Directora da Pordata alerta para cenário de catástrofe no 3.º ciclo e secundário.
Mais de 100 mil alunos estarão sem pelo menos um professor já no próximo ano, prevê directora da Pordata
Mar 28 2022
Directora da Pordata alerta para cenário de catástrofe no 3.º ciclo e secundário.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/03/pos-data-preve-100-000-alunos-sem-pelo-menos-um-professor/
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Boa tarde,
Podem-me informar quantos alunos em Portugal existem ao todo? É que só assim dá para calcular a real dimensão dos tais 100.000….
Devemos andar quase nos 2 milhões (pré-escolar até 12º ano). Mas os anos mais problemáticos começarão a partir do 7º ano e nesse caso (7º a 12º) serão uns 730 mil (mais coisa menos coisa).
Falta de professores? Nem pensar! O Costa tem tudo planeado e é até muito fácil de resolver: fusão de ciclos, fusão de disciplinas, redução da carga horária (ocupam-se as crianças com projetos e atividades diversas, e qualquer funcionário pode tomar conta deles), aumento do número de alunos por turma até aos 32 (cabem bem 32 na maioria das salas e se tirarem as mesas ainda cabem mais), qualquer licenciado passa a poder dar aulas (faz o estágio em serviço) e, se necessário, eliminam-se as disciplinas supérfluas, com a História, as Artes, etc..
A contratação de professores brasileiros, que em muitos casos estão perfeitamente dispostos a lecionar a troco dos baixos salários que o ME paga aos contratados portugueses, pode ajudar a solucionar este problema. Vamos ver que passos vai dar, a nível da revisão das qualificações para a docência, o novo ministro, no sentido de facilitar o acesso à docência em Portugal a toda essa mão de obra relativamente barata.
O Costa vai mandar os cerca de dez mil professores sem alunos, nos órgãos de direção e nas bibliotecas, trabalhar e colocar no seu lugar pessoas com formação em gestão e dinamizadores culturais… Ganha de duas maneiras, acaba com os prémios de 500 euros sobre o ordenado dos professores afetos às direções, que não gostam de dar aulas e evitam que os alunos fiquem sem professores…
Completem os horários e não faltarão professores