Quase triplicou o número de docentes só com habilitação própria, face aos cerca de 1.260 que foram colocados no início do ano letivo.
Número recorde. Estão a dar aulas quase 3.200 professores sem profissionalização
Disparou o número de professores sem profissionalização contratados pelas escolas. Fonte do Ministério da Educação disse à Renascença que dos 20.113 docentes contratados, 15,8% só têm habilitação própria, ou seja, são 3.178, quase o triplo face aos cerca de 1.260 colocados no início deste ano letivo.




14 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Que admiração,
Alguns deles têm o 12 ano…. eu conheço alguns…
É o retrocesso aos anos 80 e aos mini concursos.
Com isto não quero acusar ou denegrir estes “professores” mas que é necessário uma base científica …. lá isso é.
Têm que ter obrigatoriamente licenciatura . Se não a têm , é ilegal. Não estou a ver os diretores a aceitarem candidatos apenas com o 12ºano numa oferta de escola. Aliás, nemm o próprio SIGHRE permite candidatura com apenas o secundário feito.
Têm de ter licenciatura … na área!
Ter licenciatura em Inglês, Educação Física ou História e ir dar Matemática, Ciências ou TIC é uma fraude!
Muitos desses andam com habilitacao propria a trabalhar á mais de uma dezena de anos. Deviam ser formalmente considerados professores. Essa coisa do TE. Nao faz sentido. Sao os abandonados do sistema.
Na forma deplorável como escreve, deve estar, com certeza, incluído “nesses” tais. Enfim…
Pode cometer alguns erros de português, é certo ( não vou aqui corrigir todos os erros mas… escreve-se « há» e não«á»), mas isso não lhe retira o seu valor e pode ser um excelente professor de mecânica e a sociedade necessita de formadores que formem alunos para futuros profissionais competentes, mecânicos, soldadores, canalizadores, electricistas etc…pois cada vez se vê menos gente a prestar estes serviços essenciais e aqueles que o fazem muitos são incompetentes porque não foram ensinados na Escola, não têm teoria nenhuma. Se nada for feito daqui alguns anos precisamos de um mecânico não há, temos de os recrutar de fora….É preciso criar mais cursos profissionais e permitir que os alunos independentemente da sua idade a partir dos 12 anos possa enveredar por estes cursos, caso assim o deseje e não tenha aplicação no Ensino Básico.
Peço desculpas, mas ninguém passa a ser um professor só porque dá aulas há uns anos.
Tem de se ter qualificações.
Também faço bricolage em casa e não é por isso que sou mestre de obras.
Também sei fazer curativos e não é por isso que sou enfermeiro.
É à conta destas maluqueiras que a Educação é desvalorizada e está cada vez pior.
Conheço vários casos de professores que não têm habilitações para lecionar disciplinas do grupo de Informática, ou de economia, ou de geografia e estão a fazê-lo.
Quais as aprendizagens que estes alunos vão ter? Zero!
E ainda por cima, quem é realmente professor há anos e anos é agora ultrapassado, como já o foi em 2018, por quem não tem habilitações e tem menos tempo de serviço.
Isto é uma fraude.
“Há mais”
Fique a saber que muitos são docentes profissionalizados noutros grupos de recrutamento, e têm toda a base científica necessária para ensinar, no entanto, em grupos onde há falta de professores, estes docentes profissionalizados dão aulas com habilitação própria, e pior são prejudicados no tempo de serviço. Tudo isto, é injusto, ora se já são profissionalizados independentemente da disciplina que lecionam não deviam ser prejudicados no tempo de serviço. Até na aplicação SIGRHE como está atualmente ( deveria ser melhorada), estes docentes profissionalizados nem conseguem colocar seu tempo de serviço como profissionalizados, ficam duas vezes prejudicados. Estes docentes estão a ser úteis ao Sistema Educativo, permitindo que muitos alunos tenham aulas.
Um promenor, só os contratados profissionalizados são prejudicados porque alguns efetivos fazem igual sem penalização. Mais uma injustiça.
Sindicatos onde estão?
….desde médicos, profissionais justiça, a fazerem greves. Com os professores, não se passa nada!
Estão quietinhos a ver quem ganha as eleições, para se voltarem a encostar.
A melhor Greve de todas, aliás a única que faço, já está marcada para o próximo dia 10 de março de 2024, depois não digam que não sabem ou que não foram avisados!!!!!
Greve ao voto?