Boas Ideias – Currículo

De uma vez por todas quero dizer que ninguém ganha com comentários ofensivos entre os vários grupos disciplinares e essa nunca será uma solução para o problema que está a afetar as disciplinas de EVT, ET, Música e TIC. Sou mais apologista da procura de ideias e soluções que procurem valorizar a discussão do que propriamente entrar na guerra de palavras.

Se todas estas diciplinas trabalhassem em conjunto na procura de uma solução consensual todos teriamos a ganhar e o currículo seria reforçado.

O Dário Baptista nete post sugere uma ideia que considero bastante interessante e que poderia ser usada pelo MEC na sua revisão da estrutura curricular.

Aguardo as vossas reações sem que se volte à discussão inútil do ataque ao adversário porque no fundo o barco é o mesmo e a água está a entrar por vários lados.

 

A razão porque defendo que ET deveria ser partilhada com TIC, é porque ambas as disciplinas são de teor técnico/tecnológico.
O mais correto seria partilhar EM com EV, pois são de teor artístico.
O que deveria ter sido feito, seria ter criado 2 áreas obrigatórias no 3.º ciclo.
Área Artística, com EV e EM.
Área Técnica, com TIC e ET.
Estamos a falar do ENSINO BÁSICO, pelo que deste modo todos os alunos teriam na sua formação de base Artes e Tecnologias.
Todas as áreas são importantes na formação básica de uma pessoa, sejam elas EV, EM, TIC ou ET.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/04/boas-ideias-curriculo/

14 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Bubble on 19 de Abril de 2012 at 21:48
    • Responder

    Concordo. Uma excelente ideia.
    Duas áreas bem definidas, que poderiam articular em moldes semelhantes aos que funcionavam até agora com ET/Oferta de escola.
    No fundo, uma distribuição mais equitativa.
    Pena já ir tarde…

    • Jorge on 19 de Abril de 2012 at 21:48
    • Responder

    Parece-me bem! Agora só falta unirem as diversas Associações e Sindicatos e e todos solicitarem o mesmo ao ME! Penso que todos estão a perder e que esta seria a solução mais sensata!

    Cumprimentos

    Jorge Santos

    • Maria on 19 de Abril de 2012 at 21:53
    • Responder

    Concordo com os colegas.

    Cumprimentos

    Maria

    • maria on 19 de Abril de 2012 at 23:20
    • Responder

    Está bom de ver que colocar professores do 3.º ciclo no segundo, quando em EVT há milhares de professores que sobram é um ataque severo aos colegas do 240. Normal não era se ficassem calados. Estou à espera que os sindicatos e as associações se mexam, caso contrário correm o risco de ficarem sem sócios deste grupo.

      • Jorge on 20 de Abril de 2012 at 0:31
      • Responder

      Colega, voltamos ao mesmo.. já reparou que muitos os colegas de EVT também poderão dar ET do 3º ciclo ou mesmo EV do 3º ciclo… parece-me que todos FICAM A PERDER!!!!

      Ninguém aqui quer nada de ninguém! Estamos todos a ir ao FUNDO e precisamos é de união porque o real problema é mesmo as políticas parvas do ME!!! O “inimigo” é o ME não os professores!

      Cumprimentos

      • Sandra on 20 de Abril de 2012 at 8:49
      • Responder

      Colega, as associações tem defendido e bem o grupo, principalmente a APEVT e outros que a ela se associaram, que se desdobraram em inúmeras iniciativas, o problema foi a fraca participação dos colegas, que ficaram à espera que as coisas se resolvessem sozinhas!!!! Parece-me talvez que os sindicatos … não tivessem participado … aí talvez concorde, mas somos nós professores destes grupos, que se têm de unir e sair á rua!!!! Está-se a assistir ao enterro do ensino artístico!!!
      Quanto à proposta aqui apresentada pelo colega Dário, não concordo, e passo a explicar porquê … todas estas áreas ET EV EM TIC … tem currículos próprios fundamentados … o que se dá na disciplina de TIC não se coaduna com ET!!!! Educação tecnológica, não passa só pelo uso das ferramentas do computador é muito mais do que isso , a noção de tecnologia é muito abrangente!!!! EV e EM na minha opinião também já tinham poucas horas e agora menos ainda, porquê??? EVT que é a disciplina da minha formação, é uma disciplina onde se aplica o metodo de resolução de problemas e como tal, EV e ET estão permanentemente em sintonia… EVT … sempre ….
      Penso que em relação a esta disciplina, o que poderia ser feito é aquilo que também foi proposto pela APEVT, EV (2h) e ET (2h) com dois professores, visto ser nesta área que apesar de não fazer sentido nenhum desagregá-la de EV … ser de práticas manuais onde é necessário maior vigilância e o apoio de dois professores aos alunos, ainda mais quando se pensa em aumentar o número de alunos por turma!!!
      Quanto a ET e EM, era essencial manter a sua continuidade do 3.º ciclo … EV (3.º ciclo) penso que não houve nenhuma alteração significativa … NÃO PODEMOS É PERMITIR, ESTE ENTERRO DO ENSINO ARTÍSTICO! É ALTURA DE NOS UNIRMOS E PARARMOS COM AS “GUERRAS” ENTRE GRUPOS… PORQUE ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO! passamos todos pelas mesmas dificuldades!!! Eu 9 anos depois de terminar o curso … já corri … contra a maré… várias anos … com horários incompletos, longe da minha família atrás do meu sonho, da minha paixão … o ENSINO … 9 anos depois … 4 anos de tempo de serviço efectivo (é revoltante!) ….

  1. Concordo com os colegas. As discussões entre grupos devem ser evitadas. No entanto o grupo de ET no 3º ciclo levou uma grande pancada nesta revisão passando de 6 tempos semanais(2 tempos no 7º ano,2 no 8ºano e 2 no 9º ano) para zero (opção) sendo que na proposta para discussão nada dista estava previsto . Esta forma de atuar à socapa é lamentável e realmente só se passou com o grupo 530.

    • Artur on 20 de Abril de 2012 at 9:27
    • Responder

    Eu sei que todos nos esquecem. Mas existimos. Somos professores de teatro e dávamos uma disciplina de oferta de escola chamada Oficina de Teatro ou Oficina de Expressão Dramática. Também somos licenciados e muitos de nós profissionalizados. E também estamos a desaparecer do mapa. Mas existimos…

    • Flávia on 20 de Abril de 2012 at 11:00
    • Responder

    Olá.
    Não concordo com a ideia de que Ev e EM o u ET e TIc deveriam partilhar horas, porque nenhuma das áreas tem algum em comum.
    E muito menos acho que Ev no 3º ciclo não ficou a perder… Na realidade sendo a única disciplina artística de 9ºano, ficou reduzida a 90 minutos.
    Acho que todas as disciplinas têm conteúdos diferentes, sendo apenas a semelhança io facto de duas serem mais técnicas e as outras mais artísticas e até isso é subjetivo.
    Concordo que se deveriam manter todas no currículo com a importância que têm, uma vez que também não concordo que sejam de menor importância que uma disciplina de Geografia ou de História ou até mesmo de ciência, são interdependentes e todas contribuem para a evolução de uma conhecimento mais completo, logo não vejo o porquê de terem menor carga horária. até porque os conteúdos complementam-se e são transversais, também música ou Ev têm história e geografia presente nos seus conteúdos e servem para fazer uma contextualização mais completa da evolução do homem.
    Sendo assim acho que todas deveriam ter o seu lugar no currículo, Ev e Et tal como já tinham, mesmo que Et tivesse a sua rotatividade com outra disciplina artística ou técnica, como Em ou TIC e depois as restantes como fala a colega de Teatro, deveriam aparecer como uma oferta de escola obrigatória da escola, nos mesmo moldes como existe o desporto escolar.
    Ou seja se a escola oferecesse Em e ET, então como deveria ter como oferta extracurricular o Teatro. Se a escola tivesse como oferta Et e teatro, então deveria ter como oferta extracurricular EM, sendo que esta oferta extracurricular era obrigatória de existir.
    A meu ver não faz sentido a escola oferecer como opção disciplinas que estão interligadas com Ev como oficina de Artes, ou Arte e Design, quando esses conteúdos podem e devem ser abordados em Ev ao longo do 3º ciclo (7º, 8º e 9º). Assim daria espaço para disciplinas de EM, teatro ou até mesmo dança, pudessem aparecer no currículo.
    Quanto a Tic, esta disciplina tem de ter o seu espaço, face à época em que vivemos, naõ sei se em dois anos ou não, mas deveria existir.

    • Flávia on 20 de Abril de 2012 at 11:07
    • Responder

    Aliás acrescento ainda, não vejo porque no 2º ciclo não se ofereça Teatro ou outra disciplia artística, afinal EVT é a soma de diuas áreas, logo Em podia dividir o seu tempo com outra oferta como Teatro. Começando logo desde mais novos a experimentar as várias áreas.

    • Xana G. on 20 de Abril de 2012 at 21:04
    • Responder

    Há muitas opções por esse país fora, e manter estas exclui inevitavelmente as outras. O problema é que nem estas vão ficar, nalguns casos. Há escolas em que já estão a propor, como Oferta de Escola, “Oficina da Matemática”.

    • CARLOS GOMES (APEVT) on 22 de Abril de 2012 at 18:51
    • Responder

    PROPONHO UM ENCONTRO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (INTERASSOCIAÇÕES) A MARCAR ATÉ FINAL DE MAIO TENDO EM VISTA UMA DISCUSSÃO CIVILIZADA QUE APRESENTE (EM FORÇA) UMA PROPOSTA (CAPAZ DE SATISFAZER TODA ESTA ÁREA) AO MEC… ESTOU CONVICTO QUE AINDA É POSSÍVEL! cg

      • Conceição Fonseca on 22 de Abril de 2012 at 21:47
      • Responder

      Boa ideia, Carlos Gomes! Temos que unir-nos e lutar no MESMO sentido, não uns CONTRA os outros!!!
      Vamos em frente!
      Conceição ET

    • Dário Baptista on 23 de Abril de 2012 at 9:49
    • Responder

    Caros colegas.
    Apelo à vossa calma e moderação, pois estas “guerras” entre áreas/grupos não levam a lado nenhum!
    É precisamente isto que o MEC quer! Quanto mais desunidos estivermos, menos força teremos!
    Considero que as várias associações das áreas técnicas e artísticas deveriam reunir com urgência, no sentido de encontrar uma base de entendimento, para apresentar uma proposta conjunta ao MEC, de modo a que no ensino básico, todos os alunos pudessem ter (obrigatoriamente) formação técnica e artística.
    Todas as áreas/disciplinas são importantes!

    Cumprimentos a todos os colegas.
    Dário Baptista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: