De uma vez por todas quero dizer que ninguém ganha com comentários ofensivos entre os vários grupos disciplinares e essa nunca será uma solução para o problema que está a afetar as disciplinas de EVT, ET, Música e TIC. Sou mais apologista da procura de ideias e soluções que procurem valorizar a discussão do que propriamente entrar na guerra de palavras.
Se todas estas diciplinas trabalhassem em conjunto na procura de uma solução consensual todos teriamos a ganhar e o currículo seria reforçado.
O Dário Baptista nete post sugere uma ideia que considero bastante interessante e que poderia ser usada pelo MEC na sua revisão da estrutura curricular.
Aguardo as vossas reações sem que se volte à discussão inútil do ataque ao adversário porque no fundo o barco é o mesmo e a água está a entrar por vários lados.
A razão porque defendo que ET deveria ser partilhada com TIC, é porque ambas as disciplinas são de teor técnico/tecnológico.
O mais correto seria partilhar EM com EV, pois são de teor artístico.
O que deveria ter sido feito, seria ter criado 2 áreas obrigatórias no 3.º ciclo.
Área Artística, com EV e EM.
Área Técnica, com TIC e ET.
Estamos a falar do ENSINO BÁSICO, pelo que deste modo todos os alunos teriam na sua formação de base Artes e Tecnologias.
Todas as áreas são importantes na formação básica de uma pessoa, sejam elas EV, EM, TIC ou ET.
14 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Concordo. Uma excelente ideia.
Duas áreas bem definidas, que poderiam articular em moldes semelhantes aos que funcionavam até agora com ET/Oferta de escola.
No fundo, uma distribuição mais equitativa.
Pena já ir tarde…
Parece-me bem! Agora só falta unirem as diversas Associações e Sindicatos e e todos solicitarem o mesmo ao ME! Penso que todos estão a perder e que esta seria a solução mais sensata!
Cumprimentos
Jorge Santos
Concordo com os colegas.
Cumprimentos
Maria
Está bom de ver que colocar professores do 3.º ciclo no segundo, quando em EVT há milhares de professores que sobram é um ataque severo aos colegas do 240. Normal não era se ficassem calados. Estou à espera que os sindicatos e as associações se mexam, caso contrário correm o risco de ficarem sem sócios deste grupo.
Colega, voltamos ao mesmo.. já reparou que muitos os colegas de EVT também poderão dar ET do 3º ciclo ou mesmo EV do 3º ciclo… parece-me que todos FICAM A PERDER!!!!
Ninguém aqui quer nada de ninguém! Estamos todos a ir ao FUNDO e precisamos é de união porque o real problema é mesmo as políticas parvas do ME!!! O “inimigo” é o ME não os professores!
Cumprimentos
Colega, as associações tem defendido e bem o grupo, principalmente a APEVT e outros que a ela se associaram, que se desdobraram em inúmeras iniciativas, o problema foi a fraca participação dos colegas, que ficaram à espera que as coisas se resolvessem sozinhas!!!! Parece-me talvez que os sindicatos … não tivessem participado … aí talvez concorde, mas somos nós professores destes grupos, que se têm de unir e sair á rua!!!! Está-se a assistir ao enterro do ensino artístico!!!
Quanto à proposta aqui apresentada pelo colega Dário, não concordo, e passo a explicar porquê … todas estas áreas ET EV EM TIC … tem currículos próprios fundamentados … o que se dá na disciplina de TIC não se coaduna com ET!!!! Educação tecnológica, não passa só pelo uso das ferramentas do computador é muito mais do que isso , a noção de tecnologia é muito abrangente!!!! EV e EM na minha opinião também já tinham poucas horas e agora menos ainda, porquê??? EVT que é a disciplina da minha formação, é uma disciplina onde se aplica o metodo de resolução de problemas e como tal, EV e ET estão permanentemente em sintonia… EVT … sempre ….
Penso que em relação a esta disciplina, o que poderia ser feito é aquilo que também foi proposto pela APEVT, EV (2h) e ET (2h) com dois professores, visto ser nesta área que apesar de não fazer sentido nenhum desagregá-la de EV … ser de práticas manuais onde é necessário maior vigilância e o apoio de dois professores aos alunos, ainda mais quando se pensa em aumentar o número de alunos por turma!!!
Quanto a ET e EM, era essencial manter a sua continuidade do 3.º ciclo … EV (3.º ciclo) penso que não houve nenhuma alteração significativa … NÃO PODEMOS É PERMITIR, ESTE ENTERRO DO ENSINO ARTÍSTICO! É ALTURA DE NOS UNIRMOS E PARARMOS COM AS “GUERRAS” ENTRE GRUPOS… PORQUE ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO! passamos todos pelas mesmas dificuldades!!! Eu 9 anos depois de terminar o curso … já corri … contra a maré… várias anos … com horários incompletos, longe da minha família atrás do meu sonho, da minha paixão … o ENSINO … 9 anos depois … 4 anos de tempo de serviço efectivo (é revoltante!) ….
Concordo com os colegas. As discussões entre grupos devem ser evitadas. No entanto o grupo de ET no 3º ciclo levou uma grande pancada nesta revisão passando de 6 tempos semanais(2 tempos no 7º ano,2 no 8ºano e 2 no 9º ano) para zero (opção) sendo que na proposta para discussão nada dista estava previsto . Esta forma de atuar à socapa é lamentável e realmente só se passou com o grupo 530.
Eu sei que todos nos esquecem. Mas existimos. Somos professores de teatro e dávamos uma disciplina de oferta de escola chamada Oficina de Teatro ou Oficina de Expressão Dramática. Também somos licenciados e muitos de nós profissionalizados. E também estamos a desaparecer do mapa. Mas existimos…
Olá.
Não concordo com a ideia de que Ev e EM o u ET e TIc deveriam partilhar horas, porque nenhuma das áreas tem algum em comum.
E muito menos acho que Ev no 3º ciclo não ficou a perder… Na realidade sendo a única disciplina artística de 9ºano, ficou reduzida a 90 minutos.
Acho que todas as disciplinas têm conteúdos diferentes, sendo apenas a semelhança io facto de duas serem mais técnicas e as outras mais artísticas e até isso é subjetivo.
Concordo que se deveriam manter todas no currículo com a importância que têm, uma vez que também não concordo que sejam de menor importância que uma disciplina de Geografia ou de História ou até mesmo de ciência, são interdependentes e todas contribuem para a evolução de uma conhecimento mais completo, logo não vejo o porquê de terem menor carga horária. até porque os conteúdos complementam-se e são transversais, também música ou Ev têm história e geografia presente nos seus conteúdos e servem para fazer uma contextualização mais completa da evolução do homem.
Sendo assim acho que todas deveriam ter o seu lugar no currículo, Ev e Et tal como já tinham, mesmo que Et tivesse a sua rotatividade com outra disciplina artística ou técnica, como Em ou TIC e depois as restantes como fala a colega de Teatro, deveriam aparecer como uma oferta de escola obrigatória da escola, nos mesmo moldes como existe o desporto escolar.
Ou seja se a escola oferecesse Em e ET, então como deveria ter como oferta extracurricular o Teatro. Se a escola tivesse como oferta Et e teatro, então deveria ter como oferta extracurricular EM, sendo que esta oferta extracurricular era obrigatória de existir.
A meu ver não faz sentido a escola oferecer como opção disciplinas que estão interligadas com Ev como oficina de Artes, ou Arte e Design, quando esses conteúdos podem e devem ser abordados em Ev ao longo do 3º ciclo (7º, 8º e 9º). Assim daria espaço para disciplinas de EM, teatro ou até mesmo dança, pudessem aparecer no currículo.
Quanto a Tic, esta disciplina tem de ter o seu espaço, face à época em que vivemos, naõ sei se em dois anos ou não, mas deveria existir.
Aliás acrescento ainda, não vejo porque no 2º ciclo não se ofereça Teatro ou outra disciplia artística, afinal EVT é a soma de diuas áreas, logo Em podia dividir o seu tempo com outra oferta como Teatro. Começando logo desde mais novos a experimentar as várias áreas.
Há muitas opções por esse país fora, e manter estas exclui inevitavelmente as outras. O problema é que nem estas vão ficar, nalguns casos. Há escolas em que já estão a propor, como Oferta de Escola, “Oficina da Matemática”.
PROPONHO UM ENCONTRO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (INTERASSOCIAÇÕES) A MARCAR ATÉ FINAL DE MAIO TENDO EM VISTA UMA DISCUSSÃO CIVILIZADA QUE APRESENTE (EM FORÇA) UMA PROPOSTA (CAPAZ DE SATISFAZER TODA ESTA ÁREA) AO MEC… ESTOU CONVICTO QUE AINDA É POSSÍVEL! cg
Boa ideia, Carlos Gomes! Temos que unir-nos e lutar no MESMO sentido, não uns CONTRA os outros!!!
Vamos em frente!
Conceição ET
Caros colegas.
Apelo à vossa calma e moderação, pois estas “guerras” entre áreas/grupos não levam a lado nenhum!
É precisamente isto que o MEC quer! Quanto mais desunidos estivermos, menos força teremos!
Considero que as várias associações das áreas técnicas e artísticas deveriam reunir com urgência, no sentido de encontrar uma base de entendimento, para apresentar uma proposta conjunta ao MEC, de modo a que no ensino básico, todos os alunos pudessem ter (obrigatoriamente) formação técnica e artística.
Todas as áreas/disciplinas são importantes!
Cumprimentos a todos os colegas.
Dário Baptista