comecei a fazer contas com ela, estabelecendo uma premissa teoricamente possível mas racionalmente improvável: supor que não tinha ido para a lista negra. Tendo 52 anos e ainda beneficiando de 1 ano da recuperação do tempo de serviço, iria entrar no 6º com 53 anos, no 7º com 57 anos, no 8º com 61 anos, no 9º com 65 anos e no 10º com 69 anos…! Conclui-se que se quisesse usufruir da remuneração do 10º escalão teria de trabalhar para além dos 70 anos…! Quem considera isto exequível e realista?…
Presumindo que fica na lista 4 anos (cenário otimista) e que não fica na lista negra no 6º escalão, só pode almejar terminar a carreira no 8º escalão; presumindo que também fique retida no 6º escalão, então terminará no 7º escalão.
Tendo noção realista que o poder governamental será sempre ocupado pela dupla PS/PSD (eventualmente com a muleta BE/PCP ou CDS), os 3 anos de serviço que faltam jamais serão recuperados, pelo que é evidente que estes docentes sabem que a sua carreira está definitivamente destruída. Qual será a motivação profissional destes milhares de docentes, sabendo que mesmo que façam tudo muito bom, estará vedado o acesso ao 8º, 9º e 10º escalões?
Que prejuízo grave irá acontecer, pedagógico e pessoal, para docentes e estudantes, por causa deste modelo de gestão governamental apenas obcecado com o valor orçamental?
Se o objetivo seria destruir o sistema educativo, as vidas dos docentes e dos estudantes, então idealizaram um procedimento eficaz para isso…
9 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se queremos liquidar este sistema de avaliação então e progressão na carreira:
1- Todos os docentes no final de cada ciclo de avaliação deverão reclamar da sua classificação.
2-Todos os docentes propostos pelo diretor pra a eleição do coordenador de departamento deverão renunciar à eleição de tal cargo.
3- Ninguém deverá votar para o cargo de coordenador de departamento
4- Não aceitar os cargos de subcoordenadores designados pelo diretor, inovocando todos os artifícios ao dispôr.
5- Recusar ser avaliador externo, invocando que recorrerá a atestado médico psiquiátrico se tal for necessário
6- Não aceitar ser membro da secção de ADD do Conselho Pedagógico;
7- Não aceitar fazer parte das listas candidatos ao Conselho de Escola (muito eficaz).
Eu já recorri com sucesso a alguns destes pontos rejeitandoi tudo o que contribua para esta ADD
E os colegas estão dispostos?
Haverá algum sistema educativo que resista se todos recorrerem a estes procedimentos?
Para liquidar a serpente tem de começar pela cabeça: os diretores.
Com as suas metástases, vulgo bufos, são o cancro das escolas.
Ressalvo 1º parágrafo para:
Se queremos liquidar este sistema de avaliação e progressão na carreira, então;
Maria Simões
Desabafarmos aqui, apenas entre nós, não nos leva a nada. Temos de ir à luta. Vejo aqui tanta gente com o dom da palavra, que escreve tão bem e que poderia escrever uma carta aberta ao primeiro-ministro, assinada por milhares de docentes, que fosse bem elucidativa dos nossos sentimentos, das suas causas e das consequências dos mesmos na educação das crianças e jovens. Não podemos ficar à espera dos sindicatos, esta luta não lhes interessa. Se queremos que algo mude, temos de ser nós, que nos sentimos atraiçoados, vilipendiados, injustiçados, a lutar pelos nossos interesses.
O verdadeiro cancro nas escolas é este:
https://capasjornais.pt/Capa-Jornal-Publico-dia-12-Agosto-2018-9909.html
Sem dúvida alguma! Esses professores/diretores são a grande base do problema. Por esse motivo muitos deles filiaram-se em partidos e andam pela calada a defender a municipalização do ensino para se perpetuarem no poder.
Numa primeira fase só tinham direito a 3 mandatos consecutivos na direção dos agrupamentos, agora conseguiram o direito a um quarto mandato consecutivo. Com a municipalização ficarão em mandato eterno.
Leiam
https://eduardovitorrodrigues.pt/apresentacao-da-candidatura-de-filinto-lima-a-junta-de-freguesia-de-oliveira-do-douro/
O tráfico de influências, nas lideranças, a que estão habituados:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiytP3omuXyAhVQzYUKHQqnA3EQFnoECBIQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.vozprof.com%2Fo-presidente-da-associacao-nacional-de-dirigentes-escolares-vacinado%2F%3Famp&usg=AOvVaw0KY8Q86tyAkWnRAthg10qD
…e há mais…
https://www.jn.pt/local/noticias/viseu/viseu/amp/diretor-de-escola-de-viseu-acusado-de-assedio–11581007.html
Num país onde qualquer comentário é racismo, xenofobia, sexismo, violência, etc, etc…, nas escolas estudos mostram a gravidade do que está a acontecer, e não há qualquer resposta!!!!
Divulguem, envergonhem estes decisores.