Aulas de manhã, brincadeira à tarde

Sempre defendi que esta seria a melhor opção pedagógica para o 1.° Ciclo. Aulas da parte da manhã e outras atividades da parte da tarde. Está mais do que provado que o cérebro humano está mais desperto para a aprendizagem da parte da manhã, mas ainda há quem julgue que a escola à tempo inteiro, como está instituída no nosso país, é a melhor opção para as famílias, como se as famílias fossem à escola.

Enquanto aluno sempre gostei de ter aulas da parte da manhã. Como professor, verifiquei que as crianças estavam mais predispostos a aprender de manhã do que a seguir ao almoço.

Há escolas que estão a proporcionar aos alunos esta opção é os resultados têm-se mostrado promissores.

Gostávamos de saber a vossa opinião.

Crianças de escola de Famalicão estudam de manhã e brincam à tarde

“Para já o balanço é positivo, com as crianças mais motivadas, professores e encarregados de educação satisfeitos”

As crianças da escola do 1.º ciclo de Requião, em Vila Nova de Famalicão, trabalham de manhã e brincam à tarde, num projeto educativo implementado este ano letivo e cujo balanço “é positivo”, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que componente letiva se inicia pelas 08:30 e termina pelas 13:30, “para deixar espaço para a brincadeira”.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2019/03/aulas-de-manha-brincadeira-a-tarde/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rafael on 15 de Março de 2019 at 13:17
    • Responder

    POIS É… ATÉ PARECE QUE MERECE O NOBEL DA EDUCAÇÃO… perdoem-me …. só agora é que descobriram… Uma evidência claríssima…José Pacheco tem umas ideias muito boas e já lá vão mais de 40 anos… Um pedagogo de excelência…e foi para o Brasil porque aqui o pessoal vai atrás destas migalhas…
    Terminando…
    Lamento muito que sempre coloque comentários ou sugestões o feedback é 0…
    Claro que não espero respostas…pois a minha intenção como ser do mundo é professor é espalhar semeando para tratar e esperar uma colheita com frutos que não sejam clones…

    • Maria Pereira on 15 de Março de 2019 at 15:28
    • Responder

    Assim foi a minha escola da década de 70, das 8 às 13 horas, de tarde, leitura e muita brincadeira…dava para tudo. Depois veio a escola a tempo inteiro, a escola que as famílias, escravas do trabalho e dos horários, quiseram, sempre mais e mais, numa espiral de aumento de currículo e de atribuições…a escola fábrica… não foi por falta de aviso dos professores que estavam no terreno, como sempre, foram acusados de que o que queriam era trabalhar pouco.

    • Ana Azevedo on 15 de Março de 2019 at 17:22
    • Responder

    Deveria/Deverá -acredito eu- ser o 1° Ciclo de Portugal inteiro, para promover alunos mentalmente saudáveis e para permitir que os professores do 1° Ciclo tenham tempo e sanidade mental para prepararem todas as suas aulas de todas as disciplinas que dão (qd não têm alunos de vários anos…).

    • Maria Carmem on 15 de Março de 2019 at 18:08
    • Responder

    Horário só de manhã é o ideal para todos. De tarde não rende. Com o tempo voltaremos aos antigos horários, pois esses é que estavam certos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog