Chegamos Agora à Fase Crítica

… das escolas decidirem quem mandam embora.

Entre o dia 2 e 6 de Julho está aberta a aplicação para as escolas indicarem os docentes com ausência da componente letiva.

E em grande parte dos casos todos eles terão de se apresentar dia 1 de Setembro na última escola onde exerceram funções (sejam DACL ou DAR) tendo em conta o reduzido número de lugares vagos noutras escolas.

As grandes excepções podem acontecer nas localidades onde as TEIP e as Escolas com Autonomia proliferaram como cogumelos e onde os contratados abundam em grande número.

Nota Informativa em pdf

 


Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/07/chegamos-agora-a-fase-critica/

21 comentários

4 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Ribeiro on 2 de Julho de 2012 at 15:14
    • Responder

    Esta nota informativa não menciona os docentes que concorreram por condições específicas para o próximo ano letivo. O que lhes acontecerá?

    1. Esses já responderam e escolheram a escola para a mobilidade especial. Resta aguardar o deferimento/indeferimento do pedido que não deve tardar.

      1. Ainda não se sabe nada!…E pior fui indicada na aplicação da ICL pele escola onde estou destacada desde 2009 e contactada por telefone. Tenho de concorrer? A DAR?

  1. Considerando que as matrículas na minha escola acabam no dia 6, tenho o destino marcado, mesmo que haja mais de 6h quando as turmas forem feitas. Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

    • Sandra Cruz on 2 de Julho de 2012 at 15:51
    • Responder

    Boa tarde,
    Pelo que percebi afinal quem quer aproximar à residência só o pode fazer se não houver componente letiva, certo?
    Obrigada
    Sandra

    1. Esse tem sido o meu caminho, meio à força, meio por vontade própria. Mas este ano o DACL ameaça transformar-se em afastamento e não em aproximação.

      • João Pedro on 2 de Julho de 2012 at 20:11
      • Responder

      Não. A aproximação à residêncoa pode ser feito por qualquer professor do QA/QE, quer tenha ou não componente letiva. Esta colocação é só por um ano.

    • sandra s. on 2 de Julho de 2012 at 18:22
    • Responder

    Errado, Sandra Cruz.
    Pode concorrer a DAR quer tenha componente letiva quer não tenha. Se não tiver componente letiva já não é DAR, é DACL..

      • Sandra Cruz on 2 de Julho de 2012 at 21:45
      • Responder

      Ok, é que depois de ler o documento hoje publicado no site, fiquei com a impressão que já não ia haver aproximação à residência.
      Obrigada.

  2. Boa tarde. Tudo isto me parece precipitado. Concorri a mobilidade por condições específicas e ainda nada se sabe. Telefonei hoje para a DGRHE e foi-me dito que, se não houvesse horário para mim na escola onde estou a lecionar deste outubro por condições específicas, teria de ir a DACL. Fiz ver à pessoa que me atendeu que tal procedimento não tinha lógica, pois poderia vir a ser destacado para a escola de onde teria concorrido! O senhor não me soube responder e deu-me um email para onde eu escrever, expondo esta situação. Tudo isto seria evitado se, tal como se previa, a mobilidade por condições específicas tivesse sido divulgada em junho.

      • João Pedro on 2 de Julho de 2012 at 20:12
      • Responder

      As condições epecificas não ocupam lugar por isso o colega pode ficar na escola para onde concorreu que haja ou não vaga.

        • Maria Antonieta on 2 de Julho de 2012 at 20:39
        • Responder

        Está equivocado. Os DCE ocupam vaga sim,

          • João Pedro on 2 de Julho de 2012 at 21:18

          Não ocupam nada

          • João Pedro on 2 de Julho de 2012 at 21:20

          Desculpa, o que quero dizer é que não tiram o lugar a ninguém, mas se existirem vagas para ele vão ocupá-las é verdade.

    • Eingestellt von 199 oráiros em ca grupe on 2 de Julho de 2012 at 21:13
    • Responder

    pois pois andas a dar aulas de qwê?

    horticultura

    • Eingestellt von 199 oráiros em ca grupe on 2 de Julho de 2012 at 21:22
    • Responder

    as listas em excell com os dados de dezenas de milhares e a protecção de dados ahn?

    • Maria on 2 de Julho de 2012 at 21:57
    • Responder

    Gostaria de conseguir esclarecimentos sobre a coadjuvação no 1º ciclo. Alguém me sabe dizer se os professores de evt com horário zero podem ir para o 1º ciclo coadjuvar ou são precisas horas próprias para o efeito? No despacho fala apenas nas horas não letivas de estabelecimento que, segundo sei, servem para os do 1º ciclo dar o apoio ao estudo. Serão essas? Fico na dúvida pois não há um número de horas certas para a coadjuvação. Gostaria que alguém me esclarecesse ou o Arlindo. Obrigada!

    1. A coadjuvação será o refúgio dos que não tendo componente letiva na sua escola concorreram a outra e continuam sem ela.
      Regressam à escola onde trabalharam este ano letivo à espera de colocação em bolsa e entretanto devem ser ocupados com as referidas coadjuvações, penso eu.

        • Xana G. on 3 de Julho de 2012 at 17:27
        • Responder

        Arlindo, nas escolas aqui em redor não há vagas no meu grupo de recrutamento… Não conseguirei colocação em nenhuma delas, quando se acabarem as 6 horas na minha escola… O que eles querem, pondo tanta gente a concurso, anualmente? 🙁

        Mais uma coisa: 6 horas para disciplinas de 90 mn por semana equivalem a 3 turmas! Para outras disciplinas basta uma turma! O que faz os horários desaparecerem é precisamente o número de alunos… Isto é justo???

  3. Como dizem na NBA, crunch-time…

    • António on 3 de Julho de 2012 at 7:28
    • Responder

    Este governo está a cometer um parodoxo na empregabilidade e deslocações familiares comparaveis a uma gerra por numeros que ninguem entende… Como se pode, em ausencia de concurso nacional, transformações ne estrutura curricular sem garantir equidade no processo….
    Quêm concorreu em DCE aproxima-se à residencia e quem está colocado é atirado para DACL sem colocação e para longe de casa… Haja paciencia…..

  1. […] a ver bem a coisa 02/07/2012 Por João José Cardoso Deixe um Comentário Alertado pelo Arlindo, fiz umas perguntas durante a tarde, e passo a explicar: hoje sem mais nem ontem o Ministério da […]

  2. […] regras determinadas em esclarecimento e em Nota Informativa para o envio de docentes a esta fase de concurso. Tudo isto seria claro se também existisse a […]

  3. I liked your blog very much.

    I want to thank you for the contribution.

  4. Download Google

    Free Download Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: