NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES, por Lindaura Grehorio

 

NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES

De um dia para o outro, os professores, montaram todo um sistema de educação obrigatória à distância, para continuar a sua missão de vida a partir de casa… Com dedicação!!!!
Materiais? Seu computador privado e pessoal; sua internet, sua luz … pagas do próprio bolso.
Espaços? A sala de sua casa, que a torna pública a desconhecidos, a intimidade de sua casa.
Direitos autorais? Cedidos! Pesquisas, imagem, textos, tarefas…
Exigências? Muitas!!!! Reclamações de todos a todo momento, sem sensibilidade alguma ao esforço súbito a que estamos submetidos!
A escola na sala de casa nunca acaba.
Um milhão de e-mails para atender… grupos pelo WhatsApp, chamadas, atendimento personalizado, aproximando-se da função tutorial… reuniões a qualquer hora, mensagens de toda ordem…
Gestores, Alunos, Famílias, Sociedade… nós professores, estamos trabalhando…
Na verdade multiplicamos por muito as nossas horas de trabalho, pois agora esclarecemos as dúvidas um a um, corrigimos as tarefas uma a uma, sem acréscimo salarial ou mero reconhecimento ou agradecimento por isso… Nos doamos para além do conteúdo, sem falar sobre as orientações de ordem psicológica, dentro da compreensão de fazer com que os nossos alunos vejam a transcendência do que estamos vivendo…

NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA 👏👏

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2020/05/nao-havera-aplausos-para-os-docentes-por-lindaura-grehorio/

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • tele_cu_mandar on 28 de Maio de 2020 at 12:13
    • Responder

    Se bem me lembro — ao sobrecarregarem e de(s)comandarem alcançaram (in)oportunisticamente a docência obrigando a um descomunal never ending story com o pretexto de inculcar “modernidades” telecomandadas

    • Ricardo on 28 de Maio de 2020 at 12:46
    • Responder

    Aplausos? Não percam é a saúde.
    Andar a pedir apoios na tv para comprar portáteis ou pagar a net? Por amor de deus…é sempre a dar tiros nos pés…não conheço nenhum prof que n tenha computador.
    Os sindicatos já deviam ter vindo à praça pública exigir calma aos diretores, pais e professores nas tarefas, reuniões, equipas, etc…não metam os pés pelas mãos…não façam mais do que devem. Planificiações diárias pra quê? Já não chegam as atividades?
    Já conheço um caso que a coisa deu pro esgotamento…era trabalhar das 9h às 23h…atenção à saúde mental!
    Mts mais já devem ter acontecido ou irão acontecer durante este mês.
    Isto sim é que os sindicatos deviam de apregoar..a exaustão…não é pés nem net…enfim…!

      • Mário on 28 de Maio de 2020 at 13:37
      • Responder

      Também não conheço nenhum professor que não tenha computador em casa, mas também em situações normais nenhuma família precisa de ter 3 computadores em casa, em minha casa são duas alunas e uma professora em aulas em simultâneo, mas ninguém me perguntou se precisava de apoio para comprar um computador.
      Vai havendo saúde, mas isso por si não paga contas.

        • Ricardo on 28 de Maio de 2020 at 17:21
        • Responder

        Mas o problema é que o sindicalista que falou na tv não referiu o que o colega menciona. Apenas disse que os professores precisam de uma bonificação monetária, ou então ajuda para comprar um pc ou desconto na net.
        ps: Caro E@D é só a minha opinião…não preciso que a respeites mas que apenas a aceites!

    • TE-mecanico on 28 de Maio de 2020 at 13:00
    • Responder

    Acho isso dos aplausos aos médicos e enfermeiros, uma verdadeira palhaçada. O que me dá a entender é que as pessoas escolha uma determinada profissão, enveredam por uma carreira de estudos superiores de vontade para conquistar essa carteira que as habilita, então será para a exercer, e por isso é que é são remunerado . parece que os médicos e os enfermeiros estão a fazer algo que esteja fora do seu âmbito e génese da profissão. é para isso que existem. assim como os professores, não precisamos de aplausos mas sim de nos juntarmos, unirmos, e exigir do governo mais condições para trabalhar, assim como mais valorização remuneratória, e para parte da opinião publica mais respeito, e não deixar que a profissão seja vista como os malandros da sociedade.

    • Rui Filipe on 28 de Maio de 2020 at 13:06
    • Responder

    Haverá sempre quem agrida os professores. Já lá vão os dias, em que os professores tinham quem os defendessem.Hoje, anda-se à deriva por este mundo, como nunca.Por isso, vão aparecendo os coronas.

  1. Colega Ricardo, não faças de ti a “referência”. Cada docente é livre de exprimir os seus estados de almas e estão serão bastante diversificadas em função das mil e uma experiências vivenciadas pelos milhares de colegas no E@D.

    • Frankie on 28 de Maio de 2020 at 16:41
    • Responder

    Haverá sempre aplauso para docentes , até porque, bem ou mal, têm gente que os defende. No entanto, 90/95% dos docentes está em casa, protegidos.
    Já os Assistentes Técnicos e os Assistente Operacionais estão a trabalhar 90/95% nas escolas ( algumas com 100% todos os dias) e aplausos nunca irão ter. São carne para canhão.

      • Ricardo on 28 de Maio de 2020 at 17:13
      • Responder

      e o que os profs iam fazer para as escolas se nao ha alunos?

    • Manuel on 28 de Maio de 2020 at 16:44
    • Responder

    É minha opinião que o autor/autora pretende alertar para a facilidade com que a tutela responsabilizou os docentes sem apresentar soluções caso algum docente não tivesse os meios mais adequados. Partiu do princípio que os docentes teriam obrigação de estar apetrechados, desse por onde desse.
    Também não conheço docentes que não tenham um dispositivo seja pc, tablet ou smartphone, mas como disse o Mário e concordo totalmente e também por experiência própria , esse dispositivo para a grande maioria é o único lá em casa na qual de repente três ou mais pessoas passaram a necessitar de um para si durante grande parte do dia…
    Falar é …fácil

  2. A função das assistentes operacionais é na escola!! Que comparação ridícula com a função de um professor.
    Também, não é de estranhar que exista pessoal a dizer , que os problemas dos professores está resolvido com a substituição dos mesmos pelos monitores. Não me espanta quem diga que as coitadas das assistentes operacionais, deveriam ficar em casa !!!

    • Isaura on 28 de Maio de 2020 at 21:25
    • Responder

    Quem tira nove anos de serviço, trabalho diário com os alunos, não reconhece os profissionais que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: