Seguindo a mesma linha temática e orientadora para esta rubrica, trago-vos hoje um filme de animação (sim, Animação, hoje é sexta!) que é um dos meus preferidos.
O Velho e o Mar. A animação “The old Man and the Sea” foi realizada pelo russo Alexander Petrov e é baseada no romance com o mesmo nome de Ernest Hemingway. Também por isto, uma excelente opção para ser trabalhado em contexto educativo por se tratar de um livro recomendado para o 3.º ciclo no Plano Nacional de Leitura. Um excelente complemento a essa leitura e com possibilidade de abordagens transversais em várias áreas. Uma delas as artes pois trata-se de um filme de animação realizado com uma técnica absolutamente maravilhosa de pintura sobre vidro, de excepcional dificuldade mas com resultados absolutamente surpreendentes.
Este romance foi a última obra de ficção de Hemingway a ser publicada ainda com ele vivo e uma das mais conhecidas. Conta a história de um velho pescador em maré de azar e da sua aventura da pesca e luta com um espadarte.
Para além do Óscar para a melhor curta-metragem de animação, ganhou dezenas de outros prémios em festivais de todo o mundo.
Sem dúvida, recomendo! O filme e um pequeno excerto de um making of onde podem apreciar a dificuldade desta técnica de animação… nunca esquecendo que uma pintura é um ou dois fotogramas e um segundo de animação são pelo menos 12 pinturas… vezes quase 20 minutos de animação…