adplus-dvertising

O Grande Problema dos Concursos

… prende-se com a existência de dois concursos em simultâneo para satisfazer necessidades idênticas.

E enquanto não for eliminada a contratação pelas escolas, como existe atualmente, este problema vai aumentar a cada ano que passar.

Ainda não chegou estes 5 anos de experiência para se perceber que a contratação direta pelas escolas não melhorou qualquer nível de desempenho dos alunos e que aumentou o nível de insatisfação quer nos docentes quer nas direções?

Que vantagens trouxe este modelo de contratação?

Qual a eficácia de um modelo de contratação que desde que surge a necessidade do lugar até a apresentação do docente pode demorar cerca de quinze dias?

Que justificação existe para um horário de 30 dias existir um processo deste género que ocupa quase metade do tempo da necessidade do horário?

E já agora que modelo de concursos gostavam que existisse, mantendo-se como aceitável em alguns casos a contratação pelas escolas de técnicos para áreas mais específicas.

 

Escolas com dificuldade em contratar professores

 

 

O director do agrupamento, Manuel Esperança, explica à Renascença que a dificuldade prende-se com o facto de o “número de professores que tinha sido convocado era o suficiente para dar resposta aos horários que tenho ainda por colocar”. Mas, relata o seu espanto quando na segunda-feira, na parte da tarde, foi publicada a lista da segunda reserva de recrutamento.

Aquilo foi uma debandada total das pessoas que tinha convocado”, acrescenta director do agrupamento de escolas de Benfica, onde o ano lectivo começou com 36 professores em falta.

Na segunda-feira foram colocados pelo Ministério da Educação 1.500 professores, mas nenhum deles vai para as escolas em território de intervenção prioritária. Quer isto dizer que vai ter de ser iniciado um novo processo de recrutamento, “mobilizando mais professores com graduações profissionais mais baixas”, explica Manuel Esperança.

Facebook Comments

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/o-grande-problema-dos-concursos/

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: