Mister Fernando Santos

Importa-se de nos esclarecer?

É que para se ser professor é preciso também saber esta resposta, mas quase 80% dos professores errou. E nenhum deles chegará a ganhar o que vossa excelência ganha.

Ainda compreendia se fizessem esta pergunta no curso de treinador, mas agora numa prova de avaliação de conhecimentos e competências eliminatória para se ser professor já não.

 

O seleccionador nacional convocou 17 jogadores para o próximo jogo de futebol. Destes 17 jogadores, 6 ficarão no banco como suplentes. Supondo que o seleccionador pode escolher os seis suplentes sem qualquer critério que restrinja a sua escolha, poderemos afirmar: (a) que o número de grupos diferentes de jogadores suplentes é inferior ao número de grupos diferentes de jogadores efectivos; (b) superior ao número de grupos diferentes de jogadores efectivos; (c) igual ao número de grupos diferentes de jogadores efectivos; ou (d) não se relaciona com o número de grupos diferentes de jogadores efectivos (d)?

.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/mister-fernando-santos/

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • AA on 27 de Janeiro de 2015 at 18:39
    • Responder

    Toda a gente está a questionar o conteúdo da questão, basta ver a discussão no Público, e ainda ninguém se apercebeu que está mal formulada… A alicia a) tem a resposta completa as b), C) e d), só tem metade da resposta… Por exemplo: “… podemos afirmar c) igual ao número de grupos diferentes de jogadores efectivos” Naturalmente, esta hipótese, que é a certa, não está escrita correctamente… O que é que é igual? Claro… Como lemos a alínea a) primeiro, desconfiamos que seja o número de grupos de suplentes… Mas a questão está mal formulada!

      • Nuno Coelho on 27 de Janeiro de 2015 at 21:48
      • Responder

      O jornal transcreveu mal a pergunta.

      A transcrição correta é a seguinte:

      Supondo que o selecionador pode escolher os seis suplentes sem qualquer critério que restrinja a sua escolha, poderemos afirmar que o número de grupos diferentes de jogadores suplentes
      (A) é inferior ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
      (B) é superior ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
      (C) é igual ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
      (D) não se relaciona com o número de grupos diferentes de jogadores efetivos.

  1. mal formulada ou propositadamente traiçoeira??????

  2. 😉

    • Ana on 27 de Janeiro de 2015 at 21:42
    • Responder

    Só de ler este tipo de perguntas fico logo com vómitos! Revoltante ser-se reprovado pondo em causa anos a fio de estudo e a minha competência! A saber que sempre tive bons feedbacks quer dos meus alunos quer dos pais. É só regredir com este governo! Prova eliminatória, como mal menor, a nota servia para fazer média para ordenação dos candidatos, agora eliminar definitivamente não é correcto de forma alguma.

    • Dinamene on 28 de Janeiro de 2015 at 16:11
    • Responder

    E preocupante 80% dos professores do ensino secundário não manifestar capacidade básicas de raciocínio lógico practico (já nem falo em abstracto).

      • José on 28 de Janeiro de 2015 at 17:05
      • Responder

      Alguns comem faisão todos os dias… 5 tigelas. Entendeste a lógica, não podemos misturar alhos com bugalhos. Cumprimentos

      • bitaites e bitaites on 28 de Janeiro de 2015 at 17:08
      • Responder

      Já tinhas reprovado por falta de conhecimentos, desde quando a prova é dirigida apenas a professores do secundário.

      • Euxoubom on 28 de Janeiro de 2015 at 18:20
      • Responder

      E já agora, ainda não adotou o novo acordo ortográfico na sua escrita…já tinha aí uma série de erros…hahaha

    1. “Prático”???????

    • Ana on 29 de Janeiro de 2015 at 10:24
    • Responder

    Efetivamente, é uma questão a que qualquer aluno de 12º ano tem a obrigação de saber responder… é algo que se trabalha nas aulas de matemática! O contexto é irrelevante, poderia ter a ver com a formação de uma comissão de alunos, de professores,… Esta situação faz-me lembrar do primeiro ano em que houve provas de aferição no 4º ano, em que tantos professores não sabiam responder a algumas das questões da prova de Matemática. :/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: