Recuperação da Escola VS Plano de Recuperação das Aprendizagens

É um excelente sinal ver a sociedade empenhada neste debate da recuperação das aprendizagens e acima de tudo a preocupação com as diferenças sociais no acesso à educação e cultura que começam obviamente na família. Mas importa chamar a este debate o papel da Escola e de como vamos repensar as “comunidades educativas”, mantendo os alicerces nos valores que nos trouxeram até aqui, como sociedade democrática.

Infelizmente, há demasiado ruído e importa clarificar este diálogo para que profissionais, académicos e sociedade em geral falem a mesma linguagem: recuperar não quer dizer voltar a abordar os conteúdos de um ano ou simplesmente sedimentar aprendizagens; o plano não precisa de ser igual em todo o país, em todas as escolas e para todos os alunos e famílias; a recuperação não pode ser feita em 5 semanas ou descontextualizada, é um processo a longo prazo (até 2023); os recursos necessários não precisam de ser todos extra, há uma grande margem de rentabilização das estruturas e profissionais existentes, sobretudo é crucial autonomia local na decisão de caminhos.

As preocupações que importam:

  • Dar ferramentas às escolas e professores que permitam um diagnóstico e foco na intervenção onde ela faz falta. Isto pode passar pelo reforço do caminho na avaliação formativa que várias escolas já iniciaram no âmbito do projeto MAIA, ou seja “partir dos conhecimentos base dos alunos” para construir aprendizagens, mas pode passar por um papel diferente do IAVE e uma nova abordagem às provas de aferição que deveriam ser aplicadas e utilizadas ao ritmo de cada escola, idealmente em meios digitais que facilitassem o reporte e utilização da informação.
  • As comunidades, trabalho cooperativo, colaborativo e partilha eram deficitárias e estão agravados com o distanciamento físico: importa capitalizar a experiência adquirida na comunicação digital para restabelecer a partilha, o diálogo e o debate interno saudável nas escolas.
  • (Re)pensar efetivamente a escola na era digital: as ferramentas estão a chegar aos alunos, mas é preciso fazer a revolução pedagógica. Os modelos híbridos, a sala de aula invertida, o trabalho de projeto e a produção de novos media pelos alunos são uma possibilidade efetiva que importa considerar.

As questões que importa colocar em cima da mesa:

  • Quais são os recursos existentes que devem ser reforçados? Como pode a biblioteca escolar voltar a ser um polo cultural e pedagógico da escola, servindo todos e, em especial, os que mais precisam? Como podem as equipas EMAEI ser mais efetivas e menos burocráticas? Como é que a nuvem e o trabalho colaborativo digital podem ajudar a servir melhor cada aluno?
  • Como vamos colaborar mais e melhor? Quais os novos papéis de alunos, professores, assistentes e encarregados de educação neste era digital e neste contexto? Como manter o diálogo e debates internos? Como providenciar tempo aos profissionais para planificar, preparar, avaliar e colaborar?
  • Como ajustar os modelos pedagógicos à era digital? Como fazer uma planificação das aprendizagens que rentabilize o digital? Como vão ser usados e complementados os manuais escolares? Como viver o currículo centrado nas competências transversais do Perfil dos Alunos? Como vamos diferenciar e personalizar a aprendizagem de cada aluno? Como compensar as falhas na aprendizagem ao longo dos próximos anos no contexto das novas aprendizagens (relembrando o currículo em espiral, ou seja que se repete no tempo de forma progressivamente mais aprofundada)?

Os caminhos existentes a incentivar:

  • A autonomia e decisão de cada comunidade educativa. Por exemplo, a disponibilização de meios e recursos em função das necessidades de cada escola, tal como foi realizado em agosto de 2020 pelo Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar que permitiu a cada escola ter um reforço de técnicos, psicólogos, terapeutas ou outros em função dos seus projetos educativos.
  • O envolvimento de mais entidades sociais na resolução dos problemas dos alunos: a escola é essencialmente um instrumento pedagógico, pelo que importam outras intervenções da sociedade junto das famílias que precisam. É importante complementar a ação da escola, com outras estruturas sociais que contribuam para resolver problemas das famílias de forma sustentável. A rede do 3.º setor instalada deve ter uma palavra a dizer e deve ter oportunidades e meios para contribuir.

Os novos caminhos e desafios:

  • A autonomia nas decisões das escolas e famílias nesta “recuperação” deve ter acesso a novos recursos: os profissionais e os equipamentos são a base, mas a aquisição de programas, aplicações e desenvolvimento ajustado de soluções devem ser contempladas. Por exemplo no PNPSE na região do Minho o projeto Hypatiamat e Mais Cidadania mostraram como se podem desenvolver programas integrados com formação de docentes, mediadores nas salas de aulas e programas educativos para os alunos utilizarem. São necessários recursos financeiros paralelos para adquirir serviços na área da avaliação, dos conteúdos, da organização,…
  • A especialização, diferenciação e valorização dos profissionais: a tradicional distribuição de serviço não consegue responder às necessidades dos diferentes alunos, nem rentabiliza o potencial de diferentes profissionais. Se a legislação por um lado preconiza uma autonomia de até 25% de gestão do currículo, a verdade é que “controla severamente” esta autonomia através de um matriz curricular rígida e castradora, colada a uma visão estrita do cumprimento das horas letivas. Paralelamente, há um sistema de liderança das escolas demasiado centralizado e vertical, com pouca dinâmica e envolvimento. Mesmo a formação de profissionais é um sistema mais preocupado com a certificação e avaliação de desempenho do que com a evolução de cada profissional em termos efetivos. No campo da gestão de recursos humanos, seria importante os técnicos existentes serem também envolvidos em programas integrados de acompanhamento e desenvolvimento dos educadores (seria impensável um empresa da dimensão das escolas trabalhar sem um departamento de gestão de recursos humanos pluridisciplinar). Um possível solução existe no campo da saúde: as unidades de saúde familiar são instrumentos de autonomia na gestão dos serviços prestados à comunidade que poderiam ser um modelo para a autonomia das escolas (por exemplo até em termos de “sub-sistemas” como o ensino profissional ou educação de adultos).
  • Os manuais escolares têm urgentemente que ser repensados: a adoção de um único manual para um longo período é incompatível com a diversidade metodológica, necessidade de ajuste dos conteúdos ao contexto e atualidade e até mesmo necessidades específicas de grupos de alunos. Há um sistema oneroso de produção de manuais que não é flexível o suficiente para responder às necessidades do sistema de ensino e dos seus atores. Importa pensar as plataformas de manuais digitais como um canal de distribuição, sendo que alunos e professores devem poder ter um papel mais ativo na escolha das abordagens ao longo do ano, quer em termos de diversidade metodológica, quer de recursos complementares, quer na relação com o contexto e atualidade. A reinvenção da sociedade tem que tocar diferentes domínios e o manual tem que ser mais um serviço do que um “produto acabado”.

Luís Barata

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/04/recuperacao-da-escola-vs-plano-de-recuperacao-das-aprendizagens/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. Eu acho que sim…
    Acho que os profs devem ficar todo o julho e agosto a recuperar as aprendizagens que foram perdidas para sempre.

    Força otários….


  2. O sistema, parece-me, está, à partida, comprometido. Os especialistas da educação tendem a tratar de modo semelhante pessoas muito diferentes, para além da idade. E neste campo já há enormes diferenças. Pessoas com 5 anos de idade, pessoas com 18 anos de idade, pessoas com 58 anos de idade, etc. todas alunas do mesmo sistema de ensino “essencial”, com uma matriz idêntica.
    Também parecem esquecer que proceder à analítica existencial temporal do ser para morte, por exemplo, ou aprender equações com função exponenciais e logarítmicas ou aprender a soletrar, traduzem conteúdos e circunstâncias muito diversas. “MAIA”, “AE” e outras siglas muito apreciadas por quem manda e gosta de ser acriticamente mandado indicam padecer da mesma mistura.

    • Nuno M. on 29 de Abril de 2021 at 16:47
    • Responder

    Leio as propostas e chego sempre à mesma conclusão: conversa fiada para a qual não há paciência. Discurso redondo, bem escrito, extenso, mas vazio. O que nos espera é mais do mesmo: muitas grelhas para levantamento das necessidades de cada aluno, seguida de um plano pormenorizado para cada um, depois de muita reunião colaborativa, cooperativa, em nuvem, moderna e tecnológica. Quando chegamos aos alunos já estamos todos cansados, mas felizes porque fizemos muitos planos baseados em projetos inovadores e fantásticos. Que tal levantar a hipótese de estes dois últimos anos terem potenciado todo o mal que andamos a fazer ao ensino? Onde cada escola inventa o que pode, desestrutura o currículo como lhe apetece, enfim, vai trabalhando para o caos. Talvez não fosse mal pensado.

      • Sandra on 29 de Abril de 2021 at 23:00
      • Responder

      Completamente de acordo, Nuno!

    • Rui Manuel Fernandes Ferreira on 29 de Abril de 2021 at 23:10
    • Responder

    Gosto sempre da máxima “é preciso fazer a revolução pedagógica”. Fartinho de vos aturar…

    • Ana Tavares on 30 de Abril de 2021 at 0:15
    • Responder

    Eu cada vez percebo menos. Os professores andam exaustos, muitos longe das suas casas e ainda pensam em recuperar aprendizagens até ao final de julho?
    Tenhamos juízo… MAIS não é sinónimo de qualidade. Se os alunos cumprirem as regras em sala de aula, trabalharem em casa e respeitarem os professores, as aprendizagens recuperam-se com facilidade. Se aceitarmos uma coisa destas, começará a ser regra e a escola será cada vez mais um depósito de crianças.

      • Nuno M. on 30 de Abril de 2021 at 11:06
      • Responder

      Nem mais. De acordo. Nós, os professores, sabemos o que devemos fazer para recuperar, sistematizar, o que lhe quiserem chamar, aprendizagens. O problema é que as ditas aprendizagens há muito que deixaram de ser importantes na Escola. O que interessa é o bem estar, não haver stress, não incomodar os alunos com nada que os desconforte e fazer assistência social. A pandemia revelou o falhanço destas ideias: os alunos não sabem ser resilientes, não sabem lidar com as adversidades porque não estavam preparados para as enfrentar. Tem de ser tudo fofo, alegre e muito motivador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: