colocada aqui:
No âmbito do concurso de Mobilidade Interna, concorri a DACL e a DAR. Na ICL2, fui retirada do concurso de DACL por “atribuição da componente letiva”. Deveria ter sido reordenada na 2.ª prioridade da Mobilidade Interna, aquando da publicação da lista definitiva de admissão/ordenação. Ora tal não aconteceu e não fui colocada em nenhuma escola mais próxima da minha residência. Havendo horários completos a concurso nas escolas com os códigos X, Y e Z, para cujos concelhos concorri, gostaria de saber por que razão não fui colocada em nenhuma delas?
21 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Este é o meu caso em particular também estou a aguardar a resposta, no entanto a uma colega já lhe responderam e indicaram que teria de proceder ao respetivo recurso hierárquico. Eu como submeti mais tarde +- 2horas (13h) ainda não obtive reposta. Falta então saber qual será o procedimento que o ME irá ter perante estas situações.
Boa tarde.
A minha situação é igual.
Hoje fui á DGAE e disseram para fazer uma consulta prévia para expôr a minha situação.
No entanto não consigo encontrar a consulta prévia em nenhum lado.
Podem ajudar?
Obrigado
é onde diz recurso hierárquico, no separador “situação profissional”, logo a seguir à opção de contratação de escolas.
Penso escrever isto na minha consulta prévia e gostava de opinião:
A escola onde trabalhei nos últimos 3 anos tinha 22 + 8 horas letivas para este ano letivo no meu grupo disciplinar. Eu queria renovar e tinha condições para isso. A escola queria renovar e colocou no concurso essa indicação.
A efetiva da escola ficou mais uma vez noutra escola, colocada por DAR e entrou uma colega contratada para as 8 horas.
Para o horário de 22 horas não ficou nem a efetiva da escola nem outro DACL. Eu gostava de saber o porquê da minha renovação não ter sido aceite, visto nenhum efetivo ter ocupado o lugar.
Obrigado Inês mas….
Quando entro na situação profissional surgem as opções:
– concurso nacional
– mobilidade por doença
– mobilidade interna
– recurso hierárquico
– outras colocações
– mobilidade
quando clico no recurso hierárquico surge a opção:
– recurso
A Sra da DGAE disse que iria estar disponível tb a consulta prévia, mas eu não vejo…
Também não encontro a opção contratação de escolas de que falas.
não consegues concorrer para contratação de escola???
é onde diz recurso mesmo! se editares, fazes um novo e vês que começa a aparecer o termo “consulta prévia”
ah, não vês as contratações de escolas pq és efetivo:)))
Obrigado.
Já vi.
Só aparece quando clico dentro do recurso no “novo”.
Muito obrigado, é que do modo como fui informada na DGAE estava à espera que aparecesse
mesmo esse titulo.
Boa sorte na reclamação.
Já agora já falaste com a escola. É que na minha à um caso idêntico e a diretora pediu
esclarecimentos á direção regional.
Eu pedi à escola para tentar resolver e eles disseram que iam tentar… mas penso que também me devo “mexer”…
E depois da consulta prévia é que vem mesmo o recurso… e isso é que não sei ainda como é.
É igual… mas aí deves dizer o que queres…
Neste caso ser colocada nesse horário.
Eles têm 30 a 90 dias para responder ao recurso.
A escola consegue isso mais rapidamente
(A Sra da DGAE só me disse que á consulta prévia a resposta é rápida… agora se como diz aí um colega depois dissem para fazer recurso ficamos na mesma)
Hoje fui apresentar-me no agrupamento a cujo quadro pertenço. Fui retirado do concurso por “regresso a provimento”. Nessa escola informaram-me que a minha escola de provimento é onde tenho estado em DAR nos últimos 3 anos, já que o contrato é para 4 anos. Assim, fui retirado da 2.ª prioridade do concurso por já me encontrar destacado. De facto, na lista provisória, o código do meu agrupamento de colocação/provimento corresponde a esta última. Amanhã vou lá e informarei aqui se esta é a versão correta. Conselho: verifiquem o código do agrupamento de colocação/provimento nas lista provisórias de ordenação.
Fui hoje à escola onde estive destacado nos últimos 3 anos. Após telefonema para a DGAE, ficou esclarecido que o que conta é o que está no verbete definitivo. Aí encontra-se o código da escola ou agrupamento de provimento. É esse que vale na situação de “regressa a provimento”. Isto acontece quando declarámos no concurso que pretendemos regressar à escola de provimento, caso haja 6 horas letivas. Vou continuar com o recurso, visto que também concorri à 2.ª prioridade e fui retirado do concurso.
Bem, vamos por partes:
– primeiro que tudo, dizer-vos que a consulta prévia é a primeira resposta que a DGAE dá ao recurso hierárquico. É feita até 48h depois de submetido o recurso. Depois disto, e caso a resposta não agrade, poderá dar-se seguimento ao recurso, acrescentado todos os documentops necessários (ou não).
– segundo, encontro-me na mesma situação que o autor deste tópico.
Fui hoje à DGAE e, depois de mais de 1 hora de atendimento disseram-me que fui retirada da 2ª prioridade porque, ao ser retirada na ICL2, já estava em DACL, não podendo “concorrer” a 2 destacamentos em simultaneo.
Apresentei vários argumentos e até a pessoa que me atendeu já dizia que compreendia a situação e não sabia mais o que me dizer…
Contactei o meu sindicato e disseram-me que a “desculpa” dada não fazia qualquer sentido, pois nada na lei diz que não se pode ser opositor a mais do que 1 destacamento (ainda por cima sendo que o DACL por obrigação). Aliás, o sindicato afirmou mesmo que, de acordo com o Decreto-Lei nº132 e com os manuais de candidatura, a DGAE tinha cometido uma ilegalidade ao impedir vários docentes de concorrerem à 2ª prioridade.
Disseram-me para apresentar recurso e caso a consulta prévia venha indeferida me iriam ajudar a avançar com o recurso.
Agora resta aguardar…
Mas no manual de aplicação do concurso de mobilidade estava que quem estava em DACL tinha de concorrer obrigatóriamente à 1ª prioridade (DACL) e como opção tinha depois o direito a concorrer à 2ª prioridade (DAR).
I
“primeiro que tudo, dizer-vos que a consulta prévia é a primeira resposta que a DGAE dá ao recurso hierárquico. É feita até 48h depois de submetido o recurso. Depois disto, e caso a resposta não agrade, poderá dar-se seguimento ao recurso, acrescentado todos os documentops necessários (ou não).
E se a resposta da consulta prévia agradar? eles decidem alguma coisa?
Se a resposta agradar, penso que a decisão é logo tomada…
Mas desta gente tudo se espera!
A NOTA DE RODAPÉ DAS LISTAS PROVISÓRIAS DA MOBILIDADE INTERNA, DE 1 DE AGOSTO, É A “SENTENÇA” NESTA SITUAÇÃO DAS 2.ªS PRIORIORIDADES.
Vejamos:
“*Candidato ordenado em resultado da 1.ª prioridade da Mobilidade interna (alínea a)]. Caso se verifique a existência de componente letiva e se mantenhaa concurso será reordenado na 2.ª prioridade da Mobilidade Interna [alínea c)], aquando da lista definitiva.”
É CLARO QUE HOUVE AQUI UM DOS MAIORES “ERROS DO SISTEMA” DESTE ANO E A ADMINISTRAÇÃO, RECEBIDOS OS RECURSOS, TEM DE “REMENDAR” ESTE IMBRÓGLIO NAS PRÓXIMAS DUAS SEMANAS, COM HORÁRIOS SUPERVENIENTES QUE SURGIREM.
PORQUE HÁ PROFESSORES E MESMO FAMÍLIAS DESTES, QUE PASSARAM DE ALGUNS QUILÓMETROS E DESPESAS MAIS REDUZIDAS, PARA CENTENAS DE QUILÓMETROS E TODA A SUA VIDA VIRADA DO AVESSO.
O SR. MINISTRO DEVERIA ANTECIPAR-SE POLITICAMENTE ÀS RESPOSTAS ADMINISTRATIVAS AOS RECURSOS INSTRUÍDOS.
A VIDA DOS PROFESSORES E DAS SUAS FAMÍLIAS NÃO DEVEM ESPERAR 30 DIAS OU 90 DIAS.
Não me parece sequer razoável “remendar” as coisas através de horários supervenientes, mantendo-se a situação de continuarem pessoas menos graduadas a ocupar lugares que teriam sido por direito ocupados por nós se não tivesse havido erro no sistema, algo completamente alheio à nossa responsabilidade. No minímo, deverão colocar-nos nos tais lugares a que teríamos direito, e mesmo assim já seremos prejudicados pois a pessoa que entretanto ocupou o “nosso” lugar (e que também não tem culpa dos erros do sistema e não deverá também ser prejudicada por isso) ficará com as atividades letivas e nós com outro tipo de funções.
Boa tarde! Será que alguém me pode ajudar? Enviei esta consulta prévia ontem às 17.15 e ainda não obtive resposta, Quando consulto a aplicação refere-se que a consulta foi submetida e, no final da linha, aparece uma cruz a vermelho que permite apagar a dita consulta. Ora, como esta cruz não aparece junto a mais nehum documento pergunto-me, neste esforço de encontrar sinais no meio do caos, se haverá algum problema com a minha consulta. Alguém saberá responder? Obrigada.
A mim acontece-me o mesmo.
É esperar…
A cruz aparece em todos. Já recebi resposta e a cruz está lá na mesma.
O meu caso é o seguinte, como já relatei em outros posts: Concorri a Mobilidade por Doença, prorrogação, que foi indeferida, à qual já fiz requerimento. Sendo indeferido o meu pedido, continuava em DACL, certo?? Mas a minha escola não me colocou em DACL na mobilidade interna, como era suposto colocar, ou seja, na primeira prioridade. Como pelo sim pelo não, concorri a DAR, fui colocada noutra escola e perto de casa na mesma. Mas eu deveria de ter ido a concurso também na 1ª prioridae e não fui por erro da escola, até porque a minha escola de destacamento tinha horário para mim e me indicou para tal, sendo as minhas turmas do ano letivo anterior, assim, como dois projetos que iniciei há 3 anos. Como me indicou esse horário para mim e eu não estava na aplicação na 1ª prioridade o horário não foi para ninguém. Fui ao DGAE que me deu razão e me disse para fazer recurso, isto hoje. De seguida fui ao sindicato que me redigiu a Consulta Prévia logo na altura na aplicação, que é a seguinte:
Candidatou-se a renovação de mobilidade por doença e, por esse motivo, devia a escola de provimento ter indicado a candidata como não tendo componente letiva, nos termos das diversas notas informativas/sinopses divulgadas no site da DGAE e dirigidas às escolas. A indicação constante na aplicação que devia ser “sim: docente de carreira a quem não é possível atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva…” foi “não”. Não sendo, por isso, a candidata considerada na 1ª prioridade (DACL). Podia ter ficado colocada na escola de DCE do ano anterior “Escola Secundária ……… – 4……….” em Almada onde existe um horário ICL2 que, por não ter sido ocupado pela recorrente (uma vez que a escola a tinha indicado para este horário), vai ser ocupado na Reserva de Recrutamento. A recorrente foi colocada numa escola da sua 2ª prioridade. Pretende ver alterada a situação, uma vez que o facto de ocupar o referido horário não vai prejudicar os candidatos nesta fase do concurso.
Passados 15 minutos recebo a resposta, que foi a seguinte:
Caro(a) Candidato(a)
O presente recurso (aplicação informática) serve para impugnar as listas definitivas de colocação, de ordenação e de exclusão do concurso para o ano letivo 2012/2013. Deverá dirigir a sua situação para outro meio à sua disposição, email (correio@dgae.min-edu.pt) ou requerimento dirigido ao Sr. Diretor Geral (visite http://www.dgae.min-edu.pt/web/guest/contactos). À presente aplicação de recurso não são aplicáveis as situações de mobilidade por doença.
Cumprimentos
DSAJC
Ora se fui retirada da Mobilidade por Doença, devia se continuar em DACL e por isso na Mobilidade Interna como me disseram na DGAE. Não percebo esta resposta, já que na própria DGAE me disseram que tinha razão e que devia de fazer Recurso Hierárquico para se tentar corrigir a situação, que foi engano da escola.
Amanhã ou quinta vou outra vez ao Sindicato para me fazer na mesma o recurso, pois não me deram indeferimento e já que tentei aceder à aplicação do recurso hierárquico e me o deixa fazer.
Queria parrtilhar esta situação com vocês.