É um Ar … Lindo, o Das 20 Escolas em Estudo

CONCLUÍDA REMOÇÃO DAS COBERTURAS DE FIBROCIMENTO DE 300 ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

 
 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) concluiu os procedimentos de remoção de placas de fibrocimento em mau estado de conservação em cerca de 300 estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Nesta sequência, o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, fez o balanço final do Programa de Remoção Faseada das Coberturas de Fibrocimento, numa conferência de imprensa na Escola Básica José Carlos da Maia, Agrupamento de Escolas Professora Paula Nogueira, em Olhão.

Durante estes trabalhos, e ao longo de 2013 e 2014, foram removidas placas deterioradas, designadamente em telheiros, passadiços e pavilhões gimnodesportivos, ou outros equipamentos, sempre que tal se justificou. Os procedimentos ocorreram durante interrupções letivas ou aos fins de semanas, de forma a não comprometer as aulas e a não expor as comunidades escolares a riscos desnecessários. A remoção foi parcial ou total, consoante o estado de degradação das placas.

O Secretário de Estado divulgou os resultados de um estudo sobre a qualidade do ar em 20 escolas da rede pública, representativas do universo nacional, que tinha como objetivo aferir o eventual impacto na qualidade do ar de partículas em suspensão. Foram recolhidas 520 amostras no total, correspondendo a 26 amostras por escola, entre as quais em pavilhões, bibliotecas, salas de aula, salas de professores, refeitórios, secretarias e zonas de circulação. O estudo concluiu que todos os locais estão aptos para ocupação humana.

Em 2015, o MEC continuará a monitorizar todas as situações e a intervir em caso de necessidade premente, e sempre que sejam identificados materiais deteriorados ou em mau estado de conservação, ou sempre que os estudos sobre a qualidade do ar demonstrem essa necessidade. A questão do fibrocimento tem merecido a maior preocupação e atenção, bem como o maior empenho na resolução desta questão, por forma a proporcionar às comunidades educativas as melhores condições de trabalho possíveis.

A visita de João Casanova de Almeida ao Algarve prossegue amanhã, com uma visita à Escola Básica de Castro Marim, e com a assinatura de um acordo de colaboração para uma intervenção no Pavilhão da Escola D. Afonso III, em Faro.

Nos anexos pode ser consultada a lista global de escolas intervencionadas no âmbito deste Programa, bem como os resultados do estudo sobre a qualidade do ar.

 
Programa de Remoção Faseada das Coberturas de Fibrocimento das Escolas
 
Estudo sobre a qualidade do ar

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/e-um-ar-lindo-o-das-20-escolas-em-estudo/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading