A Lista dos Requalificados da Segurança Social

… foi tornada pública, hoje, em Diário da República.

 

A maior parte dos requalificados são Educadores de Infância e tem efeitos a partir de amanhã.

 

A colocação em situação de requalificação produz efeitos no dia seguinte à data da publicação, data a partir da qual os trabalhadores ficarão afetos ao INA, IP, entidade gestora do sistema de requalificação de acordo com o estabelecido no artigo 270.º da LTFP.

 

 

segu

Governo admite que alguns trabalhadores em requalificação arriscam despedimento

 

 

No dia em que foi publicada a lista dos primeiros 150 trabalhadores da Segurança Social a enviar para a requalificação (a antiga mobilidade especial), a ministra das Finanças reconheceu que, tal como a lei prevê, há pessoas nessa situação que podem ser despedidas. “As regras são absolutamente claras”, disse esta quarta-feira na Assembleia da República.

há trabalhadores que podem ficar até à idade da reforma na requalificação, mas há outros que, ao fim de um ano, são despedidos.

De acordo com a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, os trabalhadores que entram no processo de requalificação ficam a receber 60% do salário que tinham no activo, durante o primeiro ano. Neste período, diz a lei, devem ser sujeitos a um processo de formação para que possam ser integrados noutros serviços ou organismos.

Caso isso não aconteça, a mesma lei prevê dois cenários, que dependem do vínculo. Os trabalhadores com vínculo de nomeação admitidos antes de 2009 e que nesse ano passaram administrativamente para o regime do contrato de trabalho em funções públicas podem ficar na requalificação até à idade da reforma, a receber 40% do salário.

Os outros trabalhadores, mesmo os que entraram para o Estado antes de 2009, que sempre estiveram a contrato são despedidos ao fim de um ano e recebem as compensações previstas no Código do Trabalho.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/a-lista-dos-requalificados-da-seguranca-social/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Daniel on 22 de Janeiro de 2015 at 18:18
    • Responder

    É assim tão difícil integrar os educadores de infância na rede do MEC?

    1. Tendo em conta que há 39 Educadores da rede do MEC em vias de requalificação já no dia 1 de Fevereiro não será tão fácil assim.

        • Daniel on 22 de Janeiro de 2015 at 20:53
        • Responder

        Depende da zona a que pertencem. Se forem da região de lisboa, algarve ou porto não será difícil absorvê-los na rede pública do mec.

          • mariarodrigues34 on 24 de Janeiro de 2015 at 2:00

          infelizmente não me parece ser assim tão fácil. Não os contei mas são mais de uma centena. Tendo em conta que ainda há Educadores de Infância do Quadro por colocar ….

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: