Testes a professores e funcionários de Vila Real expõem um caso positivo

O governo nada aprendeu com os exemplos da primeira vaga nas escolas, Faro, Viseu, Matosinhos… onde surgiram casos positivos e algumas fatalidades. Enquanto nas creches todos os funcionários foram testatdos, nas escolas secundárias ninguém foi testado. Vila Real não foi na conversa e testou os professores que no dia 18 de maio voltarão à escola para lecionar as turmas do 11.º e 12.º ano, houve um caso positivo.

Quantos mais haverá por esse Portugal a fora?

Por mais medidas que a escola implante nada nos dá certezas que o pior não pode acontecer caso um professor, funcionário ou aluno assintomático regresse à escola.

 

Covid-19: Rastreio a professores e funcionários detetou caso positivo em Vila Real

O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários das escolas públicas do concelho detetou um caso positivo antes do regresso às aulas presenciais na segunda-feira, disse hoje o município.

A autarquia transmontana decidiu testar todo o pessoal docente e não docente antes de serem retomadas as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, das escolas secundárias Camilo Castelo Branco e São Pedro e no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus.

O rastreio abrangeu 163 professores e funcionários e, segundo o município, “um deles teve resultado positivo”.

“A pessoa em questão já está informada deste resultado. Revela-se assim acertada a iniciativa de testar o pessoal docente e não docente, antes do reinício das aulas presenciais, pois evitou-se um eventual foco de propagação da doença”, afirmou a autarquia.

Apesar de “não ter sido considerada prioritária” a testagem destes profissionais ao nível nacional, o município de Vila Real decidiu avançar nas escolas do concelho, tendo sido “uma das poucas autarquias do país em que isso aconteceu”.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/05/testes-a-professores-e-funcionarios-de-vila-real-expoem-um-caso-positivo/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marta on 17 de Maio de 2020 at 12:40
    • Responder

    O pior é quando se gasta dinheiro dos contribuintes a pagar os testes e os professores se recusam a fazê-los por ser uma invasão da privacidade. O governo pode não ter aprendido nada, mas nós como população também aprendemos muito pouco.

      • Maria on 17 de Maio de 2020 at 20:15
      • Responder

      Recusar em fazer um teste ? Até custa a acreditar .

    • Testes on 17 de Maio de 2020 at 12:42
    • Responder

    Vai a CM de Vila Real testar regularmente os professores e funcionários?

    • testes on 17 de Maio de 2020 at 12:48
    • Responder

    Essa pessoa não apanhou o virus na escola. Será que a CM de Vila Real vai testar todas as outras profissões sra saber qual e a fonte deste (e de outros potenciais) contágio?

    • Dina Garcia Samouqueiro on 17 de Maio de 2020 at 12:49
    • Responder

    E os alunos, também não deveriam fazer o teste


  1. As câmaras municipais deveriam gastar alguns euros para testar quem volta á escola. Seria prioritário.
    Saúde pública está em questão.

    • Ana Justo on 17 de Maio de 2020 at 12:52
    • Responder

    A mim ninguém me testou e eu não teria recusado. Amanhã lá irei. Estive com febre a semana passada, será que estou infectada?

      • Irresponsabilidade on 17 de Maio de 2020 at 13:17
      • Responder

      A unica coisa que mostra com esse comentário é a sua irresponsabilidade.


    1. Ó filha, telefone para a Saúde 24, a menos que a febre tenha sido durante o acto sexual.

    • Ana Justo on 17 de Maio de 2020 at 13:27
    • Responder

    Porquê? Mandaram-me ir tenho de ir. Não sou considerada caso prioritário para fazer teste. Quer que faça o quê?

    • Por favor on 17 de Maio de 2020 at 14:40
    • Responder

    Por favor? O que está em causa não é ser prioritário ou não, ter sido convocada ou não. Tem sintomas suspeitos deve ligar para a saúde 24.

    • Cury1 on 17 de Maio de 2020 at 15:14
    • Responder

    Rui Cardoso,

    Dois conselhos:

    1. Escreva com mais correção e rigor. Tenho alunos que o fariam corar;

    2. Não seja incendiário.

    Relativamente à sua afirmação sobre o governo não ter aprendido, discordo. Portugal e OS portugueses, REALMENTE envolvidos, no combate à pandemia, acatando as orientações da DGS e das autoridades, aprenderam , educaram-se e estão prontos para a vida, na normalidade possível.

      • Covidiana on 18 de Maio de 2020 at 23:49
      • Responder

      Caro Cury1, se não gosta das verdades não leia o blog. O que se passa pelos meios de comunicação social são meras estratégias políticas e de facto Portugal não aprendeu. Tive Covid19. Começaram os sintomas no dia 12 de Março quando regressava da escola. Liguei para a saúde 24 várias vezes chegando a pagar as chamadas (quando ainda não estavam gratuitas). Das 2 vezes que fui ao hospital não fui testada. NUNCA TIVE FEBRE. Só à 3a vez, depois de mentir sobre os sintomas (e alguma insubordinação nas urgências) lá fiz o teste, passados 15 dias desde o início da doença. Resultado: positivo! Conclusão: covid19 durante 1 mês.
      Acha o senhor que Portugal APRENDEU? SOU EDUCADORA. ACHA QUE VOU SEGURA NO DIA 1 DE JUNHO? QUANDO NUMA SALA ESTARÃO POTENCIAIS POSITIVOS ASSINTOMÁTICOS? Não, Portugal e os governantes não aprenderam!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog