Agora pergunto uma coisa para que fiquem de uma vez por todas esclarecidos.
Se passa a haver vagas de QZP e se os docentes QA podem concorrer a QZP porque seria obrigatório que um docente que já é QZP (com excepção dos que vincularam o ano passado no CEE) concorram a todas as escolas do seu QZP na fase do concurso interno?
Ele já tem lugar de quadro no QZP que os outros também podem concorrer, certo?
A obrigatoriedade de manifestar preferência por todo o QZP só se aplica na fase da mobilidade interna.
Bem sei que isto é uma novidade de uma lei que já existe há quase um ano e se calhar até foi comigo que ouviram isto pela primeira vez, mas será que é assim tão difícil de perceberem?
30 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Caro Arlindo, uma coisa é a lógica, e sua lógica faz sentido, outra é o que está na lei e a lei é clara, artigo 9º, disposições gerais, logo aplicada a todas as fases do concurso, alínea 4- QZP obrigados a concorrer a todo o seu QZP, artigo 29ª manifestação de preferências- mobilidade interna aplica-se o artigo 9º. A mim é que me parece que não é assim tão difícil perceber…..Posso estar errado, mas a mim parece-me claro e sem dúvida alguma….Logo quando a lei saiu também pensei que os QZP seriam libertados de concorrer a toda a zona uma vez que os QZP seriam reabilitados, mas não me parece que seja isso que está no decreto lei 83A….
Boa tarde
Então se os QZPs não forem obrigados a concorrer, os que estão bem deixam-se estar, certo? E eu que já não vou para nova,mas que sou QA, que continue afastada da residência 100Km… Mesmo que queira passar para QZP, de que é que vale, quando há colegas com menos 10 anos de serviço, do que eu, a trabalharem no meu local de residência? Então qual o sentido deste concurso?
Mas não vai haver apenas vagas de QZP, também vai haver vagas de QA. Se o QZP não concorrer a QA desse QZP então tu podes apanhar essas vagas de QA.
eu estou na mesma situação , sou QA e à 10 anos que estou afastada 200 Km de casa com 25 anos de serviço e continuo a ver muitos colegas com menos tempo de serviço q eu em qzp perto de casa
Talvez esses colegas escrevam “há 10 anos” corretamente!!!!
Você poderia ter sido corretora oficial da PACC, mas deve ser uma QZP com menor graduação que está perto de casa.
Olá Arlindo!
Entrei no concurso externo extraordinário, sou obrigado a concorrer a todo o meu QZP? Obrigado.
Arlindo continuo na dúvida. Sou QZP de nomeação definitiva e não vou perguntar se concorro agora ou não no CEI. Só queria saber é se os QZs efetivos, mantem o contrato quadrienal de 4 anos , caso tenham as 6h mínimas ,ou então tem de concorrer de novo agora ou mais tarde na mobiidade interna?.
Não mantém o contrato quadrienal.
Boa noite. A notícia e a interpretação do Arlindo é extremanente pertinente. Eu estou em QZP numa escola do meu qzp, logo, porque tenho que mudar para mais do mesmo. Não estou num qzp alheio, estou no meu qzp, tenho componente letiva, com continuidade, faz algum sentido concorrer ao meu qzp novamente?. Penso que é um absurdo.
Mas nada lhe garante que fica nessa escola. Apenas fica nesse QZP.
Não, porquê? Se tenho componente letiva e é uma escola d
o meu qzp
alguém me esclarece p.f.
Porque, se abrir vaga neste concurso na sua escola, pode entrar outro QZP no quadro ou um QA mudar e lá se vai a sua componente letiva em agosto.
Além disso, no de mobilidade (junho, julho) entrarão TODOS os QZP e pode haver outro mais graduado que fique aí. Neste interno (fevereiro) é que pode optar por não concorrer (como diz o Arlindo).
Não estou a entender, desculpem. Se não sou obrigada a concorrer, se não concorrer é porque tenho e terei componente letiva, logo a vaga da minha componente letiva não vai a concurso, ou estarei a entender mal?
A colocação de um qzp numa escola decorreu em resultado de mobilidade interna e essa colocação eventualmente plurianual termina sempre que houver concurso interno. Está no 83-A
Mas penso que o Arlindo não tem esse entendimento, pelas razões acima por ele justificadas, que confusão.
Além de que, se “termina com o concurso interno”, e não for obrigada a conorrer, então não termina, mantém-se…sim ou não…
Desculpem , concorrer, leia-se.
Não! Uma coisa é o concurso interno (efectivar em novo QZP ou num quadro de agrupamento) outra coisa é o concurso de mobilidade interna (ficar afecto a um agrupamento por X período de tempo sendo QZP ou por ausência de componente letiva). Aconselho-a a ler com atenção o DL 83A/14 que rege o concurso.
Porque há um novo concurso interno e TODOS os QZPs terão que concorrer depois ao concurso de Mobilidade Interna, para ficarem afectos a uma escola (que pode ser a que está, no momento, como pode ser outra qualquer do seu QZP, como outra fora do QZP, desde que concorra para lá).
Maria, olhe que se houver colegas QZP com componente letiva, quem vier de fora não tira o lugar a quem já lá está.
Pois também acho Manuel Amaro, que é o meu caso.
Mas deste qzp ninguém me tira, quer concorra, quer não, a diferença está na continuidade letiva da escola em que estou e que pertence ao meu qzp. Se não pretender concorrer, a vaga não vai como necessidade, não é? Talvez esteja confusa…peço p.f.esclarecimento. Obrigada.
Se houver vaga, ela irá a concurso. Se não abrir vaga mas surgirem horas posteriormente, estas irão a mobilidade interna, podendo ficar um docente mais graduado que esteja em concurso na primeira prioridade. Em todo o caso, em ano de concurso interno cessa o período de continuidade automática do qzp, mesmo havendo mínimo de 6 horas.
Colega, está a baralhar tudo!
Leia com atenção a legislação e as respostas corretas que já lhe deram aqui.
O que está em jogo NÃO é se tem ou não componente letiva nessa escola para o próximo ano. Não se esqueça que pertence a um QZP e não é QE/QA e que a abertura do interno faz cessar as colocações anteriores de MI.
Sendo QZP: concorre no interno se pretender mudar de QZP ou pretender efetivar em QA/QE desse QZP ou de outro (independentemente de ter ou não componente letiva, pois havendo interno, isso deixa de interessar).
Se não quiser mudar, NÃO concorre! Simples, não é?
Quando abrir a mobilidade interna e dado que é QZP concorre na 1ª prioridade para as escolas do seu QZP a fim de ser colocada numa delas que pode ser aquela que presta serviço agora ou não. E porque não? Porque no interno podem abrir vagas de QA/QE nessa escola, que tanto quer e, colegas que tenham mais graduação do que a colega podem ficar lá efetivos, ou outros QZP´s com maior graduação que a colega também e já não haver lugar para si. Espero ter ajudado!
A minha questão continua sem resposta. Sendo QZP e tendo horário, serei obrigada a concorrer à MI? Não vejo a lógica de não ser obrigada a concorrer ao CI e ser depois obrigada a concorrer à MI, estando numa escola do meu QZP, onde continuo a ter horário.
Colega, ainda não percebeu o que lhe foi dito anteriormente? Em ano de concurso interno, a colocação plurianual cessa!
exacto..
E os efetivos que estão em mobilidade por aproximação à residência. Sou efetiva numa escola. Sou obrigada a concorrer?
Não posso ficar na escola onde estou em mobilidade?
Obrigado