Prioridades no Concurso Interno

O Rui Jorge GOMES tem chamado a atenção para as prioridades no concurso interno e fez uma chamada de atenção para o facto de os docentes dos quadros das escolas TEIP e das escola com Autonomia ficarem prejudicados relativamente aos docentes das escolas que serão extintas, fundidas, suspensas ou reestruturadas.

A questão que coloca é que quando existir o concurso interno (4 em 4 anos) serão colocados em primeiro lugar os docentes dessas escolas deixando em 2ª prioridade os docentes das escolas TEIP e com Autonomia por não ficarem sujeitos por decisão da administração a um processo de junção com outros agrupamentos.

Sendo previsível que ao próximo concurso interno exista um número elevado de docentes dos quadros que podem ser forçados a concorrer nesta primeira prioridade, não posso deixar de considerar que concordo que se posicionem à frente dos restantes docentes que concorrem apenas para mudança de escola ou mudança de grupo de recrutamento. Já muito penalizados são por perderem o seu lugar de “quadro” na sua escola e não fazia sentido que sendo obrigados a concorrer ficassem em pé de igualdade com aqueles que pretendem apenas uma mudança de lugar ou de grupo.

 

Artigo 10.º

Prioridades na ordenação dos candidatos

1 — Os candidatos ao concurso interno são ordenados de acordo com as seguintes prioridades:

a) 1.ª Prioridade — docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas que tenham sido objeto de extinção, fusão, suspensão ou reestruturação;

b) 2.ª Prioridade — docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas, os de zona pedagógica e os docentes dos quadros das Regiões autónomas que pretendam a mudança do lugar de vinculação.

c) 3.ª Prioridade — docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas, os de zona pedagógica e os docentes que pretendem transitar de grupo de recrutamento e sejam portadores de habilitação profissional adequada;

2 – A alínea c) do número anterior é igualmente aplicável aos candidatos que pertencendo aos quadros das Regiões Autónomas e pretendam mudar de grupo de recrutamento através da colocação em quadro de agrupamento ou escola não agrupada no Continente.

ADENDA: A questão que o Rui Jorge GOMES coloca e que não tinha percebido bem é que pelo simples facto da escola ser fundida ou reestruturada dará o direito a todos os docentes dessas escolas concorrerem na 1ª prioridade. Não sei se isso irá mesmo acontecer ou se apenas os docentes indicados com ausência de componente letiva segundo as regras deste projeto de diploma é que poderão usufruir dessa 1ª prioridade. É uma boa questão para ser esclarecida nas reuniões dos sindicatos com o MEC.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/03/prioridades-no-concurso-interno/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Margarida420 on 4 de Março de 2012 at 1:29
    • Responder

    ARLINDO! Por favor agradeço que me esclareça : é o seguinte , em 2009/2010 fui colocada no principio do ano num horário (de concurso) de 8 h. Em seguida, candidatei-me a uma oferta de escola de 8 h . Ambas, as escolas são públicas, será que posso considerar que no ano lectivo 2009/2010 tive um hórario de 16 horas?

    Agradeço desde a quem me esclareçer.

      • Assa on 4 de Março de 2012 at 14:31
      • Responder

      Mas, atenção, que há diferentes tipos de DACL.
      Existem os DACL que ficam sem lugar na sua escola e há os DACL que não conseguem lugar em QA no seu QZP e se tornam milagrosamente DACL e passam à frente daqueles que OBRIGADOS a concorrer ao seu QZP (muitas vezes longínquo da residência) conseguem ficar em QA por terem graduação profissional superior. Esses falsos DACL passam depois à frente dos QA aquando do concurso de DAR.
      Estou a sofrer essa injustiça na pele há 3 anos e acho incrível que ninguém se mexa para alterar esta questão. Nem se fala do assunto, parece tabu.
      Afinal, a graduação profissional a respeitar é um conceito que serve só para alguns?

        • Margarida420 on 5 de Março de 2012 at 1:33
        • Responder

        Assa agradeço a sua resposta, mas ao certo posso afirmar que tive um horario de 16h? é só esta a questão. Obrigada.

  1. A minha leitura acerca desta 1ª prioridade é que qualquer prof de uma escola ou de um agrupamento que tenha sofrido (E NÃO SÓ OS QUE VENHAM A SOFRER), por exemplo fusão, poderá ser integrar esta 1ª prioridade!!!

    • Anónimo on 4 de Março de 2012 at 18:52
    • Responder

    Não percebo porque é que os blogues continuam a insistir em complicar as propostas… Primeiro são contra a alterações da primeira prioridade, agora cada um sugere situações que os “ajuda” a preencherem a primeira prioridade… A unica coisa que acho que deveria mudar é acrescentar ao actual o seguinte: que tenha leccionado num dos últimos 2 anos lectivos… e que tenham cumprido pelo menos um contrato até ao seu termo (sim podem por com um mínimo de n horas semanais), para assim não haver os abusos de basta 1 dia e denuncia para pertencer à 1ª prioridade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading