Mobilidade Interna 1ª e 2ª prioridade​s

Chegaram-me hoje imensas referências a docentes que concorreram a ambas as prioridades e foram retirados das listas sem que fosse verificada alguma escola para as opções da 2ª prioridade (Ex-DAR).

Em algumas situações as escolas retiraram os docentes da 1ª prioridade descobrindo afinal que nem tinham componente letiva e automaticamente a aplicação retirou-os da 2ª prioridade.

Tudo isto é estranho e é bem possível fazer recurso hierárquico destas situações com ganhos evidentes de causa.

Aguardem pela aplicação que estará aberta a partir de segunda-feira e por cinco dias úteis para fazer esse recurso.

4. Das listas agora publicitadas, homologadas por despacho de 31 de agosto de 2012 do Diretor-Geral da Administração Escolar, cabe recurso hierárquico nos termos dos n.ºs 4 do artigo 31.º e n.º 2 do artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, no prazo de cinco (5) dias úteis, contados a partir do dia 3 de setembro de 2012.

Exemplo 1

Gostaria que falasse deste erro que ocorre quando existem docentes do mesmo grupo e da mesma escola nas 1ª e 2ª prioridades da mobilidade interna. O que está na 1ª prioridade está posicionado à frente e por isso é colocado antes porque não tem componente letiva. A seguir o que está na 2ª prioridade (mobilidade interna por opção!) é colocado e o programa jà não volta ao outro docente, sendo colocado um DACL de outra escola ou um contratado. Não faz sentido pois não? Mas aconteceu, porque não pensaram nisto. Não sei quantos casos mas seria bom divulgar esta situação.

Obrigada.

Exemplo 2

preciso de ajuda: fui retirada de dacl pelo fato da escola ter componente letiva, mas concorri na 2 prioridade, contudo nao apareço na lista de ordenação. a 14 de agosto a minha diretora chamou-me a dizer que afinal tinha me retirado de concurso mas afinal não tinha horário para mim, e que ja tinha tentado por mail, telefone e fax entrar em contato com a dgrhe, a fim de solicitar ajuda mas ninguém lhe tinha ainda respondido.

Exemplo 3

Fui candidata ao presente concurso de professores, pelo grupo 620 (Educação Física), em situação de DACL e DAR. No período de 9 a 14 de Agosto, fui informada pela escola de que me tinha sido atribuida componente letiva, pelo que seria retirada do concurso de DACL. Nesse momento referi que me mantinha em concurso para DAR, tal como constava no verbete.

Ao consultar as colocações, apercebo-me de que consto apenas da lista de candidatos retirados do concurso, por atribuição de componente letiva na ICL2. Desconhecendo se seria este o processo e se não teria sido colocada em destacamento, por ausência de horário na zona que pretendo, efetuei uma análise das lista. Deteto então que 4 candidatos com graduação inferior à minha, foram colocados em 4 escolas para as quais concorri. Eram candidatos apenas a DAR, tal como eu.

Obviamente pretendo iniciar um recurso, a fim de resolver a questão. Gostaria de saber a vossa opinião e se já foram contatados por casos idênticos. Desconheço se o erro terá sido da escola ou do próprio ministério.

Fui informada que existe mais um colega retirado do concurso, na minha escola e do mesmo grupo, sendo que no caso dele, apenas concorria a DACL. Sei ainda de mais uma escola, na zona da Póvoa, onde se está a passar o mesmo, noutro grupo disciplinar, tendo sido 3 pessoas retiradas do concurso, sem no entanto terem componente letiva na escola.

 

Agradeço antecipadamente a vossa atenção e disponibilidade

Exemplo 4

sendo QA, candidatei-me à 1ª e 2ª prioridades. A escola retirou-me da 1ª e agora nas listas desapareci na segunda.

Envio em anexo documento mais detalhado. Ficaria agradecida se pudesse analisar a situação. Penso que há mais pessoas na mesma situação.

Cumprimentos

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/09/mobilidade-interna-1a-e-2a-prioridade%e2%80%8bs/

127 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Cristina Gomes on 1 de Setembro de 2012 at 18:40
    • Responder

    Também estou nesta situação… Candidatei-me a 1ª e 2ª prioridade e consto apenas da lista de candidatos retirados do concurso por atribuição de componente letiva na ICL2.
    Como devo proceder para reclamar?

  1. Alguém sabe se os horários das Teip que foram ocupados pelos colegas da mobilidade se mantêm na plataforma ou já foram retirados?

    • kikajau on 1 de Setembro de 2012 at 19:18
    • Responder

    Agradeço que a a colega que refere a Póvoa me indique qual a escola.Obrigado! email: kikajau@hotmail.com

    • UFa on 1 de Setembro de 2012 at 19:22
    • Responder

    A minha situação é parecida. Por não ter horário concorri a DACL (1ªPrioridade) e a DAR (2ª Prioridade). Em Agosto, aquando da 2ª indicação da componente lectiva telefonaram-me da escola a confirmar que NÃO tinha horário. Ontem verifiquei que constava na lista dos retirados (com componente lectiva na 2ª indicação). Telefonei ao VICE-DIRETOR que me garantiu que não tinha horas, não sabia o que se passou, mas que me arranjava umas horas. Para não me preocupar. No entanto, não apareço nem nas listas de ordenação da MI, ou seja, e o meu concurso de DAR?

      • filomena castanho on 3 de Setembro de 2012 at 16:24
      • Responder

      colega: estou na mesma situação e penso que devemos ir à 24 de julho antes que se complique a situação… Nao vi o nogueira ou outro a falar disto! É pena

  2. Parece que não foram só esses os erros da plataforma. Houve colegas cuja recondução foi pedida e agora não aparecem na lista dos reconduzidos, não tendo os horários sido ocupados por DACL, DAR, nem contratação inicial… Pura e simplesmente esses horários desapareceram! E existem nas escolas ainda… Estranho ou magia da Troika?

      • Paula Pinto on 2 de Setembro de 2012 at 3:08
      • Responder

      Estou nessa situação, como já tinha dito algures aqui. Sou de ed fisica, estava há 3 anos na escola de destacamento por doença, o relatório foi inválido… (fiz recurso), a minha escola indicou-me como tendo horário, continuidade das turmas e fui parar ao DAR, que também tinha pedido, caso não tivesse horário e o relatoroi fosse inválido (como foi…). O horário não foi para ninguém, DACL, DAR, ou contratação..puf, desapareceu e eu fui parar a outra escola, enfim… Vou fazer recurso também, mas vou ao sindicato para me o fazer, tal como fiz com o recurso da Mobilidade por Doença

    • Ana Franco on 1 de Setembro de 2012 at 21:27
    • Responder

    Olá boa noite, eu sou do grupo 550 e encontro-me na situação aqui mencionada, concorri a DACL e DAR e apareço na lista de retirados. Analisei a lista juntamente com um colega e no meu grupo das pessoas que estavam nesta situação só um é que foi colocado na 2.ªprioridade, depois existem 9 pessoas as quais tinham as duas opções mas efectivamente tinham horário zero. Todos os restantes, a partir do momento em que foram retirados de DACL foram retirados das listas. Nunca procedi a nenhuma reclamação, tenho que a fundamentar com base na lei ou expor apenas esta situação que ao que se verifica foi comum nos vários grupos de recrutamento?

      • Cristina Gomes on 2 de Setembro de 2012 at 0:24
      • Responder

      Ana Franco, a minha duvida é exatamente essa: como fazer a reclamação!!!
      Se conseguir descobrir, por favor, partilhe! Eu farei o mesmo!

        • António Dantas on 2 de Setembro de 2012 at 13:12
        • Responder

        Eu estou na mesma situação, sei que só a partir de 2ª feira é que se pode fazer algo mas no entanto quero começar logo no sítio certo a proceder à reclamação. Agradecia se souberem o procedimento do mesmo me informassem.

          • Cristina Gomes on 2 de Setembro de 2012 at 22:05

          Já conseguiram descobrir alguma coisa? Gostava de poder tratar disso amanhã de manhã… e, de certeza, vocês também!!!

    • miguel on 1 de Setembro de 2012 at 23:47
    • Responder

    eu conheço um caso de um prof que foi retirado do concurso em agosto e que agora ficou colocada numa escola por dacl, pois apesar de ter sido retirado continuou a concurso

      • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 0:48
      • Responder

      Aconteceu o mesmo na minha escola,!!

        • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 0:50
        • Responder

        entao ja nao é caso unico…

    • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 0:47
    • Responder

    Eu estou cada vez mais confusa!! Concorri a DACL , eu e mais 10 ou 11 da minha escola.No dia 8 de Agosto, fomos informados que seríamos repescados, quase todos com horário completo. A escola procedeu à “repescagem” dentro do prazo , No entanto, fomos todos colocados noutras escolas! Nem queria acreditar!! Ainda não sabemos o que aconteceu e o que fazer!

  3. boa noite! Fui retirado de dacl antes do concurso mas a dre não aceitou porque nessa altura não haviam horas lectivas para e apareci como excluído, tendo de reclamar. Ao validar a minha reclamação a escola retirou-me novamente e desta vez a dre aceitou que eu fosse retirado.

    Entretanto apareço na lista dos não colocados. Será porque tb concorri na 2ª prioridade e me mantiveram nessa prioridade a concurso, apesar de ter sido retirado da 1ª (e como não foi colocado na 2º prioridade apareço na lista dos não colocados?)?

    (na lista de admissão/graduação referente à minha candidatura aparece “N” em “alínea a)” e “S” em “alínea b)”

    • Alínea a) – 1.ª prioridade do n.º 1 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, de 27 de junho;
    • Alínea c) – 2.ª prioridade do n.º 1 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, de 27 de junho.

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 0:59
      • Responder

      penso que esta a pensar da forma correta

      1. eu tb penso que sim porque um colega da direcção até me mostrou na plataforma que a dre tinha aceite que a escola me retirasse de dacl. A não ser que depois já no concurso mudassem de ideias… é alinea c) onde aparece um S, (e não b)

  4. onde escrevi Alínea b) é Alínea c), aparecendo nessa um “S” (parto do princípio que N significa não e S sim, e se assim é de facto, apareço como não tendo concorrido à primeira prioridade mas tendo concorrido à segunda) (e logo apareço na lista dos não colocados dado que não fui colocado na 2º prioridade à qual me mantiveram a concurso) – – > Mas será isso mesmo?

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:06
      • Responder

      na lista de ordenação que prioridade lhe aaprece? 1 ou 2?

  5. aparece 2

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:11
      • Responder

      é sinal que continou a concurso apenas para aproximação À residencia,nao tendo ficado colocada

      1. é isso. colocado. Então está tudo ok, n é? não vou para a reserva de recrutamento…

          • Ti on 2 de Setembro de 2012 at 1:15

          é que a directora da minha escola já tem suficientes casos com que se preocupar, não necessita de mais um…

          • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:16

          isso ja nao sei lhe dizer. será que surgirem horarios nas proximas semanas deixam as pessoas da 2ª priodidade ficar nesses lugares (suas opções da 2ª prioridade)?

          • Ti on 2 de Setembro de 2012 at 1:22

          quando lhe liguei todo deprimido a dizer que estava na lista dos não colocados em vez de na lista dos retirados ela ficou toda “passada”… seria que a outra pessoa da direcção que ficou lá em Agosto… Mas não, a outra fez tudo direito, apesar de ter sido ela quem me disse para manter a 2ª prioridade… (para ver se eu desandava durante um ano… nãa… estou a brincar…)

          • Ti on 2 de Setembro de 2012 at 1:28

          Nas próximas semanas? Ou seja: não fui colocado na 2ª prioridade mas tenho de andar a ver as listas? Mas… se estou a trabalhar na minha escola, se aparecer colocado nessas listas, tenho de abandonar e ir para a outra? Onde e durante quanto tempo tenho de andar a ver as listas? (desculpe tabtas questões mas está aqui um bico de obra – foi a “linda menina” da direcção que ficou na escola no mês de agosto que me disse para manter a 2º prioridade pois eu podia ter desistido da 2º prioridade ao fazer a reclamação…)

    • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 1:09
    • Responder

    Cada vez percebo menos desta bodega. Então se foi retirado da lista por ter componente letiva na escola de colocação, já não ia a concurso, certo?

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:12
      • Responder

      só ia a concurso se tambem tivesse concorrido na 2ª prioridade

        • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 1:18
        • Responder

        Certo, não me lembrei disso. Mas eu não concorri nessa prioridade, sou QZP.

    • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 1:16
    • Responder

    Ahhh que nervos!! Na minha escola ou ex escola já não sei, há 10 horários sem professor, pois eram os nossos e como tal não foram a concurso. E agora?? Nós fomos repescados, não faz sentido termos sido colocados noutras escolas!

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:19
      • Responder

      nao concorreu À 2ª prioridade, pois nao?

    • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:21
    • Responder

    agora toca a apresentar na escola nova e falar na antiga para eles falarem com a dgae a ver o que se passou. nao sei se nesta situação se pode coloca recurso .

    • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:26
    • Responder

    pois não. agora apresenta-se na escola nova, tenta que a antiga fale com a dgae a ver o que se pode fazer.
    Quanto a recurso hie, não sei se aplica a este caso.
    o caso que eu conheço, ainda por cima, foi colocado numa escola onde nao foi pedido qualquer horario para aquel grupo

    • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 1:29
    • Responder

    helena, apresenta-se na escola nova e tenta que a antiga fale com a dgae a ver o que se podera fazer

      • helena on 4 de Setembro de 2012 at 23:46
      • Responder

      Miguel, sou QZP logo não concorri a DAR. Já desencadeamos todos os procedimentos necessários.Até chamamos a comunicação social. Agora , é só aguardar!!!

  6. Miguel:

    vou ter que ver as listas que saem todas as semanas? Durante quantas semanas saem? (não é todo o ano pois não?!!!) E então se estiver a trabalhar na minha escola e fôr colocado nessas 10 (só dez) que coloquei na 2º prioridade tenho de abandonar a minha escola ir para a outra?

  7. as minhas respostas não estão a aparecer!!!

  8. obrigado!

    • Paula Pinto on 2 de Setembro de 2012 at 3:19
    • Responder

    Isto está tudo uma bodega!! Falem com os sindicatos, com a comunicação social. SEgunda vou telefonar ao sindicato a expor o meu caso e para me fazzerem o recurso hierárquico. Tenho que ir à minha ex-escola pedir à Diretora uma declaração em como deu indicação na ICL2 que tinha horário para mim e que esse horário não ficou para ninguém.

    • Ana Franco on 2 de Setembro de 2012 at 9:02
    • Responder

    Bem isto de facto é surreal! Eu queria sair da escola onde lecciono, uma vez que me encontro a 700km de casa com uma filhota de 4 meses e tinha tudo direito no concurso a) S e c) S, contudo foi retirada de DACL e desapareci também de DAR, tendo visto colegas renovar contrato à porta de minha casa e mesmo em situações de contratação inicial. Que desatino! Partilhem por favor o que forem sabendo por parte dos vossos sindicatos, pois uma vez que somos muitos nesta situação se tivermos unidos julgo que teremos mais voz.

    • jota on 2 de Setembro de 2012 at 11:08
    • Responder

    Estou também nessa situação.
    A escola arranjou-me 6 horas por isso saí do DACL, no entanto não desisti do DAR.
    Quando saem as listas vejo que não estou na lista de graduação da mobilidade.
    Apenas me encontro na lista dos retirados.
    É como diz o Arlindo, houve uma falha(????) do sistema informático que automáticamente retirou os candidatos que concorreram nas 2 prioridades.
    Quanto recebe a empresa responsável pelos concursos para fazer esta porcaria?
    Não há responsáveis???
    Não tendo nada contra os colegas a contrato- verifico que houve várias renovações para escolas que eu tinha colocado quando concorri á 2ª prioridade.
    E agora só nos resta fazer um recurso hierárquico?
    Segunda-feira vou à dgae para me informar sobre isso.
    Com sindicatos nada quero pois já estive sindicalizada e não gostei do modo como fui atendida quando necessitei.
    Bom domingo

    • Helena on 2 de Setembro de 2012 at 11:12
    • Responder

    Paula,
    Estou convencjda que se o “erro” não foi da escola a situação será resolvida,O diretor já foi informado da situação e amanhã entrará em contacto com os serviços.Na minha “ex/ escola” são dez horários completos sem professor!! Ana,não te telefonaram a informar-te que serias respescada? Havia a possibilidade de recusar e continuar a concurso?

      • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 12:11
      • Responder

      não sei se a dgae vai resolver o assunto diretamente ou vai mandar fazer recurso hi.
      se for com a figura do recurso, tem que ir para a escola de colocação (de qualquer maneira tem que se apresentar na nova escola) e esperar pela resposta positiva do recurso na nova escola. Mas, quando vier a resposta, já o horário da escola antiga foi a concurso, ficando na escola em apoios, coadjuvações, …

        • Maria on 2 de Setembro de 2012 at 14:53
        • Responder

        E como é que se resolve o assunto “diretamente”? É que para a resolução ser justa teria que se repetir o concurso, e isso implicaria mudanças drásticas nas atuais colocações porque basta entrarem mais uns (não é preciso muitos) elementos no concurso para toda uma série numerosa de outros (entre docentes de quadro, reconduzidos e contratados com horário completo) serem afetados (algo como uma combinação de efeito-dominó com efeito bola de neve).
        Ora não acredito que isso vá acontecer (repetição do concurso), até porque teria implicações na própria abertura do ano letivo. Assim, não sei mesmo como é que vão descalçar esta bota, porque está visto que foi um erro da aplicação, logo da completa responsabilidade do MEC.
        De qualquer modo, mesmo que a solução que encontrem seja célere (embora não esteja a ver qual), ficamos desde logo prejudicados na medida referida pelo Miguel – ou seja, o horário já foi ocupado por outro, e nós ficaremos com o tipo de atividades que referiu…
        Mas o meu maior receio é que o processo de resolução venha a ser demorado (se implica recursos, etc), e entretanto temos que continuar na escola de provimento, a fazer as longas distâncias diárias, etc, tudo em resultado da incompetência alheia. Porque também já percebemos que o grau de respeito do MEC pelos professores é tanto quanto nenhum. É revoltante!

          • miguel on 2 de Setembro de 2012 at 17:34

          penso que os que foram erradamente tirados da 2^ª prioridade terão mesmo que meter recurso. Quanto aos que foram a concurso dacl, apesar de terem sido retirados pq tinham horário a escola poderão, ou não, ter outra resolução. Como os horários não foram a concurso, poderá haver alguma autorização especial para regressar À base? são meras suposições, apenas amanha se poderá saber algo. se se souber…

        • Ana Franco on 2 de Setembro de 2012 at 22:03
        • Responder

        Helena eu apenas soube que tinha sido retirada de DACL a 27 de Agosto por email porque eu fiz essa pergunta ao director. Até essa data a única coisa que tinha conhecimento era a lista de ordenação provisória a qual me dizia que no caso da escola ter horário para mim passava a 2.ª prioridade pois havia manifestado essa vontade.

    • Liliana on 2 de Setembro de 2012 at 14:46
    • Responder

    Também desapareci das listas da 2.º Prioridade

    Sou do 110, concorri à 1.ª e 2ª. prioridade. Fui rebuscada na 1.ª prioridade, mas deveria continuar em concurso na 2.ª prioridade, o que não aconteceu….
    Pelo que vejo é um grande erro, espero que seja resolvido….

    • Inês on 2 de Setembro de 2012 at 15:03
    • Responder

    COMO SE RECLAMAM ESTES RESULTADOS, ALGUÉM SABE?
    NÃO VEJO EM LADO NENHUM NO SITE DA sigrhe.
    OBRIGADA

      • Maria on 2 de Setembro de 2012 at 15:19
      • Responder

      Inês, se ler esta entrada do blog (colocada pelo Arlindo), logo no início – ponto 4. – antes dos comentários, verá que o que está previsto como modo de “reclamação” é interpor recurso hierárquico ( http://www.dgrhe.min-edu.pt/docs/2012-NT/NotaInformativaNTemp.pdf ).
      Mas na altura em que determinaram essas instruções ainda não deveria existir a perceção deste erro da aplicação. Daí existir a “esperança” de um modo diferente de resolução (“diretamente”, como dizia o Miguel em cima, embora eu não veja como…) caso o MEC venha a assumir esse erro.
      Mas o mais certo é ter que proceder ao recurso hier. e aguardar pela resposta sabe-se lá quanto tempo…

        • Cristina Gomes on 2 de Setembro de 2012 at 22:02
        • Responder

        Perdoem-me a ignorância mas… na prática, qual é o procedimento para “interpor recurso hierárquico”?

          • Ana Franco on 2 de Setembro de 2012 at 22:07

          Cristina nunca o fiz mas julgo que será na aplicação informática que irão disponibilizar amanhã para o efeito.

          • Maria on 2 de Setembro de 2012 at 23:32

          Aconselho vivamente que procurem o sindicato para fazerem o recurso hierárquico, pois implica digamos que alguma linguagem jurídica. Eu, pelo menos, tive que interpor recurso hierárquico pela 1ª vez neste concurso ao ver a prorrogação de mobilidade por doença indeferida (agora vou interpor novamente por esta situação – um festival de recursos!), dirigi-me ao sindicato para tratar disso e enviaram-me logo para o advogado do sindicato que esteve a ajudar-me a fazê-lo. Amanhã vou lá novamente para me ajudarem com este.

          • Maria on 2 de Setembro de 2012 at 23:40

          Bom, ocorreu-me agora que deveria ressalvar que no caso do recurso hier. por causa da mobilidade por doença não havia aplicação informática e tinha que ser feito em papel, e como tal não tínhamos qualquer orientação. Neste caso, como vão disponibilizar uma aplicação, pode ser que tenha algumas orientações e não seja tão complexo. Além do mais, a situação é mais objetiva porque já se percebeu (acho…) que derivará de um problema informático e pode ser que de mais fácil recurso. Talvez o ideal seja mesmo esperar para ver como é a aplicação… E também vamos trocando informações por aqui.

    • Liliana on 2 de Setembro de 2012 at 15:06
    • Responder

    Só se deve poder reclamar a partir de amanhã…

    • maria on 2 de Setembro de 2012 at 18:35
    • Responder

    primeiro colocavam os do quadro,de seguida respeitava-se a lista de ordenação.
    as reconduçoes alem de injustas são um jogo de sorte e de azar.
    eles gostam desta palhaçada…vão aprendendo com as novas tecnologias e tramando outros.

  9. Boa noite…Sou do grupo 300, fui colocada em DACL na Escola que coloquei na 5ª posição. No entanto, a escola onde estive no ano passado, que era a minha primeira opção, colocou a concurso uma vaga, 22 horas, que desapareceu. simplesmente ninguém aparece lá colocado, nem DACL, nem DAR, nem contratados. Tereia lgum fundamento para apresentar recurso?

    • helena on 3 de Setembro de 2012 at 2:08
    • Responder

    Eu estou mesmo farta disto tudo! Nunca vi tanta injustiça e incompetência juntas! Quanta falta de respeito! Amanhã, vamos à nossa ex -escola procurar soluções. O que é certo é que a escola tem os comprovativos como repescou 10 dacls , como tal,o erro não é da direção e , neste momento, estão os horários sem professores e nós fomos colocados indevidamente!!!

    • helena on 3 de Setembro de 2012 at 2:12
    • Responder

    Ana, fomos todos contactados pelo diretor telefonicamente no dia 8 de Agosto . No meu caso sendo QZP não havia a questão da segunda prioridade.

    • Pedro Ribeiro on 3 de Setembro de 2012 at 13:09
    • Responder

    Já apresentei o meu recurso hierárquico. Fui retirado do concurso para regresso a provimento (tinha manifestado interesse em regressar à escola de origem, caso houvesse 6 horas, no mínimo) e ignoraram que concorri também à 2.ª prioridade (DAR). Agora na minha escola de provimento dizem que já não têm horário para mim, contrariando a informação que me deram pessoalmente à data do concurso e a que, com certeza, deram à DGAE, já que fui retirado para regressar a provimento. Parece que interpretaram (na minha escola de provimento) que a minha escola de origem era onde eu me encontrava destacado, já que o suposto contrato era de 4 anos e foi interrompido unilateralmente ao fim do 3.º.

    • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 13:20
    • Responder

    a aplicação é de facil utilização?

    • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 13:26
    • Responder

    aquilo vai logo para a consulta previa? e se nao quiser a consulta previa?

      • Pedro Ribeiro on 3 de Setembro de 2012 at 13:32
      • Responder

      Eu fiz essa consulta prévia. A resposta será deferimento, indeferimento, ou outra.

        • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 14:05
        • Responder

        pensei que se podia fazer logo o recurso. tem que passar 1º pela consulta previa e mais tarde fazer, ou nao, o recurso?

          • Pedro Ribeiro on 3 de Setembro de 2012 at 14:13

          Esta parte do processo chama-se “consulta prévia” porque, penso eu, o jurista do ministério irá ler a argumentação e dar, ou não, deferimento.

        • Ana Franco on 3 de Setembro de 2012 at 14:13
        • Responder

        Esta foi a resposta que me deram: “Cara Candidata:
        Atenta a matéria exposta por V. Ex.ª, entendemos que a mesma deverá ser objecto de uma análise mais atenta por parte da Administração. Assim, somos de parecer que deverá proceder ao recurso instruído, se nisso vir conveniência, seguindo as instruções constantes da aplicação concebida para aquele efeito.
        Com os melhores cumprimentos, DSAJC” contudo agora acedo à aplicação e no separador recurso não é possível submeter nada nem explica como proceder. Estou novamente ao telefone com o CAT para saber que procedimentos tomar.

          • Pedro Ribeiro on 3 de Setembro de 2012 at 14:20

          Recebi extamente a mesma resposta! Também me tratam por “Cara candidata”! Eh eh! Aquilo deve ser um robot a responder…

          • Ana Franco on 3 de Setembro de 2012 at 14:42

          lol,
          Já dei seguimento ao recurso, agora é aguardar, segundo hoje no CAT têm até 90 dias para dar resposta.

          • Ana Franco on 3 de Setembro de 2012 at 14:47

          Cristina tal como me disseram também no CAT não era necessário, bastava expor a situação tal como fizemos na consulta prévia.
          Boa sorte para vocês também!

          • Cristina Gomes on 3 de Setembro de 2012 at 14:42

          O que é que escreveram? Usaram um discurso formal a remeter para artigos e leis?

          • Cristina Gomes on 3 de Setembro de 2012 at 18:03

          Já submeti a “Consulta Prévia”… Suponho q agora tenho q aguardar uma resposta…

    • Cristina Gonçalves on 3 de Setembro de 2012 at 14:18
    • Responder

    Eu sou do grupo 510 e também concorri a DACL E A DAr e fui retirada quando a escola indico que tinha componente lectiva na 2ª ICL. Alguém me poderia arranjar o modelo do recurso hierarquico? Agradecia, todos juntos pode ser que consigamos alguma coisa.
    boa sorte para todos

    • Carla Seixas on 3 de Setembro de 2012 at 15:25
    • Responder

    Eu sou do grupo 5oo e também fui retirada do concurso quando deveria ter sido colocada na 2ª prioridade. Já preenchi a consulta prévia. Alguém foi ao CAT e tem novidades? Ou teremos que aguardar os 30 dias para nos darem resposta do recurso hierárquico, que irei submeter de seguida.

      • cvcosta on 4 de Setembro de 2012 at 15:37
      • Responder

      não consigo aceder à consulta prévia… como fez?~

    • DE 30 KM PARA 600 KM COM A FAMÍLIA, QUEM PAGA ISTO...??? on 3 de Setembro de 2012 at 16:52
    • Responder

    Sou do Grupo 500 e passei do “ceú” ao “inferno” em 3 dias. Sexta, da aproximação desejada passo a lista de retirados. Menos mal, ficaria na escola de destacamento a 30 km.
    Segunda, vou a escola de destacamento, para receber o serviço atribuído e não tinha! Foi tirado de DACL pela escola que fica a 600 km…!
    Menos mal, se 2.ª PRIORIDADE, da Mobilidade Interna não tivesse “desaparecido”. Em 3 dias, passo de 30 kms para 600 kms…!
    Tenho mais que razão. Já fiz a consulta prévia e seguir-se-á o recurso, mas mesmo reparado a tempo, TEREI PREJUIZOS, de algumas deslocações a 20-30 km, só em Setembro, VÃO SER TALVEZ 1200 KM duas vezes, talvez 150-2000 euros de alojamento. E dúvidas, vou só? ou mais esposa e filhos pequenos? Vou muda-los de infantários por umas semanas? Como será com o emprego da esposa? rescinde!!?
    QUEM PAGA OS PREJUIZOS DESTES ERROS? A EMPRESA DE INFORMÁTICA? OU A “CULPA SOLTEIRA” DOS RESPONSÁVEIS?

      • Ana Franco on 3 de Setembro de 2012 at 17:03
      • Responder

      Pois o grave disto tudo é que ninguém será responsabilizado por isto, não se ouve ninguém dos sindicatos falar disto na TV, enfim! A falta de respeito por nós é desgastante e reina.

      • UFa on 3 de Setembro de 2012 at 22:35
      • Responder

      Estou na mesma situação do colega. Depois de retirado do concurso, fui apresentar-me a escola de DAR. No entanto disseram-me que não tinha horário. Enviaram a questão a DGRHE. No final do dia ligaram-me da minha escola de origem e perguntaram-me porque não me apresentei…. Caiu-me tudo… e que amanha tinha reunião de departamento às 11h.
      Liguei para um colega do sindicato (supra sumo dos concursos) e disse-me que escola que me retirou só pode ser a escola de destacamento (ainda que por erro da plataforma). A nosso favor:
      – Na lista retirado consto como: “retirado – atribuição de componente letiva na ICL2” e não como “retirado para escola de provimento”;
      – No verbete consta que “existindo disponibilidade de horário letivo c/ um min de 6h na escola de origem, manifesta interesse em regressar à referida escola? – coloquei NÂO!
      – Na legislação refere que só voltamos à escola de origem se quisermos;
      – Desapareci das listas de DAR.

      Bem com isto tudo, poderemos ter que gastar algum dinheiro, mas se formos para tribunal ele pode vir a duplicar (Gasóleo ou alojamento, danos morais por estar longe da família etc)

      Aos colegas, proponho, caso não retifiquem esta situação, um acampamento em Lisboa em frente ao MEC até resolução da situação.

    • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 17:10
    • Responder

    Não consigo submeter. dá sempre erro

    • esteva_maria on 3 de Setembro de 2012 at 17:42
    • Responder

    O texto da minha consulta prévia, se interessar a alguém:
    No âmbito do concurso de Mobilidade Interna, concorri a DACL e a DAR. Na ICL2, fui retirada do concurso de DACL por “atribuição da componente letiva”. Deveria ter sido reordenada na 2.ª prioridade da Mobilidade Interna, aquando da publicação da lista definitiva de admissão/ordenação. Ora tal não aconteceu e não fui colocada em nenhuma escola mais próxima da minha residência.
    Havendo horários completos a concurso nas escolas com os códigos X, Y e Z, para cujos concelhos concorri, gostaria de saber por que razão não fui colocada em nenhuma delas?

      • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 11:49
      • Responder

      Obrigada pela partilha! Grande ajuda para a consulta prévia! 🙂 (da qual acabei há pouco de receber a “tal” resposta chapa 5 do recurso – tinha submetido ontem por volta meia-noite). Agora é tratar do recurso…

    • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 18:23
    • Responder

    resposta chapa 5, em10 minutos respondida. mandou avançar com recurso

    • Maria on 3 de Setembro de 2012 at 22:14
    • Responder

    Colegas, só agora tive oportunidade de aceder à aplicação que remete para a “consulta prévia”; nesta surgem diversas opções e fiquei na dúvida se devo selecionar “prioridades” ou “mobilidade interna”. No meu caso, fui retirada da 2ª prioridade do concurso (ex-DAR) ao ser retirada da 1ª (DACL) em ICL2. Eu julgo que a opção a escolher é mobilidade interna, mas gostava de ter mesmo a certeza… Agradeço desde já a quem me possa esclarecer.

      • Carla Seixas on 3 de Setembro de 2012 at 22:23
      • Responder

      Eu seleccionei mobilidade interna.

        • Maria on 3 de Setembro de 2012 at 22:38
        • Responder

        Carla, muito grata pela resposta rapidíssima!
        A ver se despacho isto… :-p

      • cvcosta on 4 de Setembro de 2012 at 15:53
      • Responder

      Como acedeu à consulta prévia pf?

    • Carla Seixas on 3 de Setembro de 2012 at 22:20
    • Responder

    Já avancei com o recurso. Depois de submeter aparece “Consulta prévia submetida”. Está correto?

      • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 22:29
      • Responder

      eles agora vão-lhe responder rapidamente no mesmo local. E a resposta vai-lhe dizer para avançar com o recurso.

    • Carla Seixas on 3 de Setembro de 2012 at 22:42
    • Responder

    Já fiz e recebi a resposta por volta das 15h30m. Agora cliquei em novo, para elaborar o recuso, que é idêntico à Consulta prévia e aparece um novo ficheiro com o estado “Consulta prévia submetida”. Já preencheu o recurso?

      • miguel on 3 de Setembro de 2012 at 22:53
      • Responder

      clica outra vez na lista, onde surge a consulta previa respondida e vai para outra página. nessa página, mais ou menos a meio, surge a palavra recurso , clica ai

        • cvcosta on 4 de Setembro de 2012 at 15:44
        • Responder

        PF diga-me como foi para consulta prévia e depois recurso…. não consigo na minha aplicação….

    • SS on 3 de Setembro de 2012 at 23:07
    • Responder

    Eu já fiz o meu recurso hierárquico. Mas esta imcompetência tem de ser badalada. Fiz uma queixa ao provedor de justiça. Quantas mais melhor…

    • SS on 3 de Setembro de 2012 at 23:09
    • Responder

    ups… “incompetência”

    • filotnip on 3 de Setembro de 2012 at 23:41
    • Responder

    Continuo a achar que as tvs deviam noticiar…
    Avancem sindicatos!!!

    • Teresa on 4 de Setembro de 2012 at 0:35
    • Responder

    Boa noite. Também fui retirada da 2ª prioridade quando me foi atribuída componente letiva na escola de provimento ICL2). Gostaria de saber se alguém já se dirigiu pessalmente à DGAE e lhe apresentaram alguma solução para além do recurso hierárquico, o qual pode demorar bastante tempo. Obrigada.

    • Teresa on 4 de Setembro de 2012 at 0:38
    • Responder

    Peço desculpa pelas gralhas: “(ICL2)” e “pessoalmente”.

    • João, Braga on 4 de Setembro de 2012 at 1:49
    • Responder

    Submeti a consulta prévia cerca das 16 e 15, e até agora, nenhuma resposta. Isto está a acontecer com mais alguém? Começo a estar preocupado.

    • João, Braga on 4 de Setembro de 2012 at 2:02
    • Responder

    Outra dúvida, alguém sabe como foi resolvido isto nas listas do passado? Novamente a concurso, para quais horários? Ou por colocação administrativa, onde e por quem? No grupo de matemática os DACL em 2.ª prioridade era a volta de 150. Ainda não fiz a análise das listas definitivas, mas o número atual que ficou sem ir a DAR, é mais reduzido.
    Em matemática, a resolução do problema é fácil e é uma questão de tempo e geográfica.
    No meu caso pessoal e de outros colegas, será ficar com horários disponíveis em Setembro, mais próximos, libertando os horários das escolas de provimento.
    Mas temo, que a situação será bem mais complicada noutros grupos.

    • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 12:25
    • Responder

    Já agora, para os colegas que já fizeram o recurso, deduzo que em função do nº de carateres disponíveis o texto que colocaram não terá sido muito diferente do apresentado na consulta prévia, certo? E apresentaram documentação (neste caso suponho que algum verbete…)?
    Obrigada

      • Cristina Gomes on 4 de Setembro de 2012 at 12:50
      • Responder

      Ola Maria!
      O que escrevi no recurso foi,basicamente, a mesma coisa que estava na consulta prévia.
      Quanto à documentação, assinalei na caixa que queria enviar docs (verbete definitivo) mas não apareceu nenhuma caixa ou opção para enviar fosse o que fosse… 🙁

        • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 13:05
        • Responder

        Olá Cristina.
        Obrigadíssima pela resposta-ajuda.
        Realmente já tinha reparado que não aparecia nenhuma caixa que possibilitasse download de documentos, mas pensei que surgiria mais à frente no processo.
        Enfim, é uma incompetência-caos em toda a linha… 🙁

          • Ana Franco on 4 de Setembro de 2012 at 13:33

          Não sei se ainda vou a tempo de ajudar, mas existe uma nota informativa no site da DG, publicada ontem, onde explica como enviar a documentação por fax. Eles disseram para enviar apenas documentação para fundamentar o recurso mas documentação essa que eles não tivessem acesso, o que julgo não ser o caso do verbete que é facultado por eles.

          • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 14:01

          Olá Ana!
          Ainda veio a tempo sim senhora, porque a confusão e a injustiça são muitas mas (por enquanto) ainda não me tiraram o apetite e entretanto pausei com isto e fui almoçar. 😉
          Então pelos vistos não é necessário anexar qualquer documento, uma vez que tudo o que tinha em mente (verbete, eventualmente lista provisória de ordenação em que apareço “asteriscada” para a 2ª prioridade, é tudo docs emanados dos próprios), bastando assim referir no texto Cf. verbete, cf. lista, etc…
          Ok, muito obrigada!!

          P.S. – entretanto, surgiu aqui no blog a notícia de que estes casos já chegaram pelo menos ao jornal Público e que o MEC fez saber que todas as situações serão resolvidas (esperemos é que de forma justa e célere). Vamos ver…

          • Ana Franco on 4 de Setembro de 2012 at 16:01

          Eu fui isso que percebi da nota informativa publicada, não tendo por isso enviado nada. Já andei à procura nos jornais online e não encontro essas notícias. À quantidade de erros que já ouvi falar este concurso devia de ser anulado para ser reposta a legalidade. Também espero que sejam céleres a resolver a situação e a resolvam bem, pois se há quem não tem culpa desta trapalhada toda somos nós.

        • Cristina Gonçalves on 4 de Setembro de 2012 at 13:20
        • Responder

        Olá Cristina, mas será que poderias publicar aqui ou enviar-me pr e-mail, o que escreveste no teu recurso? O meu mail é cristinafreitas.g@gmail.com

    • esteva_maria on 4 de Setembro de 2012 at 14:13
    • Responder

    Boa tarde! Será que alguém me pode ajudar? Enviei esta consulta prévia ontem às 17.15 e ainda não obtive resposta, Quando consulto a aplicação refere-se que a consulta foi submetida e, no final da linha, aparece uma cruz a vermelho que permite apagar a dita consulta. Ora, como esta cruz não aparece junto a mais nehum documento pergunto-me, neste esforço de encontrar sinais no meio do caos, se haverá algum problema com a minha consulta. Alguém saberá responder? Obrigada.

      • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 14:52
      • Responder

      Olá.
      Realmente acho estranha a demora na resposta, mas provavelmente esta estará para chegar. Julgo que sabe que o prazo para interposição de recurso fica suspenso entre o momento em que submete a consulta prévia e o momento em que recebe a resposta, como tal se demorarem p. ex. 24 horas a responder (julgo que o máximo são 48 horas…) terá mais 24 horas de prazo para lá do formalmente estabelecido. Eu talvez tentasse ligar para a DGAE para tentar perceber se esta demora é normal.

        • esteva_maria on 4 de Setembro de 2012 at 16:09
        • Responder

        Boa tarde! Venho só dizer que já recebi resposta, a qual recomenda que proceda ao recurso instruído, por a situação necessitar de “análise mais atenta por parte da Administração”. Vamos a ver no que isto dá. Boa sorte para todos!

    • João, Braga on 4 de Setembro de 2012 at 16:00
    • Responder

    Caras colegas e caros colegas desta agonia, estou com dúvidas quanto ao pedido à administração. além de sermos reordenados na 2.ª prioridade em Mobilidade Interna, que pedimos a seguir? Uma colocação administrativa respeitando as nossas preferencias da 2.ª prioridade? Ser concorrente à primeira bolsa de recrutamento?
    Isto é muito confuso.

      • esteva_maria on 4 de Setembro de 2012 at 16:12
      • Responder

      Em casos como o meu, é meu entender que devemos pedir para sermos colocados numa das escolas onde não fomos indevidamente colocados.

        • Maria on 4 de Setembro de 2012 at 16:24
        • Responder

        Olá esteva!
        Ainda bem que já chegou a sua resposta. 🙂 (Que sufoco!)
        Quanto à questão aqui em causa, estou completamente de acordo consigo, o que se deve aproximar da ideia de uma colocação administrativa na 1ª preferência do DAR em que tenha sido colocado alguém com menor graduação e horário completo. No meu caso, corresponde mesmo à 1ª escola de preferência onde ficou um contratado com horário completo.

      • Ana Franco on 4 de Setembro de 2012 at 16:14
      • Responder

      João eu disse que gostaria de ver solucionado o erro e que me colocassem a exercer funções numa das escolas perto da minha área de residência, seguindo a ordem da minha candidatura a DAR. Não tive espaço para mais, o número de caracteres é reduzido para dizer que até não me importo de ficar a tomar conta dos meninos no recreio se for caso disso 🙂 desde que não me obriguem a deslocar 700km da minha residência quando vi colegas a ser contratados à minha porta.

    • Antónia on 4 de Setembro de 2012 at 17:47
    • Responder

    Boa tarde. Sou mais uma contemplada com a retirada da 2ª prioridade. Já submeti a consulta prévia e obtive a mesma resposta: seguir para recurso instruído. Mas ao entrar na aplicação de recurso não encontro nenhuma caixa para escrever o texto, tal como aconteceu na consulta prévia. Estou a tentar ligar para o CAT mas sem sucesso. Aconteceu a mais alguém? Obrigada desde já pela ajuda

    • miguel on 4 de Setembro de 2012 at 18:11
    • Responder

    faz editar a cons. previa e a meio da pagina aparece o recurso

    • Pedro Ribeiro on 4 de Setembro de 2012 at 18:13
    • Responder

    Olá! Alguém me diz onde se faz o recurso depois de se ter obtido resposta afirmativa da consulta prévia? Obrigado.

      • Pedro Ribeiro on 4 de Setembro de 2012 at 18:38
      • Responder

      Bem, parece que já encontrei. É no separador “Recurso” e clicar em cima em “Editar”.

    • Antónia on 4 de Setembro de 2012 at 18:18
    • Responder

    Já consegui resolver o problema na aplicação.
    Será uma boa pergunta para colocar na caixa do Pedido à Administração?
    “Ser reordenada na 2.ª prioridade Mobilidade Interna e assim poder ficar colocada a exercer funções numa das escolas perto da minha área de residência, seguindo a a ordem da minha candidatura.”

      • Pedro Ribeiro on 4 de Setembro de 2012 at 19:13
      • Responder

      Eu escrevi o seguinte: “Em face do acima exposto, o recorrente pede para que lhe seja concedida a continuação em concurso, conforme as preferências manifestadas na 2.ª prioridade.”

    • João, Braga on 4 de Setembro de 2012 at 19:01
    • Responder

    A caixa só tem 120 carateres e quase só dá para pedir para reordenar na 2.ª candidatura e colocação administrativa.

      • Teresa on 4 de Setembro de 2012 at 22:31
      • Responder

      João,parece-me que dispõe de1200 carateres, à semelhança da consulta prévia.

    • Paula Pinto on 5 de Setembro de 2012 at 0:36
    • Responder

    O meu caso é o seguinte, como já relatei em outros posts: Concorri a Mobilidade por Doença, prorrogação, que foi indeferida, à qual já fiz requerimento. Sendo indeferido o meu pedido, continuava em DACL, certo?? Mas a minha escola não me colocou em DACL na mobilidade interna, como era suposto colocar, ou seja, na primeira prioridade. Como pelo sim pelo não, concorri a DAR, fui colocada noutra escola e perto de casa na mesma. Mas eu deveria de ter ido a concurso também na 1ª prioridae e não fui por erro da escola, até porque a minha escola de destacamento tinha horário para mim e me indicou para tal, sendo as minhas turmas do ano letivo anterior, assim, como dois projetos que iniciei há 3 anos. Como me indicou esse horário para mim e eu não estava na aplicação na 1ª prioridade o horário não foi para ninguém. Fui ao DGAE que me deu razão e me disse para fazer recurso, isto hoje. De seguida fui ao sindicato que me redigiu a Consulta Prévia logo na altura na aplicação, que é a seguinte:

    Candidatou-se a renovação de mobilidade por doença e, por esse motivo, devia a escola de provimento ter indicado a candidata como não tendo componente letiva, nos termos das diversas notas informativas/sinopses divulgadas no site da DGAE e dirigidas às escolas. A indicação constante na aplicação que devia ser “sim: docente de carreira a quem não é possível atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva…” foi “não”. Não sendo, por isso, a candidata considerada na 1ª prioridade (DACL). Podia ter ficado colocada na escola de DCE do ano anterior “Escola Secundária ……… – 4……….” em Almada onde existe um horário ICL2 que, por não ter sido ocupado pela recorrente (uma vez que a escola a tinha indicado para este horário), vai ser ocupado na Reserva de Recrutamento. A recorrente foi colocada numa escola da sua 2ª prioridade. Pretende ver alterada a situação, uma vez que o facto de ocupar o referido horário não vai prejudicar os candidatos nesta fase do concurso.

    Passados 15 minutos recebo a resposta, que foi a seguinte:

    Caro(a) Candidato(a)

    O presente recurso (aplicação informática) serve para impugnar as listas definitivas de colocação, de ordenação e de exclusão do concurso para o ano letivo 2012/2013. Deverá dirigir a sua situação para outro meio à sua disposição, email (correio@dgae.min-edu.pt ) ou requerimento dirigido ao Sr. Diretor Geral (visite http://www.dgae.min-edu.pt/web/guest/contactos). À presente aplicação de recurso não são aplicáveis as situações de mobilidade por doença.

    Cumprimentos
    DSAJC

    Ora se fui retirada da Mobilidade por Doença, devia se continuar em DACL e por isso na Mobilidade Interna como me disseram na DGAE. Não percebo esta resposta, já que na própria DGAE me disseram que tinha razão e que devia de fazer Recurso Hierárquico para se tentar corrigir a situação, que foi engano da escola.
    Amanhã ou quinta vou outra vez ao Sindicato para me fazer na mesma o recurso, pois não me deram indeferimento e já que tentei aceder à aplicação do recurso hierárquico e me o deixa fazer.

    Queria partilhar esta situação com vocês, para ver se alguém está na minha situação..

    Read more: http://www.arlindovsky.net/2012/09/uma-consulta-previa/#ixzz25XyJlpSl

    • lcaseiro on 21 de Setembro de 2012 at 13:31
    • Responder

    Assunto resolvido.
    Mail da DGAE com colocação administrativa na escola que pretendia. Foi feita justiça.

    • Teresa on 22 de Setembro de 2012 at 0:13
    • Responder

    Colega Icaseiro, quando recebeu o mail? A escola onde teve colocação administrativa era a 1ª das suas preferências ou aquela onde deveria ter obtido colocação em 31 de agosto? Obrigada.

      • lcaseiro on 22 de Setembro de 2012 at 1:20
      • Responder

      Recebi o mail ontem à noite. A escola é aquela onde iria obter colocação se não fosse para a lista dos retirados.

    • Antónia on 24 de Setembro de 2012 at 11:49
    • Responder

    Também já recebi o email da DGAE: colocação na escola onde deveria ter obtido colocação no dia 31 de Agosto. Os 270Km diários passam a 60Km.

      • Teresa on 24 de Setembro de 2012 at 20:31
      • Responder

      Cara Antónia, quando recebeu o mail? Qual o seu grupo de recrutamento? Obrigada.

    • rosa maria on 6 de Novembro de 2012 at 23:37
    • Responder

    tanta confusão…. afinal para onde temos de reclamar?

    • Paula Pinto on 7 de Novembro de 2012 at 12:00
    • Responder

    Até hoje não recebi mail nenhum :/

  1. […] 3 de Setembro de 2012 colocada aqui: […]

  2. […] aos DCE com pedidos indeferidos já foram resolvidos e se os recursos relativamente às prioridades da Mobilidade também já estão […]

  3. I liked your blog very much.

    I want to thank you for the contribution.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: