Estou de acordo com a junção do primeiro e segundo ciclos

Alunos do primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, e sexto anos, todos na mesma turma.

Temos o dinheiro do PRR para fazer obras nas escolas e aumentar o tamanho das salas de aula. E também poupamos no número de professores.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/02/estou-de-acordo-com-a-juncao-do-primeiro-e-segundo-ciclos/

35 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • ûlme on 25 de Fevereiro de 2025 at 20:13
    • Responder

    ou és parvo ou fazes-te…
    pera lá pertences a uma Direção … ja percebi

      • Juntinho on 26 de Fevereiro de 2025 at 7:46
      • Responder

      Está há muitos anos da Direção. Faz parte da “elite” que se diz professor mas, sala de aula, só mesmo no início do ano para dar as boas vindas

    • ûlme on 25 de Fevereiro de 2025 at 20:17
    • Responder

    já agora chamem o Musk
    ele explica como se faz

    • Agnelo on 25 de Fevereiro de 2025 at 21:21
    • Responder

    A unificação destes ciclos já deveria ter sido feita há muitos anos.
    O 2.º Ciclo é uma entidade enquistada no percurso escolar.
    Sejamos europeus: Ensinos Primário, Básico, Secundário e Superior.
    Não é de bom gosto gozar com isto, ao dizer que se juntam os alunos de seis diferentes anos na mesma sala.

    • Octopussy by the rata on 25 de Fevereiro de 2025 at 21:25
    • Responder

    Por ironia ok a serio joking??

    Anfiteatros tipo universitario 240 alunos;aulas em massas

    • Ornitorrinco on 25 de Fevereiro de 2025 at 21:28
    • Responder

    Porque não?Ja existem 4 anos juntos. ISDO DE SER EUROPEU ACABE-SAE COM 2 CICLO E SIGA-SE LOGOMPARA O 3.

      • Mais um on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:10
      • Responder

      A ver pela sua escrita, parece que transitou da infantil para o 12.º ano, de uma só vez.
      Provavelmente fez o superior quando lhe saíu o diploma nos cereais de pequeno almoço.

    • digitalbiohazard on 25 de Fevereiro de 2025 at 21:48
    • Responder

    Mentecaptite digitalmente contagiosa.
    Propaga-se velozmente nas caixas de comentários.
    Demenciam-se-me os raciocínios a cada abertura e leitura.

    • A.silva on 25 de Fevereiro de 2025 at 21:55
    • Responder

    Acrescentaria para não parecer um retrocesso: Ensino Obrigatório de 10 anos.

    Nos cursos cientifico-humanísticos somente 4 disciplinas com uma carga letiva de 5 horas semanais cada: português, inglês e duas disciplinas específicas para acesso ao superior.

    Nos cursos profissionais, com uma carga superior aos CCH, 5 horas semanais a distribuir por português, inglês e matemática e 20 horas semanais da componente tecnológica. A FCT deverá ser reduzida para 50 horas (é suficiente para os estagiários fazerem o teste de ferramentas) e a PAP substituída pela apresentação do curriculum vitae (em português e inglês e feito nas aulas)

      • Estão doidos?! on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:07
      • Responder

      Loucura.
      Então ensino obrigatório de 10 anos? Queremos que eles aprendam menos?
      Queremos gente mais capacitada, ou ignorantes funcionais?
      Andamos a promover a ignorância, a brutice, ou queremos uma sociedade de gente informada e conhecedora?
      A sério que há professores que pensam assim? E acham que são realmente professores?!

      • Estão doidos?! on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:09
      • Responder

      Reduzir os cursos profissionais ao que refere é absurdo.
      Mais valia dar-lhes logo o diploma e pronto.
      Não aprenderiam nada, nem saberiam fazer nada.
      Desculpe, mas a sua ideia é absurda. Própria de quem não quer perceber que isso seria reduzir a população a ignorantes e disfuncionais.

        • Mainada on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:37
        • Responder

        O Cardoso tem estado a brincar com a malta. Já quanto aos profissionais, desde quando é que é possível ensinar-lhes alguma coisa, excetuando-se a parte técnica?

          • A.silva on 25 de Fevereiro de 2025 at 23:38

          Sinceramente não percebo como se pode ser professor se não se consegue diferenciar um texto de caráter jocoso, como bem refere sobre os textos colocados pelo Cardoso, de um texto “sério”.

          Estão doidos?!
          Tens de ir para a escolinha para aprenderes a interpretar um simples texto.

          • Estão doidos?! on 26 de Fevereiro de 2025 at 0:01

          A. Silva, bem distingui.
          Mas há sempre uns energúmenos que levam a sério e gostam de ptopagar udeias tontas.
          O meu comentário é para esses.
          Já para a escolinha vamos todos nós, professores. Não vejo problema nisso. Vê o A. Silva?

    • Mais um on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:11
    • Responder

    A ideia aqui explanada é louca.
    Quanto mais juntam, menos os alunos aprenderão.
    É absurdo, perigoso e atirará gerações inteiras para a ignorância e a burrice.
    Mas para alguns será bom, porque ajudará a controlar todos os outros. E esses outros ainda lhes agradecerão, de tão ignorantes e burros que serão.

    • Nuno Bessa on 25 de Fevereiro de 2025 at 22:56
    • Responder

    Que se ensine a escrever em vez de gastar dinheiro em computadores para alguém ganhar alguma coisa com o negócio informático.

    Que não se transite alunos no 1 ano só porque sim e talvez fosse útil ter coadjuvação nos 1 e 2 anos…

    Que se acabe com os cursos profissionais e ao fim do 9 ano quem não quer estudar simplesmente tenha a oportunidade de ir trabalhar e ser útil ao país em vez de enganar uns e outros no ensino profissional.

      • GT on 26 de Fevereiro de 2025 at 0:03
      • Responder

      Completamente disparatado.
      Um retrocesso de 40 anos.
      Aumentem-se os cursos profissionais em particular no ensino da Informática, que é um sector cada vez mais necessário.

    • Joaquim M. on 25 de Fevereiro de 2025 at 23:27
    • Responder

    Não está mal pensado, não senhor!
    Alargavam-se as salas de aula e faziam-se turmas com 60 ou 70 alunos.
    Mandavam-se os professores velhos todos para casa e recrutavam-se novos, vindos do Chapitô, para entreter com competência os miúdos, porque esses são palhaços a sério.

    • Pedro Brandão on 26 de Fevereiro de 2025 at 0:23
    • Responder

    Eu não concordo com mais junções.
    Não conseguem extrapolar os problemas futuros.
    Assim não vamos a lado algum.
    Pedagogicamente é mesmo interesses das faixas etárias nada tem em comum.
    Qual a vantagem de junções?
    Os alunos do segundo Ciclo vão para as Escolas Primárias (era assim que se chamavam e muito bem)???

    • Pedro Brandão on 26 de Fevereiro de 2025 at 0:26
    • Responder

    Eu não concordo com mais junções.
    Não conseguem extrapolar os problemas futuros.
    Assim não vamos a lado algum.
    Pedagogicamente é mesmo interesses das faixas etárias nada tem em comum.
    Qual a vantagem de junções?
    Os alunos do segundo Ciclo vão para as Escolas Primárias (era assim que se chamavam e muito bem)???
    Francamente não compreendo!
    Por isso é que esta é a Classe mais desunida que existe, não identificação de Grupo, e as origens académicas são tão dispares que não pode haver entendimento, e aparecem estas ideias idioticas.

      • CastorFurioso on 26 de Fevereiro de 2025 at 22:22
      • Responder

      Caro colega, quem escreveu o artigo:
      1) não é professor de 1º ciclo;
      2) por isso não percebe absolutamente nada do que está a falar;
      3) tem um tacho qualquer e dá jeito dizer isto.

      O blog do Arlindo está cada vez pior. Já dantes não gostava, só profetizam desgraças e cansam mais os professores do que as próprias medidas do governo. E reflete uma realidade: por muito mau que seja o governo, os nossos pseudo-colegas são os piores. Eu que o diga, a direção da escola onde estou agora, está a obrigar-me a participar num projeto de treta que implica trabalho ao fim de semana….mas o lixo dos sindicatos também não quer saber.

      Mais vale vender Portugal ao Trump ou ao Putinho, eles querem minerais raros e cá temos muitas “raridades”….

    • 123oliveira4 on 26 de Fevereiro de 2025 at 1:19
    • Responder

    Uma tremenda estupidez a junção destes anos.

    • Ciências on 26 de Fevereiro de 2025 at 8:46
    • Responder

    O 2 ciclo em França como em outro paises pertence ao Ensino Básico..Corresponde a 6 eme e 5 eme annee. Não sabemos por carga d água em Portugal quiseram diferenciar.

      • PT on 26 de Fevereiro de 2025 at 9:00
      • Responder

      Porque não dá bom resultado manter todos juntos.
      Já é difícil estarem no mesmo espaço, quanto mais no mesmo ciclo ou até na mesma turma.
      Seria de loucos.
      Não vejo que, nesse aspeto, possamos aprender alguma coisa com os franceses.
      Talvez noutros sim, mas não neste.

    • David Figueiredo on 26 de Fevereiro de 2025 at 9:38
    • Responder

    Por vezes…vejo alguns comentários e nem parecem de Professores!
    Ironia… Ironia… IRONIA ou Sarcasmo…como preferirem!
    Parece que os “estudos numéricos” do “Estudo Aprofundado” do David Justino são de há 10 anos e apresenta como fosse uma novidade.
    Será que estes “estudiosos”, alguns ex-ministros, lhes dessem só uma turma, uma só, sem hipótese de escolha, conseguiam aguentar uma semana!
    Pois… “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”

      • Joana Matias on 26 de Fevereiro de 2025 at 9:59
      • Responder

      Sabe colega, por vezes a melhor forma de argumentar contra as ideias sem noção dos estudiosos é utilizando a “Reductio ad absurdum”. Mas nem mesmo assim as pessoas mudam a sua postura ridícula.

    • zé das couves on 26 de Fevereiro de 2025 at 13:31
    • Responder

    bem vindo à escola fabrica de fardos de salsichas numeradas!!!

    • Professora de Antigamente on 26 de Fevereiro de 2025 at 14:34
    • Responder

    Com toda a certeza que será o colega a oferecer-se para avançar na “frente de batalha”! Tenha dó e vergonha também de assim pensar e de sugerir tal! Estou à espera de ser bem insultada com a observação que aqui deixo. Mas enfim, são os frutos dos “novos tempos”.

    • Maria Estafada on 26 de Fevereiro de 2025 at 15:51
    • Responder

    E que tal acabar com a carreira de professor? Não será melhor?
    Com tanta parvoice! Com a I A, para quê os professores?
    Com tanta modernice e com professores a ficarem cada vez mais velhotes e cansados, se calhar, não será uma má ideia!! Não acham?
    Coloca-se o computador e o telemóvel à frente dos miúdos e eles aprendem!
    A nossa profissão esté em vias de terminar, não tarda nada!
    Olhem, e se querem saber, por mim, podiam enviar-me já para a reforma que eu ia muito feliz.

    Adeuzinho meus amigos!
    Estou estafadinha de ler, ouvir e sentir tanta ….. Nem sei o que dizer.

    • Zebrum on 26 de Fevereiro de 2025 at 22:17
    • Responder

    Mais uma merda sem nexo que o colega Rui anda a dizer ultimamente. Como acabar com escolas com 10 alunos. As escolas de aldeia se têm poucos alunos, a culpa não é do povo certamente. Se faltam professores, que comecem por terminar com a enxurrada de indianos, paquisteneses e afins que vêm para cá e para os quais não há tradutor nenhum. Ah, peço desculpa, sou racista agora, movimentos woke e paneleirices que tais.

    Turmas pequenas sim. Horários mais pequenos também.
    Já agora, adorei a sua belíssima ideia de dar aulas por metades. Se o Rui não estava a ser irónico então é bom que se vá tratar. Ou saia do seu poleiro da direção e vá trabalhar a sério, que é o que se faz no primeiro ciclo. Estamos exaustos e não é de coçar os legumes da horta, que é como quem diz, os tomates. Boa noite.

    • IAAN on 28 de Fevereiro de 2025 at 14:01
    • Responder

    Que ideia absurda! Ou isto é ironia ou quem escreveu não entende nada de 1º e 2º ciclos. O 2º ciclo é uma forma mais suave dos alunos pequenos transitarem de um ensino em monodocência para o 3º ciclo e a fase da puberdade. São dois anos de adaptação em que, muitos dos professores do 2º ciclo lecionam várias disciplinas e os miúdos conseguem habituar-se ao ritmo acelerado e impessoal dos níveis superiores.

    • Madness on 28 de Fevereiro de 2025 at 18:23
    • Responder

    É só pesquisar outros sistemas de ensino, sobretudo no norte da Europa e ler, ver como funcionam….bem sei que lá se vão uns grupos ao ar…mas antes de berrar, mas ver o que se passa é se funciona e como.

    • Madness on 28 de Fevereiro de 2025 at 18:27
    • Responder

    É só pesquisar outros sistemas de ensino, sobretudo no norte da Europa e ler, ver como funcionam….bem sei que lá se vão uns grupos ao ar…mas antes de berrar, vamos pesquisar, conhecer, falar com eses colegas e, só depois, de ver o que se passa e se funciona e como, emitir opiniões e comentários. Seria mais útil para a discussão e análise da situação do que simples preconceitos. Claro, é somente a minha forma de ver o assunto!!!

    • Filo on 28 de Fevereiro de 2025 at 22:03
    • Responder

    Já começa a cansar esta ideia do ” Arlindo” que acaba por querer prejudicar os docentes com mais desemprego visto que nem todos têm habilitação para ensinar na primária e sime só no 2 ciclo e pior para os alunos seria péssimo porque as idades não são compatíveis e os seus desenvolvimentos cognitivos diferentes…Acabem de vez com essa idiotice pegada, o 2 ciclo é importante e caso haja mudança que seja incorporado no 3 ciclo, ou seja só devia existir no ensino básico dois ciclos: o 1 ciclo até à 4 classe e depois o 5,6,7,8 e 9 anos devia ser o 2 ciclo e depois a secundaria seria considerada o 3 ciclo.

    • Cremilde Santana & Sá on 7 de Março de 2025 at 15:17
    • Responder

    Creio que se deveriam de juntar todos os alunos do mundo e enviá-los para o Arlindo e assim ficavam todos juntos: o Arlindo e todos os alunos do mundo numa única sala de aula – grande, espaçosa e com ar condicionado!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading