Depois dos boatos que circularam há um tempo atrás onde se afirmava que todos os professores seriam obrigados a concorrer ao concurso interno e porque ainda existem algumas dúvidas sobre este assunto resolvi fazer este esclarecimento para que não restem mais dúvidas.
Ao concurso interno são obrigados a concorrer apenas os seguintes docentes:
– Docentes dos Quadro de Zona Pedagógica que ainda não obtiveram colocação em quadro de agrupamento; (cerca de 11388 docentes)
– Docentes colocados em Quadro de Zona Pedagógica ao abrigo do Decreto-Lei 7/2013 (concurso externo extraordinário) e que no prazo de cinco dias após a publicação das listas aceitaram a colocação. (cerca de 603)
Todos estes docentes são obrigados a concorrer ao seu quadro de zona pedagógica e, no mínimo, a um código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada de outro quadro de zona pedagógica (nº 4 do artº9 do Decreto Lei 132/2012)
Todos os restantes docentes dos quadros podem optar por concorrer ou não, incluindo os docentes com ausência da componente letiva, ficando sujeitos à obrigatoriedade de serem candidatos à mobilidade interna no caso de manutenção da ausência da componente letiva.
Voltarei ao tema dos concursos em breve.
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Boa noite, alguém sabe quando é que saí o resultado definitivo do conc. extraordinário? É que estou fartinha de esperar por ver “preto no branco” os resultados!!! Obrigada.
Sinto o mesmo que a colega. Que falta de respeito! Ao menos que apontassem para uma data!
Falta de respeito para com os professores? Já muito tempo que se verifica-se tal coisa.
Tudo é imprevisivel.
Este concurso não tem nada de extraordinário, gostaria de perceber a razão de se chamar EXTRAORDINÁRIO.
Serviu para iludir e tapar os olhos ao povinho.
Será que ainda é esta semana??
EURO CITIZENS CIRCLE – Facebook
CIRCLE of belonging to European citizens. Adheres to this idea, enters the circle.
It`s your turn!
Arlindo! e os contratados (sei bem que somos “externos”) nós não podemos concorrer????
Margaruda
Se sabe que são externos, já deveria saber a resposta. Também já deveria saber ao que pode concorrer.
E os professores do quadro nas Regiões Autónomas que hipoteses têm face ao concurso interno? De ficarmos colocados em Portugal Continental!