“Animação, hoje é sexta!” (deficiências é o tema)

Em mais uma rubrica “Animação, hoje é sexta”, dedicamos este fim de semana a alguns filmes de animação em que o tema central são “deficiências” diversas. Será, certamente, um excelente mote para temas de debate e discussão em contexto educativo e sobre como lidar com a diferença. Também com especial destaque para os colegas da Educação Especial.

O primeiro filme de animação remonta já a 1992 e é realizado por Tim Webb. Chama-se A is for autism e nasceu da descoberta e experiência que Tim Webb teve com crianças autistas e como os desenhos delas tinham um grafismo que se adequava à explorações no campo da animação. Em 1991, a convite do Channel 4 Television, Webb realizou esta animação para que este canal, no espaço “Disabling World” fosse dado a conhecer ao público em geral o que é a condição do autismo.

Durante um ano, para além da investigação científica e académica, Tim Webb trabalhou com crianças autistas, os seus educadores e os seus pais. Assim nasceu este documentário animado tendo por base as contribuições de todas estas pessoas. Os desenhos utilizados são realizados pelas crianças autistas e a locução é também realizada por essas crianças que contam os seus pensamentos e emoções.

A is for autism venceu o Prémio Especial da UNESCO para a promoção da Cultura. A não perder…

As outras duas animações são do mesmo realizador australiano: Adam Elliot. Primeiro uma curta metragem, depois uma longa metragem, ambas de animação, claro! Filmes de animação, drama, mas com muita ironia…

Na primeira animação, Harvie Krumpet é um Polaco de nome original Harvek Milos Krumpetzki. Com a II Guerra Mundial, viaja para a Austrália, refugiado, e é então que muda de nome. No entanto, a sua infância não foi nada fácil! A sua aprendizagem foi feita em casa, com a ajuda da mãe, baseada em factos (Fakts) que trazia sempre consigo, escritos num caderno pendurado ao seu pescoço. Apesar da sua vida cheia de má sorte (sofria de síndrome de Tourette, foi atingido por um raio e perdeu um testículo) Harvie sempre foi optimista, vivendo de forma excêntrica (sim, adepto do nudismo) e acabando por casar com uma enfermeira. Ambos adoptaram também uma criança, uma menina, também ela diferente, que acabou por ser ensinada pelo próprio Harvie. Foi sentado no banco de jardim que ouviu uma voz: “Carpe diem”, tendo isso mudado a sua vida…

A não perder… Este filme ganhou o Oscar para a melhor curta metragem de animação no ano de 2004.

 

https://www.youtube.com/watch?v=m4K9x_w_z0I

A longa metragem de Adam Elliot chama-se Mary and Max, e é baseado em factos reais. Conta a história de Mary, um criança solitária que passa os dias a ver os seus desenhos animados favoritos, a construir os seus brinquedos a partir de sucata e a conversar com o seu galo. Por causa de uma mancha que tinha na cabeça desde nascença, Mary sofria de Bullying na escola. A sua mãe era alcoólica e o pai, que trabalhava numa fábrica de chás, ignorava-a.

Por sua vez, Max era um solitário que sofria de síndrome de Asperger. Vive só com os seus animais e o seu amigo imaginário. A sua mãe suicidou-se era ele ainda pequeno. Na sua infância, Max sofreu também de abusos e, tendo nascido Judeu, tornou-se Ateu.

Certo dia… Mary encontra o endereço de Max numa lista de endereços de Nova York e escreve-lhe uma carta a contar um pouco da sua vida. Max recebe a carta de forma um pouco inusitada… (pois… Mary vivia na Austrália)…

Uma longa metragem que certamente vão gostar!

Para ver a animação, há disponível no Youtube este filme, em Inglês e legendado em Espanhol, em 7 partes. Bastará ver uma a uma.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/animacao-hoje-e-sexta-deficiencias-e-o-tema/

1 comentário

    • Maria Isabel Dias Correia on 10 de Janeiro de 2015 at 0:40
    • Responder

    Excelente publicação!
    Acompanho jovens com autismo e são fascinantes nas suas singularidades.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: