Reserva de Recrutamento 21 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 08 – 2024/2025

Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de colocação, não colocação, retirados e Listas de colocação administrativa da 21.ª Reserva de Recrutamento 2024/2025 e as Listas definitivas de colocação, não colocação e Colocações Administrativas da 8.ª Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 2024/2025.

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 17 de fevereiro, até às 23:59 horas de terça-feira dia 18 de fevereiro de 2025 (hora de Portugal continental).

Consulte a nota informativa.

SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato

Nota Informativa – Reserva de Recrutamento 21 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 08 – 2024/2025

Listas – Reserva de Recrutamento 21 – 2024/2025

Listas – Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 08 – 2024/2025

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/02/reserva-de-recrutamento-21-e-reserva-de-recrutamento-do-concurso-externo-extraordinario-08-2024-2025/

40 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reserva de incompetência on 14 de Fevereiro de 2025 at 17:17
    • Responder

    Uma autêntica falta de respeito o que estão a fazer na RR do Concurso Extraordinário. Tenho um E72 da semana anterior a dizer que devo aguardar nova reserva depois de uma substituição concluída e agora desapareço da lista de reserva sem qualquer rasto. Devem os professores permanecer em escolas onde não são necessários? E mudam as regras a cada semana?? Isto é o ministério das bananas. A minha escola não é carenciada, este concurso é para escolas carenciadas, nem direito tenho ao subsidio de deslocação e obrigaram os professores a concorrer a zonas que podem abranger centenas de quilómetros e, pelos vistos, mesmo quando já não têm trabalho letivo a ficar nelas até acabar o ano! Estes senhores estão mesmo com uma impunidade impressionante. Já que gostam tanto de auditorias, se fizessem uma auditoria a este concurso era só trafulhice e ilegalidades atrás umas das outras. Cambada de incompetentes, se estivessem a gerir uma empresa já tinham sido todos despedidos com tamanha incompetência a gerir recursos humanos, que já agora são os professores que tanto dizem querer agradar, mas não, no estado fazem o que lhes apetece. O sr. Ministro que ao que parece lê blogues, sabe desta incompetetência na gestão de colocação de professores do CEE???

    • Rosinha on 14 de Fevereiro de 2025 at 17:52
    • Responder

    Deixou de estar na escola?Como? Foi para casa?

    • Rosinha on 14 de Fevereiro de 2025 at 17:55
    • Responder

    O E72 disse-lhe para aguardar em casa?

    • Rosinha on 14 de Fevereiro de 2025 at 17:59
    • Responder

    Você foi colocada na Mobiulidade Interna.Colocada numa escola.Terminou a substituição?Continua colocada na mesma escola.É diferente do concurso para a contratação ;aqui, quando se fazem substituições acabando o contrato volta à reserva.Você já não é contratada.
    Mais injusto é quem está a aguardar colocação e tem que ir à escola cumprir horario a mais de 300 km.

      • Reserva de incompetência on 14 de Fevereiro de 2025 at 18:10
      • Responder

      Cara colega, não seja ingénua, não é a única a fazer centenas de quilómetros, o que se passa neste concurso é uma ilegalidade atrás da outra e abuso de poder por parte de quem está a gerir estas colocações. Acabei de dizer numa semana de disseram oficialmente que as regras eram umas e nesta semana já são outras. Isto não se faz e não é assim que se gere a colocação de pessoal docente.

        • Reserva de incompeten on 14 de Fevereiro de 2025 at 18:13
        • Responder

        E mais, para o caso de desconhecer, desde sempre que os professores de quadro estão na reserva de recrutamento. Quando terminam o horário continuam na escola a aguardar nova colocação. É o que está escrito na lei que gere a mobilidade. Umas regras para uns e outras inventadas à pressão para outros.

    • Reserva de incompetência on 14 de Fevereiro de 2025 at 18:05
    • Responder

    Obviamente que no E72 responderam que deveria aguardar na escola até ter nova colocação. Apareci em na lista de reserva de novo a aguardar colocação. Até esta reserva. No sighre tenho lá ainda confirmado o meu regresso a reserva. O que se está a passar é que a cada semana inventam uma regra a seu belo prazer e isso beneficia quem? Os professores não são tidos nem achados, devem estar a querer arranjar uns números bonitos que os professores do CEE já estão todos colocados para parecer bem no pdf das estatísticas, querem lá saber dos professores. Até encomendaram umas fotos num banco de imagens da Escandinávia ou lá o que foi de uns professores todos sorridentes para meterem no site da DGAE. Só fachada, cuidar do ensino público que bem merece e trabalhar com quem lá está no dia a dia, zero.

    • Reserva de incompetência on 14 de Fevereiro de 2025 at 18:42
    • Responder

    Mais, pelo que estive a ver a minha colocação no Sighre que tinha sido finalizada há mais de um mês com o respetivo regresso à reserva, aparece agora como “Regularização DGAE” e “Datas da operação – aceitou a colocação em 10/12/2024” o que é literalmente mentira! Não tive qualquer informação de qualquer alteração na situação de regresso à reserva, não me foi comunicado nada e não aceitei nada. Mais alguém nesta situação? Mas desde quando é que isto é legal?

    • Rosinha on 14 de Fevereiro de 2025 at 19:36
    • Responder

    E quando um colega vinculado que nunca obteve colocação desde o inicio do ano fica onde.Legalmente onde deverá aguardar.Será em casa?Se não obteve colocação nunca não é obrigado a estar em nenhuma escola.Está a guardar.

    • Joana on 14 de Fevereiro de 2025 at 20:33
    • Responder

    Mas há professoras a receberem salário para ficarem a aguardar em casa?

      • A.silva on 14 de Fevereiro de 2025 at 21:16
      • Responder

      Não é bem assim.

      Ficam em casa mas todas as sextas têm a espinhosa tarefa de consultar as listas de colocação.

      • Reserva de incompetência on 14 de Fevereiro de 2025 at 21:20
      • Responder

      Obviamente que não há ninguém a receber salário para ficar em casa, penso eu, mas já não digo nada. O que está em causa é não possibilitaram aos professores deste concurso, e que foram fazer uma substituição temporária, o direito de regressar à reserva, o que para muitos significa dar efetivamente aulas no qzp que escolheram ao invés de estarem numa escola, muitas vezes longe, em que não são necessários. Pior, lembraram-se desta esta semana, e mudam como lhes apetece mesmo que na semana anterior tenham dito o seu contrário. Acha que isto é uma gestão eficaz? Mais, depois vão contratar pessoas sem habilitação para professor nesta altura do ano, em vagas que podiam ser ocupadas por estes professores. Basta confirmar as contratações de escola.

        • Rosinha on 14 de Fevereiro de 2025 at 21:52
        • Responder

        De facto teem mudado as regras constantemente.Em Novembro a Dgae disse que os colocados no CEE teriam de se apresentar na escola de validação até obter colocação no seu QZP de vinculação.Depois já não era bem assim.Era para alguns e outros não.
        Também não entendo porque os docentes que aguardam não puderem escolher entre a escola de validação e uma outra onde nem sequer estão colocados.
        Alguém ter de se deslocar Km e Kms para quê?
        Mais :nos concursos habituais, os docentes vinculados que estão a aguardar colocação ficam em casa a aguardar.
        Não teem culpa de não ter escola.

          • Reserva de incompetência on 15 de Fevereiro de 2025 at 8:49

          Isso é absurdo, Se conhece alguém nessa situação, em casa “à espera” é uma ilegalidade. Se os professores de quadro não têm horário mantêm-se em serviço na escola do ano anterior enquanto aguardam colocação. E sim todo este concurso parece ter sido gerido por pessoas instáveis que não sabem o que estão a fazer e não respeitam as suas próprias leis. Mas quem concorreu deve estar colocado numa escola carenciada do seu qzp a aguardar e não ficar em casa…

    • Angela Silva on 14 de Fevereiro de 2025 at 23:12
    • Responder

    Nem.mais!! Também eu fui informada que mesmo tendo regressado o docente que eu estava a substituir, eu teria de permanecer no AE até final do ano. Ora o AE em causa não tem qualquer falta de docente do meu GR – matemática. Têm até docente a mais, que foi coadjuvar apoios por falta de aulas para dar. E outras escolas a precisar de docentes de matemática, e eu sem poder regressar a reserva!!

    • Ângela Silva on 14 de Fevereiro de 2025 at 23:13
    • Responder

    Aliás eu tenho GR matemática e físico química e há necessidade em outras escolas de mim. Como me fazem permanecer num AE que não precisa de mim??

      • Reserva de incompetência on 15 de Fevereiro de 2025 at 9:02
      • Responder

      Verdade. Este concurso foi feito para escolas e grupos carenciados mas na realidade o “carenciado” foi só fachada para andar a fazer os professores passear pelo país numa escola qualquer, especialmente os primeiros da lista foram prejudicados por serem mais graduados, pau para toda a obra, e os últimos estão a “aguardar”! Onde é que isto já se viu? Há muitos qzp’s com professores lá colocados a aguardar colocação e quando surge uma vaga deslocam-se os professores de outros qzp’s só porque são mais graduados! É ilegal porque nunca compreenderam que se as vagas de quadro foram as mesmas para a mobilidade e reserva tinham que respeitar a lista ordenada dentro de cada qzp e não pôr tudo no mesmo saco! Não andar a prejudicar os professores mais graduados que escolheram outro qzp em primeiro lugar ou obrigar os professores a ficar sem dar aulas um ano inteiro e sem direito de regressar à reserva em escolas não carenciadas. Isto é por todo o lado basta ver as listas de qzp de provimento e colocação que a maioria dos professores colocados nas reservas estão noutro qzp enquanto há professores desse qzp, menos graduados, a aguardar colocação nesse qzp. É de loucos! Pior, quando há horários a contrato em escolas carenciadas não deixem os professores sem serviço letivo ficar com esses horários. Para isso é que deveriam servir as colocações administrativas, havendo interesse dos professores de quadro sem serviço vão perder tempo a contratar quem muitas vezes nem sequer tem habilitação profissional? Não sabem, nem querem, optimizar os recursos que têm mas querem passar uma imagem de grande competência. Mais uma vez questiono se o ministro sabe destas coisas porque quando fala parece que foi tudo perfeito neste concurso e nós sabemos que tem sido a maior confusão.

    • Rosinha on 15 de Fevereiro de 2025 at 0:14
    • Responder

    Angela:prefere andar a saltar de escola em escola????

    • Rosinha on 15 de Fevereiro de 2025 at 15:49
    • Responder

    Há professores em RR de contratação do concurso anerior.Estes precisam de trabalhar e devem estar primeiro para as substityuições temporárias. Os do CEE estãop noutra situação e não devem ocupar esses lugares.Ou quer estar vinculada para fazer substituições temporárias? Assim não valia a pena concorrer ao CEE.
    O que eu acho desnecessario é estar a aguardar numa escola do QZP de vinculação quem nunca foi sequer colocado.
    Deveria poder optar pela escola de validação sendo esta perto de casa.Não faz sentido percorrer km e Kms para uma escola onde não se está colocado e sem subsídio.Até acho ilegal.

    • Angela Silva on 15 de Fevereiro de 2025 at 15:52
    • Responder

    Rosinha, eu prefiro ser útil e colocada onde alunos precisem de mim. Não tenho qualquer opinião nem sou tida nem achada se ‘salto de escola em escola’. Não me enquadro no grupo de colegas que vê sempre problemas em tudo. Aqui a minha indignação é ver pedidos de contratação escola abertos para docentes com os meus GR, e em vez de me porem na reserva e alocar a essas vagas, optam por nos mandar ficar até fim do ano no AE que já não precisa de mim. Mesmo.

    • Rosinha on 15 de Fevereiro de 2025 at 16:45
    • Responder

    Angela: como eu já disse atrás os colegas contratados que concorreram no concurso anterior não pode nem devem ser ultrapassados por vinculados do CEE.Nunca um concurso posterior poderia por em causa as possibilidade de colocação dos professores contratados .Se fosse você tb se indignaria com essa situação.

      • Reserva de incompetência on 15 de Fevereiro de 2025 at 18:55
      • Responder

      Vai-me desculpar mas é este tipo de lógica e argumento que leva a sociedade em geral, e as sucessivas equipas ministeriais, a não respeitar nem levar os professores a sério. Acha que os professores devem ficar em casa a receber salário sem trabalhar, acha que os professores do quadro tem em sempre horários completos e quando não têm horário letivo o estado deve impedir os professores de trabalhar nesses horários e gastar mais dinheiro a contratar outros, muitas vezes sem habilitação para professor, e também defende que os professores que concorreram a um concurso de vinculação aberto a todos, em que foram colocados por lista graduada, fiquem prejudicados por outros que decidiram não concorrer a esse concurso ou são menos graduados. Desculpe, mas é com este tipo de pensamento que temos o ministério a fazer gato sapato dos professores.

        • Rosinha on 15 de Fevereiro de 2025 at 19:29
        • Responder

        A sua lógica é a lógica da empresário, do privado……….

    • Rosinha on 15 de Fevereiro de 2025 at 19:31
    • Responder

    Já se esqueceu de quando era contratado?Ou não era? Ou é algum director de escola????

      • Sem comentários on 15 de Fevereiro de 2025 at 20:04
      • Responder

      A minha lógica é a lógica do bom senso, do respeito pelos professores e da defesa da escola pública e de nós que lá trabalhamos. Argumentos como o que usou só descredibilizam os professores, é até inaceitável que alguém ache que deve ficar em casa a receber salário sem fazer nada. Os professores não têm medo de trabalhar mas também não se devem deixar tomar por parvos. Os concursos estão legislados e este concurso é só atropelos à lei, alterações não legisladas e regras inventadas à pressão. Eu conheço bem o sistema de ensino porque já cá ando há muitos anos. Sempre fomos maltratados mas nunca vi ilegalidades descaradas como neste concurso, a falta de credibilidade de no e72, comunicação oficial da dgae, dizerem uma coisa numa semana e noutra fazerem outra totalmente diferente como se nada fosse. Enfim, vem aí um novo concurso e se isto continuar assim vai ser um caos porque para esta gente parece que só contam números e folhas de Excel a mostrar o seu excelente trabalho de fachada.

    • Angela on 16 de Fevereiro de 2025 at 14:37
    • Responder

    Exatamente. O docente deve ser colocado onde faz falta dentro da preferência de MI. Isso em nada interfere que haja uma ordem de prioridades e isso tem sido feito. Agora o estado gastar mais dinheiro em contractos escola, quando eu sou obrigada a ficar num AE que de mim não precisa, é no minimo chocante. E vejo variadas vagas para matemática, fisico química e ciências que sao as minhas áreas, na contratação escola. Era só me alocarem a uma delas.
    Nem faz o meu género dizer ‘ah tou a receber e sem horário, vou mas é esfregar as mãos de contente ‘

    • Rosinha on 16 de Fevereiro de 2025 at 16:31
    • Responder

    Angela , concerteza está a propor que os QZPs andem a fazer substituições ?Olhe que bela ideia você está a dar….que estuptdez….

    • Modena on 16 de Fevereiro de 2025 at 17:33
    • Responder

    E sobre a notícia que está a circular nos AE de que quem foi colocado no CEE terá de permanecer nos qzps um período mínimo de 2 a 3 anos ou mais.
    Isto foi falado em setembro? Não. De todo.

    • Professor on 16 de Fevereiro de 2025 at 18:21
    • Responder

    Madalena, pergunte a quem afirma que os que foram colocados no CEE terão de ficar 2 ou 3 anos onde isso está escrito.
    No Decreto-Lei n.º 57-A-2024, de 13 de setembro, abertura do concurso, não consta nada disso. Aliás, até diz que as colocações caducam no final do ano escolar (Nº 4 do artigo 6 do decreto atrás referido). No próximo concurso concorrem como qualquer outro colega de qzp.
    Repito: Quem diz isso que informe onde está escrito.

    • Rosinha on 16 de Fevereiro de 2025 at 18:26
    • Responder

    É só inventar para ver se se safam…lixando os colegas modena..não invente..

      • Modena on 16 de Fevereiro de 2025 at 18:55
      • Responder

      Mas poderão mudar as condições do próximo concurso?

    • Modena on 16 de Fevereiro de 2025 at 18:43
    • Responder

    Rosinha eu não invento. A ser verdade eu serei dos que estarão lixados. Esta informação circulou e eu perguntei para ver se alguém tinha ouvido o mesmo.
    Obrigado Professor pelo esclarecimento. De facto foi o que eu ouvi em Setembro. Mas este concurso tem sido muito irregular e imprevisível.

    • Paula on 16 de Fevereiro de 2025 at 20:51
    • Responder

    Sim essa informação está a circular e a Dgae não confirma nem desmente. E não era a informação que está escrita no DL.
    Eu própria contactei a Dgae para esclarecimento e foi-me dito para aguardar a abertura do concurso. Mas essa situação de impedimento para o CEE de concorrem no próximo concurso interno e de mobilidade interna tem a ver com garantia de professores no qzp e por causa dos prazos do período probatório

      • Já nada me espanta on 16 de Fevereiro de 2025 at 21:29
      • Responder

      Pode esclarecer melhor? Não consegui perceber a ideia. Estas colocações extinguem-se neste ano letivo, apesar de cada professor ter vinculado num respetivo qzp. Sendo assim, e se não puder concorrer, como é colocado no qzp? A ideia de não ser possível concorrer também tem outras implicações, como por exemplo de ultrapassagens por quem vincule de novo e os professores que dispensaram o probatório. Acho estranho que os sindicatos não estejam a falar nisso.

      • Rosinha on 17 de Fevereiro de 2025 at 17:57
      • Responder

      NÃO É VERDADE! É BOATO!!!!!OS QUE VINCULARAM PELO CEE SÃO PROFESSORES COMO OS OUTROS E SERIA ILEGAL ESTAREM LIMITADOS NOS CONCURSOS FUTUROS.OS COLEGUINHAS LANÇAM BOATOS PARA LIXAR OS SEUS PARCEIROS…..HÁ COLEGAS MAIS GRADUADOS DO QUE OS VINCULADOS NO CONCURSO ANTERIOR.ENTÂO ALGUNS TÃO MEDINHO DE PERDER O SEU LUGARZINHO !!!!

    • Matias do Amor on 17 de Fevereiro de 2025 at 7:59
    • Responder

    Mas faz sentido isto vir a acontecer?
    Eles alterarem as condições dos concursos para quem vinculou em CEE?
    eu não duvido. As regras mudam semanalmente.
    Agora eu também seria muito prejudicado. Continuo a aguardar o subsídio. Mas ainda é uma hipótese. Se tenho de permanecer nesta zona por mais algum tempo não tenho garantia de que possa recorrer ao apoio de deslocação. Isto é muito grave a acontecer.
    Eu também tenho ouvido algo nesse sentido mas não dei importância. Mas… não fui o único pelos vistos.
    Alguém pode explicar melhor?????

    • safadão da calçada casapiana on 17 de Fevereiro de 2025 at 14:28
    • Responder

    SWE DORMIREM CO0M O DIRECTOR TÊM AC ESSO DIRECTO Á VAGA.

    • Angela Silva on 17 de Fevereiro de 2025 at 15:17
    • Responder

    Atenção que quem não é profissionalizado, viu o probatório adiado para após profissionalização. Ou algo mudou entretanto?

    • Rosinha on 17 de Fevereiro de 2025 at 18:02
    • Responder

    Matias do Amor: NÃO LIGUE!!É BOATO!!

    • Rosinha on 11 de Março de 2025 at 14:45
    • Responder

    Os professores vinculados com habilitação propria é que reão de permanecer no QZP de vinculação por 4 anos.até concluirem a profissionalização.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: